Volume 1, Número 1, Jan/Abr - 1997
ORIGEM E MARCOS EVOLUTIVOS
A idéia de criação dos núcleos de pesquisa na Escola de Enfermagem Anna Nery-EEAN/UFRJ, teve sua origem no processo de expansão e desenvolvimento dos cursos de Pós-Graduação, em especial do mestrado e doutorado com o propósito fundamental de aglutinar as dissertações e teses em linhas de pesquisa, promovendo assim a formação de grupos de pesquisadores com participação de docentes, alunos de graduação e de pós-graduação bem como de outros profissionais interessados em inscrever suas pesquisas nos núcleos.
Cabe destacar, também, que neste contexto dois fatos funcionaram como elementos propulsores à criação dos núcleos: a) a corrida pela melhoria de qualidade do ensino do mestrado e a criação do doutorado, implicando ambos na adoção de medidas inovadoras quanto à estrutura curricular, acompanhando os avanços da ciência e a tecnologia, e b) a urgência de consideração e atendimento às avaliações tanto internas (EEAN) quanto externas (CAPES) que implicavam no atendimento de requisitos necessários ao desenvolvimento dos cursos "stricto-sensu", portanto, na recuperação da avaliação e conceituação pela CAPES de nível "B" para "A". Isto significava localizar o mestrado e doutorado, no plano nacional, em nível de excelência. De fato, desde 1992, nossos cursos de ME e DO têm o conceito "A".
Para que a criação dos núcleos não fosse apenas uma proposta escrita, mas que se tornasse realidade, tinha que atender algumas disposições, como a aprovação pelos Colegiados competentes (neste caso do Corpo Deliberativo do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, do Conselho dos Cursos de Pós-Graduação e da Congregação da Escola) e a realização de eleições para a definição de sua Diretoria.
Nesse particular, cabe registrar, por oportuno, que a Diretoria Provisória do NUPESM foi composta pelas Professoras: Ana Maria Lopes Januário (Chefe do DEMI/EEAN à época), Ivone Evangelista Cabral (vice-Diretora da EEAN) e Carla Luzia Guedes França (Vice-Diretora do HESFA/UFRJ). Quanto a Diretoria temos a bem registrar que foram eleitas as Professoras, Doutoras: Maria Antonieta Rubio Tyrrell (Titular do DEMI/EEAN), Ivis Emilia de Oliveira Souza (Adjunto do DEMI/EEAN) e Rosângela da Silva Santos (Adjunto do DEMI).
As orientações gerais sobre a criação de núcleos de pesquisa na Escola foram de iniciativa da professora Drª leda de Alencar Barreira, Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAN. Este departamento foi o primeiro a propor a criação de um Núcleo de Pesquisa de História de Enfermagem Brasileira-NUPHEBRAS.
O Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da EEAN foi o segundo a propor a criação de dois Núcleos de pesquisa em Enfermagem, um dirigido à Saúde da Mulher (NUPESM) e outro à Saúde da Criança (NUPESC), estas iniciativas sob liderança da Titular do DEMI.
O NUPESM e o NUPESC representam grandes conquistas do Departamento e consequentemente verdadeiros desafios, que incentivaram aos docentes e alunos para avançar no processo da socialização, no plano das idéias e das ações na inter-relação do ensino-assistência-pesquisa.
PROJETOS DE PESQUISA-BASE
O NUPESM, à época da implantação, teve como base seis projetos do Curso de Mestrado e quatro do curso de Doutorado, perfazendo um total de dez projetos. No momento, aproveitando a inserção no Departamento de uma professora Visitante, a Drª Lana Lage da Gama Lima (Historiadora, Profª Adjunta da UFF-Aposentada), estamos com um plano de trabalho que contempla três aspectos fundamentais: recadastrar todos os projetos inscritos; realizar um documento que contemple o estudo sobre linhas de pesquisa e promover pesquisas que caracterizem projetos integrados à perspectiva de desenvolver grupos de pesquisadores docentes, profissionais da área, alunos (graduação e pós-graduação) e de outros profissionais interessados nos estudos sobre a saúde da mulher.
Os projetos de pesquisa inscritos no núcleo, no momento, dizem respeito à autoria de: docentes da EEAN/UFRJ (6), EEAP/UNI-RIO(2), e da EE/UFF (2); de alunos de graduação: IC e PIBIC/CNPq (10) e do PCI XIII B (monografia de conclusão decurso); de alunos de pós-graduação: especialização (15); mestrado (6); doutorado (4).
