ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
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A Enfermagem como área de conhecimento no CNPq: resgate histórico da representação de área

Alacoque Lorenzini ErdmannI; Isabel Amélia Costa MendesII; Joséte Luzia LeiteIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(1): 118 - 126

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O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi criado em 1951. Neste organismo nacional de apoio à pesquisa, a Enfermagem insere-se como área de conhecimento a partir da década de 70 e passa a ter representante de área desde a década de 80. O presente artigo tem como objeto o resgate histórico da Enfermagem como área de conhecimento no CNPq. Objetiva destacar a inserção da Enfermagem neste órgão e contribuição para o conhecimento da História da Enfermagem Brasileira. Trata-se de um estudo documental apoiado por depoimentos das enfermeiras representantes da área de Enfermagem no transcurso da presença da Enfermagem como área no CNPq. As informações descritas mostram a importância e a evolução da Enfermagem como ciência e tecnologia neste órgão, a importância do fomento para viabilização das pesquisas, o estímulo ao incremento da pesquisa, os avanços na produção de conhecimentos, os desafios enfrentados e as perspectivas como possibilidades para o fortalecimento e consolidação da Enfermagem. O CNPq é um importante órgão de fomento às políticas para o avanço da Enfermagem.

Palavras-chave: Enfermagem. Ciência. Pesquisa em Enfermagem. História da Enfermagem

 

A enfermagem, a terceira idade, o Projeto de Assistência Integral à Pessoa Idosa

Jaqueline da Silva

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(3): 109 - 120

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Este estudo qualitativo tem abordagem teórica na História Nova e na História Imediata, partindo da descrição e da primeira tentativa de interpretação em essência da enfermagem gerontológica no âmbito do Hospital Escola São Francisco de Assis - HESFA e do Projeto de Assistência Integral à Pessoa Idosa.

Palavras-chave: Enfermagem - Idoso - História

 

A escolha pelo trabalho em psiquiatria como vocação nas décadas de 30 a 70: relatos orais de enfermeiras

Débora Isane Ratner Kirschbaum1; Mara Aparecida Alves Cabral2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 311 - 320

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O objetivo desta pesquisa, que constitui parte de uma tese de doutorado já concluída, foi identificar as motivações que levaram enfermeiras formadas por escolas oficiais a trabalhar no campo da assistência psiquiátrica, no Brasil, no período entre as décadas de 30 e 70, utilizando como metodologia de pesquisa a história oral. Através da análise documental e da análise do conteúdo dos depoimentos orais, obtidos junto aos oito sujeitos que ingressaram em instituições psiquiátricas do RJ, RS e SP, BA e MG naquele período, foi possível identificar que, dentre os motivos que as levaram a escolher tal especialidade, predominou a vocação, a afinidade e a identificação com os professores, em detrimento da necessidade de sobrevivência econômica, majoritariamente apontada por outros trabalhadores para justificar tal opção, revelando a possibilidade de expressão da subjetividade no processo de escolha profissional, que pode estar relacionada às condições de vida e ao contexto cultural desses sujeitos.

Palavras-chave: Enfermagem - História da Enfermagem - Psiquiatria

 

A história da enfermagem uma experiência criativa de ensinar

Maria Itayra Coelho de Souza Padilha

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(3): 135 - 143

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Este estudo trata da apresentação de uma forma de ensinar e discutir a história da enfermagem, na disciplina Exercício de Enfermagem I, oferecida no Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC. A proposta da disciplina é oferecer aos alunos o conteúdo de uma forma dinâmica, interativa e lúdica, envolvendo a participação de todos no processo de construção e conhecimento da história da enfermagem no Brasil e no mundo.

Palavras-chave: Enfermagem - História da Enfermagem - Lúdico

 

A história da enfermagem: presenças e ausências na enfermagem Uruguaia

Nidia Hernández Suárez

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 462 - 469

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O tema refere-se à história da enfermagem e sua relação com o desenvolvimento da profissão e com a atividade de pesquisar desde a etapa da profissionalização, no século dezenove, assim como à inserção da enfermagem na universidade.
OBJETIVO: A intenção é conhecer qual é a situação da História da Enfermagem Uruguaia como processo de pesquisa, quais os fatores que a incentivam e promovem e qual a sua incidência no desenvolvimento do pensamento da enfermagem. Trata-se de uma abordagem qualitativa no marco da uma sondagem exploratória dirigida a uma amostra intencional de 9 enfermeiras, sócias do Colégio de Enfermeiras do Uruguai. Mediante o envio, por meio eletrônico, de um instrumento-guia, obteve-se a resposta de 5 enfermeiras. Constata-se que a História da Enfermagem possui escassa representatividade devido à sua ausência nos currículos de graduação e pós-graduação, assim como pelo limitado número de publicações. Acrescenta-se informação valiosa que deve ser apreciada. Os conteúdos processados nos resultados orientam à realização de um estudo de maior dimensão e profundidade.

Palavras-chave: Enfermagem. História. Pesquisa

 

A implantação da "Política de Saúde Ocupacional para Servidores Públicos": histórias construídas na UFRJ

Washington Ramos CastroI; Sheila Nascimento Pereira de FariasII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 385 - 392

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O presente estudo apresenta aspectos relevantes relacionados às construções da saúde do trabalhador na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em toda a sua existência. Abordagem especial foi dada aos aspectos da construção que levaram a Divisão de Saúde do Trabalhador da UFRJ a ser uma das entidades parceiras na implementação das "Normas Regulamentadoras de Seguridade Social e de Saúde dos Servidores Públicos Federais Civis no Rio de Janeiro". Trata-se de um levantamento histórico bibliográfico, baseado em fontes primárias e secundárias, que abordou um período de 85 anos da história desta Universidade, em que, inicialmente, não havia um serviço de atendimento à saúde do trabalhador, e também os aspectos políticos de sua criação e desenvolvimento, assim como os desdobramentos práticos e efetivos, decorrentes dos avanços e retrocessos ocorridos no desenvolvimento histórico da atenção à saúde do trabalhador nesta Universidade.

Palavras-chave: Saúde Ocupacional. Enfermagem. História. Saúde Pública

 

A inserção do tema Liderança nas disciplinas de Administração em Enfermagem de uma faculdade particular da cidade de São Paulo 1998 a 2004

Lucimar Regina ConstantinoI; Maria Cristina SannaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 204 - 213

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Para descrever a evolução da abordagem da Liderança nos programas das disciplinas de Administração em Enfermagem, ministradas na FACENF-UNISA, no período de 1998 a 2004, foram analisados, dos 27 planos de disciplina praticados no período, os objetivos e as estratégias de ensino-aprendizagem e de avaliação. O tratamento utilizado, análise de discurso de Bardin, apontou que o tema foi pouco valorizado no período estudado. Observou-se, também, que o currículo do curso passou por três modificações, momentos propícios para a ampliação da dedicação ao tema Liderança, mas isso não aconteceu, havendo apenas a criação de uma disciplina optativa com esse conteúdo. Concluiu-se que os docentes responsáveis pelas disciplinas ministradas fizeram mudanças nos programas, mas não adotaram um paradigma que desse destaque à Liderança.

Palavras-chave: Administração. Enfermagem. Ensino. História. Liderança

 

A institucionalização da enfermagem pediátrica: os cursos das Escolas Públicas do Rio de Janeiro (1986-1999)

Jakcilane Rosendo de GoisI; Priscila dos Anjos FonsecaII; Suzy Groeger LapaII; Isabel Cristina dos Santos OliveiraIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 429 - 436

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Trata-se de um estudo na perspectiva histórica, tendo como objetivo caracterizar os cursos de especialização em enfermagem pediátrica e neonatal das escolas de enfermagem públicas do Estado do Rio de Janeiro (1986 a 1999). As fontes primárias escritas são os relatórios e a legislação dos cursos existentes nos departamentos das escolas de enfermagem e nos acervos históricos das universidades. Em 1986, foram criados 2 cursos de especialização em enfermagem pediátrica (EEAN/UFRJ e EEAAC/UFF) e em 1992, um curso de especialização em enfermagem neonatal (FENF/UERJ). Constatou-se que os referidos cursos eram diferentes entre si, já que o da EEAN/UFRJ e FENF/UERJ enfocavam, em destaque, a criança no cenário hospitalar, e o da EEAAC/UFF abordava, também, a criança na comunidade. Conclui-se que a criação e a implementação dos três cursos demarcam a institucionalização da especialidade enfermagem pediátrica no Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Enfermagem. Pediatria. Especialização. História da Enfermagem

 

A memória, o controle das lembranças e a pesquisa em história da enfermagem

Tânia Cristina Franco Santos; Ieda de Alencar Barreira; Maria da Luz Barbosa Gomes; Suely de Souza Baptista; Maria Angélica de Almeida Peres; Antonio José de Almeida Filho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(3): 616 - 625

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Estudo histórico-social.
OBJETIVOS: analisar a importância da memória no processo de construção da identidade profissional e discutir os principais desafios do pesquisador em história da enfermagem, relativos à preservação e divulgação da memória profissional.
FONTES PRIMÁRIAS: relatórios anuais de atividades da Escola de Enfermagem Anna Nery e o artigo "Memória e História para uma nova visão de enfermagem no Brasil", de Ieda de Alencar Barreira.
FONTES SECUNDÁRIAS: literatura sobre memória e identidade profissional. Os dados, coletados de 1 de junho de 2009 a 30 de maio de 2010, foram classificados, organizados e analisados, de acordo com o método histórico.
RESULTADOS: a enfermagem brasileira, ao longo do século XX, utilizou símbolos e rituais como pontos de referência para evocar e sacralizar a memória da profissão e, assim, expressar e inculcar, intencional ou implicitamente, uma identidade de enfermeira.
CONCLUSÃO: a simbiose entre memória e identidade profissional leva à necessidade de sua preservação.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Emblemas e Insígnias. Pesquisa em Enfermagem

 

A questão de gênero e suas implicações na formação das primeiras enfermeiras brasileiras

Maria Lúcia Frizon Rizzotto

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(3): 45 - 54

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O presente trabalho busca identificar e compreender os princípios e diretrizes que caracterizaram o ensino de Enfermagem ministrado pela Escola Anna Nery, no início do século. Princípios que reforçavam o papel de submissão da Enfermagem em relação à Medicina. Buscou-se fazer uma análise do contexto social, econômico e político do período em que foi criada a primeira Escola de Enfermagem Moderna no Brasil, ao mesmo tempo em que se procurou analisar os determinantes das relações de poder que se estabeleceram entre estas duas categorias profissionais.

