ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Volume 1, Número 1, Jan/Abr - 1997

O texto, em fac-simile que se segue, sobre a implantação da enfermagem moderna no Brasil, foi extraído da publicação "Archivos de Hygiene: Exposições e Relatórios", de autoria de Ethel Parsons, Superintendente Geral do Serviço de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, com 21 páginas. Encontra-se arquivado no Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery, Módulo A, caixa 01, documento 16.

 

 

No anno de 1921, começaram os medicos do Departamento Nacional de Saude Publica a se aperceberem da grande necessidade de enfermeiras de saude publica que pudessem auxiliar o desenvolvimento das diversas actividades do Departamento, por meio de cuidados de vigilancia a doentes em tratamento nos dispensarios pertencentes ao Governo, no Rio de Janeiro. Foi durante esse anno que o Dr. Carlos Chagas, Director Geral do Departamento Nacional de Saude Publica, visitou os Estados Unidos, tendo pedido ao International Health Board a sua cooperação e auxilio para que se pudesse estabelecer um serviço de enfermeiras de saude publica que viesse preencher as prementes necessidades das diversas Inspectorias do Departamento.

Attendendo a esse pedido, o International Health Board proporcionou ao Governo Brasileiro os serviços de um de seus membros para que fizesse um estudo da situação e recommendasse um programma a seguir. Ficou reconhecido, com toda a razão, que as condições locaes teriam grande influencia na forma da organização da enfermagem de saude publica, pois que em qualquer communidade torna-se sempre necessária uma certa adaptação aos seus methodos de ensino. Paiz algum, com as suas tradições especiaes, preconceitos e necessidades, pode acceitar, sem modificação, os planos de um outro paiz. No entretanto, assim como ha umas tantas necessidades e condições communs a todos os paizes civilizados, assim também ha uns tantos principios fundamentaos indispensáveis a toda organização que offereça um cuidado de enfermagem capaz, aos doentes, assim como á conservação da saude de todos os membros da communidade, sem attender á raça, religião, ordem ou situação economica.

O primeiro passo para a adaptação do systema norte-americano, no Brasil, foi o estabelecimento de um Serviço de Enfermeiras no Departamento Nacional de Saude Publica, de igual categoria ás Inspectorías do Departamento e abraçando todas as actividades de enfermagem. Notamos especialmente que, comquanto sejam communs, nos Estados Unidos, as inspectorías de enfermeiras de saude publica, em Departamentos de Saude Estaduaes, o Brasil foi o primeiro paiz do mundo que estabeleceu essa inspectoría em um Departamento de Saude Nacional. Esse facto deu ensejo a muitos commentaries no extrangeiro, e desde então, diversos paizes Europeus seguiram o exemplo do Brasil.

Concepção norte-americana, a enfermeira de saude publica, tomou-se a figura central na lucta sanitaria mundial. Entre as grandes iniciativas partidas dos Estados Unidos no século XX, o Dr. William Welch, Director da Escola de Hygiene e de Saude Publica, na Universidade Johns Hopkins, colloca-a em segundo logar, cabendo o primeiro ao Canal de Panamá. «E», diz Dr. C. E. A. Winslow, «a saude é muito mais do que um simples assumpto para estudo impessoal. Tratando-se da alimentação, repouso, ar puro e recreio, de que carece o individuo, as doutrinas sanitarias teem valor principalmente quando reforçadas pela contribuição individual. Isso se verifica principalmente entre os que não teem grande educação. Era necessário achar-se um instructor sanitario, - tendo esse sido encontrado na enfermeira de saude publica». Grande parte da utilidade da enfermeira está na sua aptidão em ensinar por demonstração. Tratando verdadeiramente do doente e dando-lhe conforto com suas proprias mãos, a enfermeira transmitte-lhe os beneficios adquiridos em sua experiencia hospitalar, ensinando, por exemplos, preceitos e palavras, as lições indispensáveis de hygiene e de prevenção contra as molestias, o que significa a perpetuação de uma raça sadia.

A enfermeira capitaliza também a reacção emotiva de gratidão para um serviço a prestar, sabendo que d'ora avante prestar-se-á mais attenção ao seu ensino sanitario, por ter ella podido prestar um verdadeiro auxilio e conforto na occasião da necessidade ou crise na familia.