Desses projetos aproximadamente 50% já concluíram seus relatórios e 50% encontram-se em desenvolvimento. Cabe enfatizar, também, que os projetos dos docentes da EEAN/UFRJ encontram-se devidamente aprovados pelo CEPG e que aproximadamente 04 contaram com financiamento do CNPq, um da SR-2 e um da FAPERJ.
PROJETOS -BASE PARA CRIAÇÃO DO NUPESM
PROJETOS DO CURSO DE MESTRADO
AUTORA: Antonia Lúcia Marins.
PROJETO: A gestação na adolescência: uma abordagem compreensiva.
AUTORA: Ivone Evangelista Cabral
PROJETO: Ser mãe e a redescoberta do saber na estimulação natural da criança.
AUTORA: Hellen Campos Ferreira Scultori da Silva.
PROJETO: Programa de Ensino de Enfermagem Obstétrica: análise dos marcos estruturais.
AUTORA: Elizabeth Pimenta Araújo Paz.
PROJETO: O significado de ser mãe cuidando da saúde de seu filho lactente.
AUTORA: Kátia Sydronio de Souza.
PROJETO: A expressão do peito: uma tentativa de compreender as diferentes formas de expressar dificuldades de amamentar.
AUTORA: Sônia Mara Faria Simões.
PROJETO: O ser parturiente: um enfoque vivencial.
PROJETOS DO CURSO DE DOUTORADO
AUTORA: Ivis Emilia de Oliveira Souza.
PROJETO: O desvelar do ser gestante diante da possibilidade da amamentação.
AUTORA: Maria Antonieta Rubio Tyrrell
PROJETO: Programas nacionais de saúde materno-infantil: impacto político-social e inserção da enfermagem.
AUTORA: Regina Lúcia Mendonça Lopes.
PROJETO: O avesso da prevenção do câncer cérvico-uterino- o exsistir feminino sob a ótica da enfermagem.
AUTORA: Rosângela da Silva Santos.
PROJETO: Ser mãe de uma criança especial: do sonho à realidade.
REGULAMENTO DO NUPESM
O regulamento do NUPESM dispõe nos Art. 1º e 2º sobre sua finalidade e atividades; nos Art. 3º e 4º definem-se a organização e funcionamento; nos Art. 6º, 7º e 8º regulamenta-se sobre os membros e suas categorias, especificando deveres e direitos; no Art. 9º determina-se sobre patrimônio e a manutenção do NUPESM, e no 10°, 11º, 12° e 13° decide-se sobre os membros fundadores, as modificações no regulamento, atuação nos casos omissos e por fim entrada em vigor do regulamento.
APROVAÇÃO DO REGULAMENTO PELOS COLEGIADOS.
O regulamento do NUPESM foi aprovado pelo Corpo Deliberativo do DEMI em 17/10/93; pelo CPGPEn em 05/11 /93 e pela Congregação em 12/11/93.
O destaque neste aspecto corresponde ao registro da aprovação do seu regulamento em sessão solene da Congregação por ocasião do encerramento do I evento promovido pelo NUPESM, que tratou, na modalidade de Seminário sobre, "A saúde da mulher e a condição feminina". Realizado de 08 al2/11/93, permitindo a participação de todos os membros inscritos além dos Conselheiros da Congregação, este evento contou com o apoio do CEDIM/ RJ, ABENFO/Nacional e da Seção RJ, PAISM/SMS/RJ, COREN/RJ, da COMIN/MS, da OPAS/OMS e das Escolas de Enfermagem do RJ.
SERVIÇOS PRESTADOS
O NUPESM oferece os seguintes serviços:
- promover a criação e desenvolvimento de linhas de pesquisa, planos e programas de pesquisa em diferentes abordagens metodológicas sobre a saúde da mulher;
- instituir grupos de reflexão sobre a situação de saúde da mulher no Brasil;
- formar grupos interdisciplinares de estudos sobre as condições de vida e saúde da mulher numa abordagem epidemiológica;
- acompanhar a dinâmica dos movimentos das mulheres na defesa de seus direitos de cidadania e da fiscalização da política governamental e das práticas de assistência à saúde e afins;
- estabelecer mecanismos de intercâmbio com órgãos nacionais e internacionais de defesa de situação da mulher;
- formar grupos multiprofissionais, com participação de enfermeiros docentes e assistenciais e alunos para o desenvolvimento de atividades de ensino e extensão sobre a saúde da mulher, questão de gênero e condição feminina;
- promover atividades técnico-científicas, culturais e artísticas sobre a matéria de sua competência;
- organizar registro e memória que possibilitem dispor de informações sobre as atividades de saúde vinculadas à mulher no plano nacional e internacional;
- divulgar e publicar informações e resultados de atividades e de projetos de pesquisa do núcleo;
- contribuir para a construção de identidade feminina.