Palavras-chave: Enfermagem - História - Gênero

 

A reforma psiquiátrica na visão de quem cuida: percepções de profissionais do serviço residencial terapêutico

Danielle Souza Silva; Dulcian Medeiros de Azevedo

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(3): 587 - 594

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O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) tem se destacado como peça fundamental para a concretização do processo de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial. Objetivou-se investigar as percepções dos profissionais de enfermagem atuantes no SRT sobre a Reforma Psiquiátrica, e sua relação com a formação técnico-científica e prática profissional. Estudo de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, sendo entrevistados seis profissionais de enfermagem atuantes no SRT de Caicó-RN. A coleta foi realizada entre os meses de outubro e dezembro de 2009. A Reforma Psiquiátrica foi percebida como um movimento complexo que tem como finalidade modificar o trabalho na área da Psiquiatria; a partir dela o profissional é "motivado" a assumir uma nova posição em relação ao doente, uma postura mais horizontal e humanizada. Este estudo contribuiu para o melhor entendimento da realidade pesquisada, no que se refere à mudança na rede de saúde mental.

Palavras-chave: Equipe de Enfermagem. Prática Profissional. Saúde Mental. Serviços de Saúde Mental. Enfermagem Psiquiátrica

 

A representação social de familiares nos centros de atenção psicossocial

Dulcian Medeiros de Azevedo; Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(2): 354 - 360

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Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão previstos como as portas de entrada e regulação em saúde mental, e foram criados na intenção de substituir as internações nos manicômios pelo atendimento aberto na comunidade. Objetivou-se apreender as representações sociais dos familiares de usuários dos CAPS do Município de Natal-RN, a respeito de sua participação nas atividades desses serviços. Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, desenvolvida com 28 familiares por meio de entrevista semiestruturada, entre agosto e setembro de 2007. Os dados obtidos receberam o suporte informacional do software ALCESTE. Os familiares estruturam sua representação social em face de uma necessidade e esperança por mudanças no tratamento de saúde de seus familiares, cristalizadas pela tomada de posicionamento e comportamento, amparados na presença do espaço ambiental dos CAPS. A participação familiar ainda não reúne, nos cenários investigados, condições para promover a inserção do familiar, pois a presença física constatada ainda não é o bastante.

Palavras-chave: Psicologia Social. Serviços de Saúde Mental. Família. Enfermagem Psiquiátrica. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias

 

A trajetória profissional de Flora Costa Marques: ex-aluna da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (1950-1983)

Zenith Rosa Silvino; Fátima Helena do Espírito Santo; Cristina Lavoyer Escudeiro

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 341 - 347

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A pesquisa de cunho histórico social descreve a trajetória de Flora Costa Marques, uma ex-aluna da antiga Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, atual Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, na Saúde Pública do município de Niterói, destacando as contribuições da Escola à formação de enfermeiras para atuação no campo da saúde pública. O recorte temporal é de 1950, ano de formatura da segunda turma do curso de graduação em enfermagem da referida escola, a 1983, ano da aposentadoria da enfermeira. Utilizamos o método história de vida e como técnica de coleta a entrevista aberta. Ao analisarmos a trajetória da enfermeira, observamos que as atividades desenvolvidas na época remetem aos Programas atuais: Programa Saúde da Família, Programa Médico da Família e Programa Agentes Comunitários de Saúde. Assim, as contribuições da Escola, com ênfase na área da saúde pública, consolidaram-se através do preparo de enfermeiras que lidam com as mais variadas adversidades no campo da saúde.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Pesquisa. Biografia. Saúde pública

 

Alunas Religiosas na Escola de Enfermagem Anna Nery nas décadas de 20 a 401

Carmen Luisa dos Santos Teixeira1; Suely de Souza Baptista2; Rosa Maria N. T. Cavalcanti3; Jussara Sauthier4

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(1): 49 - 65

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Este estudo, inserido na linha de pesquisa Escolas de Enfermagem na Sociedade Brasileira, tem como objetivo discutir as relações entre o ingresso e a evasão de freiras na EEAN nas gestões de enfermeiras norte-americanas e brasileiras na direção dessa Escola. O recorte temporal compreende o período 1923-1942. A metodologia utilizada foi a qualitativa. As fontes primárias incluíram documentos do Centro de Documentação da EEAN, como: dossiês de alunas e diretoras; e as secundárias, bibliografias referentes à história da enfermagem é ao contexto sócio-histórico da época. Os achados demonstraram que de 1923 a 1931, a Escola não contou com Religiosas em seu quadro de alunas; as três primeiras freiras ingressaram no Curso na gestão da primeira diretora brasileira (1931-1933), mas não chegaram a se diplomar; na segunda gestão de Bertha Pullen, enfermeira norte-americana (1934-1938), não houve ingresso de Religiosas na Escola; em 1939, na gestão da segunda diretora brasileira, ingressaram dez freiras que se formaram em 1942. Os resultados evidenciaram que apesar dessas freiras declararem ser a profissão sublime, nobre e bela, dando-lhes a possibilidade de praticar a caridade, confortando e aliviando os sofrimentos físicos e morais e apesar de recebido tratamento especial, o cotidiano de uma escola de enfermagem, leiga ou não, atraiu ou não favoreceu a permanência de Religiosas no Curso. Além disso, levanta-se a questão da possível interferência da religião protestante professada pelas enfermeiras norte-americanas, na disposição dessas Religiosas católicas freqüentarem a Escola.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem

 

Ana Packer, enfermeira comunitária na fronteira Uruguai-Brasil

Nidia Hernández Selva Chirico1; Seiva Chirico2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 301 - 309

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A temática se insere na história de enfermagem ao final do séc. XIX e início do XX no Uruguai. Ana Packer, enfermeira inglesa que se instalou em Minas de Corrales, Departamento de Rivera, é o eixo do trabalho. Com o propósito de demonstrar o saber do enfermeiro como elemento constitutivo da sua identidade, articula-se o desempenho da protagonista e o modelo inglês da época. O objetivo último é incentivar o estudo sistemático da origem e desenvolvimento da enfermagem em nosso país. O enfoque teórico abrange a Enfermagem e a História. O resultado surge como uma verdade por semelhança, concluindo que Ana Packer foi uma enfermeira formada dentro dos moldes da Inglaterra victoriana.

Palavras-chave: Enfermagem - História

 

Anna Nava, baluarte da Escola Anna Nery (anos 1940/1970)

Suely de Souza Baptista I; Ieda de Alencar Barreira II

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 543 - 551

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Pesquisa histórico-biográfica que apresenta a trajetória de vida da enfermeira Anna Jaguaribe da Silva Nava (1910-2005). No período no qual transcorreu sua vida, o panorama nacional foi, por várias vezes, radicalmente alterado. Sua atuação como professora da Escola Anna Nery vai de 1940 a 1977. O texto foi construído a partir do depoimento oral da protagonista, concedido em 2003 e por ela doado ao Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery. O presente trabalho tem como interesse principal o entrelaçamento da história de vida desta personagem com as gestões de três diretoras da EAN, desde a época em que a Escola Anna Nery era padrão oficial para o ensino de enfermagem no país até o período da vigência da Lei 775/49.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Biografia. Brasil

 

As circunstâncias do processo de reconfiguração da escola profissional de assistência a psicopatas do Distrito Federal

Wellington Mendonça de Amorim; Ieda de Alencar Barreira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 195 - 203

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Estudo histórico-social baseado em análise documental. Trata das circunstâncias do processo de reconfiguração da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras do Serviço de Assistência a Psicopatas do Distrito Federal, na primeira metade do século XX, futura Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. OBJETIVOS: Descrever os movimentos que a saúde pública e a psiquiatria desenvolveram, no âmbito do recém-organizado Ministério da Educação e Saúde Pública, para se adequarem às políticas do início do período Vargas; e analisar as características da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras e da Escola Anna Nery que correspondiam a visões distintas. Os campos da saúde pública, da psiquiatria e da enfermagem se estruturaram a partir dos princípios de visão e divisão, que orientaram as lutas, as controvérsias e as competições entre os diversos agentes envolvidos e impuseram os limites e as possibilidades históricas nestas duas escolas de enfermagem, no Distrito Federal.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Escolas de Enfermagem

 

As contribuições do II Congresso Médico Latino-Americano para a enfermagem no Brasil

Fernanda Teles MoraisI;Wellington Mendonça de AmorimII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(1): 56 - 65

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Estudo sobre as recomendações do II Congresso Médico Latino-Americano, em 1904, para a organização da Enfermagem no Brasil.
OBJETIVOS: Caracterizar os médicos brasileiros que participaram do II Congresso Médico Latino-Americano e analisar as recomendações deste Congresso para a Enfermagem. Trata-se de um estudo histórico-social, embasado na análise documental.
RESULTADOS: A participação de médicos brasileiros neste evento foi grande. Em meio às discussões de ordem sanitária, figurou a questão da criação de escolas de enfermeiras, apresentada pelo médico Moisés Amaral. Diante das evidências da eficácia de se ter uma enfermeira instruída em escolas próprias, e de acordo com os preceitos da medicina moderna, foi aprovada a proposta para a criação de escolas de enfermagem. Apesar da posição estratégica que os representantes brasileiros nesse Congresso ocupavam no país, não encontramos evidências do empenho deles em trabalhar efetivamente para a criação de escolas de enfermeiras como uma estratégia para enfrentar os problemas sanitários.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Saúde Pública. Política de Saúde

 

Avaliação de enfermagem: Necessidades de cliente internada em enfermaria psiquiátrica e a assistência de enfermagem

Alba Lúcia Castelo Branco1; Florence Romijn Tocantins2; Berenice Xavier Elsas3; Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues4

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(1): 93 - 100

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Fundamentadas na concepção de atenção integral de enfermagem voltada para as necessidades das clientes internadas em uma instituição psiquiátrica, apresentamos algumas reflexões no que se refere a assistência de enfermagem prestada a esta clientela. A análise compreensiva dos depoimentos foi feita a partir do tipo vivido construído ("cliente internada em uma enfermaria psiquiátrica") e entendemos que o mesmo engloba as necessidades assistenciais de enfermagem por parte da cliente que está internada em uma Enfermaria Psiquiátrica. Ampliamos a questão da assistência de Enfermagem entendendo que esta não deve restringir-se apenas a necessidades básicas preestabelecidas, mas principalmente envolver as necessidades assistenciais sentidas e expressas pela clientela.

Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica, Assistência em Enfermagem, Clientes Internadas, Fenomenología.

