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ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
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Ministério da Educação
CAPES

Volume 1, Número 2, Mai/Ago - 1997

ANTECEDENTES HISTÓRICOS

A necessidade de se contar com uma Coordenação de Pesquisa e Desenvolvimento no contexto da Coordenação Geral de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) foi discutida inicialmente durante a implementação do Curso de Doutorado em Enfermagem, e mais definitivamente por ocasião das avaliações internas (1990, 1991 e 1995) e externas (1992/1993 e 1994/1995) dos cursos de Mestrado e Doutorado. Apesar das dificuldades a serem contornadas, tal Coordenação tem base legal nos termos das disposições do Regimento-EEAN-CCS-UFRJ (Título II, Capítulo I, Artigo 4°, alíneas b e c, parágrafo 3º; publicado no Suplemento do Boletim n° 32, de 10/08/72). Outras disposições que legitimam essa Coordenação constam de documento aprovado pela Congregação da Unidade (19/11/93), e que trata especificamente da Coordenação Geral de Pós-Graduação e Pesquisa.

Naquela ocasião,não obstante a Escola já dispussesse de um corpo docente credenciado pela CAPES para as atividades de administração, ensino (strictosensu) e para a orientação de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, em termos quantitativos o corpo docente não chegava para atender às necessidades de ampliar as funções da Coordenação Geral da Pós-Graduação. Daí que optamos por criar, primeiro, uma Secretaria de Apoio à Pesquisa (SAPq) com a intenção de favorecer os aspectos organizacionais, para atender expedientes, registros e controle da produção científica e cumprir outras providências administrativas.

Assim, a SAPq iniciou suas atividades em maio de 1993, com o objetivo de criar, além do mais a infra-estrutura, de certa forma, a logística necessária para que, posteriormente, pudesse atuar a Coordenação Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento. Suas competências encontram-se definidas no documento mencionado, Cap.III, Seção VII, Art. 28 que tratam dessa Secretaria. Ou seja, compete à SAPq: a) - responder pelo material de expediente relacionado a Coordenações Adjuntas de Pesquisa e Desenvolvimento e de Aperfeiçoamento Docente/Discente; b) - fazer contatos e comunicações pessoais e institucionais com o corpo docente e discente da EEAN, a fim de desenvolver as atividades de Secretaria; c) -participar do processo de celebração de convênios relacionados com a pesquisa e a educação continuada; d) -prover informação para SR-2 e agências financiadoras de pesquisa; e) -oferecer a criação e desenvolvimento dos núcleos de pesquisa e a elaboração de projetos; f ) - divulgar eventos científicos nacionais e internacionais; g) - organizar e desenvolver um Banco de Dados com informações sobre as pesquisas e os pesquisadores que participaram das atividades da Coordenação Geral de Pós-Graduação e Pesquisa; h) - estabelecer mecanismos de arquivo e controle de material e projetos de pesquisa; i) -prever e prover a infra-estrutura logística necessária à realização de programas e eventos relacionados à pesquisa ou à educacão continuada; j) - facilitar a divulgação da produção científica docente e discente; 1) - montar cadastro com o perfil dos interessados em oportunidades da educação continuada e proceder à divulgação seletiva de cursos e eventos.

Com base em tais competências, a SAPq por um período de três anos funcionou, contando, ainda, com a assessoria das professoras doutoras leda de Alencar Barreira e Suely de Souza Baptista, para favorecer avanços e oferecer condições técnicas e apropriadas à implantação da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da EEAN/UFRJ.

Com todas as limitações, considerado o contexto político e econômico do país e da educação universitária, as possibilidades permitiram o fortalecimento do processo e de condições necessárias à adoção de mecanismos e estratégias que promovessem atividades institucionais e acadêmicas relacionadas com o desenvolvimento da pesquisa.

