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A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 25 resultados

(Re)lembrando Elvira de Felic: gestos e falas de enfermeiras sobre o banho no leito, uma técnica/tecnologia de enfermagem

Nébia Maria Almeida de Figueiredo; Vilma de Carvalho; Maria Antonieta Rubio Tyrrell

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 18 - 28

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Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre banho no leito, com os objetivos de identificar expressões verbais e caracterizar expressões não verbais durante a execução da atividade de banhar e de ser banhada.. A coleta de dados incluiu o registro de falas, gestos e expressões durante a Cena de Reflexão, uma dramatização do banho em sala de aula, com a participação de 32 enfermeiras e alunas de pós-graduação - mestrado. Os resultados indicaram dois núcleos de representações: o primeiro, "O Corpo que Toca e Fala"; e o segundo, "O Corpo que Toca e Cala". A Multireferencialidade, Subjetividade, Psicossociologia e as concepções de Nightingale, Figueiredo e Carvalho foram usadas como apoio teórico. Os resultados constataram dificuldades das enfermeiras em relação ao toque e ao corpo nu, durante o procedimento técnico, e também quando opinavam e defendiam, de fato, o próprio corpo e o toque como intermediadores de emoções, subjetividade, estética, sexualidade e sensualidade

Palavras-chave: Enfermagem. Higiene da pele. Tato. Tecnologia

 

12 de maio de 1989 Implantação do doutorado em Enfermagem1

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(3): 21 - 24

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40 anos da pós-graduação stricto sensu na EEAN/UFRJ - avanços e contribuições

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(3): 431 - 434

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A Enfermagem de Saúde Pública como Prática Social um ponto de vista crítico sobre a formação da enfermeira em nível de graduação

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 25 - 41

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O trabalho expressa um ponto de vista crítico sobre a enfermagem de saúde pública como prática social. É um estudo reduzido em três partes principais: um pouco de história da enfermagem moderna e da enfermagem de saúde pública; a enfermagem moderna no Brasil, contexto para a enfermagem de saúde pública; e uma discussão sobre saltos evolutivos e outras questões do modelo educacional da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A autora ressalta significados - marcos ou fronteiras -desse modelo de formar enfermeiras(os), numa visão de saúde pública e em que pese o papel da mulher na sociedade.

 

Acerca da assistência de Enfermagem: considerando significado e destaques1

Vilma de Carvalho1; Lygia Palm2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(3): 37 - 51

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A partir da noção de significado e de declarações de enfermeiras obtidas por entrevistas, as autoras tratam de aspectos destacados e significado da assistência de enfermagem. As declarações indicam divergência entre dois discursos - o das instituições e o da enfermagem. Referem circunstâncias do trabalho de enfermagem e da assistência aos clientes, que interferem no significado e na qualidade da assistência prestada. Colocam em questão a consciência profissional, a responsabilidade e a posição da enfermeira frente à assistência de enfermagem como empreendimento pragmático. A discussão ressalta aspectos da assistência de enfermagem - a autonomia profissional, a racionalidade assistencial e as condições do trabalho de enfermagem. E apontam a necessidade de reconsiderar e redirecionar a assistência de enfermagem pelo seu significado no resultado da assistência à saúde, e pelas implicações quanto ao presente e ao futuro.

Palavras-chave: Significado (noção) - Assistência de Enfermagem - Pragmática da Enfermagem.

 

Acerca de alguns dos aspectos lúdicos na arte de ensinar e na arte de cuidar na enfermagem

Paulo Vaccari CaccavoI; Vilma de CarvalhoII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(2): 247 - 254

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Atenção paliativa oncológica em unidade de terapia intensiva: um estudo da produção científica da enfermagem

Ana Carolina Abeid Mendonça1; Marléa Chagas Moreira2; Vilma de Carvalho3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(4): 817 - 823

