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Atenção à criança desnutrida na comunidade

Maria Helena do Nascimento Souza1; Maria Catarina Salvador da Motta2; Gisela Maria Bernardes Solymos3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(0): 125 - 130

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A desnutrição infantil é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, sendo resultante de diversos fatores inter-relacionados. Entre tais fatores causais encontram-se: pobreza, desemprego, baixa escolaridade, precárias condições de moradia, acesso inadequado aos sistemas de saúde, rede social frágil, experiências adversas da mãe, dificuldade de acesso a alimentos e medicamentos, hábitos alimentares inadequados, doenças associadas, a carência de micronutrientes, entre outros. O presente Curso tem por objetivo oferecer uma visão dos problemas e das soluções encontradas no combate à desnutrição infantil na comunidade. Serão abordados os seguintes temas: o método para a intervenção na comunidade, diagnóstico e avaliação da desnutrição, visita domiciliar, educação para a saúde e alimentação. Considera-se de grande relevância a capacitação de enfermeiros para atuarem em ações de vigilância à saúde na comunidade, pois estas contribuem para melhoria das condições de vida nestes ambientes e conseqüentemente para a redução da desnutrição e mortalidade infantil.

Palavras-chave: Desnutrição infantil. Enfermagem comunitária. Saúde da criança.

 

Condições de saúde de crianças de creche comunitária e a enfermagem

Tatiana Jussara da Silva XavierI; Fabrício Fernandes PintoI; Maria Helena do Nascimento SouzaII; Regina Célia Gollner ZeitouneII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(2): 204 - 210

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Estratégia acolhimento mãe-bebê: aspectos relacionados à clientela atendida em uma unidade básica de saúde do município do Rio de Janeiro

Maria Helena do Nascimento Souza; Thaiane Nascimento da Conceição Gomes; Elisabete Pimenta Araújo Paz; Celise Silva da Trindade; Regina Célia Carvalho Veras

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(4): 671 - 677

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O presente trabalho é um estudo descritivo, que objetivou identificar as características sociodemográficas e de saúde de mães e as condições de saúde de crianças atendidas pelos enfermeiros na Estratégia de Acolhimento Mãe e Bebê em uma Unidade Básica de Saúde do Estado de Rio de Janeiro. Os dados foram coletados em 421 prontuários das crianças atendidas em uma Unidade Básica em 2009. Realizou-se a análise univariada dos dados com uso do software "Epi-info" versão 3.5. Os resultados mostraram que: 70,6% das mães estavam na faixa etária de 20 até 35 anos, 58,2% haviam realizado parto normal, 5,0% apresentaram alteração na cicatriz cirúrgica, e 23,8%, alteração nas mamas. O companheiro e a avó materna foram os membros da rede social que mais forneceram apoio no pós-parto. Com relação aos recém-nascidos 52,5% tinham até 7 dias de vida, 90,3% encontravam-se em aleitamento materno exclusivo, 16,2% apresentavam icterícia, e 3,8% apresentaram alteração no coto umbilical. Conclui-se que a avaliação do grupo escolhido proporciona informações importantes para que os enfermeiros possam apoiar eficientemente as mães nos cuidados com os recém-nascidos, o que contribui à formação do vínculo das mães com este profissional, além da adoção de práticas de promoção da saúde.

Palavras-chave: Saúde materno-infantil. Atenção primária à saúde. Relações mãe-filho. Enfermagem

 

Experiências de ensino-aprendizagem de estudantes de enfermagem em uma comunidade do município do Rio de Janeiro

Maria Helena do Nascimento Souza; Elisabete Pimenta Araújo Paz; Rosane Harter Griep; Ana Inês Sousa; Laurio Luis da Silva; Audréia Rodrigues da Paixão

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 251 - 257

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Este estudo teve como objetivos: identificar a percepção dos estudantes de enfermagem diante das atividades desenvolvidas por eles junto à Comunidade e discutir o significado das atividades realizadas pelos acadêmicos para a sua formação profissional Utilizou-se a abordagem qualitativa, e a amostra foi constituída por 89 estudantes. Na voz dos mesmos, as expectativas iniciais à chegada ao campo foram marcadas não apenas pelo medo de encontrar situações de violência, mas pelo desejo de poder contribuir na melhoria das condições de saúde da população. Eles significaram o trabalho desenvolvido na comunidade como possibilidade de crescimento pessoal, maior compreensão da atuação profissional do enfermeiro e oportunidade de vivenciar o trabalho do enfermeiro de Saúde Pública. Dessa forma, verifica-se a relevância das experiências de ensino-aprendizagem em comunidades para o processo de formação profissional dos acadêmicos de enfermagem.

Palavras-chave: Enfermagem. Enfermagem em saúde comunitária. Saúde pública. Educação em saúde. Estudantes de enfermagem

 

Influência da rede social no processo de amamentação: um estudo fenomenológico

Maria Helena do Nascimento Souza, Antonella Nespoli, Regina Célia Gollner Zeitoune

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(4): -

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Integralidade como uma dimensão da prática assistencial do enfermeiro no acolhimento mãe-bebê

Maria Helena do Nascimento Souza; Elisabete Pimenta Araújo Paz; Sheila Nascimento Pereira Farias; Liane Gack Ghelman; Camille Xavier de Mattos; Rebecca Rodrigues de Barros

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(4): 677 - 682

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O desafio da educação na enfermagem

Maria Helena do Nascimento Souza

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 173 - 175

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