 

Comparativo de personagens da história da enfermagem brasileira

Patrícia de Oliveira Furukawa

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(2): 402 - 405

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Este artigo trata de uma reflexão sobre a história de profissionais que se destacaram na Enfermagem. Para isso, foi realizada uma pesquisa sobre algumas personagens que muito realizaram pela Enfermagem e pela saúde no país. A análise das histórias dessas enfermeiras revelou fatos em comum, como: o rompimento de paradigmas relacionados ao casamento; a formação em instituições renomadas; a ocupação em cargos de grande importância; a participação expressiva em entidades de classe, assim como uma relação com a formação de qualidade. Através de suas biografias, percebe-se que, apesar de o contexto político da época ter favorecido na formação dessas enfermeiras, muito esforço e dedicação foram necessários para essas trajetórias de sucesso, que colaboraram para a consolidação da Enfermagem brasileira.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Enfermeiras

 

Contribuindo poro o (re-)construção da trajetória da Professora Maria Dolores Lins de Andrade na EEAN/UFRJ

Neiva Maria Picinini Santos1; Marléa Chagas Moreira2; Ligia de Oliveira Viana3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(3): 106 - 113

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Trata-se de um estudo preliminar da trajetória da Professora Maria Dolores Lins de Andrade na Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. A partir de fontes primárias, buscou-se ressaltar as atividades relevantes da professora, de sua formação no Curso de Graduação em Enfermagem na EEAN à aposentadoria, destacando sua contribuição para a história da escola e da Enfermagem Brasileira.

Palavras-chave: ursing history, Trajectory professional, Nursing School

 

Criação e consolidação do curso de enfermagem na universidade de Brasília: uma história de tutela (1975 - 1986)

Fátima Aparecida CardosoI; Jane Lynn Garrison DytzII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 251 - 257

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O estudo teve como objetivo resgatar a história do curso de Enfermagem da Universidade de Brasília, desde sua criação em 1975, até sua institucionalização definitiva em 1986. As fontes primárias foram depoimentos orais e documentos inscritos. Os resultados revelam que o curso foi criado com mais de 13 anos de atraso, em relação ao proposto no plano diretor, e que, mesmo depois da criação, permaneceu 12 anos sob tutela do Curso de Medicina. Na criação, não houve previsão de infraestrutura, dotação orçamentária ou quadro docente mínimo, o que prejudicou o desenvolvimento do curso. O curso enfrentou déficit de docentes, evasão discente e falta de autonomia administrativa. Os autores concluem que, mesmo em condições adversas, os docentes de Enfermagem contornaram os jogos de poder e construíram um espaço próprio.

Palavras-chave: Enfermagem. Educação em Enfermagem. História da Enfermagem

 

Cruz Vermelha Brasileira (filial São Paulo) na imprensa (1916-1930)

Fernando Porto I; Paulo Fernando de Souza Campos II; Taka OguissoIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 492 - 499

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Este estudo teve como objeto dimensionar a visibilidade da Cruz Vermelha Brasileira, Filial de São Paulo, na imprensa escrita no período de 1916-1930. Seus objetivos foram: descrever e analisar sua visibilidade na imprensa escrita e discutir os efeitos da crença simbólica da Cruz Vermelha Brasileira à sociedade. Os documentos de análise foram oriundos de um portfólio, do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-americana, da Escola de Enfermagem, da Universidade de São de Paulo. Os resultados foram analisados com base nas concepções de Pierre Bourdieu, que apontaram para o círculo da crença simbólica, quando foram veiculadas 1.089 notícias na imprensa nacional e internacional. Neste sentido, a cada publicação de notícia sobre a Cruz Vermelha Brasileira, esta divulgava o órgão central no Brasil e, consequentemente, também a Cruz Vermelha Internacional.

Palavras-chave: Enfermagem. Imprensa. História da Enfermagem

 

É possível pensar de outro modo a educação em enfermagem?

Maria Henriqueta Luce Kruse

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 348 - 352

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Discorre sobre as práticas pedagógicas que constituem a enfermeira, onde se estabelecem, regulam e modificam as relações deste sujeito consigo mesmo e nas quais se constitui a experiência de si. Aponta os discursos que a produzem, as condições de possibilidades do aparecimento desta profissão no Brasil, os repertórios de modos de experiência de si e os dispositivos para formação de seus membros, destacando quatro aspectos da Tese "Os poderes dos corpos frios": a disciplina de Anatomia, as técnicas de enfermagem, o exame físico e os diagnósticos de enfermagem, aqui vistos como dispositivos produtores dos corpos frios. Aponta tais estratégias de ensino como representativas de um determinado modo de ensinar enfermagem, ressaltando que os mecanismos disciplinares que permeiam o modo como ensinamos podem nos impedir de pensar de outro modo o ensino de enfermagem.

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Educação Superior. História da Enfermagem

 

Enfermagem e história da enfermagem: aspectos epistemológicos destacados na construção do conhecimento profissional

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 500 - 508

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Trata de discutir o tema designado como "A Construção do Saber de História da Enfermagem" com dois objetivos: 1. contribuir na ampliação do espaço dos pesquisadores da enfermagem justificando seus direitos em relação aos objetos de estudo ligados às disciplinas de sua formação profissional - Enfermagem e História da Enfermagem; e 2. ressaltar conceitos para uma epistemologia da enfermagem considerando aspectos da construção do conhecimento potenciais para reduzir dificuldades nas pesquisas da enfermagem, em especial no interesse da história da enfermagem brasileira. A abordagem parte da atitude intelectual face ao assunto e é colocada segundo uma postura crítica coerente com conjeturas e reflexões acerca de aspectos epistemológicos destacados na construção do conhecimento profissional, com mais pertinência ao pensar sobre Enfermagem - seu saber e sua história. As considerações visam a idéia representada pela questão de conhecimentos em construção a meio caminho entre subjetividade e objetividade - aspectos epistemológicos desses conhecimentos, e como sucedem no campo epistêmico. A Enfermagem e a História da Enfermagem são focalizadas como um conjunto de elementos relativos à prática social da profissão e outros radicados nas determinações históricas. A autora trata o assunto com base em conceitos epistemológicos (Canguilhem e Barchelard) relativamente ao que se deve compreender por "história das ciências" e numa perspectiva do que se possa compreender por "a atualidade da história das ciências".

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Formação de Conceito. Epistemologia

 

Enfermagem psiquiátrica: discursando o ideal e praticando o real

Manoela Alves; Rosane Mara Pontes de Oliveira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 64 - 70

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Estudo sobre a análise do cuidado da enfermeira no espaço da internação hospitalar, com ênfase na compreensão dos pressupostos teóricos contidos no ato de cuidar. Neste trabalho apresentamos às enfermeiras pressupostos teóricos que poderão auxiliar o ato de cuidar de pacientes mentalmente doentes. O estudo é de natureza qualitativa. Foi adotado o modelo teórico "O intuir empático" de Oliveira para nortear as discussões e a análise dos dados. Os temas oriundos das discussões guiaram o processo analítico e reflexivo. As enfermeiras concordam e aceitam os pressupostos teóricos do modelo de cuidar "O intuir empático" de Oliveira e acham que estes pressupostos são muito valiosos na ação de cuidado que elas exercem. No entanto, os dados demonstram uma lacuna na capacidade de agir eficientemente em uma situação real apoiando-se em conhecimentos teóricos e práticos. Há uma contradição entre o que as enfermeiras adotam como discurso e o que fazem realmente na prática hospitalar.

Palavras-chave: Assistência de Enfermagem. Enfermagem Psiquiátrica. Teoria de Enfermagem

 

Ensino da historia da enfermagem no México

Lucila Cardenas Becerril

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 377 - 382

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Neste trabalho se faz uma análise da forma em que se ensina a historia da Enfermagem no México. Parte-se do enunciado das características da inserção, educação e prática da Enfermagem, enfatizando-se o número de trabalhadores da Enfermagem, os niveis acadêmicos, o campo laboral e o sexo predominante. Especifica-se a estrutura do sistema educativo de Enfermagem referente ao modelo de organização, aos eixos curriculares, aos niveis de atenção e organização do trabalho acadêmico, com a finalidade de contextualizar o ensino da historia de Enfermagem nos niveis médio superior, superior e pós-graduação; isso sempre se fazendo alusão ao tipo de disciplina, objetivos, conteúdos, técnicas de ensino, tempo, recursos didáticos e bibliografia. Por último, analisam-se dois fatores determinantes no ensino da História da Enfermagem no México: A educação e a ideologia que postulam as enfermeiras.

Palavras-chave: Enfermagem - Ensino - Educação - História

 

Formação das enfermeiras para a parturição: implantação de um hospital universitário na década de 80

Tatiana Augustinho RochaI; Ana Lúcia de Lourenzi BonilhaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(4): 651 - 657

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Tem-se por objetivo conhecer o contexto político e de ensino que nortearam a formação de enfermeiras gaúchas na área obstétrica e como isso se deu nos primeiros anos de funcionamento de uma maternidade em hospital universitário de Porto Alegre, RS. Utilizaram-se os pressupostos da Nova História e a metodologia da História Oral. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semi-estruturada, com análise temática. A análise e discussão focalizam-se nas políticas de saúde no período, na formação e nas práticas das enfermeiras para o partejar. Considerou-se que a não-remuneração dos partos realizados por enfermeiras, o aumento do número de estudantes em cursos de medicina e a competição pelo espaço de prática, regida pela lógica tecnicista, foram motivos para a desistência do partejar pelas enfermeiras. No entanto, ressalta-se que não foi um processo tranqüilo e sem resistências.

Palavras-chave: Obstetrícia. História da Enfermagem. Prática Profissional

 

Formação do acadêmico de enfermagem: vivência na atenção a usuários de drogas psicoativas

Andiara Araújo Cunegundes de Brito1; Danielle Souza Silva2; Dulcian Medeiros de Azevedo3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(2): 395 - 400

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O artigo objetivou relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem na Fundação Belo Amor, localizada no município de Caicó/RN, serviço de reabilitação psicossocial para usuários de álcool e outras drogas, buscando reconhecer a rede de saúde mental no município. A vivência partiu da disciplina Políticas Públicas de Saúde Mental, ofertada no sexto período do curso de graduação em enfermagem, e compreendeu dois momentos: a captação da realidade e o desenvolvimento de duas técnicas de grupo. Através das atividades realizadas foi possível aproximar-se da história de vida dos usuários; apreender sentimentos e/ou situações que os levaram ao consumo de drogas ou recaídas; e a vivência do processo de reabilitação atual e as perspectivas futuras. Esta experiência possibilitou que os acadêmicos compreendessem a importância deste serviço para a rede de saúde mental, e ainda para a formação generalista, crítica e reflexiva do profissional enfermeiro.