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O estudo teve como objetivo analisar a produção científica da enfermagem na atenção paliativa oncológica em unidades de terapia intensiva. Pesquisa exploratória, descritiva, retrospectiva e bibliográfica de 23 artigos produzidos de 2000 a 2010. O referencial teóricometodológico foi a Metodologia de Categorização Epistemológica para a Pesquisa na Enfermagem com ênfase na constituição do tema ou problema da pesquisa. Os resultados indicam que o conhecimento produzido concentra-se no âmbito internacional, setorizado predominantemente na unidade de terapia intensiva adulto. A análise dos temas focalizados indica a apreensão do fenômeno na esfera subjetiva, na ótica dos enfermeiros como sujeitos/consciência do conhecimento para apreensão de situações de enfermagem relacionadas às estratégias e obstáculos à implantação da atenção paliativa oncológica nesse cenário, além das contribuições da atenção paliativa oncológica para clientes e familiares. As repercussões demonstradas nos aspectos epistemológicos destacados possibilitam afirmar que a assistência de enfermagem a pessoas com câncer avançado sem possibilidades de cura na Unidade de Terapia Intensiva é permeada por desafios que requerem investigações para subsidiar critérios e estratégias para atuação da equipe de enfermagem para essa clientela.

Palavras-chave: Enfermagem oncológica. Cuidados paliativos. Unidades de terapia intensiva. Pesquisa em enfermagem.

 

Coordenação de Pesquisa e desenvolvimento da Pós-Graduação da EEAN/UFRJ1

Profa. Dra. Vilma de Carvalho1; Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell2; Profa. Dra. Cristina Maria Loyola Miranda3; Maria Cristina Studart4; Regina Célia Magalhães Waltenberg5

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(2): 59 - 66

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p>Este artigo apresenta aspectos da origem e trajetória evolutiva da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Pós-Graduação em Enfermagem Stricto-Sensu da EEAN/UFRJ, com destaque para os antecedentes históricos, os determinantes regimentais e regulamentares, além dos indicativos a produção científica. A perspectiva abrange a idéia de democratizar e tornar público as idéias, os aspectos organizacionais que influem nas possibilidades e limites da produção intelectual da EEAN, no contexto da Pós-Graduação de Enfermagem. O objetivo principal é obter o retorno ("feed-back") da comunidade de enfermagem em âmbito nacional e internacional que concerne à comunicação e ao intercâmbio.

 

Da enfermagem hospitalar: um ponto de vista

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 640 - 644

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Trata-se apresentar um ponto de vista sobre conceito e significados pertinentes à Enfermagem Hospitalar, com propósito e objetivo de favorecer as discussões do interesse de núcleos de pesquisa e grupos de pesquisadores de enfermagem associados/integrados à investigação e à produção do conhecimento em cenários hospitalares. A abordagem metodológica sem maiores pretensões é simplesmente discursiva, porém com apoio na literatura básica de enfermagem. Em que pese o ponto de vista crítico, a autora do texto de modo algum se pretende exaustiva, de sorte que os aspectos epistemológicos mais ressaltados são específicos de enunciados fundamentais e relativos aos princípios básicos de enfermagem, e conferem com uma perspectiva pessoal e profissional de enfermeira frente ao que se entende por cânones e raízes do Sistema Ninghtingale de Enfermagem Moderna.

Palavras-chave: Serviço Hospitalar de Enfermagem. Enfermagem. Conhecimento

 

Dia 20 de Maio de 2004 - Jubileu de Ouro da classe de 1954: discurso de saudação e relato de experiências

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(2): 291 - 297

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Do ato médico para o ato de enfermagem: princípios para uma prática autônoma de enfermagem

Nébia Maria Almeida de FigueiredoI; Vilma de CarvalhoII; Gisella de Carvalho QueluciIII; Rafaela de Oliveira Lopes da SilvaIV

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 28 - 38

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Dos valores Éticos -Profissionais da enfermagem Conteporânea considerações filosóficas

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(2): 33 - 47

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As características da época contemporânea e a forma como a tecnologia e o progresso científico afetam o mundo servem de contexto para considerações filosóficas acerca dos valores e da enfermagem. As mudanças afetam os interesses humanos, os valores e, também, a enfermagem. Uma análise imparcial, sem dificuldades, raramente pode ser feita. Neste trabalho, os valores são entendidos como assuntos da Ética, e analisados à luz de condições que afetam nossas vidas e a prática da enfermagem. Isto compromete a justa apreciação de processos éticos, principalmente se envolvem a responsabilidade da enfermeira. Inquietações filosóficas são colocadas quanto ao que nos cabe esperar. A autora advoga em favor de um "estatuto universal" para a enfermagem e que possa apoiar a responsabilidade social dos profissionais de enfermagem e fundamentar as deliberações coletivas sobre os rumos da prática profissional e o destino da enfermagem no mundo.

