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Nébia Maria Almeida de Figueiredo; Vilma de Carvalho; Maria Antonieta Rubio Tyrrell
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 18 - 28
Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre banho no leito, com os objetivos de identificar expressões verbais e caracterizar expressões não verbais durante a execução da atividade de banhar e de ser banhada.. A coleta de dados incluiu o registro de falas, gestos e expressões durante a Cena de Reflexão, uma dramatização do banho em sala de aula, com a participação de 32 enfermeiras e alunas de pós-graduação - mestrado. Os resultados indicaram dois núcleos de representações: o primeiro, "O Corpo que Toca e Fala"; e o segundo, "O Corpo que Toca e Cala". A Multireferencialidade, Subjetividade, Psicossociologia e as concepções de Nightingale, Figueiredo e Carvalho foram usadas como apoio teórico. Os resultados constataram dificuldades das enfermeiras em relação ao toque e ao corpo nu, durante o procedimento técnico, e também quando opinavam e defendiam, de fato, o próprio corpo e o toque como intermediadores de emoções, subjetividade, estética, sexualidade e sensualidade
Palavras-chave: Enfermagem. Higiene da pele. Tato. Tecnologia
Acerca de alguns dos aspectos lúdicos na arte de ensinar e na arte de cuidar na enfermagem
Paulo Vaccari CaccavoI; Vilma de CarvalhoII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(2): 247 - 254
Ana Carolina Abeid Mendonça1; Marléa Chagas Moreira2; Vilma de Carvalho3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(4): 817 - 823
O estudo teve como objetivo analisar a produção científica da enfermagem na atenção paliativa oncológica em unidades de terapia intensiva. Pesquisa exploratória, descritiva, retrospectiva e bibliográfica de 23 artigos produzidos de 2000 a 2010. O referencial teóricometodológico foi a Metodologia de Categorização Epistemológica para a Pesquisa na Enfermagem com ênfase na constituição do tema ou problema da pesquisa. Os resultados indicam que o conhecimento produzido concentra-se no âmbito internacional, setorizado predominantemente na unidade de terapia intensiva adulto. A análise dos temas focalizados indica a apreensão do fenômeno na esfera subjetiva, na ótica dos enfermeiros como sujeitos/consciência do conhecimento para apreensão de situações de enfermagem relacionadas às estratégias e obstáculos à implantação da atenção paliativa oncológica nesse cenário, além das contribuições da atenção paliativa oncológica para clientes e familiares. As repercussões demonstradas nos aspectos epistemológicos destacados possibilitam afirmar que a assistência de enfermagem a pessoas com câncer avançado sem possibilidades de cura na Unidade de Terapia Intensiva é permeada por desafios que requerem investigações para subsidiar critérios e estratégias para atuação da equipe de enfermagem para essa clientela.
Palavras-chave: Enfermagem oncológica. Cuidados paliativos. Unidades de terapia intensiva. Pesquisa em enfermagem.
Coordenação de Pesquisa e desenvolvimento da Pós-Graduação da EEAN/UFRJ1
Profa. Dra. Vilma de Carvalho1; Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell2; Profa. Dra. Cristina Maria Loyola Miranda3; Maria Cristina Studart4; Regina Célia Magalhães Waltenberg5
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(2): 59 - 66
p>Este artigo apresenta aspectos da origem e trajetória evolutiva da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Pós-Graduação em Enfermagem Stricto-Sensu da EEAN/UFRJ, com destaque para os antecedentes históricos, os determinantes regimentais e regulamentares, além dos indicativos a produção científica. A perspectiva abrange a idéia de democratizar e tornar público as idéias, os aspectos organizacionais que influem nas possibilidades e limites da produção intelectual da EEAN, no contexto da Pós-Graduação de Enfermagem. O objetivo principal é obter o retorno ("feed-back") da comunidade de enfermagem em âmbito nacional e internacional que concerne à comunicação e ao intercâmbio.
