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Escola Anna Nery Revista de Enfermagem completa 20 anos

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2017, no espaço do X SINPEn, estaremos celebrando os 20 anos da...
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Volume 6 , Dez/Dez - 2002

APRESENTAÇÃO

1  - As dimensões do cuidar e do pesquisar em saúde da criança e adolescente somando esforços

Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 11-14

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Trata-se de discurso proferido na sessão de abertura do 2º Seminário de Saúde da Criança e Adolescente e 1º Encontro de Grupos de Pesquisa dessa área, que tem por objetivo dar as boas vindas aos participantes do evento e apresentar as dimensões do cuidar e do pesquisar como desafios a produção do conhecimento em enfermagem em saúde da criança e adolescente. A necessidade de formação de grupos de pesquisa interinstitucionais e a divulgação do conhecimento gerado pelos distintos grupos institucionais mobilizaram dez instituições assistenciais e de ensino a promover ambas as reuniões científicas.

Palavras-chave: Enfermagem. Pesquisa. Saúde da criança. Evento.

 

ARTIGOS

2  - As abordagens metodológicas na pesquisa em enfermagem na área de saúde da criança e adolescente: análise da produção científica no período de 1995 a 1999.

Marialda Moreira Christoffel; Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 15-24

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O estudo tem por objetivo analisar a produção científica em enfermagem na área de saúde da criança e do adolescente, no período de 1995 a 1999, buscando a identificação das abordagens metodológicas utilizadas. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratório-descritiva, de natureza quantitativa, realizada através de levantamento de dados no Catálogo de Pesquisas da ABEN/CEPEN - 75 anos, em CD-ROM. Os resultados apontam para o maior enfoque dado à pesquisa qualitativa (75,4%) em relação à pesquisa quantitativa (19,3%). Cabe destacar que no período do recorte estudado busca-se a superação das abordagens centradas no método biológico, passando-se para uma discussão mais ampla acerca do processo saúde-doença, refletindo-se nas questões que envolvem a saúde da população em geral e que portanto, as abordagens qualitativas são imprescindíveis para atender de modo contextualizado.

Palavras-chave: Enfermagem. Criança e adolescente. Abordagens Metodológicas.

 

3  - A enfermagem e as questões éticas envolvendo a pesquisa com crianças e adolescentes

Ivone Evangelista Cabral

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 24-39

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As particularidades éticas da pesquisa envolvendo a criança e o adolescente como sujeitos de pesquisa é o objeto de estudo investigado, com o propósito de analisar as dimensões morais e legais das pesquisas envolvendo crianças e adolescentes e discutir os preceitos éticos e legais que norteiam as pesquisas com esses sujeitos. Tomei a análise de discurso (ORLANDI, 1997; 2001) como eixo teórico-metodológico para interpretar as fontes documentais (Leis, Normas, Códigos etc), que constituíram as fontes primárias do estudo. Busquei nos textos as condições de produção do discurso, as formações imaginárias, os esquecimentos, as relações de sentido e as incompletudes para a enunciação de três categorias de análise: a moralidade e a legalidade, os preceitos éticos, e os preceitos legais.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da criança. Pesquisa. Bioética

 

4  - Legislação básica de proteção à infância: uma abordagem para a prática de enfermagem pediátrica

Ivone Evangelista Cabral; Déa Lúcia David Neves; Letícia de Brito Calheiros; Maria Cristina Vieira dos Anjos; Sonia Aparecida da Silva Viviane Medeiros Machado

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 41-52

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O presente estudo tem como foco central a legislação de proteção à criança no sentido de proporcionar subsídios a prática de enfermagem e da enfermeira pediatra em seu exercício profissional. Tivemos como objetivo destacar os aspectos legais, constantes em Leis e Resolução, que asseguram a proteção à infância e analisar a contribuição desta legislação para a prática da enfermagem. A pesquisa documental foi orientada pelas palavras-chave: Lei, Decreto, Resolução, criança, direito, dever e proteção. Foram destacados Leis e Resoluções pertencentes aos campos geral e profissional cujos dados qualitativos foram categorizados a saber: legislação de base, de prática assistencial e de prática da pesquisa.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da Criança. Legislação.