Os medicos brasileiros e as autoridades comprehenderam, desde o inicio, que o elemento essencial de successo para um projecto que pudesse satisfazer ás suas necessidades, era a obtenção de um pessoal bem preparado, estando o valor da enfermeira, em um programma de saude publica e em uma communidade, na proporção da sua educação e preparo. Não havendo, no Brasil, escolas de enfermagem com o preparo adequado para esse trabalho, o primeiro e evidente passo a se dar era a installação e organização de um curso de instrucção adequado, e, com esse fito, resolveu-se estabelecer tal escolha em um annexo do Hospital São Francisco de Assis (mais tarde Hospital Geral de Assistência) que então se achava em construcção.

Com o mais alto idealismo, verdadeiro sentimento de patriotismo e uma clara visão das possibilidades no futuro desenvolvimento da profissão de enfermeiras no Brasil, resolveu o Dr. Carlos Chagas, immediatamente, que a Escola deveria ser estabelecida de accordo com os mais elevados e reconhecidos padrões do mundo. Previu que, com esse emprehendimento, o paiz poderia obter o serviço imprescindível de enfermeiras habilitadas. Também previu que, para as moças brasileiras, seria essa uma opportunidade de um grande serviço á Patria, tendo ellas, pelo allivio que trazem aos que soffrem, uma opportunidade de dedicação, que lhes traria farta mésse de satisfação espiritual. Desde o principio, resolveu só acceitar para a Escola de Enfermeiras alumnas com os mais elevados requisitos pessoaes, que tivessem diploma de Escola Normal ou uma educação equivalente.

Havendo necessidade de uma direcção para essa Escola, e devendo o ënsino da technica de enfermagem ser feito por enfermeiras, foi ainda pedida a cooperação do International Health Board, tendo-se concordado na collocação de um corpo de enfermeiras americanas contractadas, servindo uma como directora, e as outras como instructoras de enfermagem theo-rica e pratica, assim como enfermeiras-chefes de enfermarias, na nova escola.

Emquanto o International Health Board tratava, em Nova York, da selecção e collocação dessas enfermeiras, o trabalho do hospital ia sendo apressado. Comquanto o plano despertasse muito interesse, muitos brasileiros ainda tinham duvidas quanto ao successo por ser o projecto de uma Escola de Enfermeiras aventura nunca experimentada na America Latina, com excepção de Cuba. Interessar-se-iam suficientemente as senhoras brasileiras, das melhores camadas sociaes, pela nova profissão, para consentirem em deixar as suas casas e seguirem o interessante, comquanto difficil, preparo exigido? A exaltação e a satisfacção espiritual que cabem a uma enfermeira pela sua parte no allivio do soffrimento e na salvação de vidas, ainda lhes eram desconhecidas. Não havia negar que o preparo teria de ser penoso e exigente, pois que tratando-se de vida e de morte, o cumprimento rigoroso de uma disciplina, militar em sua conscienciosa exactidão, é necessário.

Os fundos existentes para a Escola de Enfermeiras eram extremamente limitados, e tanto por motivos financeiros como de prudencia, achou-se preferível começar com modestia. Alugou-se uma pequena casa, ao lado do hospital, a qual, com algumas modificações, foi adaptada para uso de salas de aulas e residencia do corpo de enfermeiras diplomadas e 16 alumnas.

Devido ao problema premente de se obterem, o mais depressa possivel, enfermeiras para trabalharem no campo de saude publica, o curso foi reduzido ao tempo mínimo (dois annos e quatro mezes), sendo delineados os programmas tanto para o trabalho theorico como pratico. Para o recrutamento de alumnas, fez-se activa propaganda pelos jomaes, revistas, radio, conferencias a pequenos grupos, assim como um cortejo da Historia de Enfermeiras, de grande effeito.