Palavras-chave: Drogas ilícitas. Serviços de saúde mental. Centros de reabilitação. Educação em enfermagem. Enfermagem psiquiátrica.

 

Gênese do serviço de enfermagem do Hospital Federal de Bonsucesso: contribuição da escola Ana Néri

Camila Pureza Guimarães Silva; Suely de Souza Baptista; Ieda de Alencar Barreira; Jane Márcia Progianti; Maria Angélica de Almeida Peres; Tânia Cristina Franco Santos

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(1): 82 - 87

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O objeto deste estudo é a implantação do Serviço de Enfermagem no Hospital do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas, atual Hospital Federal de Bonsucesso, no período 1946-1948. Seu objetivo é discutir a participação da Escola Ana Néri nesse processo. Fontes primárias: documentos escritos e depoimentos orais. Fontes secundárias: bibliografias acerca da temática. A abordagem teórico-metodológica apoiou-se em conceitos dos sociólogos Pierre Bourdieu e Maria Cecília Minayo. Evidenciou-se que a contribuição da Escola Ana Néri além de ter sido decisiva para o sucesso da implantação do Serviço de Enfermagem no Hospital do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas também contribuiu para reforçar sua posição no espaço hospitalar da capital federal no governo Dutra.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Serviço hospitalar de enfermagem. Previdência Social

 

Grupos realizados por enfermeiros na área de saúde mental

Luciene Simões Spadini; Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 132 - 138

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Este artigo teve por objetivo realizar uma revisão da literatura nacional sobre o trabalho em grupos realizados por enfermeiros na área de saúde mental, no período de janeiro 1994 a abril de 2004. A identificação das fontes foi realizada através dos sistemas informatizados de busca Literatura Latino-Americana de Ciências da Saúde (LILACS) e o Banco de Dados Bibliográficos da USP - Catálogo On-line Global (DEDALUS). Foram encontrados 38 trabalhos, 17 da área de enfermagem e seis especificamente sobre o trabalho em grupo realizado por enfermeiros na área de saúde mental. Os seis artigos foram analisados segundo: o tipo de grupo; a coordenação; os integrantes; local e objetivo da formação. Constatou-se que há a necessidade do preparo do enfermeiro para a realização dessa atividade, diante da relevância dessa estratégia para a assistência de enfermagem em saúde mental. Há a necessidade de novas publicações mediante ao número pequeno de publicações sobre a temática.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde Mental. Enfermagem Psiquiátrica

 

História da enfermagem psiquiátrica e a dependência química no Brasil: atravessando a história para reflexão

Amanda Márcia dos Santos ReinaldoI; Sandra Cristina PillonII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(4): 688 - 693

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A formação do enfermeiro em Enfermagem Psiquiátrica e na área de dependências químicas norteia a discussão desse artigo, tendo em vista a complexidade dos problemas relacionados ao ensino de enfermagem, saúde mental, psiquiatria e álcool e drogas. Trata-se de um artigo de revisão de literatura onde as autoras compilaram fontes primárias e secundárias sobre o tema e, a partir da leitura do material bibliográfico, fizeram análises e reflexões acerca dos atravessamentos históricos que permeiam a história da Enfermagem Psiquiátrica e a dependência química no Brasil. Os resultados apontam para uma evolução do tema álcool e drogas dada a magnitude do problema na sociedade contemporânea. Em relação à Enfermagem Psiquiátrica, o ensino apresenta mudanças devidas à evolução histórica da psiquiatria que devem ser consideradas durante a formação do profissional enfermeiro. Ambas as temáticas encontram pontos de aproximação e distanciamento conforme o contexto em que são analisadas.

Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem. Ensino

 

História da Enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinaridade

Maria Itayra Coelho de Souza PadilhaI; Miriam Susskind BorensteinII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 532 - 538

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Este texto é uma reflexão sobre a importância da História da Enfermagem para a pesquisa e para o ensino da Enfermagem. Discute sobre os objetos da História da Enfermagem tratados por enfermeiras brasileiras e de outros países, cujos estudos enfocam, na sua maioria, o período pós-Florence Nightingale. Apresenta também a importância da interdisciplinaridade para a realização dos estudos históricos, considerando a relação desta com as demais disciplinas. Conclui afirmando que a problematização em torno dos desafios e tendências futuras sobre o ensinar, aprender e pesquisar a História da Enfermagem para todos os níveis é uma possibilidade de reduzir as insuficiências neste campo de estudo e mobilizar tanto docentes quanto discentes e outros interessados para a importância deste tema.

Palavras-chave: História. História da Enfermagem. Enfermagem. Interdisciplinaridade

 

História do cuidado ao recém-nascido na Maternidade Carmela Dutra - Florianópolis-SC/Brasil (1956-2001)

Vitória Regina Petters Gregório1; Maria Itayra Padilha2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(2): 354 - 362

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Pesquisa qualitativa de abordagem sócio-histórica com o objetivo de analisar as práticas de cuidado desenvolvidas, pelas enfermeiras, ao recém-nascido na Maternidade Carmela Dutra, Florianópolis-SC, no período de 1956 a 2001. Os sujeitos da pesquisa foram nove enfermeiras que trabalharam na Maternidade no período demarcado. Os dados foram categorizados utilizando-se análise de conteúdo temática com base no referencial foucaultiano. Emergiram três categorias: O bebê nascia e passava por uma janelinha para o berçário; As mães não eram donas dos filhos; O prematuro era bem embrulhadinho e levado da sala de parto para o berçário de alto risco. Os resultados mostraram que as práticas de cuidados prestadas aos recém-nascidos passaram por muitas transformações importantes e desafiantes para as enfermeiras. A pesquisa possibilitou conhecer o cotidiano do trabalho das enfermeiras, iluminando o interior das práticas de cuidado e as relações de poder-saber, fortalecendo sua identidade e colaborando para a construção profissional.

Palavras-chave: Enfermagem Obstétrica. Enfermagem Neonatal. História da Enfermagem. Saúde da criança.

 

Hospital dos Servidores do Estado 1947-1980: As Enfermeiras contam a sua história1

Márcia Lopes de Carvalho1; Joséte Luzia Leite2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(2): 40 - 55

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O objeto deste estudo é a história das enfermeiras e o seu trabalho no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), situado na cidade do Rio de Janeiro, fundado em 1947. Este Hospital destacou-se durante várias décadas em pesquisa de saúde no Brasil e na América Latina; sua equipe fazia parte de um grupo de elite da saúde do país. Com o objetivo de construir a história das enfermeiras desse hospital, desenvolveu-se neste estudo o processo que gerou as diversas políticas de saúde e as mudanças no exercício da profissão de enfermagem, advindas do diferente modo de pensar e atuar nesse campo. Nesta abordagem, as experiências e os ensinamentos vividos por essas profissionais são transmitidas através da história oral, buscando-se uma nova e mais dinâmica dimensão das atividades desenvolvidas no interior da Instituição, num período de três décadas, onde a questão do trabalho exercido basicamente por mulheres resulta em oportunidade para compreender diversos aspectos da prática profissional. Evidencia-se, ao final da pesquisa, a importância da história oral no resgate de experiências vividas, para auxiliar na compreensão de como se constituiu determinado contexto, estimulando em última análise sua reinterpretação.

Palavras-chave: Enfermagem - História - Hospital dos Servidores do Estado - Saúde

 

Incubadoras e respiradores influência na assistência de enfermagem à criança hospitalizada (1950-1979)

Isabel Cristina dos S. Oliveira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(3): 99 - 108

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Este estudo tem como objeto a assistência de enfermagem às crianças hospitalizadas, que necessitavam de incubadoras e respiradores, inserida no contexto histórico, social e econômico no período de 1950 a 1979. Os objetivos são: descrever a utilização desses equipamentos pelas enfermeiras e analisar a influência dos referidos equipamentos na assistência de enfermagem à criança hospitalizada. Trata-se de um estudo histórico com abordagem qualitativa. As fontes primárias correspondem aos documentos de diferentes acervos, bem como os artigos publicados na Revista Brasileira de Enfermagem na década de 70, e as fontes secundárias: bibliografia referente à História do Brasil, política de saúde, sistema previdenciário e pediatria. Conclui-se que com o advento das incubadoras e respiradores, a assistência de enfermagem prestada às crianças com diversas afecções baseou-se na sistematização dos cuidados diretos, bem como no funcionamento e manutenção destes equipamentos, e treinamento para seu manuseio.

Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica - Hospitalização - História da Enfermagem.

 

Interfaces da história da Enfermagem: uma potencial agenda de pesquisa

André de Faria Pereira Neto

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 524 - 531

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Durante o século XX, o conhecimento histórico deixou de apresentar-se como uma relação de datas e fatos marcantes, colocados em ordem cronológica, para assumir uma feição crítica que parte de problemas do presente e busca analisá-los no passado. A História da Saúde passou igualmente por esta mudança. O objetivo deste artigo é apresentar, de forma sumária, alguns elementos presentes no debate historiográfico contemporâneo sobre História da Saúde, da Ciência, das Mulheres e das Profissões. A escolha destas áreas se justifica na medida em que elas são interfaces potenciais para a escrita da História da Enfermagem. Cada uma delas, da sua maneira, contribui para valorizar esta profissão, pois resgata sua memória e divulga sua história: partes imprescindíveis para a construção da identidade de qualquer profissão. Com isso, pretendemos sugerir que a produção histórica em Enfermagem leve em consideração esta controvérsia historiográfica e se inscreva nela de forma consciente e qualificada.

Palavras-chave: História da Enfermagem. História. Saúde

 

Lesões precursoras do câncer cervicouterino: evolução histórica e subsídios para consulta de enfermagem ginecológica

Maria Cristina de Melo Pessanha Carvalho; Ana Beatriz Azevedo Queiroz

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(3): 617 - 624

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Estudo emergido de recorte de dissertação de mestrado, ilustrando a evolução histórica das lesões precursoras do câncer cervicouterino (LPCCU). Trata-se da história das LPCCU, delineando a relevância do conhecimento para prática do enfermeiro na área da saúde da mulher. O conceito de LPCCU inicia-se a partir do século XIX, dando início aos estudos das células alteradas.
OBJETIVO: descrever as diversas fases da evolução histórica das alterações cervicais. Estudo qualitativo, descritivo-analítico, recorte temporal no período de 1940 a 2008. Dados levantados mediante bibliografia de fonte primária e recurso BIREME. Pontuaram-se as classificações que já existiram, destacando a Nomenclatura Brasileira, importante para corresponder às necessidades e o perfil da saúde das mulheres do Brasil. Este estudo é o ponto de partida para respaldar as práticas de consulta de enfermagem ginecológica com abordagens educativas, contemplando a população feminina em ações preventivas e incentivo ao tratamento.

