Volume 1, Número 2, Mai/Ago - 1997
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
O Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Néry da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1974, integrou no contexto de suas áreas de conhecimento a da Saúde do Trabalhador, quando assumiu o compromisso de oferecer o 1º Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho, formando naquela época as primeiras enfermeiras especialistas nesta área.
Neste sentido o Departamento vem oferecendo o curso periodicamente, fortalecendo as discussões e os estudos sobre a Saúde do Trabalhador, na medida em que todos os alunos desenvolvem uma monografia de conclusão de curso sobre a temática.
As questões sobre o tema foram com o passar do tempo, fazendo parte do contexto do Departamento, sendo abordadas por docentes e discentes em seus estudos e investigações. Hoje contamos com 08 projetos de docentes e com aproximadamente 100 projetos de discentes do curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho já concluídos, sendo que destes originaram outros que estão em andamento, inclusive com apoio de órgãos de fomento à pesquisa.
Considerando a necessidade de aglutinar a produção científica em torno de uma linha de pesquisa e de estudos visando a fortalecer projetos e iniciativas na área de ensino, extensão e assistência, surgiu a proposta de criação de um núcleo de pesquisa nesta área.
O NÚCLEO DE PESQUISA ENFERMAGEM E SAÚDE DO TRABALHADOR - NUPEnST
A iniciativa de criação do Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador foi aprovada pelo Corpo Deliberativo do Departamento, demonstrando que é ele que detém a área de conhecimento sobre a temática, umas das áreas prioritárias da Enfermagem de Saúde Pública, com uma longa trajetória de aproximadamente 23 anos, materializado através do desenvolvimento de Cursos de Especialização em Enfermagem do Trabalho.
A realização das monografias pelos alunos do curso de especialização e os projetos desenvolvidos pelos professores do departamento contribuíram também para a efetivação da proposta de criação do Núcleo.
Assim, em novembro de 1995, foi aprovado pelo corpo deliberativo do Departamento o Regulamento do Núcleo que tem por finalidade promover pesquisas e estudos relacionados à enfermagem e profissões afins, contemplando outras áreas do conhecimento voltadas à saúde do trabalhador.
O Regulamento do referido Núcleo é composto de cinco capítulos que contemplam em seus dispositivos as atividades por ele a ser desenvolvidas, a sua organização e funcionamento, a composição quanto a membros e categorias, do patrimônio e da manutenção e disposições gerais.
Após homologação do Regulamento pelo Conselho de Pós-graduação e Pesquisa da Escola e pela sua Congregação, o Departamento deu posse à sua primeira diretoria em 07 de maio de 1997.
O Departamento criou a oportunidade para a posse da Diretoria provisória do Núcleo realizando o IºEncontro Trabalho e Saúde dos Trabalhadores em 07 de maio de 1997 e que teve também como objetivo comemorar o Dia do Trabalho e que foi a partir deste ano incluído nos eventos a serem realizados anualmente pelo Departamento.
Para a instalação do Núcleo e posse de sua diretoria estiveram presentes a Diretoria da Escola, representantes da Pós-graduação e da Graduação da Escola, dos Departamentos, dos Núcleos de Pesquisa História da Enfermagem, Núcleo de Pesquisa em Saúde da Mulher, Núcleo de Pesquisa Saúde da Criança, da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora do Hospital Universitário, representante da Associação Brasileira de Enfermagem e discentes do 12° Curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho da EEAN. Todos neste momento receberam o título de Sócio Fundador do Núcleo.
A Diretoria eleita foi composta pelas professoras Drª Regina Célia Gollner e Angela Maria Mendes Abreu do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Néry e pela Profª Drª Maria Yvone Chaves Mauro do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com gestão bianual.
Na criação do Núcleo foram inscritos 12 Projetos, sendo seus autores pesquisadores do próprio Departamento, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Núcleo de Pesquisa de Saúde Coletiva da UFRJ, de mestrandas de Enfermagem da UFRJ, mestranda da COPPE/UFRJ e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.
São objetivos do Núcleo entre outros, a promoção e incentivo à criação de novas linhas de pesquisa pertinentes à enfermagem e à saúde dos trabalhadores; instituir e implementar grupos interdisciplinares de estudos sobre a qualidade de vida do trabalhador no contexto da saúde; promover atividades técnico-científicas, culturais e artísticas sobre matérias de sua competência; organizar memória sobre informações e atividades vinculadas à enfermagem e saúde do trabalhador; divulgar e publicar informações e resultados de atividades de pesquisa do núcleo e contribuir para a construção dos conhecimentos relativos à enfermagem e saúde do trabalhador.
Poderão ser membros do Núcleo professores-orientadores, coordenadores de projetos de pesquisa; pesquisadores de outras instituições e suas equipes, alunos de cursos de doutorado, mestrado, Lato Sensu e de Extensão da EEAN e de outras Instituições de Ensino; bolsistas de aperfeiçoamento e de iniciação científica engajados em projetos, alunos de graduação da EEAN e de outras Instituições, sendo que todos estes deverão ter seus projetos registrados no Núcleo.
O Núcleo de Pesquisa tem sua sede no Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Néry da Universidade Federal do Rio de Janeiro, situado na Rua Afonso Cavalcanti, 275- Cidade Nova no Rio de Janeiro.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A criação do Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador vem ao encontro dos objetivos do Departamento no que se refere ao incentivo à pesquisa, buscando através destes estudos mudanças no contexto da prática de Enfermagem bem como nas questões relacionadas à saúde dos grupos humanos enquanto trabalhadores.
RERFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Escola de Enfermagem Anna Nery. Departamento de Enfermagem em Saúde Pública. Regulamento de Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador. Rio de Janeiro. 1997.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Escola de Enfermagem Anna Nery. Parecer sobre criação do Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador. Rio de Janeiro. 1997. (Congregação da EEAN/UFRJ)
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Escola de Enfermagem Anna Nery. Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Ata de criação de Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador. Rio de Janeiro. 1997.