 

Enfermagem e história da enfermagem: aspectos epistemológicos destacados na construção do conhecimento profissional

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 500 - 508

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Trata de discutir o tema designado como "A Construção do Saber de História da Enfermagem" com dois objetivos: 1. contribuir na ampliação do espaço dos pesquisadores da enfermagem justificando seus direitos em relação aos objetos de estudo ligados às disciplinas de sua formação profissional - Enfermagem e História da Enfermagem; e 2. ressaltar conceitos para uma epistemologia da enfermagem considerando aspectos da construção do conhecimento potenciais para reduzir dificuldades nas pesquisas da enfermagem, em especial no interesse da história da enfermagem brasileira. A abordagem parte da atitude intelectual face ao assunto e é colocada segundo uma postura crítica coerente com conjeturas e reflexões acerca de aspectos epistemológicos destacados na construção do conhecimento profissional, com mais pertinência ao pensar sobre Enfermagem - seu saber e sua história. As considerações visam a idéia representada pela questão de conhecimentos em construção a meio caminho entre subjetividade e objetividade - aspectos epistemológicos desses conhecimentos, e como sucedem no campo epistêmico. A Enfermagem e a História da Enfermagem são focalizadas como um conjunto de elementos relativos à prática social da profissão e outros radicados nas determinações históricas. A autora trata o assunto com base em conceitos epistemológicos (Canguilhem e Barchelard) relativamente ao que se deve compreender por "história das ciências" e numa perspectiva do que se possa compreender por "a atualidade da história das ciências".

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Formação de Conceito. Epistemologia

 

Globalização e competitividade: contexto desafiante para a formação da enfermeira

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(1): 171 - 179

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Neste texto, trata-se de contextualizar globalização e competitividade em relação à formação profissional na enfermagem. São discutidos os aspectos de nosso tempo com suas crises, mudanças velozes, desequilíbrios em vista das transformações sociais e dos avanços científicos e tecnológicos. A utopia de uma essencial união mundial não assegura os direitos civis para todos, e menos ainda a ideia de cidadania, em todas as partes do mundo, principalmente em relação aos profissionais de enfermagem e clientes ou usuários do sistema de saúde. A propósito, são discutidos os assuntos de enfermagem e a formação de recursos humanos como parte da crise de nosso tempo. A abordagem é analítico-discursiva com destaque para a globalização, que não é equânime para todos, e a competitividade como desafio permanente para todos os trabalhadores no campo da saúde. A autora não apresenta resultados investigativos, porém assume posição em relação à formação profissional na enfermagem, para a qual apresenta um modelo curricular adotado no Brasil. Um modelo de formação coerente com a função de enfermeiros para empreender mudanças na prática assistencial, para a formação do espírito científico e para a pesquisa consistente com a produção de resultados e a construção do conhecimento para a área da enfermagem.

Palavras-chave: Enfermagem. Educação em Enfermagem. Qualificação Profissional

 

Homenagem à OPAS nos cem anos de sua existência

Maria Antonieta Rubio TyrrellI; Vilma de CarvalhoII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(3): 341 - 351

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Integração docente assistencial uma questão "não-resolvida"

Cristina Maria Loyola Miranda1; Vilma de Carvalho Elvira de Felice Souza2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(3): 72 - 83

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O artigo discute a diferença conceituai entre integração ensino-serviço e integração docente-assistencial na área da enfermagem da saúde e analisa algumas questões pertinentes ao tema: o papel histórico da Reforma universitária de 1968 para a realidade brasileira; a determinação dos atores sociais no processo de integração docente-assistencial; o questionamento acerca da resistência dos docentes em assumir a assistência; e como operar uma mudança competente que possa garantir a integração docente-assistencial. Finaliza avaliando a responsabilidade das enfermeiras docentes em repensar o papel das Escolas de Enfermagem, na atualidade, e o papel das próprias professoras de enfermagem, no plano da execução dos cuidados de enfermagem aos clientes.