Palavras-chave: História Natural. Neoplasias do Colo do Útero. Enfermagem Ginecológica. Saúde da Mulher

 

Liderança em enfermagem psiquiátrica

Sabrina da Costa MachadoI; Marluci Andrade Conceição StippII; Rosane Mara Pontes de OliveiraIII; Marléa Chagas MoreiraIV; Lilian Marques SimõesV; Josete Luzia LeiteVI

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 730 - 734

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O processo de liderança em enfermagem psiquiátrica é uma temática que deve ser cuidadosamente abordada e amplamente discutida. Contudo, poucas são as fontes científicas acerca do assunto. Assim sendo, buscou-se através deste ensaio refletir a liderança e as suas várias formas de abordagem em psiquiatria ao longo dos tempos, sendo possível certificar sua evolução. A assistência de qualidade deve ser o objetivo único e primordial e a liderança na enfermagem psquiátrica deve estar baseada no reconhecimento das necessidades desta clientela e nas qualidades de sua equipe. Este muitas vezes constitui um desafio para os profissionais enfermeiros, permitindo um maior crescimento profissional. E é justamente o preparo do profissional que auxiliará no bom andamento do tratamento do paciente psiquiátrico, alcançando um resultado satisfatório

Palavras-chave: Liderança. Enfermagem. Enfermagem Psiquiátrica

 

Loucura e complexidade na clínica do cotidiano

Raul Fernando Sotelo PrandoniI; Maria Itayra Coelho de Souza PadilhaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 623 - 634

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Este estudo tem por objetivo investigar a influência da reforma psiquiátrica possibilitando uma nova abordagem antimanicomial aderente à compreensão do sofredor psíquico como sujeito complexo e subjetivo, em si próprio. O referencial teórico é Michel Foucault. É uma pesquisa qualitativa que usa entrevista. A análise dos dados está centrada na analítica interpretativa. Surgiram dois enunciados de análise: a) Autonomia: um operador terapêutico; b) Direitos humanos como possibilidade de relação com as diferenças. Observa-se que mudanças de concepções são gradativas, e o ponto de partida somos todos nós, trabalhadores, usuários e familiares. Esta lógica proposta pela Política de Saúde Mental implica: integração de alguns projetos unindo as ações de saúde e saúde mental; criação de espaços férteis na conquista da reabilitação em saúde mental; e qualidade na troca de informações entre os trabalhadores de saúde mental, que são pontos-chave para o avanço e consolidação desse novo modelo.

Palavras-chave: Saúde Mental. Psiquiatria. Enfermagem. Autonomia Pessoal. Direitos Humanos

 

Memórias de idosos aposentados de um hospital psiquiátrico catarinense (1951-1971)

Ana Maria Espíndola Koerich; Miriam Susskind Borenstein; Eliani Costa; Maria Itayra Padilha

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(4): 749 - 756

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Trata-se de uma pesquisa qualitativa com abordagem sócio-histórica cujo objetivo foi historicizar o cotidiano dos trabalhadores de enfermagem, hoje idosos, de um hospital psiquiátrico catarinense no período entre 1951 e 1971. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis trabalhadores de enfermagem utilizando-se do método de história oral. A memória foi utilizada como referencial teórico, e os dados foram categorizados com base na análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram os saberes e fazeres dos trabalhadores de enfermagem, as condições de trabalho e as relações entre os profissionais da equipe de saúde. Estes resultados permitem concluir que a situação vivenciada pelos trabalhadores nessa instituição era congruente com a situação da enfermagem brasileira, mormente nos hospitais psiquiátricos asilares. Além disso, estes trabalhadores de enfermagem, hoje idosos, tiveram um papel fundamental na assistência de enfermagem prestada à clientela internada.

Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem. Enfermagem. Idoso

 

Mestrado acadêmico em enfermagem: interfaces de sua criação na perspectiva ecossistêmicaa

Naiana Alves Oliveira1; Hedi Crecencia Heckler de Siqueira2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 73 - 81

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Objetivou-se tecer as interfaces do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Stricto sensu, curso de Mestrado Acadêmico, em uma Universidade pública do extremo sul do país, na perspectiva ecossistêmica, a partir da voz dos docentes pioneiros. Trata-se de pesquisa qualitativa histórica construída por meio do método da história oral com os três docentes pioneiros do programa e levantamento documental. Os dados encontrados expressaram a seguinte temática: Criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico. O estudo possibilitou conhecer como ocorreu a criação do curso de pós-graduação stricto sensu - Mestrado Acadêmico, o envolvimento, os significados de ser pioneiro e os desafios enfrentados pelos pioneiros. Conclui-se que o programa contribuiu expressivamente para a produção do conhecimento em enfermagem e saúde, para o seu desenvolvimento e para a qualificação de futuros docentes e pesquisadores, e estimulou e estimula a prática de ações interligadas, conectadas, em sintonia com o saber em Enfermagem.

Palavras-chave: Enfermagem. Educação de pós-graduação em Enfermagem. História. Ecossistema.

 

Núcleo de Pesquisa de Historia da Enfermagem Brasileira (Nuphebras)

Isabel Cristina dos Santos Oliveira1; Lucia Helena Silva Corrêa Lourenço2; Tânia Cristina Franco Santos3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 99 - 102

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O presente artigo ressalta a criação e as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira, do Departamento de Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Destaca a integração graduação / pós-graduação, a participação do Núcleo em eventos, o acervo bibliográfico e o intercâmbio com o Centro de Documentação.

Palavras-chave: Nursing, History, Nucleus of Research

 

O afrontamento das enfermeiras ao assumirem a gerência escolar: um olhar a partir da teoria de Roy

Mariana Olizbeth Salinas Alvirde1; Danelia Gómez Torres2; Vianey Méndez Salazar3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(2): 285 - 291

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Esta pesquisa aborda a transição gerencial das instituiçðes educativas de médicos às enfermeiras, com o objetivo de delimitar mecanismos de afrontamento e modos adaptativos ao iniciar a gestão no âmbito acadêmico. Realizou-se um estudo qualitativo de abordagem histórico-social, orientado pela teoria de adaptação de Roy. Os sujeitos estudados foram as primeiras professoras que ocuparam a direção das escolas universitárias de enfermagem; os dados foram recoletados por meio de entrevistas. Os resultados revelaram que a incursão de enfermeiras permitiu abordar o processo saúde-doença de maneira distinta ao ato médico, o que significou gerar mecanismos de afrontamento para trabalhar na construção de paradigmas que conformarão um pensamento profissional e uma visão disciplinar própria, a partir de um plano de estudo sólido. Concluiu-se que se renovarão os métodos de trabalho com a criação dos novos níveis acadêmicos, especializaçðes e titularidades nas matérias, com base em sacrifício e dedicação, iniciando-se sua autonomia profissional.

Palavras-chave: Enfermagem. Educação. História. Adaptação. Gerência.

 

O cuidado de enfermagem familiar / exótico na unidade de internação psiquiática: do asilar para a reabilitação psicossocial

Edna Gurgel CasanovaI; Isaura Setenta PortoII; Nébia Maria Almeida de FigueiredoIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 635 - 644

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Estudo sobre os cuidados de enfermagem psiquiátrica desenvolvidos numa unidade de internação de um hospital universitário do Rio de Janeiro. O objeto de estudo foi abordado com enfoque etnográfico, e os dados foram interpretados por sua aproximação ou distanciamento às bases conceituais do cuidado e aos princípios da Reforma Psiquiátrica. Neste período, algumas iniciativas desenvolvidas pela Direção do Serviço de Enfermagem contribuíram para redirecionar o olhar e agir da equipe de enfermagem. Os resultados indicam a coexistência de duas dimensões do cuidado permeadas pelas influências ambientais. A dimensão instrumental mostrou uma proeminência do modelo assistencial asilar, que se sobrepõe às transformações propostas. A dimensão expressiva indicou a valorização das singularidades dos clientes e incorporou a diversidade e o acolhimento dos profissionais mostrando a demanda mais freqüente da clientela como fundamental para a transição do modelo assistencial misto, asilar e de reabilitação, para um modelo fundamentado apenas na reabilitação psicossocial.

Palavras-chave: Cuidado de Enfermagem. Enfermagem Psiquiátrica. Saúde Mental. Reabilitação

 

O ensino da historia da enfermagem no Peru

Nelida Cantuarias Noriega1; Sebastián Bustamante2; Edquén María del Pilar Gómez Luján3; Délia Aurora Lázaro Aranda4; Yolanda Rodríguez Núnez5

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 383 - 388

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Expõe-se uma aproximação do ensino da Historia de Enfermagem no Peru, contextualizada no estudo a partir da criação das primeiras Escolas, sob o modelo Nightingaleano inglês (1907) e o francês (1916). Destaca-se as tendências socioeconómicas de sua realidade, na prática assistencial e formação acadêmica. Os conteúdos de sua Historia incluem o modelo inglês universal e nacional, além de relatórios sobre a criação de escolas, grêmios e outras organizações, conteúdos sobre a celebração do Dia Internacional, Dia Nacional da Enfermagem Peruana e biografia de enfermeiras destacadas. As experiências de ensino compreendem conferências, seminários, com uma duração média de 12 horas. Reconhece-se autocríticamente que os conhecimentos fatuais e reconhecimentos institucionais ainda não são sistematizados e categorizados. Na atualidade, existe interesse das Escolas por estabelecer uma prática docente que acumule este saber.

Palavras-chave: Enfermagem peruana - Historia / Ensino - Enfermagem fundamental

 

O ensino de história da enfermagem e o resgate da memória: panorama nos cursos de enfermagem da região nordeste

Lídya Tolstenko Nogueira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 321 - 332

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E apresentado o panorama do ensino de História da Enfermagem nos Cursos de Enfermagem localizados na Região Nordeste do Brasil e os empreendimentos de seus docentes para a preservação da memória da enfermagem local. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, cujas fontes de dados foram os depoimentos de 14 docentes envolvidos com o ensino de História da Enfermagem, obtidos mediante entrevista semi-estruturada. Destacam-se as singularidades e avanços no processo de ensinar História da Enfermagem, a diversidade de conteúdos e estratégias pedagógicas adotadas na Região. Quanto aos documentos históricos de enfermagem, foram mencionadas práticas desiguais, oscilando entre a preservação em arquivo público, a guarda em condições precárias e o descarte, que comprometem a memória da enfermagem e a criação de fontes primárias de pesquisa. O estudo apontou ainda, as experiências de resgate da memória da enfermagem, impulsionadas, na maioria das vezes, pelo ensino de pós-graduação.

