A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 8 resultados
A tecnologia em centro cirúrgico e o processo de trabalho do enfermeiro
Enêde Andrade da CruzI; Enedina SoaresII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(1): 109 - 115
Cuidado humanizado em terapia intensiva: um estudo reflexivo
Joselany Áfio CaetanoI; Enedina SoaresII; Luciene Miranda de AndradeIII; Roberta Maria da Ponte IV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(2): 325 - 330
Objetivou-se neste estudo conhecer o significado da assistência humanizada prestada a pacientes em tratamento intensivo sob a ótica de dezessete profissionais de saúde que trabalhavam na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital filantrópico situado na região metropolitana da cidade de Sobral - CE, Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se um instrumento contendo a seguinte pergunta: Qual o significado da humanização da assistência para você? Dos dados emergiram três categorias de análise: conforto emocional; conforto físico e compromisso profissional, cuja análise revela a melhoria da assistência não configurada nos avanços da tecnologia, mas, em valores pessoais, na compreensão do verdadeiro significado do cuidado, o direcionamento da assistência ao conforto físico e emocional associado ao cuidado que visa amenizar a dor; cuidar com compromisso aplicando a prática humanística. Conclui-se que o processo de cuidar humanístico leva os profissionais a refletir acerca das suas posturas pessoais e acadêmicas, fortalecendo sempre o trabalho em equipe.
Palavras-chave: Humanização da Assistência. Unidades de Terapia Intensiva. Exercício Profissional
Diagnóstico e intervenção de enfermagem em paciente cirúrgico: aplicação do modelo de Orlando
Jacqueline Borges Cavalcante1; Lorita Marlena Freitag Pagliuca2; Enedina Soares3
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1998; 2(1): 78 - 92
Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como sujeito um paciente em período preoperatorio, internado na clínica cirúrgica do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará, no período de outubro a novembro de 1997, com o objetivo de identificar diagnósticos de enfermagem e propor intervenções tendo por base o processo de enfermagem de Orlando. Os diagnósticos encontrados foram: dor relacionada à lesão ulcerosa no olho esquerdo, ansiedade relacionada à ameaça/mudança no estado de saúde e necessidades não atendidas, medo de morrer relacionado à cirurgia programada, senso-percepção visual alterada à esquerda relacionada à lesão no órgão de recepção (olho esquerdo), potencial para infecção relacionado à lesão ulcerosa no olho esquerdo, integridade tissular prejudicada relacionada a fator mecânico (presença de massa tumoral no olho esquerdo) e déficit de conhecimentos relacionados à doença, cirurgia, prognóstico e motivos que determinaram as suspensões das cirurgias. As intervenções de enfermagem propostas foram: estimular a verbalização dos sentimentos, orientar quanto à doença, prognóstico e período pré-operatório, e informar sobre os motivos dos cancelamentos da cirurgia, solicitando a colaboração do cirurgião. Os resultados mostraram ser viável a utilização do diagnóstico de enfermagem e do modelo de Orlando, bem como, a importância da interação enfermeira-paciente na assistência prestada.
Palavras-chave: Diagnóstico de Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Teoria de Enfermagem
Fatores que interferem na prevenção do sono e repouso de criança em Terapia Intensiva
Márcia Barbosa de Paiva; Célia Antunes C. de Souza; Enedina Soares
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 29 - 35
Trata-se de um estudo de caso com uma criança internada em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, cujo objetivo é descrever os fatores que interferem na preservação de seu sono e repouso. Utilizou-se como método, para a coleta de dados, observação direta, a partir dos procedimentos realizados e da maneira de cuidar da criança pela equipe multiprofissional. Os resultados denotam que o sono e o repouso foram interrompidos em intervalos de 25 minutos, evidenciando a necessidade e a privatização do sono e repouso nestas circunstâncias. Conclui-se que a assistência à criança que necessita de cuidados intensivos deve estar voltada para atender suas necessidades individuais, utilizando para tal uma abordagem humanística que implica na formação de conjuntos, na interdisciplinaridade dos profissionais, buscando a integralidade, a unicidade e a interdependência.
Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica. Cuidados intensivos. Sono. Repouso
Joselany Afio CaetanoI; Lorita Marlena Freitag PagliucaII; Enedina SoaresIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(1): 83 - 93
Marcos conceituais na direção do cuidado: um estudo reflexivo do cuidado solidário de enfermagem
Almerinda Holanda GurgelI; Enedina SoaresII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(1): 73 - 82
O autocuidado para o tratamento de úlcera de perna falciforme: orientações de enfermagem
Amanda Martins; Debora Galvão Moreira; Emilia Matos do Nascimento; Enedina Soares
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(4): 755 - 763
Qualidade de vida de clientes pós-infarto agudo do miocárdio
Joselany Afio CaetanoI; Enedina SoaresII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(1): 30 - 37
Objetivou-se neste estudo avaliar a qualidade de vida de clientes que sofreram infarto agudo do miocárdio. A amostra constou de 30 clientes selecionados pela busca em prontuários de uma unidade cardiológica, que nos permitiu a identificação e localização desses clientes, internados no ano de 2004. Para coleta de dados utilizamos a Escala de Qualidade de Vida de Flanagan e o tratamento estatístico com desvio-padrão. Os resultados mostraram maior índice de respostas nos níveis "indiferentes" a "pouco satisfeitos" em suas qualidades de vida. A relação interpessoal apresentou o mais alto índice de satisfação, contrariando o bem-estar físico e material, com o mais baixo índice de satisfação. Concluiu-se que a avaliação da qualidade de vida de clientes que sofreram infarto agudo do miocárdio se mostra comprometida, o que vem corroborar outros estudos anteriormente realizados.
Palavras-chave: Infarto do Miocárdio. Qualidade de Vida. Enfermagem