Palavras-chave: Enfermagem; Integração Docente/Assistencial; Reforma Universitária

 

Na Emergência das Águas As enfermeiras Anna Nery (re) tomam sua história o caso do HESFA

Nébia Maria A. de Figueiredo1; Vilma de Carvalho2; Isabel Rosa dos Santos3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 43 - 51

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Trata do resgate histórico da retomada do Hospital Escola São Francisco de Assis pelas professoras da Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN/UFRJ, em 1988, quando a Cidade do Rio de Janeiro foi inundada pelas chuvas, resultando em desabrigados e pânico na população. A implantação de um MODELO ASSISTENCIAL inovador, pensado pelas docentes, manteve a Escola à frente da administração do hospital, criando um fato sem precedente para a enfermagem brasileira e um espaço político para a EEAN dentro e fora da Universidade.

 

Por uma epistemologia do cuidado de enfermagem e a formação dos sujeitos do conhecimento na área da enfermagem - do ângulo de uma visão filosófica

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(2): 406 - 414

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Sobre Enfermagem - projeto epistêmico/conjunto teórico-axiomático - no Sistema Nightingale de ensino/prática assistencial à saúde e cuidados/enfermos e sadios. Ações/enfermeiras (os) caracterizadas na ética, instruções técnicas, saber moderno rompendo com saber/pré-científico. Enfermagem - disciplina/prática científica - ordenada em esquemas formais/conteúdos materiais aliada ao estilo do cuidado de enfermagem. Abordagem crítico-discursiva-reflexões - cuidado de enfermagem e formação dos sujeitos do conhecimento/área-da-enfermagem. Do ângulo filosófico, a enfermagem como ciência-em-construção. Cuidado de enfermagem como conceito/atos/operações/enfermeiras(os), interpretado/inerência epistemológica de idéias - Sistema Nightingale designado solo epistemológico -, concebido/analisado/estrutura/fundo-de-saber e princípios nightingaleanos. Posição/autora contrária ao conceito de cuidado sem predicação/objetividade nas ações profissionais/operações da equipe. Posição coerente à formação do espírito crítico/conhecimento/área-da-enfermagem, contrária à idéia/construção-sujeitos . Sujeitos concebidos - parceiros numa prática viva com liberdade de pensar/ser - nas decisões em situações-problema, assistidas ou investigadas - plano/estudo/trabalho/pesquisa - abarcando interesses/necessidades dos clientes. Destaques epistemológicos/interpretados - consistentes aos conceitos/enfermagem e idéias/autores/referenciados, e coerência ao saber/conhecimento da Enfermagem-ciência e arte.

Palavras-chave: Conhecimento. Cuidados de Enfermagem. Enfermagem

 

Produção de conhecimento na enfermagem em oncologia: contribuição da escola de enfermagem Anna Nery

Marléa Chagas Moreira; Vilma de Carvalho; Marcelle Miranda da Silva; Nádia Foutoura Sanhudo; Michelle Bernardino Filgueira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(3): 575 - 584

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O estudo teve como objetivos mapear as teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery com enfoque na enfermagem em oncologia e analisar as repercussões diante dos aspectos epistemológicos destacados. Estudo exploratório, descritivo, retrospectivo e bibliográfico de 59 estudos (45 dissertações e 14 teses) produzidos de 1980 a 2009. O referencial teórico-metodológico foi a Metodologia de Categorização Epistemológica para a Pesquisa na Enfermagem. Os resultados indicam que a produção analisada é mais setorizada na área da oncologia clínica, com ênfase nos aspectos Gestão Saúde/Enfermagem, Saúde da Mulher e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. Houve predomínio de estudos na perspectiva sociológica com abordagem qualitativa. As repercussões demonstradas nos aspectos epistemológicos destacados possibilitam afirmar que o conhecimento produzido é consistente com a complexidade e as tentativas de explicação sobre a arte de cuidar dos clientes com câncer e com esforços de definir/ampliar critérios e padrões assistenciais. Enfermagem Oncológica. Pesquisa em Enfermagem. Educação de Pós-graduação em Enfermagem

Palavras-chave: Enfermagem Oncológica. Pesquisa em Enfermagem. Educação de Pós-graduação em Enfermagem

 

Questões epistemológicas da construção do conhecimento na enfermagem do ensino à prática de cuidar

