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A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 10 resultados

(Re)lembrando Elvira de Felic: gestos e falas de enfermeiras sobre o banho no leito, uma técnica/tecnologia de enfermagem

Nébia Maria Almeida de Figueiredo; Vilma de Carvalho; Maria Antonieta Rubio Tyrrell

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 18 - 28

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Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre banho no leito, com os objetivos de identificar expressões verbais e caracterizar expressões não verbais durante a execução da atividade de banhar e de ser banhada.. A coleta de dados incluiu o registro de falas, gestos e expressões durante a Cena de Reflexão, uma dramatização do banho em sala de aula, com a participação de 32 enfermeiras e alunas de pós-graduação - mestrado. Os resultados indicaram dois núcleos de representações: o primeiro, "O Corpo que Toca e Fala"; e o segundo, "O Corpo que Toca e Cala". A Multireferencialidade, Subjetividade, Psicossociologia e as concepções de Nightingale, Figueiredo e Carvalho foram usadas como apoio teórico. Os resultados constataram dificuldades das enfermeiras em relação ao toque e ao corpo nu, durante o procedimento técnico, e também quando opinavam e defendiam, de fato, o próprio corpo e o toque como intermediadores de emoções, subjetividade, estética, sexualidade e sensualidade

Palavras-chave: Enfermagem. Higiene da pele. Tato. Tecnologia

 

A assistência à mulher no pré-parto e parto na perspectiva da maternidade segura

Fernanda Rego Pereira dos SantosI; Maria Antonieta Rubio TyrrellII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 46 - 53

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Construindo uma linguagem (in) comum em mulheres vítimas de violência conjugal

Yolanda Elizabeth Rodríguez de GuzmánI; Maria Antonieta Rubio TyrrellII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(4): 679 - 684

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O estudo de natureza qualitativa teve como objetivo analisar as concepções de violência conjugal das mulheres que sofrem esse fenômeno social. Foi realizado no Centro "Emergência Mulher" (CEM), instituição estatal do Ministério da Mulher e Desenvolvimento Social (MINDES) na cidade de Trujillo, Perú. O método utilizado foi a história de vida, que permitiu obter relatos de dez mulheres que denunciavam a violência perpetrada pelos seus companheiros. A análise temática das histórias de vida caracterizou uma linguagem (in)comum que contém simbolismos associados à ética, estética e moral; conceitua também a violência como doença crônica, geracional e como estado de mal-estar.

Palavras-chave: Violência Doméstica. Saúde da Mulher. Política de Saúde. Enfermagem Familiar

 

Coordenação de Pesquisa e desenvolvimento da Pós-Graduação da EEAN/UFRJ1

Profa. Dra. Vilma de Carvalho1; Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell2; Profa. Dra. Cristina Maria Loyola Miranda3; Maria Cristina Studart4; Regina Célia Magalhães Waltenberg5

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(2): 59 - 66

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p>Este artigo apresenta aspectos da origem e trajetória evolutiva da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Pós-Graduação em Enfermagem Stricto-Sensu da EEAN/UFRJ, com destaque para os antecedentes históricos, os determinantes regimentais e regulamentares, além dos indicativos a produção científica. A perspectiva abrange a idéia de democratizar e tornar público as idéias, os aspectos organizacionais que influem nas possibilidades e limites da produção intelectual da EEAN, no contexto da Pós-Graduação de Enfermagem. O objetivo principal é obter o retorno ("feed-back") da comunidade de enfermagem em âmbito nacional e internacional que concerne à comunicação e ao intercâmbio.

 

Diretório acadêmico sandracristina feitosa da escola de enfermagem Anna Nery: lutas, vitórias e desafios

Christiane Mosquera FernandezI; Maria Antonieta Rubio TyrrellII; Flavia de Carvalho NevesIII; Mauro Cezar Silva XavierIV

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(1): 138 - 142

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Intercâmbio internacional EEAN/UFRJ e Instituto Superior de Ciências de Saúde da República de Moçambique: criando as bases de uma cooperação técnico-educacional

Marléa Chagas MoreiraI; Neide Aparecida Titonelli AlvimII; Maria Antonieta Rubio TyrrellIII; Ivone Evangelista CabralIV; Lidia MonjaneV; Domingos E. TutoVI

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 526 - 529

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O estudo visa descrever as atividades desenvolvidas durante visita de trabalho de uma delegação do Instituto Superior de Ciências da Saúde da República de Moçambique (ISCISA) na Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, bem como as primeiras repercussões que culminaram em proposta de convênio entre estas instituições. O propósito foi o estabelecimento de cooperação e intercâmbio internacional para formação e qualificação de recursos humanos em enfermagem. Como resultado dessa visita, foi assinada uma Carta de Intenção entre EEAN/UFRJ e ISCISA, cujas primeiras repercussões foi a realização de uma Reunião Científica no Brasil e uma Missão Brasileira de cooperação técnico-educacional em Moçambique.

Palavras-chave: Enfermagem. Intercâmbio Educacional Internacional. Pesquisa

 

Perspectiva da avaliação educacional nos cursos de especialização em enfermagem obstétrica

Maria Tita Portal SacramentoI; Maria Antonieta Rubio TyrrellII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(2): 286 - 290

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Programa de produtividade e qualidade de um hospital de ensino do município do Rio de Janeiro: um relato de experiência

Antonio de Magalhães MarinhoI; Maria Antonieta Rubio TyrrellII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(3): 431 - 438

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Programas de saúde materno-infantil em Moçambique: marcos evolutivos e a inserção da enfermagem

Maria Acácia Ernesto Lourenço I; Maria Antonieta Rubio Tyrrell II

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 617 - 624

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Pesquisa centrada nas políticas públicas do governo moçambicano para o setor da saúde, com foco voltado para programas de assistência à saúde materno-infantil. Tem o propósito de apresentar contextos básicos para a reflexão sobre a filosofia da implantação e implementação dos programas e a inserção da Enfermagem, mostrando seus marcos evolutivos. Constatou-se que, na década 70, o Sistema Nacional de Saúde adotou o Programa de Proteção Materno-Infantil, que na década de 80 ficou concebido como Programa de Saúde Materno-Infantil e, posteriormente, na década 90, ficou inserido no Programa Nacional Integrado de Saúde Materno-Infantil e Planejamento Familiar, Programa Alargado de Vacinação, Saúde Escolar e do Adolescente, incluindo Saúde Sexual e Reprodutiva. A inserção da Enfermagem foi evidenciada na implementação das ações assistenciais. Os marcos evolutivos foram: a introdução dos cursos específicos de Enfermagem em saúde materno-infantil do nível básico ao superior e abrangência dos serviços do Programa Nacional Integrado.

Palavras-chave: Assistência à Saúde. Saúde Materno-Infantil. Enfermagem

 

Violência contra a mulher: o perigo mora da porta para dentro

Alejandra Ana RotaniaI; Iêda Maria Vargas DiasII; Kleyde Ventura SousaIII; Leila Regina WolffIV; Liliane Belz dos ReisV; Maria Antonieta Rubio TyrrellVI

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(1): 114 - 125

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