Volume 1, Número 1, Jan/Abr - 1997
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como propósito descrever alguns aspectos dos cursos de pós-graduação "lato sensu" desenvolvidos pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN / UFRJ), no período compreendido entre 1991 e 1996.
Os cursos de Pós-Graduação em Enfermagem "Lato Sensu" da Escola de Enfermagem Anna Nery1 têm por objetivo qualificar enfermeiros docentes e assistenciais, em áreas específicas de atuação. Para cumprir sua finalidade a Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Enfermagem "Lato Sensu" promove programas em nível de especialização, aperfeiçoamento, atualização e treinamento profissional.
Os cursos de especialização são realizados cumprindo carga horária mínima de 360 horas e máxima de 1620 horas2 e estruturados de forma a aprofundar conhecimentos e ampliar o domínio técnico-científico em uma área específica de enfermagem.
Os cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 360 horas, são estruturados de modo a completar, ampliar e desenvolver o nível de proficiência profissional no domínio da teoria e do campo da prática.
Os cursos de atualização, com carga horária variável (mínima de 45 horas), são estruturados de modo a favorecer a discussão e aprofundar conhecimentos em uma área de enfermagem.
Os cursos de treinamento profissional, com carga horária variável (mínima de 45 horas), são destinados a promover o aprimoramento das técnicas e procedimentos necessários ao desempenho da profissão3.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO "LATO SENSU"
O órgão superior deliberativo dos Cursos de Pós-Graduação "Lato Sensu" é o Conselho de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa em Enfermagem (CEPGPEn)4.
Os Cursos de Pós-Graduação em Enfermagem "Lato Sensu" são administrados por uma Comissão presidida por um Coordenador Adjunto e integrada por mais dois professores. O coordenador adjunto é eleito pelo corpo docente e discente, em limites compatíveis com a legislação vigente, e seu nome é submetido à aprovação pelo CEPGPEn. Os demais membros da comissão são indicados pelo Coordenador Adjunto, Coordenador Geral, ouvido o CEPGPEn.
CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO RETROSPECTIVA
Os Programas de Pós-Graduação "Lato Sensu" são propostos pelos Departamentos da Escola que indicam o Responsável Acadêmico e seu suplente, ouvido o Corpo Deliberativo.
O Departamento de Enfermagem Fundamental promoveu o V Curso de Especialização em Novas Metodologias do Ensino de Enfermagem em 1991 e o VI Curso de Especialização em Novas Metodologias do Ensino de Enfermagem em 1992, tendo como propósitos: compreender os princípios que fundamentam a estrutura curricular e as modificações decorrentes de uma nova abordagem de ensino com aderência na realidade social; analisar criticamente os programas curriculares interdepartamentais (PCI), procurando avaliar a integração dos conteúdos teóricos e teórico-práticos relacionando-os com as experiências de ensino-aprendizagem e desenvolver habilidades relacionadas ao ensino,pesquisa e implantação de novas modalidades de assistência.
O Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica ofereceu o Curso de Especialização em Enfermagem Clínico-Cirúrgica: assistência intensiva para clientes com problemas de saúde de maior complexidade, em 1993. O curso teve como objetivos ampliar o domínio de habilidades técnicas para resolução de situações que envolvem clientes de alto risco; aprofundar conhecimentos na área específica para uma atuação eficiente no atendimento ao cliente de alto risco e sua família; empreender a busca de questões relacionadas com a prática profissional, para uma reflexão crítica das funções do enfermeiro; aplicar metodologia aprofundada para a tomada de decisões na assistência, no ensino em serviço e na pesquisa e desenvolver investigações que venham a ampliar a visão crítico-reflexiva do enfermeiro.
