A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 6 resultados
Maria Denise Schimith; Ana Cristina Passarella Brêtas; Maria de Lourdes Denardin Budó; Anna Maria Chiesa; Gabriela Fávero Alberti
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(4): 788 - 795
Plantas medicinais: o saber sustentado na prática do cotidiano popular
Marcio Rossato Badke; Maria de Lourdes Denardin Budó; Fernanda Machado da Silva; Lúcia Beatriz Ressel
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2011; 15(1): 132 - 139
O objetivo do trabalho foi conhecer o cotidiano popular dos moradores da comunidade assistida por Unidade de Saúde da Família em município do Rio Grande do Sul, sobre o emprego terapêutico de plantas medicinais no cuidado à saúde. Pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada e observação participante. Os dez entrevistados, usuários de plantas medicinais, adscritos à referida unidade, foram selecionados por meio da rede de relações. A análise temática permitiu o surgimento de categorias. Constatou-se que o uso do chá caseiro é comum entre os partipantes e que a maioria das plantas medicinais utilizadas pelos entrevistados tem suas indicações terapêuticas populares semelhantes às encontradas na literatura científica. Acredita-se que a pesquisa tenha relevância para os enfermeiros e para a sociedade, pois aponta para uma necessária aproximação entre o saber popular e científico, bem como para a criação de projetos que trabalhem com essa temática.
Palavras-chave: Plantas Medicinais. Cuidados de Enfermagem. Saúde Coletiva. Enfermagem
Práticas culturais de cuidados de mulheres mães de recém-nascidos de risco do sul do Brasil
Ana Rosa Müller IserhardI; Maria de Lourdes Denardin Budó II; Eliane Tatsch Neves III; Marcio Rossato Badke IV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2009; 13(1): 116 - 122
As questões atuais relacionadas com a saúde da mulher visam atingir um novo enfoque de integralidade capaz de sobrepor os efeitos limitantes de um modelo biomédico em saúde, sem considerar os aspectos vivenciais e culturais das mulheres e suas famílias. Este estudo objetivou compreender a influência do contexto cultural no desenvolvimento da gestação e no cuidado ao bebê de mulheres mães de recém-nascidos de risco. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, desenvolvido a partir de entrevistas com puérperas internadas em uma maternidade no sul do Brasil. Após análise temática dos dados, emergiram duas categorias principais: contexto sociocultural influenciando o período gestacional e os saberes populares no cuidado com o bebê. Os resultados apontaram que não houve, na maioria das vezes, a compreensão da mulher em seu todo, sua visão de mundo e sua maneira de pensar, sentir e agir. Nas questões de conflito, o conhecimento profissional prevaleceu sobre o popular.
Palavras-chave: Saúde da Mulher. Saúde da Criança. Família. Cuidados de Enfermagem. Cultura
Proteção: dimensão do cuidado em famílias rurais assentadas
Simone Wunsch; Maria de Lourdes Denardin Budó; Margrit Beuter; Raquel Potter Garcia; Margot Agathé Seiffert
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2014; 18(3): 533 - 538
Setores de cuidado à saúde e sua inter-relação na assistência domiciliar ao doente crônico
Raquel Pötter Garcia1; Maria de Lourdes Denardin Budó2; Stefanie Griebeler Oliveira3; Margrid Beuter4; Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini5
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(2): 270 - 276
Objetivou-se descrever a inter-relação e comunicação nos setores de cuidado à saúde sob a perspectiva de cuidadores familiares de adoecidos crônicos com doença incapacitante. Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com 11 cuidadores familiares de pacientes adscritos em uma Estratégia de Saúde da Família localizada no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os cuidadores familiares foram indicados pela equipe de saúde da unidade. A coleta de dados ocorreu de julho a setembro de 2010 e desenvolveu-se com entrevistas narrativas, orientadas por eixos norteadores. Da análise de conteúdo temática surgiram categorias relacionadas à comunicação e às relações interpessoais entre profissionais, cuidadores familiares e doentes, além das interfaces entre os setores de cuidado à saúde. Há necessidade de uma comunicação efetiva entre os setores de cuidado, de maneira que atuem conjuntamente, permitindo troca de saberes que auxiliem no enfrentamento do processo de doença.
Palavras-chave: Enfermagem. Doença crônica. Assistência domiciliar. Cuidadores. Comunicação.
Vulnerabilidade de idosos às quedas seguidas de fratura de quadril
Lucimara Rocha; Maria de Lourdes Denardin Budó; Margrid Beuter; Rosângela Marion da Silva; Juliana Petri Tavares
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(4): 690 - 696
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, realizada em uma unidade de clínica cirúrgica de um hospital universitário. O objetivo foi identificar os fatores de vulnerabilidade dos idosos às quedas seguidas de fratura de quadril. Os sujeitos foram treze cuidadores de idosos com fratura de quadril decorrentes de queda, hospitalizados no período de abril a novembro de 2008. Os instrumentos para coleta dos dados foram a consulta dos prontuários dos idosos e a entrevista semiestruturada. A análise se deu à luz do referencial de vulnerabilidade sendo os dados categorizados nas dimensões individual/biológica, social e programática/institucional. Os resultados demonstraram que os idosos da pesquisa estão expostos de maneira interdependente às diferentes dimensões de vulnerabilidade às quedas. Dessa forma, conclui-se que o planejamento de ações dos profissionais de saúde devem contemplar igualmente aspectos individuais e coletivos dessa população, visando atenuar a incidência de quedas seguidas de fraturas do quadril.
Palavras-chave: Enfermagem. Saúde do Idoso. Vulnerabilidade em Saúde. Fraturas do Quadril. Hospitalização