Notícias
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem completa 20 anos
Volume 1 , Número 1 , Jan/Abr - 1997
EDITORIAL
Maria Cecília Cordeiro Pedro
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 7-8
ARTIGOS
2 - A Enfermagem Moderna no Brasil
Mrs. ethel parsons
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 9-24
Vilma de Carvalho
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 25-41
O trabalho expressa um ponto de vista crítico sobre a enfermagem de saúde pública como prática social. É um estudo reduzido em três partes principais: um pouco de história da enfermagem moderna e da enfermagem de saúde pública; a enfermagem moderna no Brasil, contexto para a enfermagem de saúde pública; e uma discussão sobre saltos evolutivos e outras questões do modelo educacional da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A autora ressalta significados - marcos ou fronteiras -desse modelo de formar enfermeiras(os), numa visão de saúde pública e em que pese o papel da mulher na sociedade.
4 - Na Emergência das Águas As enfermeiras Anna Nery (re) tomam sua história o caso do HESFA
Nébia Maria A. de Figueiredo; Vilma de Carvalho; Isabel Rosa dos Santos
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 43-51
Trata do resgate histórico da retomada do Hospital Escola São Francisco de Assis pelas professoras da Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN/UFRJ, em 1988, quando a Cidade do Rio de Janeiro foi inundada pelas chuvas, resultando em desabrigados e pânico na população. A implantação de um MODELO ASSISTENCIAL inovador, pensado pelas docentes, manteve a Escola à frente da administração do hospital, criando um fato sem precedente para a enfermagem brasileira e um espaço político para a EEAN dentro e fora da Universidade.
5 - A Enfermagem e as Políticas de Saúde
Maria Cecilia Puntel de Almeida
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 53-62
A autora faz uma explanação mostrando a importância das articulações sociais que se estabelecem entre as prática de enfermagem (ensinar, pesquisar e fazer enfermagem) e as políticas de saúde. Estas relações são dialéticas e permitem compreender os avanços e os limites para refazê-los e transpô-los. Mas esta postura de abertura da profissão para o mundo político-social é muitas vezes negada pelos profissionais da saúde e da enfermagem, o que limita a compreensão do direito à cidadania. Conclui apontando os espaços e situações possíveis de atuação dos enfermeiros com vistas à retificações e mudanças.
Palavras-chave: Nursing, Health Policies
6 - O Desafio de Ensinar a Cuidar na Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery
María José Coelho María; Tereza Coimbra de Carvalho; Maria da Conceição Gonçalves
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 63-70
O presente artigo descreve os desafios de ensinar a cuidar e o desenvolvimento curricular com uma proposta de formação de enfermeira(o) crítica(o) reflexiva(o), criativa(o) e inovadora(o). Oferece uma visão quanto aos vários desafios a serem superados no cotidiano da Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem e Corpo Discente da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desafios como a crise da educação no país; conexão primeiro, segundo e terceiros graus; dupla jornada estudo-trabalho; acadêmicos de enfermagem estrangeiros vindos de realidades educacionais, sociais e culturais tão diferentes da brasileira, entre tantos outros a serem superados.
7 - Pós-Graduação limites, possibilidades e estratégias rumo à excelência
Laura Tavares Ribeiro Soares
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 71-77
Este artigo apresenta as principais estratégias que vêm sendo adotadas pela pósgraduação da Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, situando-as em relação àquelas apontadas recentemente para a pósgraduação brasileira. Constata-se que a EEAN não apenas já vem utilizando algumas das estratégias recomendadas para a solução de problemas cruciais da pósgraduação como, em alguns casos, encontra-se mais avançada, tendo encontrado soluções originais para alguns desses problemas. São também evidenciadas algumas limitações características da atual etapa de desenvolvimento da pós-graduação na Enfermagem em geral, e a EEAN não é excessão, que ainda tem como tarefa central a capacitação dos seus próprios docentes. Finalmente, é destacada a falta de incentivo, sobretudo na área da pesquisa, por parte dos órgãos nacionais de fomento e a particular importância do seu apoio para os chamados "grupos emergentes", entre os quais a Enfermagem se inclui.
Palavras-chave: Pos-graduation, Nursing, University.
