A
Reforma Universitária de 1968, pela Lei No. 5.540, dispôs novas medidas educacionais e determinou a pós-graduação
stricto sensu que, na EEAN/UFRJ, começou com o curso de mestrado, em 1972. Este se objetivou pela construção de bases e produtos para
refinamento na qualificação de professores enfermeiros(as) para o desafio do ensino-aprendizagem pela
Pesquisa na Enfermagem, desde a graduação. Mais tarde, representantes da EEAN e USP, com colaboração da OPAS/OMS, passaram a discutir a situação e os desafios da Enfermagem pela necessidade de subscrição às Linhas de Pesquisa. Tinha-se em vista o
II PBDCT 1974 Pesquisa Fundamental e Pós- Graduação Ciências da Saúde (
Coura e cols1). Nesse texto, a Enfermagem é descrita em base estrutural do
Sistema Nightingale e paradigma modelar de formação de enfermeiros(as) no real da
Educação Brasileira (
Parsons 2).
O curso de mestrado implantado com
Área de Concentração Enfermagem Fundamental, de 1972 a 1978, desenvolveu-se como
continuum mediante três seguidas propostas curriculares e, consequentemente, com outras áreas programáticas (Rhodus e cols.
in MEC/CAPES3). Entre os objetivos pedagógicos constavam: a formação do
espírito crítico na assistência à saúde; o
engajamento nas investigações com propostas de elevada
competência e discurso de base fundamental; e
o aprofundamento do Saber sobre papel e função profissionais - ensino, pesquisa e extensão. O curso de doutorado, implantado em 1989 com
Área de Concentração Enfermagem no Contexto Social Brasileiro, objetivou-se em prol de elevada capacitação para a docência (graduação e pós-graduação) e com premissa maior aliada à
qualificação de pesquisadores para produção e divulgação científicas. Sobre questões específicas, desafios e tendências da pós-graduação
stricto sensu, em seu início, considerem-se textos especiais (
EEAN4) e relatos (
Esc Anna Nery - Rev Enfermagem5). Atualmente, com tempo histórico-evolutivo de 40 Anos, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, pode-se dizer, vai muito bem. Porém, em seu começo, passou por embates político-pedagógicos e desafios críticos de
análises de avaliações para atender a indicativos de
revalidações e aprovações em plano universitário e ministerial3. Em prol de prioridades pela implementação dos cursos, as providências encaminharamse para estabelecer, a partir de 1993, época dos 70 Anos da EEAN, os
Núcleos de Pesquisa, que vieram a auxiliar a dimensionar a problemática situacional. Os dois primeiros foram:
Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras - DEF) e
Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Mulher (Nupesm - DEMI). Atualmente, são na totalidade nove, constando no Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica apenas o
Núcleo de Pesquisa de Enfermagem Hospitalar (Nupenh - DEMC). Em realidade, o estabelecimento dos Núcleos de Pesquisa conseguiu dar
realce para consagrar, na EEAN, o ensino de pós-graduação
stricto sensu e consolidar a
produção científica em plano de
Linhas de Pesquisa. Sem dúvida, um notável avanço pela ampliação de espaço na contribuição à Enfermagem Brasileira.
Todavia, nem tudo está devidamente assentado ou acertado, se é que se deseja avaliar o
rigor das atividades de construção científica pela
evidência e tentativas de
generalização. A despeito de lutas a serem vencidas, os Departamentos abrigam docentes pesquisadores e orientadores, cabendo menção aos esforços, investimentos e desafios de todos os que estão participando dos cursos de pós-graduação
stricto sensu, seja pelas discussões em várias Oficinas de Avaliação ou por contribuições e providências para destacar a expansão da EEAN em programas designados
Minter (mestrado) e
Dinter (doutorado). Tais programas, desenvolvidos por acordos interinstitucionais com propósito de
refinar a qualificação de docentes e pesquisadores em suas próprias instituições universitárias, estão efetivamente ressaltados em seus propósitos. Em todo o espaço temporal, foram atendidos com outorga de
graus - mestres e doutores - estudantes de várias regiões do Brasil e alguns de países da América Latina. Uma especial forma de contribuição ao saber/conhecimento profissional, pela
Pesquisa na Enfermagem; pela produção de dissertações e teses; e, decisivamente, pela demonstração concreta de parceria nas estratégias pedagógicas
interinstitucionalizadas em educação superior.
Nesse sentido, vale destacar os dados
quantitativos da produção obtida com a pós-graduação
stricto sensu da EEAN/UFRJ. Valem os dados da Coordenação Geral de Pós-Graduação e Pesquisa em Enfermagem e Secretaria de Apoio à Pesquisa (CGPGPEn - EEAN/UFRJ), que mostram que as "dissertações de mestrado", por
defesas e
aprovações (1ª. etapa 1975 a 1998), foram 326 e, em etapas subsequentes (1999 a 2011), conferiram número de 350, perfazendo total de 676 dissertações. As "teses de doutorado" segundo
defesas e
aprovações (1ª. etapa 1992 a 1998) foram 46; e, nos anos subsequentes (1999 a 2011), conferiram número 235, perfazendo total de 281 teses de doutorado. Cumpre referir que a divisão em etapas equivale ao tempo
intermezzo a conferir com tendências de
Linhas de Pesquisa e, portanto, com as implantações dos
Núcleos de Pesquisa. Paralelamente, cresceram gradativamente, também, os
quantitativos de produção científica em termos de
artigos científicos, de estudantes mestrandos e doutorandos com
seus professores orientadores, e como apresentados em
sessão oral e sessão pôster em congressos e eventos científicos da área da Enfermagem, e em outros.
Torna-se bem difícil analisar, em plano de
análise filosófica, o valor
qualitativo de toda a produção científica resultante de dissertações (mestrado) e teses (doutorado) sem apoio de uma exploração válida nos termos da
pesquisa. Ainda assim, mesmo com expectativa operacionalmente
preliminar, penso que, de início, o melhor talvez seja consultar os resultados apresentados pelos vários
Núcleos de Pesquisa quanto aos
quantitativos e
qualitativos de dissertações e teses resultantes da produtividade dos professores pesquisadores, conforme o plano dos Núcleos e segundo classificações de produções obtidas por prioridades de pesquisa em áreas de saúde. No que me concerne, registros e dados apresentados no
V Seminário Internacional "Núcleos de Pesquisa e Produção do Conhecimento na Enfermagem 2011" - EEAN/UFRJ, valem plenamente para dimensionar o efetivo potencial de ensino, pesquisa e extensão, como nos dizem respeito e com base em investimentos e empreendimentos investigativos no lastro estrutural dos cinco Departamentos de Ensino.
Lamentavelmente, em plano de
editorial, só se pode sumarizar. Enfim, somando-se tudo o que se está realizando, em termos reais, penso que a pós-graduação
stricto sensu da EEAN/UFRJ vem se desenvolvendo
bastante por sua contribuição ao saber/conhecimento profissional à custa de investimentos de participação em nível de
excelência, não apenas pelo compromisso acadêmico de efetivar atividades em
Educação Superior na realidade brasileira, mas também pelos esforços de seus professores e pesquisadores no que tange aos acordos interinstitucionais na realidade da América Latina.