A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 7 resultados
A formação em enfermagem orientada aos princípios do Sistema Único de Saúde: percepção dos formandos
Joanara Rozane da Fontoura Winters; Marta Lenise Do Prado; Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(2): 248 - 253
Marta Lenise do Prado; Manuela Beatriz Velho; Daniela Simoni Espíndola; Sandra Hilda Sobrinho; Vânia Marli Schubert Backes
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(1): 172 - 177
A educação superior na área da saúde vem passando por profundas mudanças para acompanhar as correntes de pensamento que norteiam a formação do profissional e do docente. Novas tendências pedagógicas apontam a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade social. Este artigo trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as vivências no desenvolvimento de um seminário durante uma disciplina do mestrado, no curso de Pós-Graduação em Enfermagem, ao abordar o tema Metodologia Ativa como a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência vivida, a partir da proposta pedagógica, foi significativa e possibilitou aos alunos/docentes repensar e reconstruir suas próprias práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Educação superior. Enfermagem. Métodos
Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano
Luciara Fabiane Sebold; Silvana Silveira Kempfer; Vera Radünz; Marta Lenise do Prado; Francis Solange Vieira Tourinho; Juliana Balbinot Reis Girondi
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(2): 243 - 247
Fenomenologia na pesquisa em enfermagem: reflexão com base na hermenêutica de Heidegger
Raúl Fernando Guerrero-Castañeda; Tânia Maria de Oliva Menezes; Marta Lenise do Prado
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2019; 23(4): -
Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagema
Bruna Helena de Jesus1; Diana Coelho Gomes2; Lia Beatriz Bortolotto Spillere3; Marta Lenise do Prado4; Bruna Pedroso Canever5
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(2): 336 - 345
Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar a contribuição do processo de formação crítico-criativa na inserção dos Enfermeiros no mercado de trabalho. A coleta de dados deu-se em agosto e setembro de 2011, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se graduaram nos últimos dois anos antecedentes a esse estudo e que estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados demonstram que o desenvolvimento de competências para a liderança, gestão de pessoas, relações interpessoais e o preparo para a docência, durante a graduação, são elementos facilitadores da inserção no mercado de trabalho. Diante dos obstáculos, os egressos sentiram-se estimulados a dar continuidade ao processo de aprendizado, conscientizando-se da importância da educação permanente como ferramenta para novas possibilidades no mercado de trabalho e fundamental para mudança da realidade.
Palavras-chave: Mercado de trabalho. Educação em Enfermagem. Educação superior. Enfermagem.
Integração ensino-serviço em saúde: diálogos possíveis a partir da cogestão de coletivos
Carine Vendruscolo; Fabiane Ferraz; Letícia de Lima Trindade; Daiana Kloh Khalaf; Maria Elisabeth Kleba; Marta Lenise do Prado
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(4): -
Bruna Pedroso Canever; Marina Silva Sanes; Saionara Nunes de Oliveira; Aline Lima Pestana Magalhães; Marta Lenise do Prado; Diovane Ghignatti da Costa
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2021; 25(1): -