O Departamento de Enfermagem de Saúde Pública ofereceu em 1994 o XI Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho. Teve como objetivos propiciar ao enfermeiro conhecimentos, habilidades e atitudes para atuar nas áreas de saúde e trabalho, desenvolvendo ações específicas e capacitar os enfermeiros para o desenvolvimento de programas de saúde do trabalhador em nível institucional e comunitário, no setor público e/ou privado
O Departamento de Enfermagem Materno-Infantil vem oferecendo desde 1995 o Curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica, objetivando: discutir o processo saúde-doença da criança no contexto sociofamiliar e suas relações com o trabalho da enfermeira pediátrica; atender as necessidades da criança nas diferentes etapas do seu crescimento e desenvolvimento, empregando a sistematização da assistência e as tecnologias de enfermagem no processo de assistir/cuidar; desenvolver o pensamento crítico-reflexivo pela inserção do profissional no cotidiano da assistência à criança e sua família, na instituição de saúde, na comunidade e no domicílio e elaborar estudos e pesquisas científicas emergentes da prática do cuidar/assistir da enfermeira pediátrica, com vistas à descoberta e resolução dos problemas de saúde da criança.
O Departamento de Metodologia da Enfermagem realizou o Curso de Especialização em Administração dos Serviços de Enfermagem, em 1992 e 1994. Teve como objetivos qualificar os enfermeiros (docentes e assistenciais) para a reflexão e a prática de administração dos serviços de enfermagem no contexto da saúde brasileira; prover meios e desenvolver estratégias técnico-pedagógicas que possibilitem a adoção de modelos alternativos na administração dos serviços de enfermagem e oferecer recursos metodológicos necessários à reavaliação e projeção de trabalho científico e de pesquisa aplicada na área de administração em enfermagem.
CURSOS DE ATUALIZAÇÃO RETROSPECTIVA
Os Cursos de Atualização oferecidos pelos Departamentos da Escola foram os seguintes:
- O Exame Físico do Adulto: uma abordagem de enfermagem
- Metodologia do Ensino da Enfermagem
- Consulta de enfermagem
- A Enfermagem e as Práticas Naturais de Saúde
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os cursos de pós-graduação "lato sensu" vêm contribuindo para a qualificação dos enfermeiros que atuam no ensino e/ou assistência, em áreas específicas de atuação.
Realizou-se em 1991 um Seminário promovido pela Coordenação Adjunta dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, objetivando refletir, de forma conjunta, sobre as vivências, experiências e perspectivas dos professores acerca dos Programas de Pós-Graduação "Lato Sensu", o qual possibilitou o levantamento de subsídios para a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos.
Com este estudo, oferecemos uma visão abrangente das atividades desenvolvidas pela pós-graduação "lato sensu", numa visão retrospectiva.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY. Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação em Enfermagem "Lato Sensu" 1992
______. Relatório do Curso de Especialização em Enfermagem Clínico-Cirúrgica: assistência intensiva para clientes com problemas de saúde de maior complexidade, 1994. Rio de Janeiro
______. Relatório do Curso de Especialização em Enfermagem Pediátrica. 1995. Rio de Janeiro
. Relatório do Curso de Especialização em Novas Metodologias do Ensino de Enfermagem 1991 e 1992, Rio de Janeiro.
______. Relatório do Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho, 1992 e 1995. Rio de Janeiro.
______. Relatório do Curso de Especialização em Administração dos Serviços de Enfermagem, 1993. Rio de Janeiro
1. Os cursos de Pós-Graduação em Enfermagem "Lato Sensu" constam do Art. 9º do Estatuto da UFRJ, categorias 3,4,5e6e definidas no Regimento Geral/Art 199 e 203, regulamentado pelo CEPG (Boi. UFRJ, Vol. 30, no 11, de 16 de março de 1978) e previsto no Art. 3º, Seção II, alínea a, b, c e d do Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da EEAN.
2.De acordo com o disposto no Título I, Art. 3º, Inciso II, alínea "a "do Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação e Pesquisa da EEAN/UFRJ.
3. Conforme disposto no Título J, Art. 3º, alínea c9 do Regulamento dos Cursos para Graduados "Lato Sensu", CEPG/UFRJ. '
4. Conforme Art. 6º do Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da EEAN.