Entretanto, os chefes das Inspectorías do Departamento Nacional de Saude Publica mostravam-se impacientes com a demora. Havia grande necessidade de cuidados de vigilancia aos doentes que frequentavam os diversos consultorios e dispensários, achando os medicos de saude publica impossivel esperarem ainda dois annos antes de poderem obter esse serviço. Com um enthusiasmo declarado por um projecto que elles tinham certeza daria bons resultados, haviam empregado anteriormente 40 senhoras para visitarem, a domicilio, os doentes-dos dispensarios. Essas moças não haviam tido preparo algum, e por mais fiéis e conscienciosas que fossem, e por mais que se esforçassem, os resultados de seu trabalho não haviam sido satisfactorios para os seus chefes. Afim de attender a essa necessidade immediata, e para melhorar o serviço já existente, resolveu-se, como medida temporaria, dar a essas senhoras já empregadas, um «Curso de Emergencia de Seis Mezes para Visitadoras de Hygiene». Ficou subentendido que, comquanto esse curso fosse inteiramente insufficiente, sempre daria pequenas noções a essas moças, creando-se um serviço mais uniforme, não as preparando, no entretanto, para prestarem os serviços de elevado padrão, que eram desejados .

Foram pedidas enfermeiras que tivessem preparo e experiencia de saude publica, para servirem de instructoras na technica da enfermagem de saude publica, e de enfermeiras-chefes no campo de acção. Mais uma vez foi solicitada a cooperação do Internacional Health Board, tendo sido escolhidas e enviadas para o Brasil, sete enfermeiras de saude publica americanas, cuidadosamente preparadas e com grande experiencia, para servirem como instructoras e como enfermeiras-chefes das respectivas zonas, sendo uma para o serviço de doenças venereas. Das 40 alumnas admittidas a esse curso, 27 receberam certificados, e foram designadas para os districtos.

Emquanto isso, iam sendo completadas as modificações no hospital e no edifício que serviría para a Escola de Enfermeiras. A directora da Escola' e as enfermeiras-instructoras chegaram dos Estados Unidos, sendo a escola inaugurada a 19 de Fevereiro de 1923, com 13 alumnas internas.

Esse numero era realmente pequeno demais para que se pudesse, depois de 2 annos e 4 mezes de estudos, pensar em attender ás necessidades da intensa frequência nos dispensários. Afim de se procurar satisfazer aos pedidos cada vez mais insistentes dos inspectores, resolveu-se fazer, concorrentemente a esse curso (que confere o diploma de enfermeira), um Curso de Emergencia de dez mezes para Visitadoras de Hygiene, conferindo um certificado, tendo a alumna o privilegio de contar esses dez mézes para o curso de enfermeiras, caso desejasse, mais tarde, completar o curso mais longo, para obter o seu diploma.

Posteriormente, attendendo ás necessidades constantes e urgentes, esse curso de emergencia de dez mezes foi repetido mais duas vezes, tendo sido matriculadas, nos 3 turnos, 60 alumnas. Algumas das mais intelligentes, comprehendendo logo não ser completo o curso de emergencia, pediram para serem transferidas para a Escola de Enfermeiras, antes de receberem os seus certificados. Dezenove alumnas completaram esses cursos, sendo designadas para os districtos como visitadoras de hygiene.

Esse processo de fazer-se um curso resumido em um novo paiz, poderia ter posto em perigo, por muitos annos, os padrões de educação da profissão de enfermeiras, se esse emprehendimento não tivesse tido uma firme protecção legal e moral. Os medicos e as autoridades reconheceram claramente ter sido o plano do Curso de Emergencia de dez mezes, realmente uma medida temporaria e de emergencia, para attender ás necessidades de momento, e que, não podendo esse curso preparar as alumnas pelo padrão elevado de serviço desejado, teria, por força, de ser aperfeiçoado e prolongado o mais brève possivel.

Foi declarado firmemente no Regulamento que as visitadoras de hygiene, não tendo o preparo necessário para cargos de responsabilidade, só poderiam trabalhar como auxiliares de enfermeiras de saude publica diplomadas, e que, logo que fosse diplomado pela Escola de Enfermeiras um numero suficiente de enfermeiras, as visitadoras de hygiene seriam substituidas, tendo essas, por sua vez, a opportunidade de completarem o seu curso, sendo-lhes contados os dez mezes de curso para a obtenção do diploma.

