Volume 7, Número 3, Set/Dez - 2003
FAC-SÍMILE
Apresentação
Luíza Mara Correia
Membro da Diretoria Colegiada do Nuphebras da Escola de Enfermagem Anna Nery / Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da UERJ
O Fac-símile intitulado "A Lâmpada, símbolo de nossa Fé" foi publicado na Página da Estudante da Revista Annaes de Enfermagem, ano V, nº. 10, p. 18, em setembro de 1937, no Rio de Janeiro.
O texto escrito por Marina Nabuco descreve a lâmpada como um símbolo utilizado pela enfermeira, que, para a autora, significava o caminho, o ambiente, a luz que traz conforto, ajuda e o alento da fé.
A autora reporta-se à lâmpada de modelo turco utilizada por Florence Nightingale conhecida como a dama da lamparina, a "mulher-anjo", a "missionária da saúde", o "anjo da Criméia", que percorria e iluminava o ambiente noturno para assistir os feridos de guerra.
A autora prossegue considerando um destaque para as "Enfermeiras" sobre o simbolismo da labareda na profissão significando abnegação, dedicação e obediência. A enfermeira que consola, socorre e serve as vítimas sob a égide dos atributos da nobre profissão: IDEAL - CIÊNCIA - ARTE.
A publicação original encontra-se à disposição do leitor no Centro de Documentação da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).