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Concepções de professores de enfermagem sobre drogas

Gertrudes Teixeira LopesI; Halyne Limeira PessanhaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(3): 465 - 472

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OBJETO: concepções dos docentes da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro FENF/UERJ sobre o fenômeno das drogas. Objetivos: identificar as concepções dos docentes da FENF/UERJ sobre o fenômeno das drogas e discutir estas concepções. Pesquisa de campo com abordagem qualitativa. O cenário foi a FENF/UERJ. Os sujeitos foram dez docentes. A base para inclusão dos sujeitos foi o levantamento das áreas de ensino que abordavam o fenômeno das drogas, realizado na faculdade. Utilizamos a entrevista temática e a pesquisa documental. O roteiro de entrevista compôs-se de 14 questões. Observaram-se os aspectos éticos da Resolução 196/96. A análise e tratamento dos dados deram-se pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin. Percebemos que os professores concebem as drogas por diferentes vertentes e dentro de diversos modelos de atenção ao usuário de drogas. A concepção marcante foi a droga como doença, sendo fortemente influenciada pelas condições sociais e individuais.

Palavras-chave: Enfermagem. Drogas ilícitas. Ensino. Formação de conceito

 

Construindo uma proposta terapêutica de enfermagem no pré-natal de baixo risco

Gertrudes Teixeira LopesI; Valéria Bezerra PortellaII; Marilanda Lopes de LimaII; Lucia Helena Garcia PennaII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(1): 115 - 128

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O enfermeiro no ensino fundamental: desafios na prevenção ao consumo de álcool

Gertrudes Teixeira LopesI; Margarida Maria Rocha BernardesII; Laura Vargas AcauanIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(4): 712 - 716

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Este estudo é oriundo de algumas interrogações feitas por pesquisadores da área de drogas acerca da inserção do enfermeiro como agente promotor da saúde na escola fundamental.
OBJETIVO: Refletir sobre a atuação do enfermeiro na escola de ensino fundamental como agente articulador das medidas de prevenção ao consumo de álcool. O trabalho mostra que a prevenção de risco, como um conjunto de ações que visam evitar problemas causados pelo uso indevido do álcool, é um campo que possibilita ao enfermeiro desenvolver atividades de prevenção em diferentes âmbitos na escola, junto aos alunos e suas famílias e aos professores. As reflexões neste texto sobre o trabalho do enfermeiro como agente educador em escolas de nível fundamental, visando à prevenção ao uso de álcool, não faz uma apologia e nem recrimina o consumo, mas considera a escola um território privilegiado para a incorporação de conhecimentos sobre saúde, substituindo o enfoque repressor pelo de orientação aos jovens.

Palavras-chave: Enfermeiros. Saúde Escolar. Promoção da Saúde. Consumo de Bebidas Alcoólicas

 

O impacto da residência de enfermagem na reconfiguração do perfil do enfermeiro assistencial: 1975-2000

Gertrudes Teixeira LopesI; Carla Fabíola Sampaio de MouraII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(1): 39 - 45

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