Esse serviço temporario continuou, sendo as visitadoras de hygiene substituidas por enfermeiras á medida que essas se iam diplomando pela Escola de Enfermeiras, até 31 de Dezembro de 1926, data em que as ultimas visitadoras de hygiene foram substituidas por enfermeiras diplomadas da classe de 1926. As que se achavam em condições de serem admittidas, e que preferiram voltar para a Escola «de Enfermeiras para completarem o curso, já estão voltando ao seu trabalho nos districtos e, conforme a sua capacidade de adaptação aos estudos, estão trabalhando sensivelmente melhor do que anteriormente . Algumas encontraram outros empregos mais de accorde com as suas habilitações. Assim, o numero de emergencia de visitadoras de hygiene, no Rio de Janeiro, passou para os archivos da historia, e, com o numero crescente de enfermeiras de saude publica completamente instruidas, os desenvolvimentos do futuro promettem ser solidamente constructivos.

Desde o principio, o prestigio da Escola de Enfermeiras tem sido continuamente elevado no conceito publico. Dentro de um anno a escola excedeu a capacidade da pequena casa alugada ao lado do hospital, tornando-se imprescindivel arranjar nova residencia para as alumnas. Não tendo sido encontrada na visinhança uma casa que conviesse pára esse fim, alugou-se finalmente uma á rua Valparaiso, 40, com accom-modações para 26 alumnas. A primitiva casa foi conservada, servindo como residencia de parte do corpo de enfermeiras diplomadas, das duas alumnas em serviço nocturno de emergencia nas salas de operações, e para salas de aulas e de almoço.

Esse arranjo resolveu o problema apenas parcialmente, sendo a escola ainda immensamente tolhida em seu desenvolvimento pela falta de facilidades appropriadas de ensino e de apparelhamento, assim como de um local adequado. Havia apenas uma sala de aulas, sendo essa usada também para demonstrações. O laboratorio do hospital, durante as horas em que se achava desoccupado, servia de sala de aulas de microbiologia, e a dietética só podia ser ensinada theoricamente por ser impossivel arranjar-se laboratorio para tal, fim. Emquanto isso, continuavam a vir pedidos de mais e mais enfermeiras diplomadas pela Escola. Os departamentos de saude estaduaes queriam enfermeiras de saude publica para as suas actividades sempre crescentes, os hospitaes do governo e particulares, de todo o Brasil, enviavam pedidos de enfermeiras diplomadas para dirigirem os seus serviços de enfermagem, e, em alguns casos, para organizarem escolas de enfermeiras. No Districto Federal, ha sempre um crescente pedido de mais e mais enfermeiras de saude publica, tanto na cidade como nos districtos ruraes, assim como pedidos de Casas de Saude, e muitas solicitações de medicos e de familias para enfermeiras em serviços particulares. Não resta duvida,, que essa necessidade, tão vital para o bem-estar do paiz, só pode ser attendida augmentando-se a capacidade da Escola.

Estimulados pelos mais elevados motivos humanitários, Dr. Chagas e o ex-Ministro da Justiça e do Interior, Dr. Af-fonso Penna Junior, estavam anciosos por preencher essa lacuna, e, em 1925, o Governo cedeu o ex-Hotel Sete de Setembro para servir de residencia ás enfermeiras. Espléndidamente situado, e com accommodações para o corpo de enfermeiras diplomadas e 90 alumnas, comquanto bem construido para um hotel, o edifício não se adaptava perfeitamente para uma residencia de enfermeiras. Sendo distante do hospital 25 minutos em omnibus, havia a resolver o problema de transporte das enfermeiras e alumnas. Também seria impraticável fazerem-se ahi as salas de aulas e laboratorios. Para que se pudesse aproveitar esse edifício, seria necessária grande despeza; mais uma vez, pediu-se a cooperação do International Health Board que doou $ 130.000 para modificar e mobiliar o edifício, para comprar dois omnibus para o transporte das enfermeiras e alumnas, assim como para a construcção e apparelha-mento de um pavilhão, com salas de aulas appropriadas, nos terrenos do Hospital Geral de Assistência. Por decreto presidencial, a nova Escola teve a denominação de «Escola de Enfermeiras D. Anna Nery» e, em Abril de 1926, as enfermeiras e as alumnas mudaram-se para a nova residencia. Foram delineados os planos para o pavilhão, tendo sido iniciada a sua construcção em Novembro do mesmo anno. Uma vez terminado, esse pavilhão terá todas as cominodidades para a instru-cção das enfermeiras: duas salas de aulas, que poderão ser reunidas em uma só nos dias de grandes assembléas; laboratorios de microbiología é de dietética bem apparelhados; uma sala de demonstrações, apparelhada tanto quanto possivel como uma enfermaria de hospital, em que toda a technica de enfermagem será ensinada com manequins antes das alumnas entrarem para as enfermarias; um «centro de ensino» e o escriptorio para o «Districto de Pratica», em que as alumnas terão uma instrucção especial sobre a technica de enfermagem de saude publica, antes de serem designadas para trabalharem nos districtos; quartos de dormir para o pessoal encarregado e para alumnas em serviço de emergencia da noite nas salas de operações; salas de descanço e de almoço; rouparia e deposito.

