ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 7 resultados

A formação em enfermagem orientada aos princípios do Sistema Único de Saúde: percepção dos formandos

Joanara Rozane da Fontoura Winters; Marta Lenise Do Prado; Ivonete Teresinha Schülter Buss Heidemann

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(2): 248 - 253

Download

 

Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde

Marta Lenise do Prado; Manuela Beatriz Velho; Daniela Simoni Espíndola; Sandra Hilda Sobrinho; Vânia Marli Schubert Backes

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2012; 16(1): 172 - 177

Resumo Download

A educação superior na área da saúde vem passando por profundas mudanças para acompanhar as correntes de pensamento que norteiam a formação do profissional e do docente. Novas tendências pedagógicas apontam a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade social. Este artigo trata-se de um relato de experiência que teve por objetivo apresentar as vivências no desenvolvimento de um seminário durante uma disciplina do mestrado, no curso de Pós-Graduação em Enfermagem, ao abordar o tema Metodologia Ativa como a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas, por meio da utilização do Arco de Charles Maguerez, seguindo as etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação na realidade. Essa experiência vivida, a partir da proposta pedagógica, foi significativa e possibilitou aos alunos/docentes repensar e reconstruir suas próprias práticas pedagógicas.

Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas. Educação superior. Enfermagem. Métodos

 

Cuidar é... percepções de estudantes de enfermagem: Um olhar heideggeriano

Luciara Fabiane Sebold; Silvana Silveira Kempfer; Vera Radünz; Marta Lenise do Prado; Francis Solange Vieira Tourinho; Juliana Balbinot Reis Girondi

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(2): 243 - 247

Download

 

Fenomenologia na pesquisa em enfermagem: reflexão com base na hermenêutica de Heidegger

Raúl Fernando Guerrero-Castañeda; Tânia Maria de Oliva Menezes; Marta Lenise do Prado

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2019; 23(4): -

Download

 

Inserção no mercado de trabalho: trajetória de egressos de um curso de graduação em enfermagema

Bruna Helena de Jesus1; Diana Coelho Gomes2; Lia Beatriz Bortolotto Spillere3; Marta Lenise do Prado4; Bruna Pedroso Canever5

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2013; 17(2): 336 - 345

Resumo Download

Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar a contribuição do processo de formação crítico-criativa na inserção dos Enfermeiros no mercado de trabalho. A coleta de dados deu-se em agosto e setembro de 2011, por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 15 egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se graduaram nos últimos dois anos antecedentes a esse estudo e que estão inseridos no mercado de trabalho. Os resultados demonstram que o desenvolvimento de competências para a liderança, gestão de pessoas, relações interpessoais e o preparo para a docência, durante a graduação, são elementos facilitadores da inserção no mercado de trabalho. Diante dos obstáculos, os egressos sentiram-se estimulados a dar continuidade ao processo de aprendizado, conscientizando-se da importância da educação permanente como ferramenta para novas possibilidades no mercado de trabalho e fundamental para mudança da realidade.

Palavras-chave: Mercado de trabalho. Educação em Enfermagem. Educação superior. Enfermagem.

 

Integração ensino-serviço em saúde: diálogos possíveis a partir da cogestão de coletivos

Carine Vendruscolo; Fabiane Ferraz; Letícia de Lima Trindade; Daiana Kloh Khalaf; Maria Elisabeth Kleba; Marta Lenise do Prado

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2018; 22(4): -

Download

 

Metodologias ativas no cateterismo periférico venoso: desenvolvimento de habilidades com simulador de baixo custo

Bruna Pedroso Canever; Marina Silva Sanes; Saionara Nunes de Oliveira; Aline Lima Pestana Magalhães; Marta Lenise do Prado; Diovane Ghignatti da Costa

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2021; 25(1): -

Download

 

 

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1