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A 2ª Guerra Mundial e o retorno das enfermeiras americanas ao Brasil
Cassandra Soares de OliveiraI; Ieda de Alencar BarreiraII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(2): 209 - 216
A enfermagem e a condição feminina: figuras-tipo de mulheres no estado novo
Luana Bezerra da RochaI; Ieda de Alencar BarreiraII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(2): 195 - 210
A enfermagem na universidade brasileira: buscando espaços, conquistando posições
Suely de Souza BaptistaI; Ieda de Alencar BarreiraII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(1): 21 - 30
A Enfermeira Lieselotte Hoeschl Ornellas e o surgimento da profissão de nutricionista
Pacita Geovana G. de S. AperibenseI; Ieda de Alencar BarreiraII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 560 - 564
Estudo de natureza histórico-social acerca da história de vida de uma Enfermeira pioneira na área de nutrição no Brasil.
OBJETO: a história de vida de Lieselotte Hoeschl Ornellas (LHO).
OBJETIVOS: elaborar nota biográfica e comentar sua contribuição profissional. Fontes primárias: documentos do Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cedoc/EEAN/UFRJ) e depoimentos por ela concedidos. Metodologia: os dados foram ordenados cronológica e tematicamente e analisados segundo os objetivos.
RESULTADOS: Lieselotte, aos 21 anos, recém-diplomada pela EAN, para atender às necessidades do currículo da Escola, foi indicada para fazer o curso de nutricionista. Mediante uma bolsa de estudos, estudou no Instituto Nacional de Nutrição Professor Escudero, na Argentina, no período 1940-1943. De volta à EAN, passou a lecionar as disciplinas de Nutrição e Dietética, chefiando, concomitantemente, o serviço de Nutrição do Hospital dos Servidores do Estado, considerado padrão para a América Latina. Realizou duas pós-graduações fora do país.
CONCLUSÃO: Durante 66 anos, LHO contribuiu singularmente para o desenvolvimento da Enfermagem e da Nutrição, motivo pelo qual foi incluída no banco de dados "Quem é Quem na História de Enfermagem Brasileira", do Nuphebras/EEAN.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Biografia. Nutrição
A Escola Anna Nery como Centro Difusor de Tradições Nativas
Tânia Cristina Franco Santos1; Ieda de Alencar Barreira2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(2): 18 - 33
Este estudo, realizado na perspectiva da história social, tem como objetivo analisar o processo de invenção de tradições nativas, pelas dirigentes da Missão Parsons, como estratégia de luta simbólica pela visibilidade e reconhecimento da enfermeira diplomada brasileira. A missão de enfermeiras, patrocinada pela Fundação Rockfeller, foi enviada ao Brasil com o objetivo de promover as inovações requeridas pelo Departamento Nacional de Saúde Pública, consideradas necessárias à efetivação da reforma Carlos Chagas, e aqui permaneceu por uma década (1921-1931). As fontes primárias incluíram documentos do Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery, como fotografias, documentos de caráter oficial e jornais da época e as secundárias, bibliografias referentes a história da enfermagem e ao contexto histórico social brasileiro da época. A análise dos documentos fotográficos e escritos, em seus aspectos polissêmicos, evidenciou como traço marcante da atuação das dirigentes americanas a (re) invenção de tradições já institucionalizadas em seu país, pela repetição, ano após ano, de solenidades que aglutinavam pessoas de diferentes setores da sociedade, uma vez que esses rituais simbólicos tinham a função de fortalecer o sentimento de unidade interna e de transmitir uma imagem homogênea do grupo, dando visibilidade à nova profissão, que buscava o reconhecimento social.
A fotografia como fonte primária na pesquisa em história da Enfermagem
Tânia Cristina Franco Santos1; Ieda de Alencar Barreira2; Jussara Sauthier3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(1): 72 - 84
Este artigo tem como objetivos descrever a evolução dos usos da fotografia como fonte de pesquisa, demonstrar um procedimento de análise fotográfica e discutir a contribuição da fotografia como método de pesquisa em enfermagem. O texto produzido se baseia no desenvolvimento de uma tese de doutorado. Os procedimentos de análise foram aplicados a uma foto selecionada como emblemática do objeto de estudo, ou seja, a luta simbólica pela persistência da liderança norte-americana após a implantação e consolidação do ensino de enfermagem moderna no Rio de Janeiro, mesmo após o término da Missão de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil, que aqui atuou, de 1921 a 1931, sob os auspícios da Fundação Rockfeller. Tal análise permitiu a apreensão dos aspectos expressivos, ambíguos e ideológicos, revelando, para além das disposições hierárquicas espaciais, os jogos de poder.
