Volume 9, Número 1, Jan/Abr - 2005
CARTA AO EDITOR
Falecimento da enfermeira Haydée Guanais Dourado: 23 de março de 1915 - 11 de abril de 2005
Suely de Souza Baptista; Maria da Luz Barbosa Gomes; Wellington Mendonça de Amorim
O Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (Nuphebras) sente-se honrado em encaminhar esta carta ao Editor da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem sobre o falecimento de uma das mais ilustres enfermeiras brasileiras - Haydée Guanais Dourado. E isso porque a Drª. Haydée, como passou a ser tratada após o concurso de docente-livre, realizado em 1968, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde o início da década de 40 do século passado, prestou relevantes serviços às causas de nossa profissão. Nesse sentido, participou ativamente da atual Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), objetivando, entre outras coisas, respaldar legalmente o exercício profissional dos exercentes de enfermagem. No ano de 1971, a ABEn outorgou-lhe o título de Sócia Honorária, pelos relevantes serviços prestados à Enfermagem nacional, e dois anos depois essa mesma Associação indicou-a como Enfermeira do Ano.
Mulher de visão ampla, a Drª. Haydée atuou em diversos campos, como assistência, administração, docência, sempre deixando a marca indelével de sua presença nos mesmos.
Desde o dia 11 de abril de 2005, não contamos com a presença física da Drª. Haydée, mas suas realizações estão e sempre estarão presentes na História da Enfermagem Brasileira.
Drª. Suely de Souza Baptista / Drª. Maria da Luz Barbosa Gomes / Dr. Wellington Mendonça de Amorim
Diretoria Colegiada do Nuphebras