Dentre as atividades registramos as seguintes:

a) levantamento de informações relativas à pesquisa, agências de fomento, núcleos de pesquisa, aperfeiçoamento, publicações em periódicos e eventos, determinando, nestes últimos anos, ajustes de estratégias para um atendimento satisfatório a docentes, discentes e funcionários da EEAN.

b) divulgação de eventos científicos, cursos e normas de agências de fomento à pesquisa, em tempo hábil, centralizando-se as notícias em boletim de circulação interna, semanal, agora em seu 4º ano de existência, o F.A.I - Fácil Acesso à Informação.

c) o Programa de Captação e Colocação de Artigos para Publicação, com o objetivo de facilitar e incentivar a produção científica da pós-graduação.

d) atualização do cadastro de interessados em integrar a equipe de pesquisadores, procurando auxiliar no processo de seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica -IC (graduandos); Aperfeiçoamento ã Pesquisa - AP (recém-formados); Apoio Técnico - AT (nível médio ou superior, com mais de dois anos de formados).

e) elaboração, anualmente, do Relatório COLETA DADOS / CAPES, antigo Execapes, onde são registrados o corpo docente, discente, teses/dissertações, pesquisas, disciplinas ministradas, produção científica - técnica e artística, que vem contribuindo para manter o conceito "A" dos cursos strictosensu.

 

COORDENAÇÃO ADJUNTA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO - (CAPED)

A CAPED, então, só veio a ser implantada em dezembro de 1996, quando o CPGPEn aprovou os nomes de três professoras doutoras para compor a Comissão específica e de forma a atender as atribuições relativas às competências e atividades.

Por conseguinte, compete à CAPED: a) - promover o intercâmbio entre as várias equipes de pesquisa da EEAN, e entre elas e outras IES, sua participação em atividades científicas no país e no exterior, bem como apoiara divulgação de sua produção científica; b - propor ao CPGPEn a criação de Núcleos de Pesquisa, bem como incentivar e assessorar grupos interessados na criação de novos núcleos; c - registrar, coordenar e acompanhar o funcionamento dos Núcleos de Pesquisa e o desenvolvimento de suas linhas de pesquisa; d - manter um arquivo central de projetos de pesquisa em andamento, bem como de relatórios parciais e finais; e - manter um cadastro de pesquisadores da EEAN e de outras instituições de ensino e/ou pesquisa que colaborem com a Coordenação Geral de Pós-Graduação e Pesquisa e/ou com um dos Núcleos de Pesquisa da EEAN; f- acompanhara evolução da produção científica da EEAN, bem como as tendencias dos projetos não vinculados a núcleo de pesquisa; g- promover eventos técnico-científicos para o desenvolvimento, acompanhamento e avaliação dos Núcleos de Pesquisa; h - facilitar o acesso dos pesquisadores aos órgãos de fomento de pesquisa da UFRJ e às agências nacionais e internacionais; i - notificar ao CPGPEn o fluxo de projetos e outras solicitações; j - manter intercâmbio com os orientadores de tese, no sentido de atender as necessidades de professores e alunos; 1 - promover a inserção de alunos de Graduação nos projetos de pesquisa coordenados por professores e alunos da Pós-Graduação; m - incrementar a concessão de bolsas de Iniciação Científica e de Aperfeiçoamento a alunos de Graduação e recém-gra-duados, em articulação com a Coordenação de Graduação.

