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Escola Anna Nery Revista de Enfermagem completa 20 anos
Volume 2 , Número 3 , Set/Dez - 1998
EDITORIAL
Maria Antonieta Rubio Tyrrell
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 11-14
ARTIGOS
Rachel Haddock Lobo
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 15-17
5 - A questão de gênero e suas implicações na formação das primeiras enfermeiras brasileiras
Maria Lúcia Frizon Rizzotto
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 45-54
O presente trabalho busca identificar e compreender os princípios e diretrizes que caracterizaram o ensino de Enfermagem ministrado pela Escola Anna Nery, no início do século. Princípios que reforçavam o papel de submissão da Enfermagem em relação à Medicina. Buscou-se fazer uma análise do contexto social, econômico e político do período em que foi criada a primeira Escola de Enfermagem Moderna no Brasil, ao mesmo tempo em que se procurou analisar os determinantes das relações de poder que se estabeleceram entre estas duas categorias profissionais.
Palavras-chave: Enfermagem - História - Gênero
Maria da Luz Barbosa Gomes; Suely de Souza Baptista
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 55-71
Este trabalho, de cunho histórico-social, discute as diretrizes políticas que orientaram as ações dos membros da primeira diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SERJ) no período 1978-1981. Ao recorte temporal corresponde o período de reorganização e início da expansão do sindicalismo como força política inserida na conjuntura de "abertura" do regime militar, implantado no Brasil em 1964. Para dar conta da pesquisa traçamos os seguintes objetivos: discutir analisar a trajetória do movimento sindical dos enfermeiros no bojo do movimento sindical brasileiro e discutir a atuação da diretoria do SERJ no cenário político sindical. A categoria analítica Sindicato é a base de discussão dos resultados, a qual é respaldada por autores tais como : Ricardo Antunes e Armando Boito. Os sujeitos da pesquisa são as enfermeiras que integraram a primeira diretoria do SERJ, e as fontes primarias de dados são : documentos pertencentes aos arquivos do SERJ e depoimentos dos sujeitos do estudo, os quais foram tomados na perspectiva da História Oral. Os resultados apontam contradições principalmente no que se refere à tríade; visão de mundo/atuação político-sindical do SERJI/contexto sócio-histórico da época.
Palavras-chave: Enfermagem - História da Enfermagem - Sindicalismo.
Bárbara de Souza Cortes Fallante; Ieda de Alencar Barreira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 72-85
O objeto do presente estudo é a introdução de urna nova prática de saúde pública, ou seja, a visita domiciliar, realizada pela enfermeira de saúde pública. Objetivos: descrever as condições de trabalho em que eram realizadas as visitas domiciliares nas familias do Rio de Janeiro; discutir seus significados e analisar a pedagogia utilizada pelas enfermeiras. Os resultados demonstram que a visita da enfermeira de saúde pública se revestia de diferentes significados segundo a posição e o papel dos diversos grupos da sociedade: para as familias pobres poderia significar uma ameaça; para os médicos sanitaristas constituiria numa poderosa estratégia de controle social; para os médicos particulares a atuação dessa profissional seria percebida como uma intromissão no exercício liberal da medicina; para os setores conservadores da sociedade, urna injustificada mudança no papel feminino tradicional.
Palavras-chave: Nursing - History of Nursing - Home Visit
8 - Percepção dos mestres do ano 2000 sobre doação de órgãos e tecidos no Brasil uma autonomia
Kátia Cilene Godinho Bertoncello; Maria Célia De Freitas
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 87-98
O estudo objetivou conhecer como os mestrandos se posicionavam frente à doação de seus órgãos para transplante pós-morte e analisar a percepção do grupo face ao número insuficiente de doadores no Brasil. Procedeu-se a um estudo descritivo-exploratório, com 10 enfermeiros da Universidade de Guarulhos-SP, que cursavam a Disciplina "Bioética e Praxis de Enfermagem", em outubro de 1997. Foi utilizado questionário com perguntas fechadas e abertas. Verificou-se nas questões fechadas que dos 10 mestrandos apenas 1 negou-se a doar; suscitando dúvidas quanto à utilização dos órgãos. As questões abertas foram analisadas, interpretadas e categorizadas em: órgãos governamentais, sociedade, medos e tabus. Concluiu-se que existe uma tendência representativa da expansão do papel do enfermeiro, enquanto profissional, indivíduo e participante da sociedade, doando seus órgãos e apontando deficiências dos órgãos governamentais, da população, identificando a complexidade do assunto, ao lado da necessária e rigorosa educação da sociedade.