 

5  - Percepções das enfermeiras frente. à dor dos recém-nascidos hospitalizados na UTI neonatal

Marialda Moreira Chrisroffel; Leila Rangel da Silva

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 53-63

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Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de natureza quanti-qualitativa, realizado durante o curso de especialização em enfermagem neonatal e pediátrica e teve por objetivo conhecer a percepção das enfermeiras frente à dor do recém-nascido hospitalizado na UTI neonatal. No período de 1999 a 2002, 47 enfermeiras de três Universidades do Rio de Janeiro responderam ao questionário sobre dor antes do curso "Manejo Comportamental da Dor no Recém-Nascido e na Criança" ser ministrado. Os resultados evidenciaram que 87,2% das enfermeiras não receberam treinamento específico para reconhecer ou avaliar a dor do recém-nascido. Porém, 97,9% sabiam identificar e reconhecer a dor, no seu cotidiano de assistência, durante a realização de procedimentos invasivos ou intervenções de enfermagem. É importante que as Escolas de Enfermagem em nível de graduação incluam em seus currículos a temática dor, e principalmente discutam as medidas comportamentais que ainda é um grande desafio para a enfermagem.

Palavras-chave: Neonato. Dor. Humanização. Ensino de Enfermagem.

 

6  - Empregabilidade dos Enfermeiros no Brasil

Ana Luiza Stiebler Vieira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 65-74

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O trabalho mostra ao longo das décadas de 70, 80 e 90, a absorção dos enfermeiros no país através da oferta e demanda destes profissionais no mercado de trabalho do setor saúde, em outros setores da economia, e aponta sinais de absorção em novos mercados. Analisa que os enfermeiros são profissionais requeridos no mercado de trabalho, cuja empregabilidade vem aumentando ao longo das décadas. Utiliza como fontes da oferta de enfermeiros, os profissionais cadastrados no Conselho Federal de Enfermagem, os concluintes e os cursos de graduação através do Ministério da Educação; e como fontes de demanda, a pesquisa Assistência Médica Sanitária do IBGE, e a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho.

Palavras-chave: Enfermagem. Enfermeiros. Mercado de trabalho. Ocupações em saúde.

 

7  - As correntes teóricas e práticas das dimensões do cuidar na infância: abordagem introdutória ao tema

Márcia de Assunção Ferreira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 75-78

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Artigo de reflexão sobre as dimensões teóricas e práticas do cuidar na enfermagem, cujo fio condutor centra-se na abordagem humanista do cuidado. A ênfase no cuidado como filosofia de vida implica no cuidar de si e do outro, permeado por valores éticos, principalmente no que tange ao respeito mútuo entre os sujeitos envolvidos no cuidado. A complexidade do cuidado se expressa no conteúdo intelectual que a sua prática requer, no domínio das técnicas e tecnologias próprias do cuidar e, ainda, no fato de ser praticado interpessoalmente, no lidar com o outro. O caráter expressivo do cuidado o torna humano, valorizando a presença dos sujeitos envolvidos na ação - enfermeira e cliente.

Palavras-chave: Cuidado de enfermagem. Cuidado Humano. Cuidado - conceito e teoria.

 

8  - As dimensões do cuidar em enfermagem: concepções teórico-filosóficas

Eloita Pereira Neves

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 92-79

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Trata-se de uma revisão acerca de concepções sobre o cuidar a partir de publicações de enfermeiras americanas e brasileiras. Partindo de uma contextualização histórica, a autora registra, desde os primeiros passos dados por Leininger na década de 50, pessoas e fatos associados a consolidação do movimento internacional sobre o cuidar na enfermagem. A seguir, apresenta as concepções segundo as perspectivas cultural, organizacional, estética, existencialista e consciencial. Conclui afirmando que cuidar é um processo que visa promover o conforto.

Palavras-chave: Cuidado de Enfermagem. Teorias de Enfermagem.