Só mesmo os professores e instructoras que teem leccio-nado debaixo das difficuldades inevitáveis, tratando-se de um local e de apparelhamentos temporarios e inadequados, podem comprehender o que significará para o desenvolvimento da Escola de Enfermeiras, esse essencialissimo apparelhamento para o ensino theorico.

No entretanto, as facilidades para experiencia pratica também teem sido constantemente melhoradas. Com o accrescimo de uma pequena enfermaria de Obstetrícia, em 1926, o curso foi. prolongado para 2 annos e 8 mezes. As enfermarias do Hospital Geral de Assistência fornecem agora, como laboratorio de instrucção pratica, enfermarias de medicina e de cirurgia para homens e mulheres, uma enfermaria de Obstetrícia, sala de operações, ambulatorios geraes, de olhos, de ouvidos, nariz e garganta. A experiencia em enfermagem de doenças transmissiveis é obtida em um novo pavilhão para doenças transmissiveis agudas, no Hospital São Sebastião. Assim a Escola tem facilidades para ensinar theorica e praticamente' todas as materias precisas, com excepção da pratica em cuidados de crianças. Essa poderá obter-se no Abrigo Arthur Bernardos, estando o Inspector de Hygiene Infantil não só prompto, porem ancioso, por abrir as portas desse esplendido hospital para crianças, á Escola de Enfermeiras. Infelizmente, devido ao limitado numero de enfermeiras-chefes e alumnas, tem-nos sido impossivel até agora attender ao seu convite.

Assim como em todo o mundo civilizado, a Escola de Enfermeiras D. Anna Nery participou da difficuldade do recrutamento de um numero adequado de alumnas capazes, que tivessem não sómente educação preliminar, mas também uma verdadeira vocação para a arte de enfermeira. Aó principio havia, no Brasil, um grupo relativamente pequeno de medicos, leigos e senhoras, que, tendo viajado pela Europa e pelos Estados Unidos, haviam visto e ficado impressionados pelo trabalho das enfermeiras nesses paizes. No entretanto, não é exaggero dizer-se que a média das pessoas, no Brasil, considerava a posição de uma enfermeira, pouco mais elevada do que era na Inglaterra antes do apparecimento de Florence Nightingale, a padroeira de todas as enfermeiras. Levando em . consideração o preconceito nacional e tradicional, a resposta das moças brasileiras ao convite feito para que se matriculassem na Escola de Enfermeiras, não podia ser mais satisfactoria, comquanto muito aquem da necessidade de seus serviços. Aquellas que entraram para a Escola, não sómente como meio de vida, mas por motivos e ideaès mais elevados de se prepararem para um grande serviço patriótico e humanitario, teem demonstrado um espirito' de devoção e de idealismo que é uma verdadeira inspiração, assim como excellente habilidade executiva e energia no trabalho pratico. Disse alguém: - «A base da arte da enfermeira é o instincto materno bem desenvolvido», e não resta duvida que o espirito de maternidade é extraordinariamente desenvolvido na mulher brasileira.

