Volume 1, Número 1, Jan/Abr - 1997
O Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras) foi fundado em 8 de dezembro de 19931, durante as solenidades de encerramento das comemorações dos 70 anos da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). É um órgão vinculado ao Departamento de Enfermagem Fundamental, à Coordenação Geral de Pós-Graduação e Pesquisa, e com estreita relação com o Centro de Documentação da EEAN. Sua sede está localizada no Pavilhão de Aulas da EEAN/UFRJ, na cidade do Rio de Janeiro.
A principal finalidade do Núcleo é promover o desenvolvimento da pesquisa em História da Enfermagem no Brasil. Além desta, se propõe a desenvolver as atividades, a saber:
- Criar fontes primárias para a pesquisa histórica;
- Facilitar o acesso ao acervo documental da EEAN, colaborando para a classificação e catalogação de documentos, bem como para sua restauração;
- Divulgar o acervo documental disponível para a utilização dos pesquisadores, através da publicação de catálogos analíticos, documentários, boletins e exposições;
- Enriquecer o acervo histórico da EEAN, pelo resgate de documentos históricos de interesse para a enfermagem;
- Apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa em História da Enfermagem e áreas correlatas e divulgar seus resultados;
-Promover e incentivar a publicação de pesquisas sobre a História da Enfermagem;
- Analisar e divulgar a evolução da produção científica da EEAN e da enfermagem em geral;
- Manter intercâmbio com entidades nacionais e internacionais ligadas à história e/ou à enfermagem;
- Contribuir para a construção social da história e da enfermagem.
O Núcleo é administrado por um colegiado de três membros, eleitos pelo corpo social, para uma gestão de um ano2. A partir do 2º- semestre de 1995, a Diretoria criou um espaço (reuniões semanais) com os objetivos de apresentar o relatório individual dos bolsistas, favorecer o entrosamento bolsista/bolsista e bolsista/pesquisadores, propiciar a troca de experiência, apresentar os projetos de pesquisas em andamento, incentivar e orientar a elaboração de trabalhos, além de discutir e encaminhar as atividades do Nuphebras.
O Nuphebras congrega pesquisadores doutores da EEAN e de outras instituições, enfermeiros ou não; professores e alunos do curso de graduação e de pós-graduação, bem como bolsistas de pesquisa.
Estão cadastradas no Núcleo trinta e duas pesquisas, sendo dezoito concluídas e quatorze em andamento, configurando várias linhas de pesquisa como: os primórdios da enfermagem brasileira; política social e modelos de prática de enfermagem; a trajetória das escolas de enfermagem na sociedade brasileira; evolução da enfermagem e conceito de gênero.
Em abril de 1993 a Congregação da EEAN aprovou a reformulação do ensino de História da Enfermagem, ou seja, a integração dos conteúdos sobre história da enfermagem nos programas curriculares interdepartamentais (PCIs). A nova modalidade de ensinar história da enfermagem foi detalhada pelo Nuphebras, em colaboração com a chefia do Departamento de Enfermagem Fundamental e com a Coordenação do Curso de Graduação, consistindo no oferecimento de dois Requisitos Curriculares Suplementares (RCS)3. O primeiro é denominado Estudos de História da Enfermagem, "no qual professores e alunos da pós-graduação (linha "Enfermagem e Sociedade") discutem com os alunos de graduação os resultados das pesquisas por eles elaboradas ou em andamento, sobre a trajetória da enfermagem como profissão em seu contexto histórico-social". O segundo intutula-se Fontes para a História da Enfermagem, ministrado pelos docentes do Nuphebras, tendo como laboratório de ensino teórico-prático o Centro de Documentação e a Biblioteca Setorial de Pós-Graduação. Além disso, o Núcleo oferece bibliografía específica, relacionada aos conteúdos histórico-críticos, às equipes docentes dos PCIs.
Em relação ao ensino de pós-graduação, duas disciplinas obrigatórias e uma eletiva são desenvolvidas pelos pesquisadores do Núcleo, a saber: Enfermagem e Sociedade (doutorado), Enfermagem, História e Demandas Sociais (mestrado), e História da Enfermagem Brasileira (mestrado e doutorado), respectivamente.
A participação do Núcleo em eventos faz-se através do incentivo à apresentação de trabalhos em feiras culturais, seminários, jornadas e congressos. Além disso, no Pesquisando em Enfermagem, promovido pela EEAN/UFRJ, na Semana de Enfermagem da ABEn/RJ, o Núcleo oferece o troféu "A Lampada" para o melhor trabalho sobre a História da Enfermagem Brasileira, nas categorias pr ofessores e alunos de pós-graduação e bolsistas de apoio técnico e aperfeiçoamento. No que diz respeito a cursos de curta duração, o Nuphebras ofereceu dois: "Pesquisa Bibliográfica" e "Fontes Históricas".
O acervo bibliográfico do Núcleo é constituído por bibliografia especializada sobre História da Enfermagem e assuntos correlatos, com cerca de duzentos títulos, e um banco de textos, com aproximadamente 100 (cem) títulos; todos fichados por autor e assunto, à disposição dos interessados.
O Nuphebras mantém estreito intercâmbio com o Centro de Documentação da EEAN/UFRJ, colaborando na organização do acervo sobre História da Enfermagem, através da cessão de bolsistas pelos pesquisadores para o referido centro.
O patrimônio do Núcleo é composto por doações (armários, escrivaninhas, microcomputadores, arquivos, gravadores, livros entre outros). Os recursos financeiros são provenientes da venda de exemplares da primeira tese do Curso de Doutorado (A enfermeira ananéri no país do futuro: a aventura da luta contra a tuberculose) que foram doadas por sua autora, professora Dra. leda de Alencar Barreira. Quanto aos recursos materiais, o Núcleo recebe o apoio do Departamento de Enfermagem Fundamental no tocante ao material de secretaria.
Como plano futuro de trabalho, torna-se necessário, dar continuidade às atividades iniciadas, assim como que outras sejam implementadas: formação de forum de debates de projetos e relatórios em construção ou em andamento, e criação de um boletim informativo mensal para a divulgação de assuntos de interesse dos associados.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARREIRA, leda de Alencar et al. Renovação no ensino e na pesquisa de história da enfermagem. Rio de Janeiro: EEAN/UFRJ, 1996 mimecgr.
______. Relatório de atividades da 1ª diretoria colegiada (19941995). Rio de Janeiro: Nuphebras-EEAN/UFRJ, 1995.
______. Relatório de atividades da 2ª diretoria colegiada (1995-1996) Rio de Janeiro: Nuphebras-EEAN/UFRJ, 1995.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Sub-Reitoria de Ensino de Graduação e Corpo Discente. CEG: resoluções. Rio de Janeiro: UFRJ, 1992.
1. Asprofessoras Raimunda da Silva Becker (Departamento de Metodolcgia da Enfermagem), Lucia Helena Silva Corrêa Lourenço (Departamento de Enfermagem Fundamental) e Maria Terezinha Pereira e Silva (Professora Visitante do Departamento de Enfermagem Fundamental), membros da Diretoria Provisória, tomaram posse nesta data.
2. Membros da Primeira Diretoria: leda de Alencar Barreira e Jussara Sauthier (Departamento de Enfermagem Fundamental) e Maria Itaíra Coelho de Souza Padilha (Departamento de Metodologia da Enfermagem).
3. Membros da Segunda Diretoria: leda de Alencar Barreira, Jussara Sauthier e Lucia Helena Silva Corrêa Lourenço (Professoras do Departamento de Enfermagem Fundamental)