A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
Acerca da assistência de Enfermagem: considerando significado e destaques1
Vilma de Carvalho1; Lygia Palm2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(3): 37 - 51
A partir da noção de significado e de declarações de enfermeiras obtidas por entrevistas, as autoras tratam de aspectos destacados e significado da assistência de enfermagem. As declarações indicam divergência entre dois discursos - o das instituições e o da enfermagem. Referem circunstâncias do trabalho de enfermagem e da assistência aos clientes, que interferem no significado e na qualidade da assistência prestada. Colocam em questão a consciência profissional, a responsabilidade e a posição da enfermeira frente à assistência de enfermagem como empreendimento pragmático. A discussão ressalta aspectos da assistência de enfermagem - a autonomia profissional, a racionalidade assistencial e as condições do trabalho de enfermagem. E apontam a necessidade de reconsiderar e redirecionar a assistência de enfermagem pelo seu significado no resultado da assistência à saúde, e pelas implicações quanto ao presente e ao futuro.
Palavras-chave: Significado (noção) - Assistência de Enfermagem - Pragmática da Enfermagem.
Coordenação de Pesquisa e desenvolvimento da Pós-Graduação da EEAN/UFRJ1
Profa. Dra. Vilma de Carvalho1; Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell2; Profa. Dra. Cristina Maria Loyola Miranda3; Maria Cristina Studart4; Regina Célia Magalhães Waltenberg5
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(2): 59 - 66
p>Este artigo apresenta aspectos da origem e trajetória evolutiva da Coordenação Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Pós-Graduação em Enfermagem Stricto-Sensu da EEAN/UFRJ, com destaque para os antecedentes históricos, os determinantes regimentais e regulamentares, além dos indicativos a produção científica. A perspectiva abrange a idéia de democratizar e tornar público as idéias, os aspectos organizacionais que influem nas possibilidades e limites da produção intelectual da EEAN, no contexto da Pós-Graduação de Enfermagem. O objetivo principal é obter o retorno ("feed-back") da comunidade de enfermagem em âmbito nacional e internacional que concerne à comunicação e ao intercâmbio.