Para alcançar suas metas, a CAPED estabeleceu um plano preliminar de trabalho (aprovado pelo CPGPEn em 2 de abril de 1997), conforme segue:

1) ASPECTOS RELACIONADOS AO FORTALECIMENTO DA INFRA - ESTRUTURA:

a) Diagnóstico da produção de Dissertação de Mestrado e Teses de Doutorado e de Pesquisas dos Departamentos da EEAN/UFRJ;

b) Levantamento de documentos básicos;

- Regulamentos dos Núcleos de Pesquisa

- Relatórios das pesquisas (CNPq e das aprovadas CEPG/SR2, FAPERJ, etc.)

c) Levantamento dos relatórios de avaliação pela CAPES e pela EEAN

d) Levantamento dos relatórios dos encontros com os orientadores

e) Levantamento de livros produzidos pelos professores da EEAN

f) Cadastro de Pesquisadores da EEAN e de outros Pesquisadores de Enfermagem de outras IES

g) Atualização do catálogo da Produção Científica dos Cursos de Mestrado e Doutorado (II volume)

1) Assegurar a continuidade da publicação do FAI e ampliar sua divulgação

j) Assegurar a continuidade do projeto de Captação e Colocação de Artigos para Publicação.

 

2) ATIVIDADES PROPOSTAS

a) Propor ao CPGPEn alterações do regulamento dos Cursos de Pós-Graduação e Pesquisa no que diz respeito a CAPED

b) Reunião com o CLA (suporte de tradução de artigos e cursos de idiomas de caráter técnico, compactos)

c) Estabelecer estratégias de relação da CAPED com a Revista de Enfermagem da EEAN, assegurando a publicação por docentes e discentes da EEAN

d) Reunião com as Chefes de Departamento da EEAN

e) Promover atividades de integração, junto aos Departamentos, no que diz respeito a eventos e atividades de pesquisa

f ) Promover intercambio com outras Coordenações de Pesquisa e outros de interesse institucional

g) Promover Intercâmbio com as Representantes das Áreas de Enfermagem na CAPES e CNPq

h) Promover intercâmbio com a Divisão de Pesquisa, o CEPG e a SR-2

i) Promover o III Encontro com Orientadores da EEAN

j) Elaborar o Regimento da CAPED

3) PRODUÇÃO CIENTÍFICA*

Curso de Mestrado

A pesquisa foi introduzida na EEAN com a criação do Curso de Mestrado em 1972 aliada ao desenvolvimento programático e à idéia da área de concentração.

Naquela ocasião, os docentes credenciados para o ensino de pós-graduação foram se organizando como orientadores de teses na medida da demanda dos alunos e das necessidades do curso, e não em razão de sua produção científica e/ou prática da pesquisa propriamente dita. Com a primeira área de concentração "Enfermagem Fundamental" desenvolvida de 1972 a 1975, foram produzidas 09 dissertações de mestrado.

Em 1974 foram implantadas as áreas de concentração "Enfermagem Psiquiátrica" e 'Enfermagem na Comunidade" e, em 1975 a área de concentração "Enfermagem Médico-Cirúrgica". No contexto dessas três áreas, a partir de 1977, foram produzidas 25 teses, assim distribuídas: Enfermagem Fundamental - 10; Enfermagem Psiquiátrica - 06; Enfermagem na Saúde da Comunidade -05 e Enfermagem Médico-Cirúrgica - 04. Em 1980 foi implantada a área de concentração "Metodologia da Enfermagem" com programa privilegiando o enfoque de Administração em Enfermagem.

A partir desse ano até o início de julho de 1993 (16/07/93),foram produzidas 199 teses no contexto global das cinco áreas de concentração, assim distribuídas: Enfermagem Fundamental - 20; Enfermagem Psiquiátrica - 23; Enfermagem na Saúde da Comunidade - 49; Enfermagem Médico-Cirúrgica - 67; Administração em Enfermagem - 39; e 01 outra (Núcleo de Enfermagem Materno-Infantil).

No mesmo ano de 1993 em função de mudanças introduzidas nos programas de mestrado e principalmente por influência do doutorado em 1989, as áreas de concentração do curso de mestrado mudam de nomenclatura a saber: "Enfermagem e Mudança Social", "Enfermagem no Contexto de Saúde" e "Enfermagem e seus Clientes: ensino e assistência".