ATIVIDADES REALIZADAS
O plano de ação da atual Diretoria tem promovido, dentre outras, as seguintes atividades:
- seminários sobre "Saúde da Mulher e Condição Feminina". Até o momento foram dois seminários, em nível Estadual, financiados pela OPAS, SMS/RJ, das Entidades de Classe e IES de Enfermagem;
- recadastramento de projetos e sócios;
- captação de novos sócios e pesquisadores (docentes, alunos e outros profissionais);
- banco de dados dos atuais sócios e dos projetos;
-reorganização do acervo de obras (400) e de artigos científicos da área;
- implantação de nova modalidade de ensino, para alunos da graduação, através da disciplina eletiva "Política e problemática da assistência à saúde da mulher", com 22 alunos inscritos, ministrada às quintas-feiras, de 17:30 às 19:30h;
- implantação de disciplina eletiva para mestrados e doutorandos sobre "Problemática, métodos e fontes da pesquisa em história de saúde da mulher", a cargo da Profª Visitante do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, Drª Lana Lage da Gama Lima, Historiadora, Profª Adjunta do Departamento de História da UFF (aposentada). Esta disciplina é ministrada às quintas-feiras, de 13:30 às 17:30h, e tem aproximadamente 15 alunos inscritos (regulares e especiais);
- desenvolvimento de três linhas de pesquisa oferecidas pelos cursos de mestrado e doutorado com destaque para os "Estudos comparativos de saúde da mulher e da criança na perspectiva latino-americana";
- estudos para aprofundar a determinação de linhas específicas de pesquisa;
-participação efetiva no "Pesquisando em Enfermagem" promovido pelo NUPHEBRAS, através de: incentivo à apresentação de trabalhos científicos e pesquisas, e oferecimento de um troféu "Placa Alusiva ao Primeiro Prêmio-NUPESM" (de acrílico) e Diplomas de Menção Honrosa" para o segundo e o terceiro lugar. Um membro da Diretoria do NUPESM participa da Comissão Julgadora.
PERSPECTIVAS DE TRABALHO
As perspectivas de trabalho do NUPESM para o ano de 1997 dizem respeito principalmente: a) registro do NUPESM na Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos e posteriormente na Rede Internacional; b) continuar fortalecendo as atividades programadas; c) ampliar a informatização e infra-estrutura do NUPESM (já contamos com um computador e uma impressora); d) intensificar a divulgação dos serviços que o núcleo oferece para consulta de documentos e bibliografia específica; e) formar grupos de reflexão; f) promover sessões de estudos específicos sobre gênero e identidade feminina, que pensamos denominar de "Encontros e Desencontros" e g) elaborar um boletim informativo.
Desde a criação do NUPESM, emergiram três Linhas de Pesquisas, a partir do desenvolvimento de pesquisas e de orientação de mestrandos e doutorandos por professores doutores que compõem a Diretoria do Núcleo. Tem-se, deste modo, mais três Linhas de Pesquisas em desenvolvimento e as Ementas correspondentes são apresentadas a seguir:
EMENTAS DAS LINHAS DE PESQUISA DO NUPESM.
LINHA I
POLÍTICA DE SAÚDE DA MULHER E MODELOS DE ASSISTIR E ENSINAR EM SAÚDE DA MULHER.
As políticas de Saúde da Mulher, suas determinações históricas e condicionamentos socioeconómicos e culturais. Os modelos de assistência em saúde da mulher e os programas especiais. Fundamentos teóricos e práticas operacionais. O ensino de enfermagem em saúde da mulher: Fundamentos filosóficos e práticas curriculares. A dinâmica entre as propostas governamentais e as necessidades e demandas sociais.
Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell.
LINHA II
O COTIDIANO DE SAÚDE DA MULHER: EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS.
A mulher enquanto pessoa diante dos fatos e dos fenômenos do cotidiano, vivências e experiências e as questões da saúde e doença. Discussão da problemática compreensiva. Reflexos e reflexões para a Enfermagem e para a área de Saúde.
Profª Drª Ivis Emilia de Oliveira Souza.
LINHA III
A MULHER E A MATERNIDADE EM SITUAÇÕES ESPECIAIS.
Questões teóricas e conceituais da maternagem. Reflexões sobre as condições inerentes às situações especiais envolvendo mãe e filho. Compreensão dos distúrbios mais frequentes da maternagem. Concepções educacionais e psicossociais da maternidade. Reflexões sobre anormalidades no período perinatal.
Profª Drª. Rosângela da Silva Santos.