8 - O Curso de Doutorado em Enfermagem da EEAN/UFRJ Criação, desenvolvimento e tendências
Suely de Souza Baptista; Ivis Emilia de Oliveira Souza; Jussara Sauthier
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 79-85
Este trabalho visa a analisar o desenvolvimento do curso de doutorado em enfermagem da EEAN/ UFRJ, iniciado em 1989. Os seminários de avaliação dos cursos de pós-graduação e a adoção de um sistema contínuo e diversificado de avaliação dos alunos vêm contribuindo para este desenvolvimento. À ampliação gradativa do número de vagas somam-se medidas para a melhoria da qualidade do ensino, incluindo a estratégia de integração das disciplinas obrigatórias mediante a participação de mestrandos e doutorandos, a articulação da pós-graduação com a graduação, a criação de Núcleos de Pesquisa e de uma Secretaria de Apoio à Pesquisa e a redefinição da ocupação da área física. Observam-se reflexos dessas medidas no nível de qualidade, de bom para ótimo, das teses produzidas.
9 - Curso de Mestrado da EEAN/UFRJ retrospectiva, desenvolvimento e inovações
Rosângela da Silva Santos; Ligia de Oliveira; Viana Isabel Cristina dos Santos Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 87-91
O artigo trata do desenvolvimento do Curso de Mestrado da EEAN/ UFRJ, no trênio 1994 a 1996. Enfatiza as modificações ocorridas no Processo de Seleção, estratégias pedagógicas e avaliação do Curso. Ressalta que as estruturações sucessivas proporcionaram resultados positivos tais como: redução do período do curso, aumento significativo do número de dissertações defendidas, como também fortalecimento das linhas de pesquisa.
Palavras-chave: Nursing. Master's Program.
10 - A Pós-Graduação em Enfermagem "Lato Sensu"
Tânia Cristina Franco Santos; Maria José de Sousa Silvia;Tereza Carvalho de Araújo
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 93-97
O presente trabalho tem como objetivo descrever alguns aspectos inerentes aos cursos de pós-graduação "lato sensu" desenvolvidos pela Escola de Enfermagem Anna Nery. Utilizamos, como fonte de pesquisa, regulamentos, relatórios dos cursos de especialização e atualização e o relatório do I Seminário sobre as vivências, experiências e perspectivas dos professores acerca dos Programas de Pós-Graduação "Lato Sensu". O estudo ofereceu uma visão abrangente das atividades desenvolvidas pela pós-graduação "lato sensu", numa visão retrospectiva.
Palavras-chave: graduate program; nursing; teaching
11 - Núcleo de Pesquisa de Historia da Enfermagem Brasileira (Nuphebras)
Isabel Cristina dos Santos Oliveira; Lucia Helena Silva Corrêa Lourenço; Tânia Cristina Franco Santos
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 99-102
O presente artigo ressalta a criação e as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira, do Departamento de Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Destaca a integração graduação / pós-graduação, a participação do Núcleo em eventos, o acervo bibliográfico e o intercâmbio com o Centro de Documentação.
Palavras-chave: Nursing, History, Nucleus of Research
12 - Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Mulher (NUPESM)
Maria Antonieta Rubio Tyrrell; Rosângela da Silva Santos; Ivis Emilia de Oliveira Souza; Lana Lage da Gama Lima
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 103-110
Este artigo apresenta a experiência de origem e desenvolvimento de um Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Mulher, contextualizado o movimento de expansão dos cursos de Pós-Graduação "stricto-sensu" Mestrado e Doutorado na urgência e consolidação de medidas inovadoras no ensino desses programas. Descrevem-se os requisitos básicos para sua criação e aprovação bem como os serviços prestados. Por fim registram-se as perspectivas de trabalho e pesquisas.
Palavras-chave: Nucleus of Investigation, Woman Health, Nursing of Investigation.
13 - Central de Eventos Científicos e Culturais da EEAN/UFRJ: Relato de experiência
Ivone Evangelista Cabral; María Catarina Salvador da Motta; María da Soledade Simeão dos Santos
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 111-118
Ao longo da existência da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), sempre foi preocupação do seu corpo docente formar cidadãos para atender às necessidades de saúde da população, como também qualificar enfermeiros(as) para oferecer qualidade de assistência àqueles que dependem de seus cuidados. Regularmente, os departamentos que compõem esta Unidade vêm oferecendo cursos de especialização e de curta duração de natureza interdisciplinar. Ao mesmo tempo em que existe uma busca por esses eventos, a Unidade amplia o suporte de infra-estrutura para atender a essa demanda, visando a promover o retorno de seus usuários. A direção da EEAN, gestão 1994-1997, já em setembro de 1994 discutia e aprovava nos colegiados internos a criação da estrutura da Central de Eventos como um setor administrativo-académico de interface com a comunidade de enfermagem.
