ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 25 resultados

25 anos de regulamentação do SUS e a 15º Conferência Nacional de Saúde

Maria do Socorro de Souza; Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(3): 376 - 378

Download

 

A enfermagem e as questões éticas envolvendo a pesquisa com crianças e adolescentes

Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(0): 24 - 39

Resumo Download

As particularidades éticas da pesquisa envolvendo a criança e o adolescente como sujeitos de pesquisa é o objeto de estudo investigado, com o propósito de analisar as dimensões morais e legais das pesquisas envolvendo crianças e adolescentes e discutir os preceitos éticos e legais que norteiam as pesquisas com esses sujeitos. Tomei a análise de discurso (ORLANDI, 1997; 2001) como eixo teórico-metodológico para interpretar as fontes documentais (Leis, Normas, Códigos etc), que constituíram as fontes primárias do estudo. Busquei nos textos as condições de produção do discurso, as formações imaginárias, os esquecimentos, as relações de sentido e as incompletudes para a enunciação de três categorias de análise: a moralidade e a legalidade, os preceitos éticos, e os preceitos legais.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da criança. Pesquisa. Bioética

 

A imagem concreta do álcool na vida dos adolescentes da Comunidade Engenho do Mato: intermediando os saberes na prática educativa da enfermeira

Valéria de Oliveira Monteiro1; Ivone Evangelista Cabral2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(2): 56 - 68

Resumo Download

Tivemos como ponto de partida a dimensão subjetiva dos educandos-adolescentes para implementar uma modalidade de educação-dialógica, cujo alicerce se assentou no pensamento pedagógico crítico-reflexivo de Freire (1988). O objeto de estudo a rota do álcool no contexto de vida dos adolescentes da Comunidade Engenho do Mato-Niterói foi encaminhado através do método criativo sensível, no espaço da oficina de criatividade e sensibilidade. Abordar a temática sobre o álcool entre adolescentes, a partir do delineamento geográfico da rota do álcool no contexto sócio-familiar, foi um grande desafio para os 07 participantes da pesquisa. Embora não seja uma droga lícita para os adolescentes, a sua aceitação social está representada pela franca distribuição geográfica na Comunidade onde os adolescentes crescem, se socializam e vivem, levando a um consumo indiscriminado. Além disso, o uso do álcool produz sensação lúdica, prazerosa e alimenta a auto-estima, a despeito de todos os seus efeitos danosos sobre a saúde.

Palavras-chave: Enfermagem - Enfermagem Pediátrica - Adolescente - Alcoolismo

 

A prática da amamentação após o método mãe canguru no Rio de Janeiro: a necessidade de educação em saúde e intervenção de Enfermagem no domicílio

Ivone Evangelista Cabral; Danielle Groleau

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(4): 763 - 771

Resumo Download

O "ensino-aprendizagem" integra o Método Mãe Canguru (MMC) brasileiro para promover as habilidades maternas na amamentação de bebês prematuros ou baixo peso. Por desconhecermos se o que foi ensinado integrou o círculo interno da família, nosso objetivo foi analisar como esse conhecimento sobre amamentação exclusiva foi incorporado no contexto dos domicílios. A pesquisa participante aconteceu no domicilio de 11 grupos de mães, familiares e vizinhos. O saber local dos vizinhos e familiares substituiu o conhecimento ensinado à mãe no MMC e mudou a alimentação desses bebês. A educação em saúde deve estender-se para além do hospital e incluir os familiares e pessoas significativas.

Palavras-chave: Cuidado pós-natal. Saúde da criança. Enfermagem pediátrica. Aleitamento materno

 

Alimentação do bebê de baixo peso no domicílio: enfrentamentos da família e desafios para a enfermagem

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco; Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(2): 314 - 322

Resumo Download

Bebês de baixo peso ao nascer apresentam demandas de cuidados na alimentação decorrentes das exigências metabólicas no primeiro ano de vida, desafiando as famílias no confronto entre as recomendações dos profissionais e as práticas culturais. Para desvelar e articular a prática sociocultural dos familiares na alimentação deste bebê, aplicou-se o método criativo-sensível, no domicílio de seis famílias, no período de abril de 2008 a março de 2009. Segundo a análise crítica do discurso, as famílias desvelaram os contextos hospitalar, domiciliar e societal de alimentação do bebê, ideologicamente articulados com a prática social. Enquanto a ordem do discurso hospitalar favoreceu o aleitamento materno exclusivo, as ordens local e societal desvelaram as práticas culturais da amamentação e alimentação, articuladas ou não com discurso profissional. O discurso dos profissionais de saúde influenciou o início da amamentação exclusiva, mas pouco contribuiu na sua manutenção. A inclusão da família nas intervenções contribui para a produção de novos sentidos na alimentação deste bebê.

Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica. Aleitamento Materno. Recém-nascido de Baixo Peso. Família. Cultura

 

As dimensões do cuidar e do pesquisar em saúde da criança e adolescente somando esforços

Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(0): 11 - 14

Resumo Download

Trata-se de discurso proferido na sessão de abertura do 2º Seminário de Saúde da Criança e Adolescente e 1º Encontro de Grupos de Pesquisa dessa área, que tem por objetivo dar as boas vindas aos participantes do evento e apresentar as dimensões do cuidar e do pesquisar como desafios a produção do conhecimento em enfermagem em saúde da criança e adolescente. A necessidade de formação de grupos de pesquisa interinstitucionais e a divulgação do conhecimento gerado pelos distintos grupos institucionais mobilizaram dez instituições assistenciais e de ensino a promover ambas as reuniões científicas.

Palavras-chave: Enfermagem. Pesquisa. Saúde da criança. Evento.

 

Central de Eventos Científicos e Culturais da EEAN/UFRJ: Relato de experiência

Ivone Evangelista Cabral1; María Catarina Salvador da Motta2; María da Soledade Simeão dos Santos3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 111 - 118

Resumo Download

Ao longo da existência da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), sempre foi preocupação do seu corpo docente formar cidadãos para atender às necessidades de saúde da população, como também qualificar enfermeiros(as) para oferecer qualidade de assistência àqueles que dependem de seus cuidados. Regularmente, os departamentos que compõem esta Unidade vêm oferecendo cursos de especialização e de curta duração de natureza interdisciplinar. Ao mesmo tempo em que existe uma busca por esses eventos, a Unidade amplia o suporte de infra-estrutura para atender a essa demanda, visando a promover o retorno de seus usuários. A direção da EEAN, gestão 1994-1997, já em setembro de 1994 discutia e aprovava nos colegiados internos a criação da estrutura da Central de Eventos como um setor administrativo-académico de interface com a comunidade de enfermagem.

Palavras-chave: Events organization, Interdisciplinarity, Quality of assistence Tese Tyrrell

 

Crianças em situação de violência de um ambulatório do Rio de Janeiro: conhecendo seu perfil

Lucia Martins de Magalhães Pierantoni; Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(4): 699 - 707

Resumo Download

Buscou-se caracterizar as crianças envolvidas em situação de violência e seus familiares, e analisar o papel social do agressor/protetor no círculo da violência. Estudo quantitativo descritivo foi desenvolvido no Ambulatório da Família de um Hospital do Rio de Janeiro, entre 2006 e 2007. Dados do prontuário de 44 crianças demonstraram intensa relação entre pobreza, baixa escolaridade e gênero na matriz social da violência. Houve maior registro de meninos (64%) expostos a violência do que meninas. A violência física foi a queixa mais recorrente (33,3%). Paradoxalmente, a mãe foi a principal agressora (39,1%) e protetora (57,1%). Conclui-se que tanto a criança como o agressor/protetor precisam de intervenção, apoio e monitoração do serviço de saúde, e que o duplo papel social (agressor/protetor) implica uma abordagem de cuidado centrado na família.

Palavras-chave: Criança. Enfermagem. Violência

 

Desafios e perspectivas do cuidar de enfermagem na saúde da criança

Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(4): 691 - 693

Download

 

Diarréia aguda em crianças menores de um ano: subsídios para o delineamento do cuidar

IIvonete Vieira PereiraI; Ivone Evangelista CabralII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 224 - 229