Com efeito, a produção de teses, além de abranger, ainda, as áreas anteriormente citadas, inclui novas temáticas, como segue: Enfermagem em Saúde da Comunidade - 02; Enfermagem e Mudança Social - 18; Enfermagem no Contexto de Saúde -04; Enfermagem e seus Clientes: ensino e assistência - 22; isso perfaz um subtotal de 46 teses até maio de 1994.

A partir de julho de 1996, por influência decisiva do curso de doutorado além das novas temáticas anteriormente citadas, a produção de teses se distribui nas áreas temáticas do curso de doutorado entendidas como "linhas de pesquisa", como segue: Enfermagem e Sociedade - 02; O Saber da Enfermagem e suas Dimensões Teóricas e Práticas - 01 e Enfermagem e a Saúde dos Grupos Humanos - 07. Com isso, a produção de teses de mestrado da EEAN até a presente data perfaz um subtotal de 289 teses defendidas e aprovadas.

Vale referir que pelos Convênios Interinstitucionais com a UFRJ/ UFG (1987) e UFRJ/UFPA (1992) o curso de mestrado foi estendido respectivamente às instituições conveniadas e, como consequência, a produção de dissertações aumentou de 289 para 311 dissertações. Sendo 11 da UFG e 11 da UFPA (nesta oportunidade não é possível uma classificação das mesmas por áreas temáticas e/ou linhas de pesquisa).

Curso de Doutorado

O Curso de Doutorado foi implantado em agosto 1989. Na proposta curricular consta uma área de concentração "Enfermagem no Contexto Social Brasileiro" com três linhas de pesquisa: "Enfermagem e Sociedade", "O Saber de Enfermagem e suas Dimensões Teóricas e Práticas" e a "Enfermagem e a Saúde dos Grupos Humanos".

A produção de teses surge a partir de 1992 e até a presente data encontra-se assim distribuída: Enfermagem e Sociedade - 11 ; O Saber da Enfermagem e suas Dimensões Teóricas e Práticas - 04 e Enfermagem e a Saúde dos Grupos Humanos - 07, perfazendo um subtotal de 22 teses.

4) CONSIDERAÇÕES FINAIS

No computo geral, constatamos que a produção de teses de Pós-Graduação da EEAN/UFRJ corresponde ao total de 333 teses defendidas e aprovadas. Em termos prospectivos, contamos já com registro de pesquisas/projetos em andamento: a) no curso de mestrado: 04 projetos qualificados; 21 projetos defendidos e aprovados e em desenvolvimento 01, - subtotal 26; b) no curso de doutorado: 11 projetos qualificados; 21 projetos defendidos e em desenvolvimento 02, - subtotal 36 projetos em desenvolvimento. Assim, além dos dados registrados anteriormente, constatamos 62 projetos em desenvolvimento. Destacamos ainda, da última seleção aos cursos de mestrado e doutorado, os planos de teses que correspondem aos seguintes quantitativos: 12 no curso de mestrado e 10 no curso de doutorado, portanto são 22 planos aprovados. Desse modo e de forma concreta estamos acompanhando um total de 84, entre projetos e planos aprovados.

GRÁFICOS ILUSTRATIVOS MESTRADO E DOUTORADO DA EEAN/UFRJ

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DORIO DE JANEIRO/ Escola de Enfermagem Anna Nery. Regimento da Escola de Enfermagem Anna Nery. 1993

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO/ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY. Coordenação Geral de Pós-Graduação e Pesquisa. Regulamentação Geral dos Cursos de Pós-Graduacão/Documento aprovado pela Congregação da Unidade, 1993

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO/ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY/Coordenação Geral de Pós-Graduação e Pesquisa/Se-cretaria Acadêmica. Livro de atas.

 

1. Artigo Original para fins de divulgação na Escola de Enfermagem Amia Nery - Revista de Enfermagem
2. Levantamento de dados referentes à Produção Científica nos períodos:
1972a 1996 - Mestrado
1992a 1996 - Doutorado

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