ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Volume 1, Número 3, Set/Dez - 1997

A motivação para realizar este trabalho resulta de nossas experiências como enfermeiras docentes do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/ UFRJ.

Quando iniciamos nossas atividades docentes no referido Departamento, a partir do final da década de 80, chamava-nos a atenção as frequentes menções à professora Maria Dolores nas reuniões do Corpo Deliberativo quando referiam-se à dedicação, responsabilidade, compromisso, capacidade na organização do serviço e, nas relações acadêmicas. Além disso, seu nome sempre era lembrado para compor bancas de avaliação de desempenho dos professores deste e, dos demais departamentos da Escola, mesmo depois de sua aposentadoria.

Outrossim, é sempre com grande alegria que recebemos suas visitas apaixonadas à Escola, e em particular ao Departamento de Metodologia, com um sorriso aberto, distribuindo palavras de carinho e otimismo, solicitando-nos que lutemos com amor e capacidade pelo nosso Departamento, pela Escola e pela Enfermagem.

Sabemos o quanto é importante conhecer a história para compreender o presente. Desta forma, agraciadas pelo solene momento de homenagem à nossa Emérita Professora Maria Dolores, buscamos fazer um levantamento preliminar dos dados referentes à trajetória da referida mestra na Escola de Enfermagem Anna Nery, identificando sua contribuição para a história desta Escola e da Enfermagem Brasileira.

Os dados utilizados para o estudo provêm de fontes primárias, as quais relacionam-se a: "Curriculum Vitae" da Professora Maria Dolores; parecer elaborado pela Professora Shirley Correia a Costa por ocasião da proposta de solicitação de Concessão do Título de Professora Emérita na egrégia Congregação da Escola de Enfermagem Anna Nery, em 14/05/91; discurso realizado pela Professora Vivina Lanzarini de Carvalho, na posse do título de Professora Emérita; plano de Atividade Docente do Departamento de Metodologia da Enfermagem da EEAN/UFRJ, de 1974 à 1979. Além de outras fontes coletadas no acervo do Centro de Documentação da EEAN/UFRJ.

 

O INÍCIO DA ENFERMAGEM - O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Em 1945 Maria Dolores Peregrino de Freitas Lins, aos 24 anos inicia o Curso de Enfermagem na Escola Anna Nery, da Universidade do Brasil.

Enquanto aluna de Enfermagem, traçava características de que seria grande enfermeira. De acordo com o Relatório Mensal da Experiência Prática de Setembro/1946, recebeu o conceito excelente em todos os itens do referido relatório, avaliado pela Enfermeira Zilah Pereira de Araújo que diz: "Dotada de grande espírito de zelo, dedicação, cooperação, possui ainda muitas qualidades que deixo de enumerar. Delica-

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, Maria Dolores Lins de. Curriculum Vitae. 1990.

CARVALHO, Vivina Lanzarini de. Discurso de posse do Título de Professor Emérito apresentado na Sessão Solene da Assembléia Universitária na Escola de Enfermagem Anna Nery em 04 de setembro de 1992.

COSTA, Shirley Correia da. Parecer sobre a proposta de concessão do Título de Professor Emérito à Professora Dr5. Maria Dolores Lins de Andrade à egrégia Congregação da Escola de Enfermagem Anna Nery em 14 de maio de 1991.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Escola de Enfermagem Anna Nery. Centro de Pesquisa e Documentação. Pasta de documentos referentes à Professora Maria Dolores Lins de Andrade.

 

TRIBUTO A PATATIVA

DO NORDESTE

Costumamos lembrar do calor do sol

Nas noites frias de inverno...

Dos campos floridos

Nas manhãs de outono...

Da vida...

No instante da morte.

Num mundo onde poucos corações sobrevivem...

A esperança, esposa do desejo, vê, no trabalho, seus sonhos realizados...

Noites mal dormidas é o preço a ser pago...

E o amor, às vezes, negligenciado da família... dos amigos... mas nunca dos desafortunados...

E a existência contabilizada nos dias...

E a repetição dos atos... comer... dormir. .. andar... respirar... sistematizar...

Onde gestos desaparecidos do momento no povir para sempre serão lembrados...

Dolores... que deveria chamar-se " das Dores",

No prefácio da história do cuidar, fez-se eternizar...

E o exemplo da dedicação, do carinho, do amar, do ensianar...

O Norte e o Sul te reverenciam...

Todos te queriam...mas és filha do Nordeste...

força... vontade... Inspiração...

Patativa, és ave rara que nunca se cala...

Se o mundo tem uma existência linear.

Tu serás sempre atemporal...

Tuas realizações no ontem se refletem no hoje e continuarão a mudar o amanhã...

Ex-aluna...Ex!? Por que? Pois serás sempre passado, presente e futuro...

 

Prêmio oferecido pela Associação de Ex-alunas da Escola de

Enfermagem ANNA NERY/ UFRJ em 18/06/97. Comemoração do dia da ex-aluna.

 


Maria Dolores Lins de Andrade Professora Emérita da UFRJ

 

In Memoriam:

? 03 de março de 1921

+ 15 de setembro de 1997.

 

Alunas do Curso de

Graduação em

Enfermagem e Obstetrícia da EEAN / UFRJ.

Elinalda Cristiana Bomfin de Campos
Rosane Macedo de Souza
Verônica Santos Albuquerque

 

1. Prêmio Profª Maria Dolores Lins de Andrade - categoria docente - Associação de Ex-Alunas da EEAN/UFRJ 18 de junho de 1997

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1