Palavras-chave: Ensino - História - Enfermagem

 

O panorama da história da enfermagem na região sul do Brasil

Maria Itayra Coelho de Souza Padilha1; Miriam Susskind Borenstein2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 369 - 375

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Este estudo pretende traçar um panorama da produção do conhecimento e da preocupação com a preservação da história da enfermagem na região sul. Percebe-se que uma das manifestações da ampliação do interesse pelos estudos relativos à história da enfermagem, bem como ao cuidado com a documentação histórica se traduz na criação de Grupos ou núcleos para congregar pessoas e pesquisadoras interessadas em refletir sobre o assunto. Também evidenciamos que inexistem documentos relativos a esse assunto e, portanto, faz-se necessária uma conscientização por parte dos membros da categoria para tentar reconstruir a história da enfermagem do sul do país, devido ao papel relevante que ela tem desempenhado na assistência de saúde, no ensino e na produção do conhecimento da enfermagem brasileira.

Palavras-chave: Enfermagem - História da enfermagem

 

O portador de transtorno mental e a vida em família

Adriano Brischiliari; Maria Angélica Pagliarini Waidman

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(1): 147 - 156

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O objetivo geral deste estudo foi revelar, na ótica familiar, a participação do portador de transtorno mental na vida em família. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada no período de março a maio de 2010. Os 14 colaboradores pertencem a onze famílias de portadores de transtornos mentais residentes no município de Maringá-Pr. Foi utilizada a história oral temática como técnica de coleta dos dados. Para análise dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados demonstram que, em relação à participação e decisões em família, ainda há dificuldades neste aspecto. Quanto à participação nas tarefas cotidianas, a maioria contribui quando não está em crise, porém com suas limitações; os relacionamentos familiares são permeados de sentimentos de dor e sofrimento atrelado a pena e dó. Conclui-se que a enfermagem tem o importante papel de orientar e apoiar a família em suas necessidades.

Palavras-chave: Saúde mental. Enfermagem psiquiátrica. Família. Desinstitucionalização

 

O rito e os emblemas na formatura das enfermeiras brasileiras no distrito federal (1924-1925)

Fernando PortoI; Tânia Cristina Franco SantosII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(2): 249 - 255

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Estudo histórico-social com o objetivo de analisar a formatura das escolas de enfermagem, em relação ao seu significado e aos emblemas como efeito da assinatura imagética das escolas e da profissão enfermagem para a sociedade. A análise do corpus documental se fez a partir da contextualização das fotografias, com base nos documentos escritos. O estudo evidenciou que os ritos de formaturas foi uma das maneiras de publicar a imagem da enfermeira à época, e que as representações objetais foram marcas emblemáticas na produção da crença simbólica. Desse modo, podemos ao final considerar que os ritos institucionais e as reapresentações objetais utilizados pela Escola Prática de Enfermeiras da Cruz Vermelha Brasileira e da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública foram estratégias de proclamarem a identidade da profissão, cada qual a sua maneira.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Comportamento Ritualístico

 

O Sindicalismo e a Enfermagem: a fundação do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro e a atuação de sua primeira diretoria

Maria da Luz Barbosa Gomes1; Suely de Souza Baptista2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(3): 55 - 71

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Este trabalho, de cunho histórico-social, discute as diretrizes políticas que orientaram as ações dos membros da primeira diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SERJ) no período 1978-1981. Ao recorte temporal corresponde o período de reorganização e início da expansão do sindicalismo como força política inserida na conjuntura de "abertura" do regime militar, implantado no Brasil em 1964. Para dar conta da pesquisa traçamos os seguintes objetivos: discutir analisar a trajetória do movimento sindical dos enfermeiros no bojo do movimento sindical brasileiro e discutir a atuação da diretoria do SERJ no cenário político sindical. A categoria analítica Sindicato é a base de discussão dos resultados, a qual é respaldada por autores tais como : Ricardo Antunes e Armando Boito. Os sujeitos da pesquisa são as enfermeiras que integraram a primeira diretoria do SERJ, e as fontes primarias de dados são : documentos pertencentes aos arquivos do SERJ e depoimentos dos sujeitos do estudo, os quais foram tomados na perspectiva da História Oral. Os resultados apontam contradições principalmente no que se refere à tríade; visão de mundo/atuação político-sindical do SERJI/contexto sócio-histórico da época.

Palavras-chave: Enfermagem - História da Enfermagem - Sindicalismo.

 

Oficinas terapêuticas como instrumento de reabilitação psicossocial: percepção de familiares

Dulcian Medeiros de Azevedo; Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(2): 339 - 345

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As oficinas terapêuticas permitem a possibilidade de projeção de conflitos internos/externos por meio de atividades artísticas, com a valorização do potencial criativo, imaginativo e expressivo do usuário. Objetivou-se identificar a percepção dos familiares sobre as oficinas terapêuticas desenvolvidas. Pesquisa descritiva, com delineamento qualitativo, desenvolvida nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Natal-RN, entre agosto e setembro de 2007. Foram entrevistados 28 familiares que participavam regularmente dos serviços. Os familiares destacaram o impacto positivo dos CAPS em suas trajetórias de tratamento e de vida, na melhoria da harmonia familiar. Sobre as oficinas terapêuticas, identificaram falhas e contradições, denunciando e apontando caminhos de superação. Percebem os espaços de participação nos CAPS como formas importantes de acompanhamento do seu familiar usuário, além do crescimento mútuo. As oficinas terapêuticas representam um instrumento importante de ressocialização e inserção individual em grupos, na medida em que propõem o trabalho, o agir e o pensar coletivos, conferidos por uma lógica inerente ao paradigma psicossocial.

Palavras-chave: Terapia pela Arte. Serviços de Saúde Mental. Família. Enfermagem Psiquiátrica. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias

 

Os primórdios da Enfermagem Moderna no Brasil

Ieda de Alencar Barreira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 161 - 176

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Este trabalho apresenta as circunstâncias do advento da enfermagem moderna no Brasil, no início do século, no Rio de Janeiro, então capital federal, sob a égide da saúde pública e da enfermagem norte-americana, no bojo da Reforma Sanitária de 1920, cujas diretrizes significam uma ruptura com a política de saúde anterior; analisa os fundamentos sobre os quais se iniciaram o ensino e a prática da enfermagem moderna em nosso país, no interior do recém-criado Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), sob a influência política e ideológica norte-americana e o papel aí atribuído à enfermeira de saúde pública; discute ainda a formação e a reprodução desse novo agente em uma escola de enfermeiras.

Palavras-chave: History of Nursing, Relations of Gender, Teaching of Nursing

 

Páginas de História da Enfermagem: o jubileu de ouro de uma obra (1951-2001)

Ana Paula Costa AlvesI; Osnir Claudiano da Silva JúniorII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 181 - 186

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O objeto deste estudo é a permanência do livro "Páginas de História da Enfermagem/História da Enfermagem" em referências acadêmicas em 2001, ano do cinqüentenário da primeira edição.
OBJETIVO: Identificar a referência ao livro de Waleska Paixão nas fontes supracitadas. Metodologicamente, é um estudo histórico-social, de natureza quantitativa. Foi realizado levantamento bibliográfico nas dissertações e teses de três programas de pós-graduação, nos programas de disciplina de História da Enfermagem em três escolas públicas de graduação no município do Rio de Janeiro e artigos com descritores História da Enfermagem publicados na REBEn.
RESULTADO: A análise revelou a citação do título em apenas um programa de disciplina de graduação.
CONCLUSÃO: Apesar da importância do referido livro, devido ao seu pioneirismo no Brasil (1951), as citações desta obra estão desaparecendo nas referências pesquisadas, o que aponta para o surgimento de novos títulos e fontes para o estudo da História da Enfermagem.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Ensino. Pesquisa em Enfermagem

 

Panorama das políticas no setor saúde e a enfermagem na década de 1980

Rose Clair FerroI; Antonio José de Almeida FilhoII; Lucia Helena Silva Correa LourençoIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 487 - 493

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Este artigo discute as transformações ocorridas nas políticas públicas de saúde na década de 1980 e os movimentos da Enfermagem para se adequar e formar profissionais com o perfil para atender as propostas do novo sistema de saúde que estava sendo implantado. A Enfermagem acompanhou, se engajou e direcionou a formação dos seus exercentes para atender as propostas do novo modelo. A ênfase em ações preventivas tornava relevante a participação da Enfermagem.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Enfermagem. Política de Saúde

 

Percepções de familiares sobre o portador de sofrimento psíquico institucionalizado

Dulcian Medeiros de Azevedo I; Francisco Arnoldo Nunes de Miranda II; Mércia Maria de Paiva Gaudêncio III

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 485 - 491

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Objetivou-se investigar a percepção do sofrimento psíquico na visão familiar. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em junho de 2005 em um hospital psiquiátrico de médio porte. Entrevistaram-se 15 familiares que acompanhavam o tratamento e a assistência no hospital. As falas foram submetidas à análise de conteúdo, categoria temática. Nesse sentido, os familiares demonstraram conhecer as alterações comportamentais decorrentes do sofrimento psíquico e o seu período de instalação. Relataram ainda um percurso angustiante e difícil na procura por ajuda, afirmando não saber a quem ou o quê procurar, valendo-se, inicialmente, do auxílio mágico-religioso e, posteriormente, do conhecimento médico-científico. No âmbito da convivência familiar, os conflitos existem e reforçam o comprometimento nas relações interpessoais e vínculos sociais. Torna-se um desafio para os profissionais de saúde mental estabelecer vínculos terapêuticos com familiares de portadores de sofrimento psíquico, ensejando um redirecionamento das práticas assistenciais e, sobretudo, de educação em saúde.

