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Integração docente assistencial uma questão "não-resolvida"
Cristina Maria Loyola Miranda1; Vilma de Carvalho Elvira de Felice Souza2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(3): 72 - 83
O artigo discute a diferença conceituai entre integração ensino-serviço e integração docente-assistencial na área da enfermagem da saúde e analisa algumas questões pertinentes ao tema: o papel histórico da Reforma universitária de 1968 para a realidade brasileira; a determinação dos atores sociais no processo de integração docente-assistencial; o questionamento acerca da resistência dos docentes em assumir a assistência; e como operar uma mudança competente que possa garantir a integração docente-assistencial. Finaliza avaliando a responsabilidade das enfermeiras docentes em repensar o papel das Escolas de Enfermagem, na atualidade, e o papel das próprias professoras de enfermagem, no plano da execução dos cuidados de enfermagem aos clientes.
Palavras-chave: Enfermagem; Integração Docente/Assistencial; Reforma Universitária
O Agir do Enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde Análise compreensiva das necessidades e demandas
Florence Romijn Tocantins1; Elvira De Felice Souza2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 143 - 159
A pesquisa teve por objetivo compreender o significado de necessidade no contexto assistencial do enfermeiro em uma Unidade Básica de Saúde. Optou-se por uma trajetória que possibilitasse o desvelar deste significado a partir da inter-relação dos significados conferidos por aqueles obrigatoriamente envolvidos -o cliente e o enfermeiro, mediante o referencial teórico-metodológico proposto por Alfred Schutz. A análise comparativa entre os dois tipos constituídos possibilitou identificar que, enquanto o cliente apresenta como necessidade o pronto-atendimento para um problema de saúde vivenciado, o enfermeiro orienta a sua assistência para necessidades epidemiologicamente concebidas. Esta não reciprocidade de perspectivas conduziu a algumas considerações tendo em vista a adequação das ações do enfermeiro às necessidades assistenciais da população.
Palavras-chave: Needs and Health Services Demands, Nurses, Nursing Philosophy.The Primordia of Modern Nursing in Br