A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 4 resultados
Autonomia profissional da enfermeira: algumas reflexões
Cristina Maria Meira de Melo, Tatiane Cunha Florentino, Nildo Batista Mascarenhas, Karolline Santos Macedo, Mariana Costa da Silva, Sara Novaes Mascarenhas
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(4): -
Força de trabalho da enfermeira em serviços estaduais com gestão direta: Revelando a precarização
Cristina Maria Meira de Melo, Clarissa de Assis Carvalho, Livia Angeli Silva, Juliana Alves Leite Leal, Tatiane Araújo dos Santos, Handerson Silva Santos
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(3): -
Gênese do movimento estudantil na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (1947-1959)
Cidia Daniela de Oliveira PiresI; Cristina Maria Meira de MeloII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(3): 437 - 443
Estudo histórico-social da gênese do movimento estudantil na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia no período de 1947 a 1959. Os objetivos do estudo são: descrever o contexto sócio-político da época estudada; descrever a emergência do movimento estudantil quando da fundação do Diretório Acadêmico; identificar o perfil das militantes e analisar a participação destas nas lutas estudantis. Os dados foram coletados por meio das Atas do Diretório Acadêmico, da consulta aos periódicos da época e das entrevistas realizadas através da História Oral. As narrativas evidenciam que o Diretório Acadêmico compartilhava dos mesmos propósitos da direção da Escola de Enfermagem, legitimando as regras por ela impostas e divulgando para a sociedade baiana o novo curso, no sentido de desconstruir os preconceitos e representações inerentes ao surgimento da profissão. Todavia, em outras escolas da Universidade e no Brasil, lutava-se por mais autonomia do País e em defesa do ensino público.
Palavras-chave: História. Movimento Estudantil. Enfermagem
Gênese do trabalho profissional da enfermeira no Brasil (1920-1925)
Nildo Batista Mascarenhas; Cristina Maria Meira de Melo; Lívia Angeli Silva
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(2): 220 - 227