Palavras-chave: Transtornos Mentais. Família. Enfermagem Psiquiátrica. Serviços de Saúde Mental

 

Perfil dos idosos atendidos em um centro de atenção psicossocial: álcool e outras drogas

Sandra Cristina Pillon; Lucilene Cardoso; Gisela Amorim Marques Pereira; Emmanuel Mello

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(4): 742 - 748

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O objetivo do estudo foi identificar o perfil dos idosos usuários de substâncias psicoativas atendidos no Centro de Atenção Psicossocial de álcool e drogas no interior paulista, no período de 1996 a 2009. O desenho metodológico é descritivo, do tipo retrospectivo, baseado em dados secundários. A amostra foi composta por 191 clientes com idade acima de 60 anos, que correspondem a 3,2% de todos os atendidos no referido serviço. Os idosos caracterizaram-se por serem predominantemente do sexo masculino; a média de idade foi 64 anos, com baixo nível de escolaridade; 78,4% tinham até o ensino fundamental; e 86% eram aposentados. As drogas de maior uso foram: o álcool, a maconha, o crack e a cocaína. Conclui-se que o número de idosos que buscam assistência especializada é muito baixo. Estudos dessa natureza são importantes para avaliar as necessidades desse grupo em evidente crescimento, bem como o uso de substâncias psicoativas para o planejamento de práticas efetivas.

Palavras-chave: Idoso. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias. Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias

 

Pesquisa e documentação na história da enfermagem

Ana Luisa Velandia Mora

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 405 - 425

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O trabalho se divide em três temas centrais: a conceituação sobre a História, a metodologia para a sua pesquisa e reflexões finais. A conceituação trata da importância da História, sua relação com o presente e o futuro e sua evolução no tempo.Algumas considerações sobre o historiador são feitas: sua formação, sua habilidade e suas virtudes. Também são analisados a história das profissões e os diferentes enfoques usados por seus autores. De forma mais detalhada apresentam-se, ainda, as técnicas de coleta, organização e análise de informações, dedicando uma parte especial às técnicas biográficas ou histórias de vida e a algumas experiências da autora em pesquisa histórica. As reflexões finais giram ao redor de considerações de ordem conceituai quanto à história das profissões e da Enfermagem, em particular.

Palavras-chave: Enfermagem - História - Biografia - Métodos

 

Práticas discursivas e o silenciamento do doente mental: sexualidade negada?

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda I; Antonia Regina Ferreira Furegato II; Dulcian Medeiros de Azevedo III

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 136 - 142

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O estudo teve por objetivo identificar as Representações Sociais dos profissionais enfermeiros sobre a sexualidade do doente mental. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa. Utilizou-se o recurso técnico-metodológico denominado Técnica de Investigação em Situações Cotidianas (TSC), aplicado aos 17 enfermeiros que trabalhavam em serviços psiquiátricos de Ribeirão Preto/SP. Através das manifestações discursivas, verificou-se que o profissional enfermeiro nega a sexualidade do doente mental, como uma forma de silêncio, estabelecendo limites para a censura sobre essa questão. Nesta perspectiva, ocorre o silenciamento sobre a sexualidade do doente mental, estabelecendose uma política do sentido sobre o mesmo. Tal posicionamento revela a estratégia adotada sobre esse saber e poder, cumprindo as determinações do seu estatuto profissional que é ir ao encontro às expectativas institucionais e sociais.

Palavras-chave: Saúde Mental. Sexualidade. Pessoas Mentalmente Doentes. Enfermagem Psiquiátrica. Pesquisa Qualitativa

 

Práticas profissionais e tratamento ofertado nos CAPSad do município de Natal-RN: com a palavra a família

Dulcian Medeiros de Azevedo; Francisco Arnoldo Nunes de Miranda

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 56 - 63

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O Centro de Atenção Psicossocial para tratamento de usuários de álcool e outras drogas (CAPSad) representa a principal estratégia de atenção à saúde relacionada ao consumo de substâncias psicoativas. Objetivou-se investigar a percepção de familiares acerca do tratamento ofertado nos CAPSad Norte e Leste do município de Natal-RN. Foram entrevistados 14 familiares que participavam regularmente das atividades propostas. As entrevistas foram realizadas em agosto e setembro de 2007 e transcritas na íntegra para preparação do corpus e submissão ao ALCESTE. O material discursivo originou três categorias temáticas: Tratamento Melhoras e Expectativas; Convivência Usuário Antes e Depois; e Condições Terapêuticas Agradecimentos, Sugestões e Vulnerabilidade. Os familiares identificaram que o tratamento recebido nos CAPSad favorece melhoras substanciais nas condições de vida e de saúde de seu familiar usuário e nas relações familiares dentro e fora do lar, sendo detectada a necessidade de ajustes e do aumento da oferta das atividades terapêuticas.

Palavras-chave: Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias. Serviços de Saúde Mental. Família. Enfermagem Psiquiátrica. Centros de Tratamento de Abuso de Substâncias

 

Primeira década do curso de enfermagem na Universidade Federal de Juiz de Fora: 1979 -1989

Maria Cristina Pinto de Jesus1; Sueli Maria dos Reis Santos2; Mariangela Aparecida Gonçalves Figueiredo3; Grazielli Fabiana Gava4; Fernanda de Oliveira Pereira5

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(2): 255 - 262

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O curso de graduação em enfermagem foi criado na Universidade Federal de Juiz de Fora em 1979, com a incorporação do corpo social da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo. Este estudo de abordagem histórico-social objetivou discutir a formação do enfermeiro na primeira década (1979 a 1989) após a criação do curso de graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora. As fontes primárias foram documentos arquivados e depoimentos de professores que vivenciaram este momento histórico. Os dados foram coletados em 2009, organizados e classificados em conformidade com o método histórico à luz da teoria de Pierre Bourdieu. A análise dos dados permitiu evidenciar ações estratégicas dos docentes da enfermagem interessados na conservação das características do processo de ensino da Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo, na primeira década de criação do curso na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Palavras-chave: Enfermagem. Ensino superior. História da Enfermagem

 

Quando a história encontra o corpo: interface entre os "deslocamentos" foucautianos e a iconoclastia kafkiana

Nei Antonio Nunes

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 143 - 149

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Neste ensaio, partindo dos deslocamentos empreendidos pela genealogia foucaultiana na pesquisa histórica, propõe-se a análise da noção de acontecimento. Para tanto, recorre-se não só à produção filosófica de Foucault, mas também à genealogia de Nietzsche. Após a apresentação desses "procedimentos de investigação", analisaram-se duas novelas de Franz Kafka, A metamorfose e Na colônia penal. Na interface entre filosofia e literatura, entre os deslocamentos propostos por Foucault na pesquisa em história e a iconoclastia expressa no texto kafkiano, buscou-se identificar, por exemplo, como o corpo aparece, em tantos momentos, na trama contemporânea e, assim, no universo desnudado por esses pensadores. É justamente aqui que se procurou, com base na crítica dos autores em questão, examinar acontecimentos que possam ter pertinência à pesquisa em história da enfermagem.

Palavras-chave: História. História da Enfermagem. Filosofia. Pesquisa

 

Redescobrindo o Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto: relato de experiência

Luciana Barizon LuchesiI; Isabel Amélia Costa MendesII; Margarida Antonia Villar LuisIII; Toyoko SaekiIV

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 565 - 571

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Por meio de relato de experiência, apresenta-se a atuação de um grupo de docentes e alunos no processo de reorganização do Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo no triênio 2002-2005. Após o resgate da criação do referido Centro, aborda-se sobre os procedimentos e atividades desenvolvidos na reorganização do Centro, em termos de coleção fotográfica, capacitação do grupo, promoção de eventos e inserção de atividades práticas para estimular o interesse dos alunos pela História da Enfermagem.

Palavras-chave: Enfermagem. História da enfermagem. Memória. Arquivos. Educação em Enfermagem

 

Referencial de cuidar em enfermagem psiquiátrica: um processo de reflexão de um grupo de enfermeiras

Anna Cristina Cardoso Fontes dos Santos

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(1): 51 - 55

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Estudo qualitativo que teve como objetivo construir, em conjunto com seis enfermeiras chefes de uma instituição psiquiátrica pública no Rio de Janeiro, um referencial teórico-filosófico a ser implantado por elas próprias, no desenvolvimento do processo de cuidar de pacientes psiquiátricos. Realizou-se um processo de reflexão sobre dinâmica de grupo, buscando autoconhecimento e amadurecimento. Tal processo desenvolveu-se durante a construção de dissertação de Mestrado desta autora, orientada pela Drª Eloita Pereira Neves. Utilizaram-se conceitos das Teorias Humanística e Cuidado Burocrático, diretrizes da Reforma Psiquiátrica e Políticas de Saúde Mental. Os dados obtidos foram gravados, transcritos e analisados de acordo com a análise de conteúdo. Dos resultados emergiram categorias de concepções sobre: Ser Humano; Cuidado Profissional de Enfermagem; Cuidador Profissional; Processo Educativo e Institucional; e Descuidado, que permitiram formular uma proposta de referencial para a prática do Cuidar em Enfermagem para pacientes psiquiátricos de longa permanência institucionalizados.

Palavras-chave: Cuidado de Enfermagem. Educação. Enfermagem Psiquiátrica. Pesquisa Qualitativa

 

Reforma psiquiátrica brasileira: conhecimentos dos profissionais de saúde do serviço de atendimento móvel de urgência

Diego Bonfada1; Jacileide Guimarães2; Francisco Arnoldo Nunes de Miranda3; Andiara Araújo Cunegundes de Brito4

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(2): 227 - 233

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Objetivou-se identificar os conhecimentos dos profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Natal sobre a Reforma Psiquiátrica brasileira. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 24 profissionais de saúde lotados na instituição. As entrevistas foram transcritas e submetidas à técnica da análise temática, que revelou três categorias de análise: internação do sujeito em crise como demanda social e familiar; Reforma Psiquiátrica: legislação e realidade no SAMU-Natal; e Reforma Psiquiátrica brasileira como promotora de desospitalização. Os profissionais demonstraram compreensões deturpadas e reducionistas da Reforma Psiquiátrica brasileira e, em sua maioria, não deram credibilidade ao atual modelo de atenção à saúde mental pautado no tratamento psicossocial, remetendo suas falas à necessidade de internamento dos pacientes psiquiátricos. Nesse sentido, percebemos que o modelo hospitalocêntrico e excludente concebido pela psiquiatria clássica ainda permanece vivo no ideário desses profissionais como referência para a assistência às urgências psiquiátricas.

Palavras-chave: Saúde mental. Emergências. Psiquiatria. Serviços de saúde.