Palavras-chave: Enfermagem - Transplante de Órgãos - Doação de Órgãos.
Isabel Cristina dos S. Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 99-108
Este estudo tem como objeto a assistência de enfermagem às crianças hospitalizadas, que necessitavam de incubadoras e respiradores, inserida no contexto histórico, social e econômico no período de 1950 a 1979. Os objetivos são: descrever a utilização desses equipamentos pelas enfermeiras e analisar a influência dos referidos equipamentos na assistência de enfermagem à criança hospitalizada. Trata-se de um estudo histórico com abordagem qualitativa. As fontes primárias correspondem aos documentos de diferentes acervos, bem como os artigos publicados na Revista Brasileira de Enfermagem na década de 70, e as fontes secundárias: bibliografia referente à História do Brasil, política de saúde, sistema previdenciário e pediatria. Conclui-se que com o advento das incubadoras e respiradores, a assistência de enfermagem prestada às crianças com diversas afecções baseou-se na sistematização dos cuidados diretos, bem como no funcionamento e manutenção destes equipamentos, e treinamento para seu manuseio.
Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica - Hospitalização - História da Enfermagem.
10 - A enfermagem, a terceira idade, o Projeto de Assistência Integral à Pessoa Idosa
Jaqueline da Silva
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 109-120
Este estudo qualitativo tem abordagem teórica na História Nova e na História Imediata, partindo da descrição e da primeira tentativa de interpretação em essência da enfermagem gerontológica no âmbito do Hospital Escola São Francisco de Assis - HESFA e do Projeto de Assistência Integral à Pessoa Idosa.
Palavras-chave: Enfermagem - Idoso - História
11 - A elevação da pressão arterial em urna comunidade carente
Francisca Elisângela Teixeira Lima Deirejane; Maria de Araújo; Elaine Cristina da Silva Alves; Maria Gerceleide de Araújo Thereza; Maria Magalhães Moreira; Thelma Leite de Araújo
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 121-134
Uma constante nos dias atuais é a elevação dos níveis de pressão arterial (PA) na população. Assim, objetivou-se investigar a elevação da PA em uma população, relacionando fatores genéticos e ambientais. O estudo descritivo exploratório constou de 112 pessoas de uma comunidade periférica da região metropolitana de Fortaleza, que atenderam espontaneamente a um programa de detecção precoce da hipertensão. Foi aplicado um formulário e verificada a PA conforme a American Heart Association. Os resultados evidenciaram que 77,7% da amostra era do sexo feminino e 22,3% do masculino. Destes, 16 mulheres (18,4% do total deste sexo) e cinco homens (20% de seu total) apresentavam níveis de PA ≥ 140x90 mmHg. Das 21 pessoas identificadas com elevação de PA, 13 (61,9%) tinham 45 anos e mais de idade. A elevação dos níveis pressóricos foi mais freqüente nos não brancos masculinos. No que se refere à ocupação, a exacerbação dos níveis de PA prevaleceu em aposentados (50%). Conclui-se que os níveis pressóricos elevados foram encontrados predominantemente em homens, não brancos, pessoas de 45 anos, de mais idade e aposentados.
Palavras-chave: Enfermagem - Hipertensão - Prevenção.
RELATO DE EXPERIÊNCIA
12 - A história da enfermagem uma experiência criativa de ensinar
Maria Itayra Coelho de Souza Padilha
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998;2(3): 135-143
Este estudo trata da apresentação de uma forma de ensinar e discutir a história da enfermagem, na disciplina Exercício de Enfermagem I, oferecida no Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC. A proposta da disciplina é oferecer aos alunos o conteúdo de uma forma dinâmica, interativa e lúdica, envolvendo a participação de todos no processo de construção e conhecimento da história da enfermagem no Brasil e no mundo.
Palavras-chave: Enfermagem - História da Enfermagem - Lúdico