ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 7 resultados

A fotografia como fonte primária na pesquisa em história da Enfermagem

Tânia Cristina Franco Santos1; Ieda de Alencar Barreira2; Jussara Sauthier3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(1): 72 - 84

Resumo Download

Este artigo tem como objetivos descrever a evolução dos usos da fotografia como fonte de pesquisa, demonstrar um procedimento de análise fotográfica e discutir a contribuição da fotografia como método de pesquisa em enfermagem. O texto produzido se baseia no desenvolvimento de uma tese de doutorado. Os procedimentos de análise foram aplicados a uma foto selecionada como emblemática do objeto de estudo, ou seja, a luta simbólica pela persistência da liderança norte-americana após a implantação e consolidação do ensino de enfermagem moderna no Rio de Janeiro, mesmo após o término da Missão de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil, que aqui atuou, de 1921 a 1931, sob os auspícios da Fundação Rockfeller. Tal análise permitiu a apreensão dos aspectos expressivos, ambíguos e ideológicos, revelando, para além das disposições hierárquicas espaciais, os jogos de poder.

Palavras-chave: História da Enfermagem - Pesquisa em Enfermagem - Pesquisa Metodológica em Enfermagem

 

A globalização, a busca da identidade e suas conseqüências

Jussara Sauthier

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(2): 159 - 161

Download

 

Alunas Religiosas na Escola de Enfermagem Anna Nery nas décadas de 20 a 401

Carmen Luisa dos Santos Teixeira1; Suely de Souza Baptista2; Rosa Maria N. T. Cavalcanti3; Jussara Sauthier4

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(1): 49 - 65

Resumo Download

Este estudo, inserido na linha de pesquisa Escolas de Enfermagem na Sociedade Brasileira, tem como objetivo discutir as relações entre o ingresso e a evasão de freiras na EEAN nas gestões de enfermeiras norte-americanas e brasileiras na direção dessa Escola. O recorte temporal compreende o período 1923-1942. A metodologia utilizada foi a qualitativa. As fontes primárias incluíram documentos do Centro de Documentação da EEAN, como: dossiês de alunas e diretoras; e as secundárias, bibliografias referentes à história da enfermagem é ao contexto sócio-histórico da época. Os achados demonstraram que de 1923 a 1931, a Escola não contou com Religiosas em seu quadro de alunas; as três primeiras freiras ingressaram no Curso na gestão da primeira diretora brasileira (1931-1933), mas não chegaram a se diplomar; na segunda gestão de Bertha Pullen, enfermeira norte-americana (1934-1938), não houve ingresso de Religiosas na Escola; em 1939, na gestão da segunda diretora brasileira, ingressaram dez freiras que se formaram em 1942. Os resultados evidenciaram que apesar dessas freiras declararem ser a profissão sublime, nobre e bela, dando-lhes a possibilidade de praticar a caridade, confortando e aliviando os sofrimentos físicos e morais e apesar de recebido tratamento especial, o cotidiano de uma escola de enfermagem, leiga ou não, atraiu ou não favoreceu a permanência de Religiosas no Curso. Além disso, levanta-se a questão da possível interferência da religião protestante professada pelas enfermeiras norte-americanas, na disposição dessas Religiosas católicas freqüentarem a Escola.

Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem

 

Liberdade e compromisso ético do enfermeiro frente às situações de risco de contaminação

Antonio José de Almeida FilhoI; Jussara SauthierII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(2): 171 - 179

Download

 

Memoria e história: o Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery

Jussara Sauthier

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 339 - 346

Resumo Download

Trata-se de um convite à reflexão acerca da preservação da memória na enfermagem. Baseada em dados originados da prática exercida em um Centro de Documentação e oriundos da literatura específica do campo da história e arquivística, estabelecemos alguns pontos para discussão, considerados prioritários para a compreensão da importância dessa preservação na enfermagem, entre eles: a historicidade da produção documental e a história da organização de arquivos, a postura da enfermagem diante de seu acervo, o documento como fonte primária de pesquisa e testemunho da instituição. Com isso, foi possível conclamar a todos para que não nos tornemos devedores do passado.

Palavras-chave: História - Enfermagem

 

O cliente como consumidor dos serviços de saúde: questões éticas

Jussara Sauthier1; Antonio José de Almeida Filho2; Maria da Luz Barbosa Gomes3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(2): 107 - 114

Resumo Download

Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que retrata a história do tempo presente, e objetiva discutir as questões éticas, denunciadas pelos meios de comunicação escrita, que emergem quando o cliente/consumidor utiliza o serviço de saúde. O objeto de estudo são as questões éticas que indicam o cerceamento ou violação do direito do cliente como consumidor. As fontes primárias foram obtidas através dos jornais de grande circulação na cidade do Rio de Janeiro, no segundo semestre de 1998. Participaram desse estudo, na qualidade de colaboradores, os alunos da disciplina Ética Profissional da EEAN. Na análise dos conteúdos das reportagens, constatou-se a transgressão aos direitos dos clientes, fato este ocorrido em várias situações: recusa da instituição em fornecer recibo dos gastos hospitalares; insuficiência de recursos materiais, que dificultam a oferta de serviços de qualidade. A maioria das denúncias, porém, indicam que a vida, valor máximo do ser humano, é colocada em risco. A política de saúde, que se submete à política econômica, é a grande responsável pelo caos que vivenciamos nos dias atuais, aliada à crise de valores éticos da sociedade capitalista, intensificada pelo neoliberalismo.

Palavras-chave: Ética - Enfermagem - Direitos do cliente

 

O Curso de Doutorado em Enfermagem da EEAN/UFRJ Criação, desenvolvimento e tendências

Suely de Souza Baptista1; Ivis Emilia de Oliveira Souza2; Jussara Sauthier3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 79 - 85

Resumo Download

Este trabalho visa a analisar o desenvolvimento do curso de doutorado em enfermagem da EEAN/ UFRJ, iniciado em 1989. Os seminários de avaliação dos cursos de pós-graduação e a adoção de um sistema contínuo e diversificado de avaliação dos alunos vêm contribuindo para este desenvolvimento. À ampliação gradativa do número de vagas somam-se medidas para a melhoria da qualidade do ensino, incluindo a estratégia de integração das disciplinas obrigatórias mediante a participação de mestrandos e doutorandos, a articulação da pós-graduação com a graduação, a criação de Núcleos de Pesquisa e de uma Secretaria de Apoio à Pesquisa e a redefinição da ocupação da área física. Observam-se reflexos dessas medidas no nível de qualidade, de bom para ótimo, das teses produzidas.

 

 

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1