A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 5 resultados
A percepção de mulheres sobre atenção pré-natal em uma Unidade Básica de Saúde
Maria Celeste LanderdahlI; Lúcia Beatriz ResselI; Fernanda Badineli MartinsII; Fernanda Bheregaray CabralIII; Mariam de Oliveira GonçalvesI
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(1): 105 - 111
Pesquisa com objetivo de conhecer a percepção de gestantes a respeito da consulta de pré-natal realizada por docentes e acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. Foram sujeitos da pesquisa dez puérperas que realizaram consultas de enfermagem na UBS, no período de julho de 2003 e agosto de 2004. A obtenção das informações foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas. As respostas acusam, dentre outros dados, a consulta de enfermagem à gestante como espaço educativo do qual fazem parte também seus familiares, bem como o vínculo estabelecido entre profissional e gestante/família. Por outro lado, apontam para a necessidade de maior privacidade para o atendimento e criticam a troca eventual de profissionais/docentes nas consultas. Nesse sentido, o estudo tem auxiliado no redirecionamento da atenção à gestante, de forma que venha ao encontro de suas necessidades e expectativas.
Palavras-chave: Pré-natal. Gestante. Cuidado. Enfermagem
Consulta de enfermagem: estratégia de abordagem à gestante na perspectiva de gênero
Fernanda Beheregaray Cabral; Lúcia Beatriz Ressel; Maria Celeste Landerdahl
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 459 - 465
Relato de uma prática assistencial desenvolvida no ambulatório de um hospital geral, de caráter filantrópico, no interior do Rio Grande do Sul, no período de 1999 a 2001. Esta prática foi implementada por meio de consultas de enfermagem às mulheres gestantes, sendo subsidiada por referenciais de gênero. Ressalta-se a importância dos profissionais da saúde ampliarem a abordagem à mulher, além da gestação. E se confirma a influência dos referenciais de gênero, como um dos determinantes da condição de vida e de saúde das mulheres assistidas, apontando o pré-natal como um espaço que pode viabilizar o empoderamento e a promoção da autonomia e cidadania femininas.
Palavras-chave: Consulta de Enfermagem. Mulheres Grávidas. Gênero. Saúde da mulher
II Conferência nacional de políticas para as mulheres: implicações para a enfermagem brasileira
Maria Celeste Landerdahl
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(4): 816 - 818
Processo de empoderamento feminino mediado pela qualificação para o trabalho na construção civil
Maria Celeste Landerdahl1; Letícia Becker Vieira2; Laura Ferreira Cortes3; Stela Maris de Mello Padoin4
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(2): 306 - 312
Pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva que objetivou conhecer as repercussões do Programa de Extensão Universitária Mulheres Conquistando Cidadania no cotidiano de mulheres participantes. Foi desenvolvida em um município do interior do Rio Grande do Sul/Brasil. Participaram do estudo 13 mulheres egressas do Programa referido. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas nos meses de janeiro a agosto/2011. Da análise de conteúdo temática destacou-se a categoria: processo de empoderamento a partir da participação no Programa Mulheres Conquistando Cidadania. Identificaram-se a construção de confiança, a mudança significativa na postura e o modo de pensar das mulheres em relação a sua autopercepção, conhecimento e poder de decisão. Constataram-se transformações na forma de pensar os papéis sociais de mulheres e homens a partir de referenciais de cidadania e empoderamento. Conclui-se que tal experiência, tanto no que se refere à Extensão quanto à presente pesquisa, constitui-se uma temática atual e necessária na área de saúde da mulher.
Palavras-chave: Enfermagem. Saúde da mulher. Empoderamento. Trabalho feminino.
Representações culturais de saúde, doença e vulnerabilidade sob a ótica de mulheres adolescentes
Lucia Beatriz Ressel I; Graciela Dutra Sehnem II; Carolina Frescura Junges III; Izabel Cristina Hoffmann IV; Maria Celeste Landerdahl V
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 552 - 557
O artigo apresenta um recorte de pesquisa descritiva, do tipo exploratório, com abordagem qualitativa, cujo objetivo consistiu em conhecer de que forma a cultura influencia no comportamento de adolescentes, contribuindo na sua vulnerabilidade. O estudo trata da visão de mulheres adolescentes que integram um projeto de ensino e extensão em desenvolvimento em escolas de ensino fundamental da Região Sanitária Norte de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul. Para tanto, utilizou-se como instrumento para obtenção de informações uma entrevista semiestruturada com questões que nortearam o objetivo da investigação. Os resultados apontaram para a importância da estruturação de processos educativos com adolescentes voltados para a construção de habilidades para a vida, o que permite resistir às pressões na adoção de comportamentos de risco que possam afetar sua saúde e seu desenvolvimento.
Palavras-chave: Saúde da Mulher. Adolescente. Cultura