Duas classes, de 14 e 21 alumnas, respectivamente, foram diplomadas em 1925 e 1926, pela Escola de Enfermeiras D. Anna Nery, havendo, na Escola, no anno findo, 55 alumnas. Para consolo, devemos nos lembrar de que apenas seis enfermeiras foram diplomadas na primeira classe do Hospital Bellevue, a, primeira escola de enfermeiras nos Estados Unidos, onde os membros da Associação de Enfermeiras Americanas attingem agora, approximadamente, o numero de 200.000!

As alumnas são admittidas em dois grupos por anno, Março e Setembro, e esperamos ver, no fim de 1927, a escola repleta, - 90 alumnas. As alumnas que demonstram possuir qualidades excepcionaes de direcção, teem sido enviadas aos Estados Unidos, para um curso de aperfeiçoamento, e, quando voltarem, substituirão as enfermeiras americanas contractadas.

Durante esse processo de evolução, crescimento e desenvolvimento da Escola de Enfermeiras, as actividades da enfermagem de saude publica se iam desenvolvendo do melhor modo possivel, levando-se em consideração que o pessoal era não só mal preparado, como insuficiente. Desde o principio, foi necessário, proseguir-se vagarosa e cuidadosamente, afim de se garantir uma base solida para qualquer edificação futura

As visitadoras de hygiene de todas as Inspectorías foram transferidas para o Serviço de Enfermeiras. Ao organizar-se o campo de acção, a cidade foi dividida em zonas, com uma enfermeira de saude publica americana encarregada de cada zona, servindo como instructora e directora das visitadoras de hygiene. As zonas foram subdivididas em districtos, com uma visitadora de hygiene em cada districto. Foram abertas filiaes do Serviço de Enfermeiras em cada zona, para maior conveniencia das enfermeiras e para diminuir o ¡tempo despendido em transporte.

Reconheceu-se como typo de organização ideal e objectiva, um serviço geral de enfermagem, com uma enfermeira de saude publica em cada districto, ficando essa responsável pela saude ' das familias residentes nessa circumscripção, fosse o problema o de um pae tuberculoso, de uma mãe gravida, do cuidado e conservação da saude do recemnascido, do cuidado de um membro da familia com doença transmissivel, ou, seja, todo e qualquer problema em uma familia. São os seguintes os argumentos a favor de tal organização:

1) economia de tempo e dinheiro em transporte, sendo uma enfermeira só que anda pelas ruas de um districto, visitando as casas em que haja mais de um problema de saude;

2) evita-se assim a duplicação e confusão resultantes de visitas feitas por differentes enfermeiras;

3) eficiencia maior, sendo todos os problemas de saude, em uma familia, attendidos por tima mesma enfermeira, que, estando ao par dos problemas entre si, está, por isso mesmo, melhor habilitada para se utilizar dos recursos sociaes da com-'munidade, para beneficiar a familia em seu todo;

4) funccionando já uma tal organização, todo o corpo de enfermeiras poderá ser rapida e facilmente mobilizado, em «caso de epidemia ou dé outra qualquer desgraça.

Devido ao preparo limitado das visitadoras de hygiene, esse projecto de organização tomou-se impossivel a principio, tendo sido, apenas emprehendidos, em 1922, os trabalhos de tuberculose e de hygiene infantil. Os chefes, dessas inspectorias delinearam seus programmas é processos, determinando também o methodo da technica a seguir. Cooperando o mais possivel com os Inspectores, a Superintendente Geral do Serviço de Enfermeiras auxiha no cumprimento desses processos, sendo responsável para com elles pela technica seguida, assim como pelos serviços de enfermagem de cada membro do corpo de enfermeiras de saude publica.

Em sua applicação pratica, é o seguinte o methodo de trabalho:

Essas duas Inspectorías enviam, diariamente, á Superintendencia do Serviço de Enfermeiras, os nomes e endereços dos doentes dos dispensarios que necessitam de visita a domicilio, juntamente com as ordens medicas. D'ahi, essas notificações são enviadas ás enfermeiras-chefes das zonas, que, por sua vez, as entregam ás visitadoras de hygiene dos districtos em que os doentes residem. Mais tarde, são enviados ás Inspectorías os relatórios das visitas feitas.

