ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Volume 10, Número 2, Abr/Jun - 2006

EDITORIAL

 

O desafio da educação na enfermagem

 

 

Maria Helena do Nascimento Souza

Professora Doutora Assistente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Coordenadora da Central de Eventos. Editora Assistente da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem

 

 

Neste editorial trazemos uma breve reflexão sobre a experiência educativa da(o) enfermeira(o), que traz implicações sobre suas atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão.

Educar é um desafio do homem enquanto pessoa e, portanto sempre será um desafio para a(o) enfermeira(o), uma vez que esta(e) é uma eterna(o) educadora(r). A pessoa enquanto ensina, além do conteúdo de ensino, comunica a si mesma aquilo que é e que vive.

A educação é um processo global, não é só fornecer conhecimentos, é o desenvolvimento pleno da pessoa, o desenvolvimento da personalidade. É fazer aflorar e realizar toda a riqueza que se encontra na nossa vida e na vida das pessoas com quem estamos. Portanto, é ajudar o outro a olhar para suas exigências/evidências de felicidade, de verdade, de beleza, de justiça e a comparar tudo o que encontra com essas exigências. Desta forma, ao sermos educados nos tornamos mais nós mesmos, nos realizamos. Com efeito, a pessoa não se realiza senão por meio do encontro com uma outra pessoa. Além disso, a educação é o que permite conhecer a realidade1.

No contexto deste número da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem a realidade, ou melhor, todas as realidades (portanto, o trabalho das(os) enfermeiras(os), a saúde dos nossos clientes, os aspectos históricos de nossa profissão ou os diversos fenômenos pesquisados) não são casuais, mas fatos com um significado particular e único. E se todas as coisas têm um significado, então vale a pena empenhar-se até o fundo para descobri-lo. É daqui que nasce o interesse por tudo, que tem possibilitado aos pesquisadores em enfermagem aprofundarem e ampliarem o saber científico da profissão, mediante a aplicação de diversas abordagens teórico-metodológicas na busca de uma interpretação da realidade, de acordo com os fatores envolvidos na prática de ensino, pesquisa, assistência e extensão.

Tendo em vista a divulgação deste saber científico da Enfermagem, esta Revista publica neste número artigos de diversas áreas do conhecimento.

Na área da História da Enfermagem, traz três artigos: um referente aos estudos que referenciam o livro Páginas de História de Waleska Paixão, que comemora o seu jubileu de ouro; outro artigo versa sobre a implantação da monitoria acadêmica em uma Escola de Enfermagem; e outro trabalho aborda a reconfiguração da Escola Profissional de Assistência a Psicopatas, a futura Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Em se tratando da área da Saúde do Trabalhador, três artigos abordam a situação de saúde de trabalhadores de enfermagem, que atuam na área hospitalar. Na área de Saúde da Mulher são apresentados três estudos sobre: a visão de mulheres não submetidas ao procedimento da episiotomia, mulheres que sofrem de violência e cuidados à mulher no momento do parto e nascimento. A inserção do tema da liderança nas disciplinas de Administração em Enfermagem, a visão do enfermeiro no papel de gerente no cenário hospitalar, o cuidado de clientes com doenças crônicas, as estratégias de humanização em unidades de terapia intensiva, o imaginário social que permeia a escolha profissional de enfermeiras brasileiras e peruanas, a utilização do método fenomenológico na enfermagem e a relação usuária-profissional de saúde, também são estudos apresentados neste número, além de resumos de trabalhos acadêmicos e fac-símile de documento original.

Assim, reafirmamos a nossa intenção de fazer da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, caracterizada como um periódico de circulação internacional, um importante espaço para a divulgação e difusão do conhecimento técnico-científico relacionado à Enfermagem e áreas afins.

 

Referência

1. Giussani L. Educar é um risco. Bauru (SP): EDUSC. Coleção Plural; 2004. p.222.

 

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1