ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Notícias

BlogRev@Enf

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem apoia o BlogRev@Enf. Siga-nos!

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem completa 20 anos

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2017, no espaço do X SINPEn, estaremos celebrando os 20 anos da...
Mais Notícias

Volume 1 , Número 2 , Mai/Ago - 1997

EDITORIAL

1  - Editorial

Maria Cecília Cordeiro Pedro

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 7-8

Download

 

ARTIGOS

2  - Histórico do serviço de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública

Edith Fraenke

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 9-12

Download

 

3  - Globalização e exclusão: o papel social do enfermeiro

Laura Tavares Ribeiro Soares

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 13-21

Resumo Download

Este texto, que reproduz aula inaugural proferida na abertura do ano letivo de 1997 da EEAN, trata do processo denominado de globalização, discutindo seus diferentes significados e implicações para países como o Brasil, mostrando sua face excludente e concentradora de riqueza em escala mundial, ampliando o fosso entre ricos e pobres. Com base nesse cenário, situa as denominadas políticas de ajuste e seu caráter neoliberal, detalhando o "pacote" de reformas por elas preconizadas. Mostra como, infelizmente, as formas e os conteúdos adotados por essas políticas não têm sido neutras no tocante à situação social e às políticas sociais dos países latino-americanos, apontando suas peculiaridades para o Brasil.
Apresenta ainda a tradução dessas políticas para a área de Saúde, criticando a "nova" divisão de tarefas entre o Estado e o Setor Privado proposta pelo projeto neoliberal, chamando a atenção para a dualidade perversa por ele gerada. Finalmente, discute qual seria o papel social do Enfermeiro diante desse cenário, destacando as possibilidades de mudança e as potencialidades de atuação desse profissional como agente de transformação.

 

4  - Associação Brasileira de Enfermagem 70 anos de Lutas e Conquistas

Ivete Santos Barreto; Isabel dos Reis Silva Oliveira; Maria Goreti de Lima

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 23-31

Resumo Download

Trata-se de um artigo baseado no levantamento de registros em documentações como atas, relatórios, monografias, e demais fontes, cujos relatos ajudaram a construir a história dos 70 anos da Associação Brasileira de Enfermagem. Através de um enfoque histórico - retrospectivo destacou-se a criação da entidade, sua organização, passando por várias mudanças, adaptando-se às exigências de lutas por conquistas reivindicadas pela profissão, mostrando que as realizações refletem a persistência e a ousadia dos que acreditam no poder e na força de uma entidade de classe organizada.

 

5  - Dos valores Éticos -Profissionais da enfermagem Conteporânea considerações filosóficas

Vilma de Carvalho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 33-47

Resumo Download

As características da época contemporânea e a forma como a tecnologia e o progresso científico afetam o mundo servem de contexto para considerações filosóficas acerca dos valores e da enfermagem. As mudanças afetam os interesses humanos, os valores e, também, a enfermagem. Uma análise imparcial, sem dificuldades, raramente pode ser feita. Neste trabalho, os valores são entendidos como assuntos da Ética, e analisados à luz de condições que afetam nossas vidas e a prática da enfermagem. Isto compromete a justa apreciação de processos éticos, principalmente se envolvem a responsabilidade da enfermeira. Inquietações filosóficas são colocadas quanto ao que nos cabe esperar. A autora advoga em favor de um "estatuto universal" para a enfermagem e que possa apoiar a responsabilidade social dos profissionais de enfermagem e fundamentar as deliberações coletivas sobre os rumos da prática profissional e o destino da enfermagem no mundo.

 

6  - Práticas e Políticas de Saúde como determinante do papel social da mulher

Carla Luzia França Araújo; Sônia Regina Carvalhal Gomes

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 49-57

Resumo Download

Este trabalho apresenta uma análise das práticas e políticas de saúde na determinação do papel ad mulher na sociedade, em particular a brasileira. O estudo é do tipo descritivo, no qual faz-se um levantamento de fatos que estabeleçam à correlação da inserção feminina no contexto das relações de poderes e saberes que envolvem as questões de saúde. Após esta análise, conclui-se que é presciso que as instituições de saúde e seus profissionais, conheçam a situação das mulheres em nossa sociedade estabeleçam uma relação com os dados histórico da evolução e da posição feminina, para melhor compreensão da problemática existente. Assim agindo, os profissionais de saúde poderão ser agente facilitadores na solução do dilema, onde as mulheres se veem pôr um lado compelidas ao desempenho rigoroso de seu papel social, e de outro, pensando e desejando o que não encontra lugar no instituído.

 

7  - Coordenação de Pesquisa e desenvolvimento da Pós-Graduação da EEAN/UFRJ

Profa. Dra. Vilma de Carvalho; Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell; Profa. Dra. Cristina Maria Loyola Miranda; Maria Cristina Studart; Regina Célia Magalhães Waltenberg

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 59-66

Resumo Download

p>Este artigo apresenta aspectos da origem e trajetória evolutiva da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Pós-Graduação em Enfermagem Stricto-Sensu da EEAN/UFRJ, com destaque para os antecedentes históricos, os determinantes regimentais e regulamentares, além dos indicativos a produção científica. A perspectiva abrange a idéia de democratizar e tornar público as idéias, os aspectos organizacionais que influem nas possibilidades e limites da produção intelectual da EEAN, no contexto da Pós-Graduação de Enfermagem. O objetivo principal é obter o retorno ("feed-back") da comunidade de enfermagem em âmbito nacional e internacional que concerne à comunicação e ao intercâmbio.