 

Representações de usuários, familiares e profissionais acerca de um centro de atenção psicossocial

Rosâne MelloI; Antonia Regina Ferreira FuregatoII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(3): 457 - 464

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A partir das mudanças na política de saúde mental, surgiram várias inquietações no que diz respeito ao significado constituído por usuários, familiares e profissionais sobre os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS). Este estudo tem como objetivo: Conhecer representações que usuários, familiares e profissionais construíram acerca de um CAPS no Município do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada com usuários, familiares e profissionais. Seguiu o caminho teórico-metodológico da Teoria Ego-Ecológica, de Marisa Zavalloni. Observou-se que os entrevistados percebem o CAPS através do modelo psicossocial e associam o serviço à redução do número de internações, à inclusão da família e da sociedade no tratamento e à manutenção da liberdade. Os profissionais ressaltam a importância do papel político do CAPS no movimento da Reforma Psiquiátrica. Os profissionais sentem-se pressionados a dar conta da demanda em uma realidade pública caótica que não fornece condições de trabalho, gerando sobrecarga, insegurança e limitações ao trabalho.

Palavras-chave: Reforma dos Serviços de Saúde. Serviços de Saúde Mental. Enfermagem Psiquiátrica

 

Representações sociais do processo de envelhecimento de pacientes psiquiátricos institucionalizados

Leandro Andrade da Silva; Antônio Marcos Tosoli Gomes; Denize Cristina de Oliveira; Maria das Graças Gazel de Souza

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(1): 124 - 131

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Esta pesquisa objetivou analisar a representação social do processo de envelhecimento de pacientes psiquiátricos institucionalizados para profissionais de saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido com a abordagem estrutural das representações sociais, realizada em dois macro-hospitais do Rio de Janeiro, com 50 profissionais de saúde. Realizou-se a coleta de dados através da técnica de evocações livres e a análise com o software EVOC - Ensemble de Programmes Permettant L'analyse des Évocations. Foram evocadas 250 palavras em resposta ao termo indutor Envelhecer em Psiquiatria/Saúde Mental, que foram agrupadas em 3 dimensões, quais sejam, afetivo/emocional, exclusão/abandono e assistencial/institucional. O grupo explicitou, no bojo de sua representação, que o fenômeno envelhecimento dos pacientes com adoecimento mental em um ambiente institucional fechado e recluso é reconstituído como permeado por uma afetividade caracteristicamente negativa, possivelmente como consequência das demais dimensões presentes no núcleo central da representação, especialmente exclusão e abandono familiar, social, público e institucional.

Palavras-chave: Envelhecimento. Assistência de Longa Duração. Saúde Mental. Enfermagem Psiquiátrica

 

Rituais patrióticos e religiosos: contribuição à identidade das enfermeiras brasileira e espanhola (1937-1945)

Tânia Cristina Franco Santos1; Alexandre Barbosa de Oliveira2; Maria da Luz Barbosa Gomes3; Maria Angélica de Almeida Peres4; Antonio José de Almeida Filho5; Fátima Maria da Silva Abrão6

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 104 - 110

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OBJETO: implicações dos rituais patrióticos e religiosos para consagração da identidade das enfermeiras no contexto das ditaduras brasileira e espanhola.
OBJETIVOS: descrever as implicações das ditaduras de Francisco Franco e de Getúlio Vargas nas relações de gênero; analisar a eficácia simbólica dos rituais patrióticos e religiosos para o reconhecimento social das enfermeiras.
METODOLOGIA: as fontes históricas, constituídas de documentos escritos, foram localizadas em arquivos brasileiros e espanhóis. Os achados foram organizados, classificados e analisados de acordo com o método histórico e com o apoio teórico dos estudos de Pierre Bourdieu.
RESULTADOS: a necessidade de enfermeiras, no Brasil e na Espanha, posibilitou o exercício em público de atividades femininas, principalmente em situações de calamidades e de guerras, contribuindo para a visibilidade de um modelo de enfermeira respaldado em aspectos patrióticos e religiosos.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Emblemas e Insígnias.

 

Significados da visita domiciliar realizada pelas enfermeiras de saúde pública ñas décadas de 20 e 30'.

Bárbara de Souza Cortes Fallante1; Ieda de Alencar Barreira2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(3): 72 - 85

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O objeto do presente estudo é a introdução de urna nova prática de saúde pública, ou seja, a visita domiciliar, realizada pela enfermeira de saúde pública. Objetivos: descrever as condições de trabalho em que eram realizadas as visitas domiciliares nas familias do Rio de Janeiro; discutir seus significados e analisar a pedagogia utilizada pelas enfermeiras. Os resultados demonstram que a visita da enfermeira de saúde pública se revestia de diferentes significados segundo a posição e o papel dos diversos grupos da sociedade: para as familias pobres poderia significar uma ameaça; para os médicos sanitaristas constituiria numa poderosa estratégia de controle social; para os médicos particulares a atuação dessa profissional seria percebida como uma intromissão no exercício liberal da medicina; para os setores conservadores da sociedade, urna injustificada mudança no papel feminino tradicional.

Palavras-chave: Nursing - History of Nursing - Home Visit

 

Terapia anti-retroviral: fatores que interferem na adesão de crianças com HIV/AIDS

Ana Claúdia FeitosaI; Hérica James Acioly de LimaII; Joselany Afio CaetanoIII; Luciene Miranda de AndradeIV;Eveline Pinheiro BeserraV

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(3): 515 - 521

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O objetivo deste estudo foi conhecer os fatores que interferem na adesão à terapêutica medicamentosa em crianças infectadas pelo HIV/AIDS, relatados por 12 cuidadores em um serviço de referência em AIDS, em Fortaleza-CE. Os dados foram obtidos mediante entrevista, e, com eles, foram apurados fatores que dificultaram a adesão terapêutica, evidenciando relatos referentes à apresentação da droga, horário da tomada do medicamento, efeitos colaterais, falta na distribuição de medicamento gratuito, dificuldade de acesso regular ao serviço de saúde e problemas financeiros. Constatou-se a importância de conhecer o contexto social no qual a criança está inserida e as dificuldades no uso dos anti-retrovirais para intervir de forma eficiente e possibilitar uma melhor qualidade de vida às crianças.

Palavras-chave: Resultado de Tratamento. Terapêutica. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. Educação em Saúde

 

Trajetória das escolas de enfermagem na sociedade brasileira

Suely de Souza Baptista

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(3): 84 - 105

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Este trabalho tem como objeto a trajetória das escolas de enfermagem na sociedade brasileira. A análise dos dados coletados foi organizada em torno de quatro vertentes: - reações à hegemonia da Igreja católica nos hospitais; - o "padrão Ana Neri": obstáculos à sua difusão; - as escolas de enfermagem nas universidades e o nível de escolaridade; - a Reforma Universitária e a carreira da enfermeira. A reflexão sobre os resultados alcançados ensejou uma melhor compreensão dos dilemas vividos e as respostas historicamente dadas pelas enfermeiras para atender às exigências de cada época.

Palavras-chave: História da Enfermagem; Escolas de Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem

 

Uma história do processo de enfermagem nas publicações da Revista Brasileira de Enfermagem no período 1960-1986

Denise Faucz KletembergI; Márcia Dalledone SiqueiraII; Maria de Fátima MantovaniIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 478 - 486

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Estudo de natureza histórica cujo objetivo é analisar a implementação do processo de enfermagem no Brasil, no período de 1960 a 1986. As fontes históricas compõem-se de 47 artigos selecionados na Revista Brasileira de Enfermagem, no período referido, que apresentam reflexões sobre a prática assistencial da época, relatos de experiências da aplicação do Processo de Enfermagem e os artigos de autoria de Wanda de Aguiar Horta. Os achados da análise dos artigos, contextualizados com aspectos político-econômicos apontam as causas das dificuldades encontradas pela categoria para implementação da metodologia da assistência de enfermagem, diante das exigências antagônicas do mercado de trabalho no período analisado. Portanto, as dificuldades e resistências experienciadas não couberam apenas à vontade dos profissionais, mas, sim, permearam-se pelos interesses antagônicos da sociedade brasileira.

Palavras-chave: Processos de Enfermagem. História da Enfermagem. Metodologia. Diagnóstico de Enfermagem. Cuidados de Enfermagem

 

Uma nova enfermagem psiquiátrica na universidade do Brasil nos anos 60 do século XX

Maria Angélica de Almeida PeresI; Ieda de Alencar BarreiraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 108 - 114

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Estudo histórico-social sobre a implantação de um modelo de enfermagem psiquiátrica, pela Escola Ana Nery (EAN), no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB). O marco inicial corresponde à contratação de uma professora da escola como chefe do serviço de enfermagem do IPUB, em 1962, e o marco final, à inclusão das enfermeiras como integrantes da equipe de saúde do IPUB, em 1963.
OBJETIVOS: descrever a situação da enfermagem psiquiátrica no IPUB; analisar as estratégias adotadas na reforma da enfermagem; discutir a importância desse saber/poder da enfermagem.
REFERENCIAL TEÓRICO: conceitos de Michel Foucault.
FONTES: documentos escritos, depoimentos orais e bibliografia.
RESULTADOS: as estratégias utilizadas foram de natureza política, técnica e administrativa; suas condições de possibilidade foram dadas pela acumulação de cargos (docente e assistencial). A consolidação do novo modelo, ampliado para outras escolas, tornou a EAN/IPUB centro de difusão de saber da enfermagem psiquiátrica no Brasil.

Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem. Ensino

 

Uma viagem na história da enfermagem psiquiátrica no início do século XX

Nadja Cristiane Lappann Botti

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 725 - 729

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Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise histórica sobre as práticas e saberes da Enfermagem Psiquiátrica Brasileira na primeira metade do século XX. Práticas e saberes do paradigma asilar pautado na tutela, segregação e exclusão social; em função de se acreditar que o conhecimento da história da Enfermagem e da Psiquiatria é fundamental para a construção de uma nova prática profissional.

Palavras-chave: História. Enfermagem Psiquiátrica. Psiquiatria. Tratamento

 

Waleska Paixão: uma biografia a serviço da enfermagem brasileira

Jarisa Marques de AzevedoI; Vilma de CarvalhoII; Maria da Luz Barbosa GomesIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(1): 31 - 35

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Trata-se de estudo sobre dados históricos de vida de Waleska Paixão, elaborado com o objetivo de analisar suas contribuições mais significativas à Enfermagem brasileira e lançar um primeiro olhar sobre as plenitudes de questões envolvendo experiências vividas por esta enfermeira, em seu tempo. As fontes primárias são documentos do Centro de Documentação da Escola Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e depoimento oral de Waleska Paixão arquivado na instituição. Os resultados demonstram que a trajetória de vida da protagonista focalizada pelo estudo teve caminho marcante na Enfermagem, particularmente no que concerne a avanços da profissão e do ethos primaz do perfil das(os) enfermeiras(os), líderes na construção pedagógica do ensino de Enfermagem e na edificação da Enfermagem brasileira.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Biografia. Legislação de Enfermagem

 

 

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