 

9  - As pesquisas de enfermagem sobre a saúde da criança - um enfoque positivista na prática cotidiana

Maria Aparecida de Luca Nascimento

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 93-100

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Estudo descritivo que tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisas sobre saúde da criança baseadas no positivismo. Tendo em vista a aderência dos estudos de enfermagem a essa corrente filosófica, a autora tece comentários sobre o termo cartesiano, comumente utilizado de forma pejorativa quando da adoção da corrente em apreço. Procura-se ainda, estimular o pensamento de que os objetos oriundos da prática cotidiana, e que são estudados sob esta ótica, só são percebidos pelo pesquisador a partir da sua sensibilidade, contrapondo a visão fria e racional comumente creditada ao positivismo. São apresentados estudos advindos da prática cotidiana do cuidado de enfermagem a criança que foram realizados a partir da corrente filosófica do positivismo, a relação causa e efeito das ciências que nele incidem tem como ponto central a resolutividade dos seus resultados. Concluiu-se que somente através de pesquisas pode-se provar não só, que o cuidado de enfermagem é cientifico, como também que as ações fazem a diferença, determinando o lugar do enfermeiro na sociedade, em prol da manutenção da dignidade da criança que é alvo do cuidado e da credibilidade, segurança e respeito àqueles que dela cuidam.

Palavras-chave: Cuidado de enfermagem. Saúde da criança. Positivismo.

 

10  - A história da tecnologia e suas repercussões no cuidar em saúde da criança

Isabel Cristina dos Santos Oliveira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 101-106

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As conceituações acerca da tecnologia decorrem de diferentes vertentes do pensamento permeadas pela polêmica inerente aos interesses históricos - sociais, políticos e econômicos de épocas distintas. A crescente industrialização no pós-guerra possibilitou avanços em determinadas áreas, como saúde, além da importação e utilização em grande escala de equipamentos, em destaque, as incubadoras e os respiradores. Vale ressaltar que, atualmente, apresenta-se a tecnologia em duas categorias: as de produto, cujos resultados são componentes tangíveis e facilmente identificáveis, tais como: equipamentos, instalações físicas, ferramentas, entre outros; e as de processo que incluem as técnicas, métodos e procedimentos utilizados para obtenção de um determinado produto. Como síntese, considero a incorporação da tecnologia no cuidado das crianças como uma das facetas da prática da enfermeira pediatra, que deve ser enfocada de maneira criteriosa, considerando os valores sociais e políticos a fim de evitar possíveis efeitos desastrosos, que possam trazer prejuízos para a saúde de nossas crianças.

Palavras-chave: História. Tecnologia. Saúde da Criança.

 

11  - O cuidado à criança centrado na família

Lucila Castanheira Nascimento; Semiramis Melani Melo Rocha

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 107-114

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A participação da familia no cuidado à criança sempre esteve presente ao longo da história da enfermagem. Na atualidade, intensifica-se a inserção da família nas questões de saúde e doença, como produto das transformações das práticas sociais, resultantes de necessidades geradas na sociedade. 0 objetivo deste artigo é descrever as principais abordagens que consideram a família como parte integrante do cuidado, suas principais características, bem como apresentar variáveis que constituem barreiras no avanço do conhecimento da enfermagem nesta área. Discute-se a importância da articulação entre prática clínica, pesquisa e referencial que fundamente o cuidado à criança e família - Aponta-se a necessidade das enfermeiras ousarem na prática clínica do cuidado à criança centrado na família, descobrindo as riquezas do trabalho com famílias, ampliando suas habilidades e contribuindo com a construção e avanço do conhecimento na saúde da criança e do adolescente.

Palavras-chave: Criança. Família. Cuidado da criança. Enfermagem da família.