Palavras-chave: História da Enfermagem - Pesquisa em Enfermagem - Pesquisa Metodológica em Enfermagem
A memória, o controle das lembranças e a pesquisa em história da enfermagem
Tânia Cristina Franco Santos; Ieda de Alencar Barreira; Maria da Luz Barbosa Gomes; Suely de Souza Baptista; Maria Angélica de Almeida Peres; Antonio José de Almeida Filho
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(3): 616 - 625
Estudo histórico-social.
OBJETIVOS: analisar a importância da memória no processo de construção da identidade profissional e discutir os principais desafios do pesquisador em história da enfermagem, relativos à preservação e divulgação da memória profissional.
FONTES PRIMÁRIAS: relatórios anuais de atividades da Escola de Enfermagem Anna Nery e o artigo "Memória e História para uma nova visão de enfermagem no Brasil", de Ieda de Alencar Barreira.
FONTES SECUNDÁRIAS: literatura sobre memória e identidade profissional. Os dados, coletados de 1 de junho de 2009 a 30 de maio de 2010, foram classificados, organizados e analisados, de acordo com o método histórico.
RESULTADOS: a enfermagem brasileira, ao longo do século XX, utilizou símbolos e rituais como pontos de referência para evocar e sacralizar a memória da profissão e, assim, expressar e inculcar, intencional ou implicitamente, uma identidade de enfermeira.
CONCLUSÃO: a simbiose entre memória e identidade profissional leva à necessidade de sua preservação.
Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Emblemas e Insígnias. Pesquisa em Enfermagem
A trajetória das áreas de conhecimento de um departamento de Enfermagem
Neide Aparecida Titonelli Alvim1; Suely de Souza Baptista2; Ieda de Alencar Barreira3; Antonio José de Almeida Filho4
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(2): 34 - 39
Este trabalho tem como objetivo descrever a trajetória das áreas de conhecimento do Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF) da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ, no período de 1971 até os dias atuais, destacando a evolução das disciplinas do DEF, neste período. Na década de 90, a EEAN experienciou um grande investimento na qualificação do seu corpo docente, refletindo positivamente nos rumos das produções científicas do DEF. Ultimamente, tendo-se percebido certa divergência entre as áreas de domínio deste Departamento, a orientação teórica de cada professor e sua inserção no ensino de graduação e/ou de pós-graduação, realizou-se um seminário, o qual possibilitou visualizar como as áreas ou setores de conhecimento estão organizados. Os resultados deste seminário apontaram para a necessidade de refletir quanto às possíveis alternativas para uma reinserção do Departamento no Curso de Graduação da EEAN, e ainda, para melhor adequar as atividades docentes e de pesquisa.
Palavras-chave: Áreas de conhecimento - Departamento - Enfermagem
Anna Nava, baluarte da Escola Anna Nery (anos 1940/1970)
Suely de Souza Baptista I; Ieda de Alencar Barreira II
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 543 - 551
Pesquisa histórico-biográfica que apresenta a trajetória de vida da enfermeira Anna Jaguaribe da Silva Nava (1910-2005). No período no qual transcorreu sua vida, o panorama nacional foi, por várias vezes, radicalmente alterado. Sua atuação como professora da Escola Anna Nery vai de 1940 a 1977. O texto foi construído a partir do depoimento oral da protagonista, concedido em 2003 e por ela doado ao Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery. O presente trabalho tem como interesse principal o entrelaçamento da história de vida desta personagem com as gestões de três diretoras da EAN, desde a época em que a Escola Anna Nery era padrão oficial para o ensino de enfermagem no país até o período da vigência da Lei 775/49.
Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Biografia. Brasil
Wellington Mendonça de Amorim; Ieda de Alencar Barreira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 195 - 203
Estudo histórico-social baseado em análise documental. Trata das circunstâncias do processo de reconfiguração da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras do Serviço de Assistência a Psicopatas do Distrito Federal, na primeira metade do século XX, futura Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. OBJETIVOS: Descrever os movimentos que a saúde pública e a psiquiatria desenvolveram, no âmbito do recém-organizado Ministério da Educação e Saúde Pública, para se adequarem às políticas do início do período Vargas; e analisar as características da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras e da Escola Anna Nery que correspondiam a visões distintas. Os campos da saúde pública, da psiquiatria e da enfermagem se estruturaram a partir dos princípios de visão e divisão, que orientaram as lutas, as controvérsias e as competições entre os diversos agentes envolvidos e impuseram os limites e as possibilidades históricas nestas duas escolas de enfermagem, no Distrito Federal.
Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Escolas de Enfermagem
Ive Cristina Duarte de Lucena; Ieda de Alencar Barreira; Suely de Souza Baptista
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 1 - 2
Trata-se de um estudo histórico social que tem como objetivos: descrever a trajetória da professora Elvira De Felice Souza (EFS); analisar o conteúdo do "Manual de Técnica de Enfermagem", escrito por EFS; e discutir a contribuição histórica desta obra para a bibliografia brasileira de enfermagem. O referencial teórico são as fases da construção do saber de enfermagem. Verificou-se que a obra de EFS veio avançar a produção bibliográfica brasileira a respeito da execução dos procedimentos técnicos de enfermagem, que à época se expressava por uma única autora brasileira. Somaram-se mais de quatro décadas desde sua utilização pelas alunas de enfermagem (1953), e, até sua última reimpressão (1995), a obra atravessou periódica atualização, chegando a ser o principal guia para a execução dos procedimentos pelas alunas de fundamentos de enfermagem, tendo sido utilizada por enfermeiros do Brasil inteiro para a elaboração de diversos manuais de enfermagem.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Ensino. Brasil
Gênese do serviço de enfermagem do Hospital Federal de Bonsucesso: contribuição da escola Ana Néri
Camila Pureza Guimarães Silva; Suely de Souza Baptista; Ieda de Alencar Barreira; Jane Márcia Progianti; Maria Angélica de Almeida Peres; Tânia Cristina Franco Santos
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(1): 82 - 87
O objeto deste estudo é a implantação do Serviço de Enfermagem no Hospital do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas, atual Hospital Federal de Bonsucesso, no período 1946-1948. Seu objetivo é discutir a participação da Escola Ana Néri nesse processo. Fontes primárias: documentos escritos e depoimentos orais. Fontes secundárias: bibliografias acerca da temática. A abordagem teórico-metodológica apoiou-se em conceitos dos sociólogos Pierre Bourdieu e Maria Cecília Minayo. Evidenciou-se que a contribuição da Escola Ana Néri além de ter sido decisiva para o sucesso da implantação do Serviço de Enfermagem no Hospital do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas também contribuiu para reforçar sua posição no espaço hospitalar da capital federal no governo Dutra.
Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Serviço hospitalar de enfermagem. Previdência Social
Márcio Cristina Lucas Ferreira1; Antônio Regina Messias Fernandes Sena2; Ieda de Alencar Barreira3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(1): 43 - 57
O estudo tem como objeto as desvantagens enfrentadas pelas mulheres negras no acesso à enfermagem profissional nos anos 30, e como objetivos: descrever a condição da mulher negra nesse período; analisar as circunstâncias de inserção da Escola Anna Nery (EAN) no aparelho de Estado e relacionar as práticas de discriminação racial à seleção de candidatas à EAN. As fontes primárias são documentos escritos e fotográficos do Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery e as fontes secundárias são bibliografias pertinentes às temáticas da questão racial, condição feminina e história da enfermagem. Evidenciou-se que os problemas de discriminação, ocorridos no âmbito da Escola Anna Nery, correspondiam a manifestações locais do racismo que perpassava a sociedade brasileira como um todo. No entanto, tal procedimento foi objeto de críticas e terminou por cair em desuso, embora tenham persistido manifestações de preconceito racial.
Palavras-chave: História da enfermagem - Escola de enfermagem - Discriminação racial.
O estágio da escola de enfermagem Anna Nery no Hospital de Isolamento São Sebastião (1924-1946)
Tatiana de Oliveira GomesI; Ieda de Alencar BarreiraII; Antonio José de Almeida FilhoIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(3): 378 - 385
O perfil das(os) alunas(os) de enfermagem da Escola Anna Nery: décadas de 20, 30 e 901
Simone dos Santos Menezes1; Suely de Souza Baptista2; Ieda de Alencar Barreira3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(1): 34 - 48
Este estudo objetiva contrastar as modificações ocorridas nos critérios de seleção e no perfil do aluno ao ingressar na Escola de Enfermeiras do DNSP - Departamento Nacional de Saúde Pública (décadas 20 e 30) e na atual EEAN - Escola de Enfermagem Anna Nery. Obtivemos dados das fontes primárias provenientes do Centro de Documentação/EEAN e do questionário aplicado aos atuais alunos da Escola. Analisamos à luz da literatura sobre o tema. Os achados revelaram que inicialmente os critérios adotados para seleção das candidatas eram: ser mulher, solteira, separada legalmente do marido ou viúva; ter de 20 a 35 anos e boas referências pessoais; não apresentar defeitos físicos; ter cursado escola normal ou estudos equivalentes. A opção pela enfermagem baseava-se na religiosidade, vocação, patriotismo, desejo de servir, trabalhar para os ideais da eugenia e, em menor proporção, na independência econômica. O ponto de ruptura deste perfil ocorreu com a extinção desses critérios pela Reforma Universitária de 68. A partir de 1971, a Escola recebeu alunos de ambos os sexos, independente de estado civil e idade, classificados pelo vestibular. Atualmente, a opção pela enfermagem deve-se à inclinação pela área da saúde e à relativa facilidade de passar no vestibular. Quase dois terços tentaram anteriormente a medicina, optando depois pela enfermagem como escolha mais acertada, de acordo com suas possibilidades mais imediatas.
