A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 9 resultados
A inclusão de enfermeiras aeronautas brasileiras na segunda guerra mundial: desafios e conquistas
Mariane Bonfante Cesário Lourenço; Cecília Maria Izidoro Pinto; Osnir Claudiano da Silva Junior; Lúcia Helena Silva Corrêa Lourenço; Graciele Oroski Paes; Alexandre Barbosa de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(4): -
Condecorações de guerra como investidura de bens simbólicos às ex-enfermeiras febianas
Alexandre Barbosa de Oliveira; Tânia Cristina Franco Santos
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 1 - 2
Estudo histórico e social.
OBJETIVOS: descrever o ritual de concessão da Medalha de Campanha a algumas enfermeiras brasileiras que atuaram no Serviço de Saúde da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial e analisar os efeitos simbólicos desse ritual para o reconhecimento social de tais enfermeiras. O exame do corpus documental foi realizado mediante leitura e análise de uma fotografia, articulada aos documentos escritos e à bibliografia referente ao contexto em que foi produzida. Os achados foram iluminados pela Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu. O estudo evidenciou que a presença de enfermeiras em um espaço misógino, para receber uma medalha de honra, consagrou sua aparição em um espaço público tradicionalmente ocupado por homens, contribuindo para a divulgação da imagem da enfermeira militar.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Enfermagem Militar. Emblemas e Insígnias
Eficiente orientação do pessoal
Alexandre Barbosa de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(2): 244 - 248
Alexandre Barbosa de OliveiraI; Tânia Cristina Franco SantosII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(3): 423 - 428
Estudo histórico-social.
OBJETIVOS: descrever as circunstâncias que ensejaram a mobilização e a desmobilização do primeiro grupamento feminino de enfermagem do Exército que atuou no Serviço de Saúde da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial e analisar os efeitos simbólicos advindos da atuação deste grupamento. As fontes primárias constituíram-se de depoimentos orais, documentos escritos e/ou oficiais, jornais da época e biografias. As secundárias foram compostas do acervo bibliográfico existente sobre a referida temática. Os achados foram iluminados pelos conceitos de habitus e campo do sociólogo Pierre Bourdieu, que evidenciaram ganhos e perdas simbólicas processadas por ocasião da mobilização e da desmobilização destas voluntárias para a guerra. Conclui-se que das lutas simbólicas travadas, as enfermeiras acabaram sofrendo os reflexos da dominação masculina orquestrada no contexto político-social do Brasil à época, o que trouxe como conseqüência a (re) atualização de seu habitus.
Palavras-chave: História da Enfermagem. Enfermagem Militar. Memória
Alexandre Barbosa de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(3): 463 - 465
Levantamento de recursos e necessidades de enfermagem no Brasil: estratégias para realização
Daniela Vieira Malta; Tânia Cristina Franco Santos; Laís de Araújo Pereira; Maria da Luz Barbosa Gomes; Gertrudes Teixeira Lopes; Alexandre Barbosa de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(3): 472 - 478
Tânia Cristina Franco Santos1; Alexandre Barbosa de Oliveira2; Maria da Luz Barbosa Gomes3; Maria Angélica de Almeida Peres4; Antonio José de Almeida Filho5; Fátima Maria da Silva Abrão6
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(1): 104 - 110
OBJETO: implicações dos rituais patrióticos e religiosos para consagração da identidade das enfermeiras no contexto das ditaduras brasileira e espanhola.
OBJETIVOS: descrever as implicações das ditaduras de Francisco Franco e de Getúlio Vargas nas relações de gênero; analisar a eficácia simbólica dos rituais patrióticos e religiosos para o reconhecimento social das enfermeiras.
METODOLOGIA: as fontes históricas, constituídas de documentos escritos, foram localizadas em arquivos brasileiros e espanhóis. Os achados foram organizados, classificados e analisados de acordo com o método histórico e com o apoio teórico dos estudos de Pierre Bourdieu.
RESULTADOS: a necessidade de enfermeiras, no Brasil e na Espanha, posibilitou o exercício em público de atividades femininas, principalmente em situações de calamidades e de guerras, contribuindo para a visibilidade de um modelo de enfermeira respaldado em aspectos patrióticos e religiosos.
Palavras-chave: Enfermagem. História da Enfermagem. Emblemas e Insígnias.
Valor psicológico no cuidado do paciente, em contraste com o cuidado funcional
Alexandre Barbosa de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(3): 454 - 455
Valor psicológico no cuidado do paciente, em contraste com o cuidado funcional
Alexandre Barbosa de Oliveira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(4): 667 - 669