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Nébia Maria Almeida de Figueiredo; Vilma de Carvalho; Maria Antonieta Rubio Tyrrell
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 18 - 28
Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre banho no leito, com os objetivos de identificar expressões verbais e caracterizar expressões não verbais durante a execução da atividade de banhar e de ser banhada.. A coleta de dados incluiu o registro de falas, gestos e expressões durante a Cena de Reflexão, uma dramatização do banho em sala de aula, com a participação de 32 enfermeiras e alunas de pós-graduação - mestrado. Os resultados indicaram dois núcleos de representações: o primeiro, "O Corpo que Toca e Fala"; e o segundo, "O Corpo que Toca e Cala". A Multireferencialidade, Subjetividade, Psicossociologia e as concepções de Nightingale, Figueiredo e Carvalho foram usadas como apoio teórico. Os resultados constataram dificuldades das enfermeiras em relação ao toque e ao corpo nu, durante o procedimento técnico, e também quando opinavam e defendiam, de fato, o próprio corpo e o toque como intermediadores de emoções, subjetividade, estética, sexualidade e sensualidade
Palavras-chave: Enfermagem. Higiene da pele. Tato. Tecnologia
In memorian à Haydée Guanais Dourado 1915-2005
Maria Antonieta Rubio Tyrrell; Isaura S. Porto
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 143 - 143
Maria Antonieta Rubio Tyrrel; Regina Célia Gollner Zeitoune
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(1): 09 - 14
85 anos no ensino da enfermagem brasileira
Maria Antonieta Rubio TyrrellI; Antonio José de Almeida FilhoII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 09 - 11
A assistência à mulher no pré-parto e parto na perspectiva da maternidade segura
Fernanda Rego Pereira dos SantosI; Maria Antonieta Rubio TyrrellII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 46 - 53
Adeus à nossa professora: perde a Escola de Enfermagem Anna Nery / UFRJ
Maria Antonieta Rubio Tyrrell; Maria Cecilia Cordeiro Pedro; Isaura Setenta Porto
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 149 - 150
Construindo uma linguagem (in) comum em mulheres vítimas de violência conjugal
Yolanda Elizabeth Rodríguez de GuzmánI; Maria Antonieta Rubio TyrrellII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(4): 679 - 684
O estudo de natureza qualitativa teve como objetivo analisar as concepções de violência conjugal das mulheres que sofrem esse fenômeno social. Foi realizado no Centro "Emergência Mulher" (CEM), instituição estatal do Ministério da Mulher e Desenvolvimento Social (MINDES) na cidade de Trujillo, Perú. O método utilizado foi a história de vida, que permitiu obter relatos de dez mulheres que denunciavam a violência perpetrada pelos seus companheiros. A análise temática das histórias de vida caracterizou uma linguagem (in)comum que contém simbolismos associados à ética, estética e moral; conceitua também a violência como doença crônica, geracional e como estado de mal-estar.
Palavras-chave: Violência Doméstica. Saúde da Mulher. Política de Saúde. Enfermagem Familiar
Coordenação de Pesquisa e desenvolvimento da Pós-Graduação da EEAN/UFRJ1
Profa. Dra. Vilma de Carvalho1; Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell2; Profa. Dra. Cristina Maria Loyola Miranda3; Maria Cristina Studart4; Regina Célia Magalhães Waltenberg5
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(2): 59 - 66
p>Este artigo apresenta aspectos da origem e trajetória evolutiva da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Pós-Graduação em Enfermagem Stricto-Sensu da EEAN/UFRJ, com destaque para os antecedentes históricos, os determinantes regimentais e regulamentares, além dos indicativos a produção científica. A perspectiva abrange a idéia de democratizar e tornar público as idéias, os aspectos organizacionais que influem nas possibilidades e limites da produção intelectual da EEAN, no contexto da Pós-Graduação de Enfermagem. O objetivo principal é obter o retorno ("feed-back") da comunidade de enfermagem em âmbito nacional e internacional que concerne à comunicação e ao intercâmbio.