Palavras-chave: History of nursing, Nursing students, Nursing school.
Primeiras dissertações do curso de mestrado da escola de enfermagem Anna Nery (1972-1975)
Carolina Ribeiro Machado; Ieda de Alencar Barreira; Ana Lia Trindade Martins
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(2): 331 - 338
Estudo histórico-social que tem como objeto as condições de produção das primeiras dissertações do Curso de Mestrado da Escola de Enfermagem Anna Nery, elaboradas no período 1972-1975.
OBJETIVOS: descrever as características iniciais do Curso de Mestrado da EEAN; analisar o perfil das autoras das primeiras dissertações desse Curso e de suas orientadoras; e discutir a inserção dessas dissertações nas áreas e linhas de pesquisa em enfermagem. Foi realizada análise documental e foram organizados quadros para apresentação dos resultados.
RESULTADOS: nove das doze alunas de tempo integral da turma pioneira apresentaram suas dissertações antes do prazo regulamentar de quatro anos. Embora oito das mestrandas fossem docentes, cerca de 90% de suas dissertações inserem-se na Área Assistencial, foco de interesse de sua prática de ensino. O mestrado da EEAN qualificou profissionais para lecionar nos cursos superiores de enfermagem. As nove primeiras dissertações nele produzidas constituíram importante contribuição para a produção científica de enfermagem.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Pesquisa em Enfermagem. Educação de Pós-Graduação em Enfermagem. Brasil
Rachel Haddock Lobo, mito de enfermeira nos anos 30
Tânia Cristina Franco SantosI; Ieda de Alencar BarreiraII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(1): 29 - 38
André Guayanaz LaurianoI; Ieda de Alencar BarreiraII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(1): 39 - 52
Significado dos uniformes de enfermeira nos primórdios da enfermagem moderna
Maria Angélica de Almeida PeresI; Ieda de Alencar BarreiraII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(1): 25 - 38
Bárbara de Souza Cortes Fallante1; Ieda de Alencar Barreira2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(3): 72 - 85
O objeto do presente estudo é a introdução de urna nova prática de saúde pública, ou seja, a visita domiciliar, realizada pela enfermeira de saúde pública. Objetivos: descrever as condições de trabalho em que eram realizadas as visitas domiciliares nas familias do Rio de Janeiro; discutir seus significados e analisar a pedagogia utilizada pelas enfermeiras. Os resultados demonstram que a visita da enfermeira de saúde pública se revestia de diferentes significados segundo a posição e o papel dos diversos grupos da sociedade: para as familias pobres poderia significar uma ameaça; para os médicos sanitaristas constituiria numa poderosa estratégia de controle social; para os médicos particulares a atuação dessa profissional seria percebida como uma intromissão no exercício liberal da medicina; para os setores conservadores da sociedade, urna injustificada mudança no papel feminino tradicional.
Palavras-chave: Nursing - History of Nursing - Home Visit
Uma nova enfermagem psiquiátrica na universidade do Brasil nos anos 60 do século XX
Maria Angélica de Almeida PeresI; Ieda de Alencar BarreiraII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 108 - 114
Estudo histórico-social sobre a implantação de um modelo de enfermagem psiquiátrica, pela Escola Ana Nery (EAN), no Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB). O marco inicial corresponde à contratação de uma professora da escola como chefe do serviço de enfermagem do IPUB, em 1962, e o marco final, à inclusão das enfermeiras como integrantes da equipe de saúde do IPUB, em 1963.
OBJETIVOS: descrever a situação da enfermagem psiquiátrica no IPUB; analisar as estratégias adotadas na reforma da enfermagem; discutir a importância desse saber/poder da enfermagem.
REFERENCIAL TEÓRICO: conceitos de Michel Foucault.
FONTES: documentos escritos, depoimentos orais e bibliografia.
RESULTADOS: as estratégias utilizadas foram de natureza política, técnica e administrativa; suas condições de possibilidade foram dadas pela acumulação de cargos (docente e assistencial). A consolidação do novo modelo, ampliado para outras escolas, tornou a EAN/IPUB centro de difusão de saber da enfermagem psiquiátrica no Brasil.
Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. História da Enfermagem. Ensino