Em todo esse trabalho, todo o serviço prestado pelo pessoal do Serviço de Enfermeiras é de cuidados de enfermagem e de educação sanitaria, e nunca, de maneira alguma, ultrapassa a linha de demarcação da ethica nas attribuições do medico. Primeiro, e sémpre, devem as enfermeiras de saude publica aprender que o seu dever é executar as ordens medicas, notificar ao medico intelligentemente os sym-ptomas e condições encontrados, prestar cuidados de enfermagem aos doentes a domicilio, e ensinar aos doentes e suas familias, os principios de prevenção das doenças e de uma vida sadia, approvados pelas mais scientificas descobertas modernas.

A' medida que as enfermeiras de saude publica se vão diplomando pela Escola de Enfermeiras e sendo designadas para os seus districtos, em substituição ás visitadoras de hygiene, toma-se possivel a approximação d'esse serviço ideal, e. es-tamo-nos encáminhando gradualmente para a realização de um serviço de enfermeiras de saude publica generalisado. Em 1925, foi accrescida, aos outros deveres das enfermeiras nos districtos, a enfermagem de doenças transmissiveis, nos casos de febre typhoide, paratyphoide e dysenteria. O Centro de Saude, recentemente creado, tem proporcionado ás enfermeiras-de saude publica dos districtos adjacentes, uma'' excellente opportunidade para demonstrarem o valor e a èfficiencia de um serviço generalisado, e, por conseguinte, uma opportunidade da maxima utilidade para com seus doentes.

Um outro passo, para o desenvolvimènto de uma organização melhor, foi a creação, em 1926, de uma Divisão de Enfermeiras de Saude Publica, tendo como directora uma enfermeira de saude publica bem preparada. Essa Divisão está sob a Superintendencia do Serviço de Enfermeiras, em categoria igual á da Divisão da Instrucção de Enfermeiras.

No campo de acção, as necessidades para o povo de toda especie de enfermagem de saude publica e a impossibilidade de' se attender a essas necessidades, devido ao pessoal insuficiente, forçaram a que cada inspector escolhesse, para serem executadas presentemente, as actividades mais importantes, retardando um programma completo até podermos augmentar o numero de enfermeiras.

No momento presente, no trabalho em relação á Inspectoría de Tuberculose, está-se insistindo principalmente nos casos contagiosos activos, principalmente nas casas em que ha crianças pequenas. Em relação á Inspectoría de Hygiene Infantil, as actividades teem sido limitadas ao trabalho de crianças. A pedido do Inspector, as enfermeiras dos districtos visinhos foram designadas para trabalharem nos diversos Consultorios de Hygiene Infantil durante as horas de consulta. Esse processo tem todas as vantagens, pois que estando de serviço no consultorio com o medico, a mesma enfermeira encontra a mãe tanto no consultorio como em domicilio, formando essa ligação entre os dois, tão importante para o melhor seguimento do trabalho. Assim a enfermeira ouve o diagnostico do medico sobre o caso, sabe directamente qual a sua opinião, e ouve os conselhos que dá á mãe. Por sua vez, a enfermeira de saude publica pode dar-lhe informações valiosas sobre as condições sociaes e recursos da familia. A mãe, também, sabendo que encontrará sua amiga, a enfermeira, coopera com maior enthusiasms e frequenta o consultorio com maior regularidade. Na Inspectoría de Doenças Venereas, as enfermeiras de saude publica trabalham sómente com mulheres e crianças, insistindo principalmente sobre os casos pre-nataes e post-nataes. Ahi também a enfermeira dos districtos visinhos está de serviço nos dispensários durante as horas de consulta. Conforme dissernos acima, as actividades de enfermagem de saude publica no Serviço de Epidemiologia estão restrictas ao trabalho dos casos de febre typhoide, paratyphoide e dysenteria.

Pela experiencia obtida nos últimos cinco annos em um campo-de acção inteiramente novo, podem-se tirar algumas conclusões significativas, que poderão ser de valor não sómente para o Brasil, como para toda a America Latina, como sejam:

No dominio da Instrucção de Enfermeiras:

a) que, sendo uma Escola de Enfermeiras bem projectada e organizada como uma instituição distinctamente instructiva, collocando a profissão no elevado plano de idealismo que lhe compete, como «a mais bella das artes», as mulheres brasi, leiras, com uma base de cultura e educação, se aproveitarão da opportunidade de prestarem serviços a seus patrícios, e abraçarão a profissão; também, com um preparo adequado e experiencia, ellas são capazes de uma devoção e dedicação ao dever, pericia, iniciativa e habilidade executiva, sem iguaes no mundo ;

b) que, para que seja uma Escola de Enfermeiras realmente efficiente, deverá ser dirigida por uma enfermeira habilitada, com a dérida experiencia em ensino e em administração.