 

12  - A Estratégia Saúde da Família e sua ajuda na consolidação do Sistema Único de Saúde .. SUS

Ellen M. Peres

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 115-124

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Este artigo apresenta uma retrospectiva sobre o processo de implantação do Sistema Único de Saúde - SUS, da Estratégia Saúde da Família - SF e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS, com ênfase na questão do modelo assistencial. Aborda aspectos relativos à formação profissional, ao vínculo e à contratação dos integrantes das equipes de Saúde da família. É resultante de exposição feita na mesa redonda "As condições de empregabilidade na área materno-infantil do setor público: o Programa Saúde da Família", realizada durante o 2º Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente e o 1º Encontro do Rio de Janeiro de Grupos de Pesquisas de Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da Família. Modelo Assistencial.

 

13  - Atenção à criança desnutrida na comunidade

Maria Helena do Nascimento Souza; Maria Catarina Salvador da Motta; Gisela Maria Bernardes Solymos

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 125-130

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A desnutrição infantil é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, sendo resultante de diversos fatores inter-relacionados. Entre tais fatores causais encontram-se: pobreza, desemprego, baixa escolaridade, precárias condições de moradia, acesso inadequado aos sistemas de saúde, rede social frágil, experiências adversas da mãe, dificuldade de acesso a alimentos e medicamentos, hábitos alimentares inadequados, doenças associadas, a carência de micronutrientes, entre outros. O presente Curso tem por objetivo oferecer uma visão dos problemas e das soluções encontradas no combate à desnutrição infantil na comunidade. Serão abordados os seguintes temas: o método para a intervenção na comunidade, diagnóstico e avaliação da desnutrição, visita domiciliar, educação para a saúde e alimentação. Considera-se de grande relevância a capacitação de enfermeiros para atuarem em ações de vigilância à saúde na comunidade, pois estas contribuem para melhoria das condições de vida nestes ambientes e conseqüentemente para a redução da desnutrição e mortalidade infantil.

Palavras-chave: Desnutrição infantil. Enfermagem comunitária. Saúde da criança.

 

14  - A enfermeira no uso de cateter central de inserção periférica em neonato: curso introdutório

Elisa da Conceição Rodrigues

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 131-139

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Trata-se de um curso teórico que tem como objetivos: definir cateter central de inserção periférica; descrever as indicações e contra-indicações para o uso do PICC no recém-nascido; Indicar as veias de escolha e os sítios de localização do PICC; descrever as principais complicações do uso PICC assim como sua prevenção e tratamento; elaborar um protocolo para o uso do PICC de acordo com sua realidade institucional; descrever os passos da técnica de implantação do PICC; e, relacionar os cuidados necessários para a implantação, manutenção e remoção do PICC.

Palavras-chave: Neonatologia. Enfermagem. Enfermagem neonatal. Cateter.

 

15  - O toque no cuidado de enfermagem à criança: uma abordagem introdutória

Islândia Maria Carvalho de Sousa

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 141-146

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O artigo aborda a influência da mudança de paradigma no crescimento das terapias alternativas e a relação deste com o cuidado em enfermagem. Apresenta a massagem como uma terapia alternativa e um forma de toque. Descreve, sintéticamente, os três momentos do curso - O toque no cuidado de enfermagem a criança - realizado no Rio de Janeiro, durante o 2º Seminário de Saúde da Criança e do Adolescente e 1º Encontro de Grupos de Pesquisa desta área, do ano de 2002.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da criança. Toque.

 

16  - Emergências Pré-Hospitalar na Infância

Brígida Neide Rocha Lira; Maria Cristina de Jesus Melo

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002;6(0): 147-155

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As emergências pediátricas podem ocorrer a qualquer momento em qualquer local: no trabalho, lazer ou via pública. A prestação imediata de primeiros socorros muitas vezes significa a diferença entre a vida e a morte dessas crianças ou entre a recuperação e a incapacidade. As medidas de primeiros socorros podem ser aplicadas por qualquer pessoa que esteja próxima a criança, até que chegue o auxílio especializado. O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro preocupa-se com o treinamento em primeiros socorros há vários anos e através dos ensinamentos adquiridos por esta magnífica Instituição é que gostaríamos de dar um enfoque especial aos prováveis acidentes com as crianças e que se tornam alvos fáceis para os mais variados tipos de acidentes que requerem atuação de emergência imediata.

Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da criança. Emergência pediátrica. Primeiros socorros.

 

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