Resumo Download

Estudo quantitativo observacional descritivo, teve como fonte de dados o inquérito epidemiológico, para determinar as razões da elevada prevalência de doenças diarréicas agudas em menores de um ano em Ananindeua, Pará. A amostra foi constituída pelas famílias cadastradas no Programa Saúde da Família. Constatou-se que os fatores sócio-econômico-culturais influenciaram na ocorrência de diarréia, pois quanto menores a idade da mãe e a escolaridade maior a prevalência da doença. Esta população vive em área de ocupação, sem saneamento básico, com lixo e dejetos a céu aberto, estando abaixo da linha de pobreza. Quanto ao desmame precoce, observou-se introdução de água e chás nos primeiros 15 dias e de leite artificial no primeiro mês, havendo resistência para utilizar soro oral. Realizavam tratamento caseiro. Conclui-se que, além da reversão dos fatores estruturais, é necessário incluir questões culturais, educativas para uma política pública de cuidar.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da Criança. Diarréia

 

Discurso de abertura

Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 297 - 299

Download

 

Discurso de posse da Diretora da EEAN - gestão 1998 - 2001

Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(1): 19 - 22

Download

 

EEAN, Centro afiliado ao Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem da EERP/USP1

Profª Drª. Ivone Evangelista Cabral1; Isabel Amélia Costa Mendes2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(1): 22 - 23

Download

 

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem

Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(1): 9 - 9

Download

 

Experiências de estudantes de enfermagem no cuidado de si durante o processo de formação en uma universidade privada de Chimbote, Perú

Carmen Leticia Gorriti Siappo, Yolanda Rodríguez Núñez, Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(1): 17 - 24

Download

 

Integridade em pesquisa: quais caminhos devemos seguir?

Dulce Aparecida Barbosa, Emiko Yoshikawa Egry, Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(3): 395 - 400

Download

 

Intercâmbio internacional EEAN/UFRJ e Instituto Superior de Ciências de Saúde da República de Moçambique: criando as bases de uma cooperação técnico-educacional

Marléa Chagas MoreiraI; Neide Aparecida Titonelli AlvimII; Maria Antonieta Rubio TyrrellIII; Ivone Evangelista CabralIV; Lidia MonjaneV; Domingos E. TutoVI

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 526 - 529

Resumo Download

O estudo visa descrever as atividades desenvolvidas durante visita de trabalho de uma delegação do Instituto Superior de Ciências da Saúde da República de Moçambique (ISCISA) na Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, bem como as primeiras repercussões que culminaram em proposta de convênio entre estas instituições. O propósito foi o estabelecimento de cooperação e intercâmbio internacional para formação e qualificação de recursos humanos em enfermagem. Como resultado dessa visita, foi assinada uma Carta de Intenção entre EEAN/UFRJ e ISCISA, cujas primeiras repercussões foi a realização de uma Reunião Científica no Brasil e uma Missão Brasileira de cooperação técnico-educacional em Moçambique.

Palavras-chave: Enfermagem. Intercâmbio Educacional Internacional. Pesquisa

 

Legislação básica de proteção à infância: uma abordagem para a prática de enfermagem pediátrica

Ivone Evangelista Cabral1; Déa Lúcia David Neves2; Letícia de Brito Calheiros3; Maria Cristina Vieira dos Anjos4; Sonia Aparecida da Silva Viviane Medeiros Machado5

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(0): 41 - 52

Resumo Download

O presente estudo tem como foco central a legislação de proteção à criança no sentido de proporcionar subsídios a prática de enfermagem e da enfermeira pediatra em seu exercício profissional. Tivemos como objetivo destacar os aspectos legais, constantes em Leis e Resolução, que asseguram a proteção à infância e analisar a contribuição desta legislação para a prática da enfermagem. A pesquisa documental foi orientada pelas palavras-chave: Lei, Decreto, Resolução, criança, direito, dever e proteção. Foram destacados Leis e Resoluções pertencentes aos campos geral e profissional cujos dados qualitativos foram categorizados a saber: legislação de base, de prática assistencial e de prática da pesquisa.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da Criança. Legislação.

 

Nova Política Editorial de Escola Anna Nery Revista Enfermagem

Ivone Evangelista Cabral, Antonio José Almeida Filho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(2): 206 - 211

Download

 

O cotidiano do ser-adolescendo com aids: movimento ou momento existencial?

