A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados
Joselany Afio CaetanoI; Lorita Marlena Freitag PagliucaII; Enedina SoaresIII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(1): 83 - 93
Qualidade de vida de clientes pós-infarto agudo do miocárdio
Joselany Afio CaetanoI; Enedina SoaresII
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(1): 30 - 37
Objetivou-se neste estudo avaliar a qualidade de vida de clientes que sofreram infarto agudo do miocárdio. A amostra constou de 30 clientes selecionados pela busca em prontuários de uma unidade cardiológica, que nos permitiu a identificação e localização desses clientes, internados no ano de 2004. Para coleta de dados utilizamos a Escala de Qualidade de Vida de Flanagan e o tratamento estatístico com desvio-padrão. Os resultados mostraram maior índice de respostas nos níveis "indiferentes" a "pouco satisfeitos" em suas qualidades de vida. A relação interpessoal apresentou o mais alto índice de satisfação, contrariando o bem-estar físico e material, com o mais baixo índice de satisfação. Concluiu-se que a avaliação da qualidade de vida de clientes que sofreram infarto agudo do miocárdio se mostra comprometida, o que vem corroborar outros estudos anteriormente realizados.
Palavras-chave: Infarto do Miocárdio. Qualidade de Vida. Enfermagem