A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 4 resultados
Fenomenologia heideggeriana e sua possibilidade na construção de estudos de Enfermagem
Claudete Ferreira de Souza Monteiro; Silvana Santiago da Rocha; Elizabete Pimenta Araújo Paz; Ivis Emilia de Oliveira Souza
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(2): 297 - 301
Este estudo apresenta uma reflexão sobre o método fenomenológico heideggeriano e sua possibilidade na pesquisa em Enfermagem. O trabalho mostra que a Enfermagem precisa compreender e dar sentido às suas ações de forma mais autêntica e aponta a fenomenologia como a possibilidade de permitir que os profissionais se tornem mais atentos e reflexivos sobre a realidade e o modo de ser de outros.
Palavras-chave: Fenomenologia. Pesquisa em Enfermagem. Cuidar
Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Mulher (NUPESM)
Maria Antonieta Rubio Tyrrell1; Rosângela da Silva Santos2; Ivis Emilia de Oliveira Souza3; Lana Lage da Gama Lima4
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 103 - 110
Este artigo apresenta a experiência de origem e desenvolvimento de um Núcleo de Pesquisa de Enfermagem em Saúde da Mulher, contextualizado o movimento de expansão dos cursos de Pós-Graduação "stricto-sensu" Mestrado e Doutorado na urgência e consolidação de medidas inovadoras no ensino desses programas. Descrevem-se os requisitos básicos para sua criação e aprovação bem como os serviços prestados. Por fim registram-se as perspectivas de trabalho e pesquisas.
Palavras-chave: Nucleus of Investigation, Woman Health, Nursing of Investigation.
O Curso de Doutorado em Enfermagem da EEAN/UFRJ Criação, desenvolvimento e tendências
Suely de Souza Baptista1; Ivis Emilia de Oliveira Souza2; Jussara Sauthier3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 79 - 85
Este trabalho visa a analisar o desenvolvimento do curso de doutorado em enfermagem da EEAN/ UFRJ, iniciado em 1989. Os seminários de avaliação dos cursos de pós-graduação e a adoção de um sistema contínuo e diversificado de avaliação dos alunos vêm contribuindo para este desenvolvimento. À ampliação gradativa do número de vagas somam-se medidas para a melhoria da qualidade do ensino, incluindo a estratégia de integração das disciplinas obrigatórias mediante a participação de mestrandos e doutorandos, a articulação da pós-graduação com a graduação, a criação de Núcleos de Pesquisa e de uma Secretaria de Apoio à Pesquisa e a redefinição da ocupação da área física. Observam-se reflexos dessas medidas no nível de qualidade, de bom para ótimo, das teses produzidas.
Revelação do diagnóstico de HIV para o adolescente: modos de ser cotidiano
Crhis Netto de Brum, Cristiane Cardoso de Paula, Stela Maris de Mello Padoin, Ivis Emilia de Oliveira Souza, Eliane Tatsch Neves, Samuel Spiegelberg Zuge
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2015; 19(4): 679 - 684