A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 14 resultados
A criação do Hospital Doutor Dório Silva e a configuração de vagas para enfermeiros
Maria Carlota de Rezende CoelhoI; Maria da Luz Barbosa GomesII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(3): 444 - 451
Pesquisa histórico-social com abordagem dialética cujo objeto foi a configuração de vagas para enfermeiros no Hospital Doutor Dório Silva (HDDS); traçaram-se como objetivos descrever os antecedentes históricos do movimento de criação do HDDS e analisar como se deu a configuração das vagas para enfermeiros neste hospital. As fontes primárias de pesquisa foram depoimentos de três enfermeiros e um médico e documentos dos arquivos do HDDS, da Secretaria Estadual de Saúde e da Federação da Associação de Moradores de Serra. Os achados foram discutidos à luz de conceitos de Gramsci. O grande número de vagas oferecidas nesta configuração se concretizou através do trabalho dos enfermeiros, que, ao se apoiarem na Lei do Exercício Profissional para configurar o número de vagas, valorizaram os aspectos ideológicos, históricos e políticos firmados pelas lutas da categoria, no conjunto dos trabalhadores de saúde, para inverter o hegemônico modelo de saúde.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Política de Saúde. Enfermagem
A formação moral da estudante de enfermagem
Maria da Luz Barbosa GomesI; Marta SauthierII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 208 - 216
A memória, o controle das lembranças e a pesquisa em história da enfermagem
Tânia Cristina Franco Santos; Ieda de Alencar Barreira; Maria da Luz Barbosa Gomes; Suely de Souza Baptista; Maria Angélica de Almeida Peres; Antonio José de Almeida Filho
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(3): 616 - 625
Estudo histórico-social.
OBJETIVOS: analisar a importância da memória no processo de construção da identidade profissional e discutir os principais desafios do pesquisador em história da enfermagem, relativos à preservação e divulgação da memória profissional.
FONTES PRIMÁRIAS: relatórios anuais de atividades da Escola de Enfermagem Anna Nery e o artigo "Memória e História para uma nova visão de enfermagem no Brasil", de Ieda de Alencar Barreira.
FONTES SECUNDÁRIAS: literatura sobre memória e identidade profissional. Os dados, coletados de 1 de junho de 2009 a 30 de maio de 2010, foram classificados, organizados e analisados, de acordo com o método histórico.
RESULTADOS: a enfermagem brasileira, ao longo do século XX, utilizou símbolos e rituais como pontos de referência para evocar e sacralizar a memória da profissão e, assim, expressar e inculcar, intencional ou implicitamente, uma identidade de enfermeira.
CONCLUSÃO: a simbiose entre memória e identidade profissional leva à necessidade de sua preservação.
Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Emblemas e Insígnias. Pesquisa em Enfermagem
Maria da Luz Barbosa Gomes; Tânia Cristina Franco Santos
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 15 - 17
Wellington Mendonça de Amorim; Suely de Souza Baptista; Maria da Luz Barbosa Gomes
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(2): 171 - 175
Considerações sobre a organização de uma escola de enfermeiras
Maria da Luz Barbosa Gomes; Aline de Fátima Muniz
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(2): 147 - 147
Falecimento da enfermeira Haydée Guanais Dourado: 23 de março de 1915 - 11 de abril de 2005
Suely de Souza Baptista; Maria da Luz Barbosa Gomes; Wellington Mendonça de Amorim
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 145 - 145
Levantamento de recursos e necessidades de enfermagem no Brasil: estratégias para realização
Daniela Vieira Malta; Tânia Cristina Franco Santos; Laís de Araújo Pereira; Maria da Luz Barbosa Gomes; Gertrudes Teixeira Lopes; Alexandre Barbosa de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(3): 472 - 478
O adolescente e as drogas: conseqüências para a saúde
Antonio José de Almeida FilhoI; Márcia de Assunção FerreiraII; Maria da Luz Barbosa GomesIII; Rafael Celestino da SilvaIV; Tânia Cristina Franco SantosV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(4): 605 - 610
Pesquisa Documental.
OBJETIVOS: identificar a freqüência do uso/abuso de drogas pelos adolescentes escolares de instituição de ensino médio; e analisar as conseqüências do uso/abuso de drogas para a saúde do adolescente.
FONTES: dois relatórios de pesquisas realizadas com esses adolescentes, no segundo semestre de 2006 e primeiro semestre de 2007. O estudo evidenciou o consumo do álcool como de grande destaque entre os pesquisados e mostrou, ainda, que aproximadamente 6% da população em estudo já teve contato com drogas ilícitas. Além disso, constatou-se que o enfermeiro se apresenta como ator estratégico nas ações direcionadas para este tema, no sentido de buscar abordagens que ampliem o olhar e as possibilidades de intervenção, sobretudo no nível de prevenção e promoção à saúde.