Cristiane Cardoso de Paula I; Ivone Evangelista Cabral II; Ívis Emília de Oliveira Souza III

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 632 - 639

Resumo Download

As crianças com AIDS por transmissão vertical transitam da infância para adolescência, e pouco se sabe sobre como cuidam de si. Compreender este cotidiano do adolescer foi o objetivo desta investigação fenomenológica com análise hermenêutica heideggeriana. A entrevista com 11 meninos/meninas (12-14 anos) não institucionalizados, que conheciam seu diagnóstico, ocorreu depois da aprovação do projeto pelo Comitê de Ética de três instituições do Rio de Janeiro, cenários da pesquisa. Os resultados apontaram um cotidiano marcado pelos momentos infância e adolescência. Às vezes quer voltar a ser-criança para brincar; se re-conhece como ser-adolescente pela aparência, humor, atividades diárias, lazer e relacionamentos. Transitando entre esses momentos, re-vela-se como ser-adolescendo. Neste movimento existencial des-vela-se como ser-de-possibilidades, que não está limitado à dupla-facticidade: adolescer (segundo demarcações etárias e características predeterminadas) e AIDS (fragilidade clínica). Portanto, conjugar as dimensões biológica e existencial, no modelo assistencial-institucional, é o desafio do cuidado ao ser-adolescendo.

Palavras-chave: Saúde do Adolescente. Saúde da Criança. Enfermagem Pediátrica. Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

 

O cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativo

Ana Angélica de Souza FreitasI; Ivone Evangelista CabralII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 84 - 89

Resumo Download

O estudo descritivo com abordagem qualitativa teve como objetivos identificar e analisar os recursos de comunicação expressos pelo folheto educativo para mediar conteúdos sobre o cuidado à pessoa traqueostomizada. A análise de enunciação proposta por Bardin subsidiou a elaboração do instrumento de coleta de dados. A análise temática levou à identificação de duas categorias: condições de produção da palavra e rodeio pela enunciação. Os recursos de comunicação empregados no folheto atendem em par te as necessidades de aprendizado do leitor. Embora os assuntos sejam apresentados na forma de perguntas, pressupondo um paciente vir tual com dúvidas, as respostas são mediadas por linguagens ambíguas (popular e científica). Iniciativas de produção de materiais educativos, que incorporem o paciente como sujeito do conhecimento em situação real, e não vir tual, facilitam a mediação de conteúdos, pois a linguagem fica mais próxima do entendimento do leitor e mais aderente à sua realidade.

Palavras-chave: Enfermagem. Educação em Saúde. Materiais de Ensino. Traqueostomia

 

O egresso da terapia intensiva neonatal de três instituições públicas e a demanda de cuidados especiais

Ivone Evangelista CabralI; Juliana Rezende M. M. de MoraesII; Flávia Fragoso dos SantosIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(2): 211 - 218

Download

 

O lugar das plantas medicinais nos espaços privado-domiciliar e académico-profissional das enfermeiras1

Neide Aparecida Titonelli Alvim1; Ivone Evangelista Cabral2

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(3): 90 - 103

Resumo Download

Este estudo, realizado no período de 1998 a 1999, teve como objeto o uso de plantas medicinais no espaço de vida privado-domiciliar e sua aplicabilidade no cenário académico-profissional das enfermeiras. Foi realizado com base na pesquisa qualitativa e eleito o método criativo e sensível como ferramenta de investigação, que tem como eixo norteador as dinâmicas de criatividade e sensibilidade (DCS). No interior dessas dinâmicas conseguimos atingir os objetivos: descrever o lugar das plantas medicinais na trajetória de vida das enfermeiras; e analisar a aplicabilidade das plantas nos espaços privado-domiciliar e académico-profissional das enfermeiras. Os conceitos de crítico-reflexiva (Freire), linguagem (Bakhtin) e recodificação temática (Cabral) constituíram o alicerce da pesquisa. A análise crítico-reflexiva, desenvolvida no contexto plural, dialógico e dialético das DCS, apontou para a necessidade de se ampliar o campo de investigação nesta área para que seja considerada como uma possibilidade no cuidado de enfermagem.

Palavras-chave: Enfermagem - Plantas Medicinais.

 

O viver e fazer Enfermagem - Os múltiplos desafios ontem, hoje e sempre

Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(1): 11 - 16

Download

 

Tradução e adaptação cultural de instrumentos de coleta de dados sobre construção de gênero na infância

Julia Maricela Torres Esperón; Ivone Evangelista Cabral; Roberto José Leal; Elisa da Conceição Rodrigues; Marialda Moreira Christoffel; Juliana Rezende Montenegro Medeiros de Moraes

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(3): -

Download

 

 

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1