No dominio da Enfermagem de Saude Publica:

a) que um serviço de enfermeiras, em um Departamento de Saude do Governo, deverá ser urna Inspectoría independente, . em igual categoría á das outras Inspectorías, prestando serviços de enfermagem a cada Inspectoría do Departamento, conforme as necessidades particulares de cada urna;

b) que, a organização de um serviço geral de enfermeiras de saude publica, em qué cada parte da cidade é servida por .. uma enfermeira que vê, em seu todo, os problemas sanitarios e sociaes das familias sob seus cuidados, é mais económica e efficiente do que um serviço especializado, garantindo aquelle mais trabalho, com menos despezare menor numero de pessoal;

c) que, afim de garantir o melhor serviço possível, as enfermeiras de saude publica devem ser mulheres com a mais elevada base social e de instrucção. A sua instrucção technica deverá ser, pelo menos, de 2 annos e 4 mezes, em um hospital geral, cuidando de homens, mulheres e crianças, em medicina, cirurgia e molestias transmissíveis, e com um completo preparo em obstetrícia; subsequentemente deverão seguir um curso especial de 4 mezes, pelo menos, (oito de preferencia), em enfermagem de saude publica;

d) que, os vencimentos dessas enfermeiras devem ser tão elevados quanto o das senhoras em outras profissões elevadas do paiz.

Comquanto o Brasil tenha progredido muito durante estes últimos annos, ainda muito resta a fazer antes de se realizar o ideal, de que cada pessôa doente tenha hábeis cuidados de enfermagem; de nascer bem cada criança; e de terem uma igual opportunidade de gozarem saude tanto os ricos como os pobres. Dizia o fallecido Carl Schurz nos seus últimos dias de vida:- «Na minha mocidade eu esperava ver o Templo construido ! Agora eu me dóu por satisfeito se tiver podido collocar uma só pedra». Só foram cojlocados os alicerces do templo da moderna profissão de enfermeiras no Brasil, porem não resta a menor duvida que esses alicerces são solidos e que poderão sustentar qualquer edificação futura. A altura do templo só dependerá dos esforços das actuaes e futuras enfermeiras do paiz.

As enfermeiras norte-americanas que vieram ao Brasil - a convite do Dr . Carlos Chagas, para prestarem a, uma nação amiga o beneficio da experiencia adquirida em seu paiz, atravez de annos de tentativas e erros, assim como o seu proprio auxilio no preparo das mulheres brasileiras, para um grande serviço patriótico e uma profissão rica em satisfação espiritual, encontraram neste bello paiz, uma affectuosa hospitalidade, a par dos indispensáveis factores de successo, que ' são um intenso interesse e uma sympathica comprehensão por parte das pessôas mais progressistas. Aos medicos e autoridades publicas, especialmente, devemos o mais sincero apoio ao novo projecto.

Não me é possivel terminar este artigo sem uma palavra de apreço pela esclarecida, intelligente e benévola com-prehensão e apoio dispensados á nova profissão pelo Dr. Ciementino Fraga. Para com elle, terão as enfermeiras brasileiras uma eterna divida de gratidão, que só poderão retribuir prestando cada enfermeira, de per si, os melhores serviços de que são capazes, contribuindo assim do melhor modo, em seu poder, pelo progresso sanitario do paiz, ao qual está elle dando os seus proprios serviços, dedicados, e valiosos.

Embora haja todos os motivos para se ter confiança no futuro do progresso da enfermagem no Brasil, - um prudente conselho de Florence Nightingale, diz - «Nunca falléis sobre os vossos projectos. Dizei o que tiverdes realizado». E isso, conforme disse Kipling, «é uma outra historia», e essa deverá ser escripta mais tarde, pelos medicos, enfermeiras e doentes que se seguirem.

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1