A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 7 resultados
Bianca Gomes VelosoI; Maria Catarina Salvador da MottaII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(1): 116 - 122
Elenir Pereira de Paiva; Maria Catarina Salvador da Motta
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 328 - 329
Atenção à criança desnutrida na comunidade
Maria Helena do Nascimento Souza1; Maria Catarina Salvador da Motta2; Gisela Maria Bernardes Solymos3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(0): 125 - 130
A desnutrição infantil é considerada um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, sendo resultante de diversos fatores inter-relacionados. Entre tais fatores causais encontram-se: pobreza, desemprego, baixa escolaridade, precárias condições de moradia, acesso inadequado aos sistemas de saúde, rede social frágil, experiências adversas da mãe, dificuldade de acesso a alimentos e medicamentos, hábitos alimentares inadequados, doenças associadas, a carência de micronutrientes, entre outros. O presente Curso tem por objetivo oferecer uma visão dos problemas e das soluções encontradas no combate à desnutrição infantil na comunidade. Serão abordados os seguintes temas: o método para a intervenção na comunidade, diagnóstico e avaliação da desnutrição, visita domiciliar, educação para a saúde e alimentação. Considera-se de grande relevância a capacitação de enfermeiros para atuarem em ações de vigilância à saúde na comunidade, pois estas contribuem para melhoria das condições de vida nestes ambientes e conseqüentemente para a redução da desnutrição e mortalidade infantil.
Palavras-chave: Desnutrição infantil. Enfermagem comunitária. Saúde da criança.
Gênero e saúde reprodutiva: breve reflexão
Elenir Pereira de PaivaI; Maria Catarina Salvador da MottaII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(2): 261 - 264
Maria Catarina Salvador da Motta
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 359 - 361
Investigação sobre o acesso ao tratamento de tuberculose em Itaboraí/RJ
Rute dos Santos Lafaiete; Cleidiani Baptista da Silva; Monalisa Garcia de Oliveira; Maria Catarina Salvador da Motta; Tereza Cristina Scatena Villa
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(1): 47 - 53
Diante dos problemas apontados na literatura relacionados ao acesso na atenção primária à saúde, o estudo teve como objetivo analisar o acesso ao tratamento do doente com tuberculose em Itaboraí.Um estudo exploratório, quantitativo, com 100 indivíduos entrevistados em agosto e setembro/2007. Utilizou-se o instrumento Primary Care Assessment Tool validado e adaptado para tuberculose.
RESULTADOS: 71% sempre conseguem atendimento médico; 54% disseram que o profissional que acompanha seu tratamento nunca visita em casa; 77% fazem tratamento na unidade mais perto da sua casa; 66% nunca deixam de trabalhar e utilizam transporte motorizado, 62% pagam transporte; 93% relataram que nunca faltou medicamento; 63% relataram que nunca demora mais de 60 minutos para consulta. Aspectos como a visita domiciliar e a distribuição do auxílio transporte devem ser revistos. O atendimento médico, o tratamento próximo à residência, a oferta das medicações e a espera pelo atendimento foram satisfatórios.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Tuberculose. Acesso aos Serviços de Saúde. Terapêutica
Maria Catarina Salvador da Motta
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(2): 141 - 146