Palavras-chave: Events organization, Interdisciplinarity, Quality of assistence Tese Tyrrell
RESUMO DE TESE
14 - Programas Nacionais de Saúde Materno-Infantil Impacto-social e inserção da enfermagem
Maria Antonietã Rubio Tyrrell
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 119-134
O estudo da temática, através de uma abordagem qualitativa, põe em evidência as principais questões relacionadas com o papel do Estado, da mulher e da enfermagem na formulação dos problemas de Saúde Matermo-Infantil (PSMI) no período de 1970 a 1985. A evolução dos PSMI é relacionada às diferentes conjunturas econômicas e políticas que explicam essas propostas governamentais. Nesta abordagem - no plano conceituai - o movimento das mulheres desempenhou um papel fundamental. Quanto à enfermagem, esta foi caracterizada numa concepção de "execução" de tarefas onde a área de atuação da enfermeira foi limitada. Apesar dos avanços conceituais que emergem dos eventos técnico-científicos, a enfermagem, na área materno-infantil, foi limitada por condições históricas que impediram sua expansão e fortalecimento.
Palavras-chave: Programs of Health, Politics of Nursing, Nursing and Society
15 - O Desvelar do Ser-Gestante Diante da Possibilidade de Amamentação
Ivis Emilia de Oliveira Souza
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 135-142
A temática deste estudo focalizou a amamentação enquanto fenômeno situado no ser gestante. A experiência de orientar gestantes sobre aleitamento materno durante o acompanhamento pré-natal foi o ponto de partida da minha investigação. Assim, meu objetivo foi compreender o evento, mostrando que se trata de um fenômeno e que, enquanto tal, é uma possibilidade do campo existencial. O caminhar na trajetória fenomenológica, utilizando como respaldo o referencial filosófico de Martin Heidegger, oportunizou desvelar este fenômeno. Os depoimentos obtidos permitiram-me captar o significado atribuído pelas gestantes à amamentação. A compreensão da temática envolveu o ser na dimensão do existir e o poder-ser como inerente à existência. Neste sentido foi possível refletir e tecer considerações àcerca da amamentação na assistência de enfermagem pré-natal, com base em uma abordagem compreensiva que valoriza o humano nesta experiência.
Palavras-chave: Breastfeeding, Practice nursing, Pregnant women, Nursing Philosophy.
Florence Romijn Tocantins; Elvira De Felice Souza
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 143-159
A pesquisa teve por objetivo compreender o significado de necessidade no contexto assistencial do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde. Optou-se por uma trajetória que possibilitasse o desvelar deste significado a partir da inter-relação dos significados conferidos por aqueles obrigatoriamente envolvidos -o cliente e o enfermeiro, mediante o referencial teórico-metodológico proposto por Alfred Schutz. A análise comparativa entre os dois tipos constituídos possibilitou identificar que, enquanto o cliente apresenta como necessidade o pronto-atendimento para um problema de saúde vivenciado, o enfermeiro orienta a sua assistência para necessidades epidemiologicamente concebidas. Esta não reciprocidade de perspectivas conduziu a algumas considerações tendo em vista a adequação das ações do enfermeiro às necessidades assistenciais da população.
Palavras-chave: Needs and Health Services Demands, Nurses, Nursing Philosophy.The Primordia of Modern Nursing in Br
ARTIGOS
17 - Os primórdios da Enfermagem Moderna no Brasil
Ieda de Alencar Barreira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(1): 161-176
Este trabalho apresenta as circunstâncias do advento da enfermagem moderna no Brasil, no início do século, no Rio de Janeiro, então capital federal, sob a égide da saúde pública e da enfermagem norte-americana, no bojo da Reforma Sanitária de 1920, cujas diretrizes significam uma ruptura com a política de saúde anterior; analisa os fundamentos sobre os quais se iniciaram o ensino e a prática da enfermagem moderna em nosso país, no interior do recém-criado Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), sob a influência política e ideológica norte-americana e o papel aí atribuído à enfermeira de saúde pública; discute ainda a formação e a reprodução desse novo agente em uma escola de enfermeiras.
Palavras-chave: History of Nursing, Relations of Gender, Teaching of Nursing