Vilma de CarvalhoI; Nébia Maria Almeida de FigueiredoII; Josete Luzia LeiteIII; Marléa Chagas MoreiraIV

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(2): 156 - 166

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Relação de ajuda: reflexões sobre suaaplicabilidade no processo assistencial em enfermagem

Marléa Chagas MoreiraI; Vilma de CarvalhoII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(3): 354 - 360

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Sobre a objetividade na relação sujeito-objeto no plano da imagem ou da esfera instrumental/organizacional: um ponto de vista para a pesquisa na enfermagem

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 334 - 340

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Discussão sobre a objetividade na relação sujeito-objeto - âmbito do fenômeno do conhecimento e pesquisas/estudos de enfermagem. A abordagem teórico-filosófica incide sobre a esfera intermediária - instrumental/organizacional - relativamente a possíveis verdades aproximadas. Essa esfera entendida como esfera da "imagem" ou espaço formal ( locus virtual?) de transferência de caracteres da realidade objetiva. A análise de natureza gnoseológico-epistemológica, sem pretensões aprofundadas, salvo o alcance da compreensão para estudos ou buscas investigativas em plano de núcleos de pesquisa na enfermagem. A autora assume a crítica em favor do domínio de conceitos e categorias do conhecer e relativamente à enfermagem enquanto "ciência-em-vias-de-se-fazer". Aponta para o risco de confundir-se, de um lado, o plano pragmático/ assistencial (trabalho e operações práticas) e, de outro, o plano gnoseológico/epistemológico (trabalho teórico-acadêmico de buscas de verdades aproximadas). E apresenta argumentos/justificavas lógicas para as distinções entre interesses do sujeito pesquisador (plano da Subjetividade) e outros apropriados à construção científica (plano da Objetividade).

Palavras-chave: Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Epistemologia

 

Sobre conhecimento geral e específico: destaque substantivos e adjetivos para uma epistemologia da Enfermagem

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(2): 337 - 342

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Temática: Trata de trabalho sobre o conhecimento geral e específico no interesse da Enfermagem - ensino e prática da arte de cuidar, com implicações para aspectos destacados de investigar a realidade e buscar respostas relativas à construção científica.
OBJETIVO: Clarear definições pertinentes ao saber, ao conhecimento em si e à investigação na enfermagem. Metodologia discursiva com abordagem filosófica no que concerne a proposições e argumentos quanto aos aspectos teóricos e práticos que abrangem o saber, a consciência (subjetividade) e a realidade (objeto estudado), no plano do pensamento e do conhecimento científico. Na análise dos aspectos destacados, alguns conceitos epistemológicos servem para conferir questões do saber profissional e da ciência enquanto correlacionadas à prática do ensino e da assistência na enfermagem. A problemática do conhecimento geral e específico condiz não só com dificuldades conceituais e de domínio do conhecimento em si, mas também com a experiência de formar a consciência crítica e a competência profissional frente aos desafios da prática total da enfermagem - ensino, pesquisa e extensão/assistência, com repercussões para a formação do perfil profissional na área da enfermagem.

Palavras-chave: Enfermagem. Epistemologia. Prática Profissional. Educação em Enfermagem

 

Waleska Paixão: uma biografia a serviço da enfermagem brasileira

Jarisa Marques de AzevedoI; Vilma de CarvalhoII; Maria da Luz Barbosa GomesIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(1): 31 - 35

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Trata-se de estudo sobre dados históricos de vida de Waleska Paixão, elaborado com o objetivo de analisar suas contribuições mais significativas à Enfermagem brasileira e lançar um primeiro olhar sobre as plenitudes de questões envolvendo experiências vividas por esta enfermeira, em seu tempo. As fontes primárias são documentos do Centro de Documentação da Escola Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e depoimento oral de Waleska Paixão arquivado na instituição. Os resultados demonstram que a trajetória de vida da protagonista focalizada pelo estudo teve caminho marcante na Enfermagem, particularmente no que concerne a avanços da profissão e do ethos primaz do perfil das(os) enfermeiras(os), líderes na construção pedagógica do ensino de Enfermagem e na edificação da Enfermagem brasileira.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Biografia. Legislação de Enfermagem

 

 

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