Desafios da enfermagem e perspectivas de ação da EEAN
Maria Antonieta Rubio Tyrrell
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(1): 23 - 28
Ana Beatriz Azevedo QueirozI; Ângela ArrudaII; Maria Antonieta Rubio TyrrelIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(3): 388 - 397
Difusão do conhecimento de enfermagem: trajetória de desafios e de investimentos
Maria Antonieta Rubio Tyrrell I; Antonio José de Almeida Filho II
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(2): 241 - 243
Christiane Mosquera FernandezI; Maria Antonieta Rubio TyrrellII; Flavia de Carvalho NevesIII; Mauro Cezar Silva XavierIV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 138 - 142
Homenagem à OPAS nos cem anos de sua existência
Maria Antonieta Rubio TyrrellI; Vilma de CarvalhoII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(3): 341 - 351
Marléa Chagas MoreiraI; Neide Aparecida Titonelli AlvimII; Maria Antonieta Rubio TyrrellIII; Ivone Evangelista CabralIV; Lidia MonjaneV; Domingos E. TutoVI
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 526 - 529
O estudo visa descrever as atividades desenvolvidas durante visita de trabalho de uma delegação do Instituto Superior de Ciências da Saúde da República de Moçambique (ISCISA) na Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, bem como as primeiras repercussões que culminaram em proposta de convênio entre estas instituições. O propósito foi o estabelecimento de cooperação e intercâmbio internacional para formação e qualificação de recursos humanos em enfermagem. Como resultado dessa visita, foi assinada uma Carta de Intenção entre EEAN/UFRJ e ISCISA, cujas primeiras repercussões foi a realização de uma Reunião Científica no Brasil e uma Missão Brasileira de cooperação técnico-educacional em Moçambique.
Palavras-chave: Enfermagem. Intercâmbio Educacional Internacional. Pesquisa
Maria Antonieta Rubio Tyrrell
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(4): 610 - 612
Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Mulher (NUPESM)
Maria Antonieta Rubio Tyrrell1; Rosângela da Silva Santos2; Ivis Emilia de Oliveira Souza3; Lana Lage da Gama Lima4
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 103 - 110
Este artigo apresenta a experiência de origem e desenvolvimento de um Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Mulher, contextualizado o movimento de expansão dos cursos de Pós-Graduação "stricto-sensu" Mestrado e Doutorado na urgência e consolidação de medidas inovadoras no ensino desses programas. Descrevem-se os requisitos básicos para sua criação e aprovação bem como os serviços prestados. Por fim registram-se as perspectivas de trabalho e pesquisas.
Palavras-chave: Nucleus of Investigation, Woman Health, Nursing of Investigation.
Maria Antonieta Rubio Tyrrell
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(3): 11 - 14
Perspectiva da avaliação educacional nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica
Maria Tita Portal SacramentoI; Maria Antonieta Rubio TyrrellII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(2): 286 - 290
Antonio de Magalhães MarinhoI; Maria Antonieta Rubio TyrrellII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(3): 431 - 438
Programas de saúde materno-infantil em Moçambique: marcos evolutivos e a inserção da enfermagem
Maria Acácia Ernesto Lourenço I; Maria Antonieta Rubio Tyrrell II
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 617 - 624
Pesquisa centrada nas políticas públicas do governo moçambicano para o setor da saúde, com foco voltado para programas de assistência à saúde materno-infantil. Tem o propósito de apresentar contextos básicos para a reflexão sobre a filosofia da implantação e implementação dos programas e a inserção da Enfermagem, mostrando seus marcos evolutivos. Constatou-se que, na década 70, o Sistema Nacional de Saúde adotou o Programa de Proteção Materno-Infantil, que na década de 80 ficou concebido como Programa de Saúde Materno-Infantil e, posteriormente, na década 90, ficou inserido no Programa Nacional Integrado de Saúde Materno-Infantil e Planejamento Familiar, Programa Alargado de Vacinação, Saúde Escolar e do Adolescente, incluindo Saúde Sexual e Reprodutiva. A inserção da Enfermagem foi evidenciada na implementação das ações assistenciais. Os marcos evolutivos foram: a introdução dos cursos específicos de Enfermagem em saúde materno-infantil do nível básico ao superior e abrangência dos serviços do Programa Nacional Integrado.
Palavras-chave: Assistência à Saúde. Saúde Materno-Infantil. Enfermagem
Setenta anos de vida universitária da Escola de Enfermagem Anna Nery: uma breve reflexão
Maria Antonieta Rubio TyrrellI; Tânia Cristina Franco SantosII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(1): 138 - 142
O presente texto tem como objeto, o discurso de abertura das comemorações dos setenta anos de vida universitária da Escola de Enfermagem Anna Nery, proferido por sua Diretora. Ele tem como propósito refletir sobre a trajetória institucional da Escola de Enfermagem Anna Nery e sua importância para a proclamação de um modelo de enfermeiro para a sociedade brasileira. As fontes consultadas e analisadas à luz do pensamento do sociólogo francês Pierre Bourdieu evidenciaram que houve um grande investimento na formação do habitus profissional dos postulantes à profissão, culminando em um modelo de enfermeiro para a sociedade brasileira. Concluiu-se, nesta reflexão que os emblemas e rituais foram instrumentos simbólicos que legitimaram e consagraram esse modelo.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Emblemas e Insígnias. Memória
Violência contra a mulher: o perigo mora da porta para dentro
Alejandra Ana RotaniaI; Iêda Maria Vargas DiasII; Kleyde Ventura SousaIII; Leila Regina WolffIV; Liliane Belz dos ReisV; Maria Antonieta Rubio TyrrellVI
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(1): 114 - 125