A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
As práticas lúdicas no cotidiano do cuidar em enfermagem pediátrica
Tábatta Renata Pereira de Brito; Zélia Marilda Rodrigues Resck; Denis da Silva Moreira; Soraia Matilde Marques
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(4): 802 - 808
Ainda que a ludicoterapia tenha valor terapêutico na hospitalização e necessite ser incorporada no processo de cuidar em Enfermagem Pediátrica, sua utilização não é efetiva nas instituições brasileiras. Sendo assim, objetiva-se apreender dos acadêmicos de Enfermagem o fazer práticas lúdicas com crianças hospitalizadas durante a formação profissional. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa fenomenológica, considerando 16 acadêmicos do oitavo período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, após Consentimento Livre e Esclarecido. Utilizou-se entrevista aberta com a questão norteadora: Como são as atividades lúdicas no cotidiano de trabalho em Unidade Pediátrica? Os resultados são evidenciados pelas categorias motivação/gratificação, falta de empenho e iniciativa, e impotência. Por conseguinte, considerou-se que a inserção do lúdico em pediatria se processa gradativamente, e que o fazer práticas lúdicas implica rever a formação acadêmica, tornando a articulação ensino/pesquisa/extensão forte e coerente, para que os conteúdos enfatizem a humanização e integralização da assistência.
Palavras-chave: Pediatria. Hospitalização. Cuidados de Enfermagem
O recém-nascido com dor: atuação da equipe de enfermagem
Edilaine Assunção Caetano; Natália Romana Ferreira Lemos; Samara Macedo Cordeiro; Fernanda Maria Vieira Pereira; Denis da Silva Moreira; Soraia Matilde Marques Buchhorn
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(3): 439 - 445