Do ato médico para o ato de enfermagem: princípios para uma prática autônoma de enfermagem
Nébia Maria Almeida de FigueiredoI; Vilma de CarvalhoII; Gisella de Carvalho QueluciIII; Rafaela de Oliveira Lopes da SilvaIV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 28 - 38
Homenagem à OPAS nos cem anos de sua existência
Maria Antonieta Rubio TyrrellI; Vilma de CarvalhoII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(3): 341 - 351
Integração docente assistencial uma questão "não-resolvida"
Cristina Maria Loyola Miranda1; Vilma de Carvalho Elvira de Felice Souza2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(3): 72 - 83
O artigo discute a diferença conceituai entre integração ensino-serviço e integração docente-assistencial na área da enfermagem da saúde e analisa algumas questões pertinentes ao tema: o papel histórico da Reforma universitária de 1968 para a realidade brasileira; a determinação dos atores sociais no processo de integração docente-assistencial; o questionamento acerca da resistência dos docentes em assumir a assistência; e como operar uma mudança competente que possa garantir a integração docente-assistencial. Finaliza avaliando a responsabilidade das enfermeiras docentes em repensar o papel das Escolas de Enfermagem, na atualidade, e o papel das próprias professoras de enfermagem, no plano da execução dos cuidados de enfermagem aos clientes.
Palavras-chave: Enfermagem; Integração Docente/Assistencial; Reforma Universitária
Na Emergência das Águas As enfermeiras Anna Nery (re) tomam sua história o caso do HESFA
Nébia Maria A. de Figueiredo1; Vilma de Carvalho2; Isabel Rosa dos Santos3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 43 - 51
Trata do resgate histórico da retomada do Hospital Escola São Francisco de Assis pelas professoras da Escola de Enfermagem Anna Nery - EEAN/UFRJ, em 1988, quando a Cidade do Rio de Janeiro foi inundada pelas chuvas, resultando em desabrigados e pânico na população. A implantação de um MODELO ASSISTENCIAL inovador, pensado pelas docentes, manteve a Escola à frente da administração do hospital, criando um fato sem precedente para a enfermagem brasileira e um espaço político para a EEAN dentro e fora da Universidade.
Produção de conhecimento na enfermagem em oncologia: contribuição da escola de enfermagem Anna Nery
Marléa Chagas Moreira; Vilma de Carvalho; Marcelle Miranda da Silva; Nádia Foutoura Sanhudo; Michelle Bernardino Filgueira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(3): 575 - 584
O estudo teve como objetivos mapear as teses e dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery com enfoque na enfermagem em oncologia e analisar as repercussões diante dos aspectos epistemológicos destacados. Estudo exploratório, descritivo, retrospectivo e bibliográfico de 59 estudos (45 dissertações e 14 teses) produzidos de 1980 a 2009. O referencial teórico-metodológico foi a Metodologia de Categorização Epistemológica para a Pesquisa na Enfermagem. Os resultados indicam que a produção analisada é mais setorizada na área da oncologia clínica, com ênfase nos aspectos Gestão Saúde/Enfermagem, Saúde da Mulher e Fundamentos do Cuidado de Enfermagem. Houve predomínio de estudos na perspectiva sociológica com abordagem qualitativa. As repercussões demonstradas nos aspectos epistemológicos destacados possibilitam afirmar que o conhecimento produzido é consistente com a complexidade e as tentativas de explicação sobre a arte de cuidar dos clientes com câncer e com esforços de definir/ampliar critérios e padrões assistenciais. Enfermagem Oncológica. Pesquisa em Enfermagem. Educação de Pós-graduação em Enfermagem
Palavras-chave: Enfermagem Oncológica. Pesquisa em Enfermagem. Educação de Pós-graduação em Enfermagem
Relação de ajuda: reflexões sobre suaaplicabilidade no processo assistencial em enfermagem
Marléa Chagas MoreiraI; Vilma de CarvalhoII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(3): 354 - 360
Waleska Paixão: uma biografia a serviço da enfermagem brasileira
Jarisa Marques de AzevedoI; Vilma de CarvalhoII; Maria da Luz Barbosa GomesIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(1): 31 - 35
Trata-se de estudo sobre dados históricos de vida de Waleska Paixão, elaborado com o objetivo de analisar suas contribuições mais significativas à Enfermagem brasileira e lançar um primeiro olhar sobre as plenitudes de questões envolvendo experiências vividas por esta enfermeira, em seu tempo. As fontes primárias são documentos do Centro de Documentação da Escola Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro e depoimento oral de Waleska Paixão arquivado na instituição. Os resultados demonstram que a trajetória de vida da protagonista focalizada pelo estudo teve caminho marcante na Enfermagem, particularmente no que concerne a avanços da profissão e do ethos primaz do perfil das(os) enfermeiras(os), líderes na construção pedagógica do ensino de Enfermagem e na edificação da Enfermagem brasileira.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Biografia. Legislação de Enfermagem