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Cristina Maria Loyola Miranda
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(3): 11 - 16
A instituição psiquiátrica e o doente mental: a percepção de quem vivencia esse cotidiano
Lilian Hortale de OliveiraI; Cristina Maria Loyola MirandaII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(1): 95 - 103
Coordenação de Pesquisa e desenvolvimento da Pós-Graduação da EEAN/UFRJ1
Profa. Dra. Vilma de Carvalho1; Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell2; Profa. Dra. Cristina Maria Loyola Miranda3; Maria Cristina Studart4; Regina Célia Magalhães Waltenberg5
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(2): 59 - 66
p>Este artigo apresenta aspectos da origem e trajetória evolutiva da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Pós-Graduação em Enfermagem Stricto-Sensu da EEAN/UFRJ, com destaque para os antecedentes históricos, os determinantes regimentais e regulamentares, além dos indicativos a produção científica. A perspectiva abrange a idéia de democratizar e tornar público as idéias, os aspectos organizacionais que influem nas possibilidades e limites da produção intelectual da EEAN, no contexto da Pós-Graduação de Enfermagem. O objetivo principal é obter o retorno ("feed-back") da comunidade de enfermagem em âmbito nacional e internacional que concerne à comunicação e ao intercâmbio.
Enfermagem e a reforma psiquiátrica: desafios e perspectivas
Cristina Maria Loyola Miranda
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(3): 114 - 141
Integração docente assistencial uma questão "não-resolvida"
Cristina Maria Loyola Miranda1; Vilma de Carvalho Elvira de Felice Souza2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(3): 72 - 83
O artigo discute a diferença conceituai entre integração ensino-serviço e integração docente-assistencial na área da enfermagem da saúde e analisa algumas questões pertinentes ao tema: o papel histórico da Reforma universitária de 1968 para a realidade brasileira; a determinação dos atores sociais no processo de integração docente-assistencial; o questionamento acerca da resistência dos docentes em assumir a assistência; e como operar uma mudança competente que possa garantir a integração docente-assistencial. Finaliza avaliando a responsabilidade das enfermeiras docentes em repensar o papel das Escolas de Enfermagem, na atualidade, e o papel das próprias professoras de enfermagem, no plano da execução dos cuidados de enfermagem aos clientes.
Palavras-chave: Enfermagem; Integração Docente/Assistencial; Reforma Universitária
O cuidado como inclusão do sujeito
Cristina Maria Loyola Miranda
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(1): 129 - 137