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CAPES

Volume 10, Número 2, Abr/Jun - 2006

FAC-SÍMILE

 

Apresentação

 

 

Gertrudes Teixeira Lopes; Antonio José de Almeida Filho; Suely de Souza Baptista

Membros da 12ª Diretoria Colegiada do Nuphebras

 

 

O fac-símile refere-se ao artigo Formação de Profissionais, escrito pela enfermeira Zaíra Cintra Vidal, primeira diretora da Escola de Enfermeiras Rachel Haddock Lobo, atual Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e publicado na revista As Pioneiras, em junho de 1951. O texto discorre sobre a "tríplice" função exercida pela enfermeira-chefe na sua prática cotidiana, em unidades hospitalares. Neste cenário, tal cargo exige da profissional o desenvolvimento de atividades que, dentre outras coisas, incluem ser chefe de enfermaria, professora e orientadora do serviço de enfermagem. Na avaliação da autora, a incorporação destas diferentes funções pode causar, em determinados momentos, alguns prejuízos no campo pessoal, pois o aumento da responsabilidade da enfermeira, tanto no campo administrativo como no da prática do cuidado do cliente, pode, por muitas vezes, levar o profissional ao estresse e ao não-cumprimento de seus deveres de forma integral. Visando tentar corrigir estas distorções, Zaíra Cintra Vidal propõe uma melhor distribuição destas responsabilidades pelas diferentes categorias de trabalho, destacando-se, dentre elas, a função de enfermeira-chefe, cujas atividades seriam essencialmente administrativas, a de instrutora ou professora, cuja responsabilidade se voltaria para "lecionar cadeiras de enfermagem", e de supervisora, que atuaria na clínica como auxiliar de instrutora. Aponta ainda a autora uma classificação de funções para a área hospitalar e também para a Escola de Enfermagem, definindo as atividades de cada um dos cargos descritos. Comenta também que a formação do enfermeiro deve incorporar, além do conhecimento específico, conteúdos que venham a desenvolver e ampliar suas qualidades profissionais, destacando-se as disciplinas de pedagogia e psicologia. Tais conhecimentos, na compreensão da autora, poderiam vir a fortalecer os predicados dos enfermeiros, na medida em que poderiam influenciar na personalidade, educação, preparo profissional e urbanidade dos profissionais de enfermagem. A autora conceitua com competência e adequação essas qualidades e define como escopo do ensino clínico as práticas pedagógicas relacionadas com as conferências, estudos de casos, mesas redondas, estudos dos prontuários dos pacientes, discussões de papéis, autocrítica do trabalho executado. Zaíra Cintra Vidal ressalta que estas e outras atividades poderiam contribuir decisivamente para colocar a formação do enfermeiro na vanguarda da organização social do trabalho de enfermagem e do ensino, pilares da prática social do enfermeiro. O artigo original encontra-se à disposição do leitor no Centro de Memória Profª Dra. Nalva Pereira Caldas, o qual se localiza na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ).

 

 

 

 

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