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CAPES

Volume 13, Número 2, Abr/Jun - 2009

EDITORIAL

 

Difusão do conhecimento de enfermagem: trajetória de desafios e de investimentos

 

 

Maria Antonieta Rubio Tyrrell I; Antonio José de Almeida Filho II

IDoutora em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil. Diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pesquisadora do CNPQ. Brasil. E-mail: tyrrell2004@hotmail.com,
II Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto I da EEAN/UFRJ. Membro do Nuphebras. Brasil. E-mail: ajafilho@terra.com.br

 

 

Desde a criação, em 1932, do primeiro veículo responsável pela socialização do conhecimento produzido pela Enfermagem brasileira -a Revista Brasileira de Enfermagem, à época intitulada Annaes de Enfermagem -, um grande investimento tem sido empreendido por diversas instituições no sentido de ampliar espaços para atender a demanda crescente de produções acadêmicas na área da Enfermagem.

O aumento significativo dessas produções aconteceu com a formação de mestres na década de 70 e de doutores na década de 80, assim solidificando, ao mesmo tempo, as especificidades e as diversidades as quais os enfermeiros vivenciam em seu cotidiano profissional em diferentes campos.

Os programas de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem no Brasil, atualmente credenciados pela CAPES, totalizam 32 -14 com nível de doutorado, 13 dos quais também com nível de mestrado acadêmico; 16 com nível de mestrado acadêmico e os outros 2 como mestrado profissional -, evidenciando um crescimento gradativo desses programas.

Para acompanhar esse desenvolvimento, faz-se necessário um grande esforço correspondente por parte da administração e editoração das revistas de Enfermagem, cuja finalidade é ampliar o espaço para o intercâmbio de conhecimento científico de interesse desta área. Assim, a gestão dos periódicos de Enfermagem vêm realizando importantes ajustes em suas estruturas de modo a integrarem o maior número de bases de indexação possível e de ampliarem os orçamentos previstos.

A disponibilização on-line dos periódicos científicos de diferentes áreas do conhecimento permite que a Enfermagem acesse rapidamente o produto das pesquisas oriundas de áreas afins, e outras áreas também podem dispor da produção gerada pela Enfermagem em diferentes espaços profissionais interdisciplinares.

A área de Enfermagem, segundo a CAPES, caracteriza-se como uma área em consolidação, considerando o alcance da internacionalização pela visibilidade e inserção. Daí o compromisso e a missão dos editores de revistas científicas, bem como das instituições responsáveis pela manutenção da estrutura e infraestrutura necessárias ao desenvolvimento contínuo de seus periódicos, cujos investimentos precisam alcançar outros continentes, o que ainda não é uma tarefa fácil.

É possível constatar o crescente interesse por diferentes segmentos da Enfermagem na produção de conhecimento disponível nos diversos periódicos de Enfermagem, cada vez mais qualificados. Tal produção é apoiada na interdisciplinaridade, na intersetorialidade e na complexidade, com importantes contribuições de impactos sociais nos vários âmbitos de atuação da Enfermagem: internos, regionais e internacionais.

Acreditamos que os esforços individuais e coletivos pelo alcance de metas, garantindo a difusão de conhecimentos relevantes e inovadores sejam o caminho mais profícuo para o aumento do número de periódicos de Enfermagem qualificados.

É nessa direção que a Escola de Enfermagem Anna Nery vem investindo arduamente, considerando a atuação articulada entre o Conselho Editorial da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, a Direção, a Coordenação Geral de Pós-Graduação e Pesquisa, e a Coordenação de Graduação em Enfermagem todos aqueles que participam do processo de avaliação dos manuscritos e aqueles que submetem seus manuscritos à Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, e, por isto reconhecemos em todos eles seu devido protagonismo na difusão do conhecimento.

 

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