 

9  - Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador um momento histórico

Prof Drª Regina Célia Gollner Zeitoune; Prof Angela Maria Mendes Abreu; Profª DrªMaria Yvone Chaves Mauro

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 83-86

Resumo Download

A necessidade de aprofundar as questões voltadas para a saúde do trabalhador levou o Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro a criar o Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador - NUPEnST. Este artigo apresenta um breve histórico sobre as origens do núcleo e sua criação. Apresenta como se deu sua aprovação e composição de diretoria e membros que podem filiar-se ao mesmo.

 

10  - Atuação do enfermeiro nos programas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, planejamento natural da família e aborto

Fátima Nascimento Azevedo dos Reis

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 87-101

Resumo Download

O estudo tem por objetivo mostrar a importância do trabalho na comunidade pelo Enfermeiro, para orientação de DST, Planejamento Natural da Família e aborto. Evidenciar a participação do Enfermeiro na divulgação do Método Billings em uma comunidade. A metodologia utilizada foi análise descritiva de dados colhidos no ambulatório do HUCFF-UFRJ e no curso de noivos da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Os resultados mostram que no ambulatório onde não há atuação efetiva do Enfermeiro as mulheres preferem o uso do DIU, pílula e esterilização. Na comunidade onde há atuação efetiva do Enfermeiro existe aceitação significativa pelo método Billings. Conclui-se que a atuação do Enfermeiro influencia na redução do uso de dispositivos, contraceptivos e substâncias químicas, em prol dos métodos naturais. Mostrando assim a credibilidade e a valorização das orientações ministradas pelo Enfermeiro.

 

11  - Os mecanismos disciplinadores do hospital as (os) enfermeiras (os) e o poder sobre o corpo do cliente hospitalizado

Márcia de Assunção Ferreira Nébiatsup; Maria A. de Figueiredo

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 103-116

Resumo Download

Esta pesquisa, de natureza qualitativo-descritiva, teve como propósito investigar como, no espaço hospitalar, se estabelecem as relações de poder do enfermeiro sobre o corpo do cliente hospitalizado e quais são os mecanismos disciplinadores aplicados pelos enfermeiros ao cliente. O referencial teórico-metodológico foi o das Representações Sociais. Realizamos entrevistas com dez enfermeiros de um hospital-escola da cidade do Rio de Janeiro. Os enfermeiros estabelecem uma relação de poder com o corpo do cliente que se legitima pelo saber que eles detêm acerca dos cuidados prestados. Assim, produzem no cliente um comportamento obediente, submisso e passivo. A análise das condições concretas da assistência e suas implicações para a prática pode ser uma das vias para o desenvolvimento de uma postura crítica, pois alguns sujeitos mostraram ser esse caminho possível quando vivenciaram a hospitalização e sentiram o seu próprio corpo sofrendo este processo na instituição hospitalar.

 

12  - Documentação na gestão da qualidade:o método SO-SOAR como instrução de trabalho de enfermagem

Margarethe Maria Santiago Rego

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 117-129

Resumo Download

Com base nos Requisitos do Sistema da Qualidade para aplicação da Norma ISO 9002 referente ao "Controle de Documentos", trata o presente estudo de relato de experiência sobre o treinamento "Importância dos registros como medida de avaliação dos cuidados de enfermagem", realizado com profissionais de enfermagem em uma instituição particular que adotou a Gestão da Qualidade. A autora apresenta um formato simplificado de registro para evolução do cliente que atende o nível de conhecimento técnico científico dos diferenciados profissionais da equipe de enfermagem bem como é adequável a nossa realidade hospitalar. Para atingir tal propósito , a autora baseou-se, principalmente, no referencial bibliográfico do Sistema da Qualidade, em estudos referentes à documentação na área de enfermagem, e na própria experiência. Algumas etapas foram implementadas antes do treinamento efetivo, dentre elas o levantamento de opiniões dos profissionais sobre documentação e análise dos registros de enfermagem descritos nos prontuários. A etapa do treinamento visou principalmente apresentar o método SO-SOAR, um formato simplificado de padronização de registro das informações do cliente. A otimização deste processo de melhoria da qualidade para utilização de sistemas eficientes de controle de informações sobre cuidados de enfermagem, resultou na indicação pela consultoria da Inmetro em aprovação e emissão de documento como Instrução de Trabalho de Enfermagem de um hospital privado do Rio de Janeiro.

 

13  - Antibioticoterapia:"a queda das pastilhas" (revolução à francesa)*

Verônica Santos Albuquerque; Elinalda C. Bomfim Campos; Rosane Macedo Souza

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997;1(2): 131-140

Resumo Download

O presente estudo baseia-se em nossas observações acerca do uso inadequado da antibioticoterapia pelos profissionais que compõem a equipe de saúde, como: a prescrição de antibióticos baseada na experiência clínica sem a realização de um antibiograma ou testes de atividade bactericida, e a preparação e administração das medicações antimicrobianas conforme suas peculiaridades (e que muitas vezes não são levadas em consideração). Sabendo-se que isto leva à ineficácia do tratamento ou favorece o surgimento de novas cepas existentes, qual o porquê de tais práticas serem realizadas? Insidiosamente, vários microorganismos fármaco-resistentes têm surgido como em uma verdadeira "Revolução à Francesa", onde um dos primeiros passos já está sendo dado com a diminuição das opções de antimicrobianos para o tratamento das infecções bacterianas, o que neste trabalho chamamos de "A queda das pastilhas".

 

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1