Palavras-chave: Adolescente. Saúde do adolescente. Enfermagem. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
O cliente como consumidor dos serviços de saúde: questões éticas
Jussara Sauthier1; Antonio José de Almeida Filho2; Maria da Luz Barbosa Gomes3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(2): 107 - 114
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que retrata a história do tempo presente, e objetiva discutir as questões éticas, denunciadas pelos meios de comunicação escrita, que emergem quando o cliente/consumidor utiliza o serviço de saúde. O objeto de estudo são as questões éticas que indicam o cerceamento ou violação do direito do cliente como consumidor. As fontes primárias foram obtidas através dos jornais de grande circulação na cidade do Rio de Janeiro, no segundo semestre de 1998. Participaram desse estudo, na qualidade de colaboradores, os alunos da disciplina Ética Profissional da EEAN. Na análise dos conteúdos das reportagens, constatou-se a transgressão aos direitos dos clientes, fato este ocorrido em várias situações: recusa da instituição em fornecer recibo dos gastos hospitalares; insuficiência de recursos materiais, que dificultam a oferta de serviços de qualidade. A maioria das denúncias, porém, indicam que a vida, valor máximo do ser humano, é colocada em risco. A política de saúde, que se submete à política econômica, é a grande responsável pelo caos que vivenciamos nos dias atuais, aliada à crise de valores éticos da sociedade capitalista, intensificada pelo neoliberalismo.
Palavras-chave: Ética - Enfermagem - Direitos do cliente
Maria da Luz Barbosa Gomes1; Suely de Souza Baptista2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(3): 55 - 71
Este trabalho, de cunho histórico-social, discute as diretrizes políticas que orientaram as ações dos membros da primeira diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SERJ) no período 1978-1981. Ao recorte temporal corresponde o período de reorganização e início da expansão do sindicalismo como força política inserida na conjuntura de "abertura" do regime militar, implantado no Brasil em 1964. Para dar conta da pesquisa traçamos os seguintes objetivos: discutir analisar a trajetória do movimento sindical dos enfermeiros no bojo do movimento sindical brasileiro e discutir a atuação da diretoria do SERJ no cenário político sindical. A categoria analítica Sindicato é a base de discussão dos resultados, a qual é respaldada por autores tais como : Ricardo Antunes e Armando Boito. Os sujeitos da pesquisa são as enfermeiras que integraram a primeira diretoria do SERJ, e as fontes primarias de dados são : documentos pertencentes aos arquivos do SERJ e depoimentos dos sujeitos do estudo, os quais foram tomados na perspectiva da História Oral. Os resultados apontam contradições principalmente no que se refere à tríade; visão de mundo/atuação político-sindical do SERJI/contexto sócio-histórico da época.
Palavras-chave: Enfermagem - História da Enfermagem - Sindicalismo.
O sindicato dos enfermeiros do Rio de Janeiro no movimento social em torno da constituição de 1988
Maria da Luz Barbosa GomesI; Aline de Fátima MunizII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(1): 39 - 48
Tânia Cristina Franco Santos1; Alexandre Barbosa de Oliveira2; Maria da Luz Barbosa Gomes3; Maria Angélica de Almeida Peres4; Antonio José de Almeida Filho5; Fátima Maria da Silva Abrão6
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 104 - 110
OBJETO: implicações dos rituais patrióticos e religiosos para consagração da identidade das enfermeiras no contexto das ditaduras brasileira e espanhola.
OBJETIVOS: descrever as implicações das ditaduras de Francisco Franco e de Getúlio Vargas nas relações de gênero; analisar a eficácia simbólica dos rituais patrióticos e religiosos para o reconhecimento social das enfermeiras.
METODOLOGIA: as fontes históricas, constituídas de documentos escritos, foram localizadas em arquivos brasileiros e espanhóis. Os achados foram organizados, classificados e analisados de acordo com o método histórico e com o apoio teórico dos estudos de Pierre Bourdieu.
RESULTADOS: a necessidade de enfermeiras, no Brasil e na Espanha, posibilitou o exercício em público de atividades femininas, principalmente em situações de calamidades e de guerras, contribuindo para a visibilidade de um modelo de enfermeira respaldado em aspectos patrióticos e religiosos.
Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Emblemas e Insígnias.
Waleska Paixão: uma biografia a serviço da enfermagem brasileira
Jarisa Marques de AzevedoI; Vilma de CarvalhoII; Maria da Luz Barbosa GomesIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(1): 31 - 35
Trata-se de estudo sobre dados históricos de vida de Waleska Paixão, elaborado com o objetivo de analisar suas contribuições mais significativas à Enfermagem brasileira e lançar um primeiro olhar sobre as plenitudes de questões envolvendo experiências vividas por esta enfermeira, em seu tempo. As fontes primárias são documentos do Centro de Documentação da Escola Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e depoimento oral de Waleska Paixão arquivado na instituição. Os resultados demonstram que a trajetória de vida da protagonista focalizada pelo estudo teve caminho marcante na Enfermagem, particularmente no que concerne a avanços da profissão e do ethos primaz do perfil das(os) enfermeiras(os), líderes na construção pedagógica do ensino de Enfermagem e na edificação da Enfermagem brasileira.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Biografia. Legislação de Enfermagem