A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 6 resultados
Darlisom Sousa Ferreira; Flávia Regina Souza Ramos; Elizabeth Teixeira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2021; 25(1): -
Modos de sentir e aprender entre mulheres em um projeto de educação popular em saúde
Elizabeth Teixeira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(1): 57 - 62
Apresenta-se um recorte de pesquisa institucional de avaliação das repercussões do projeto de extensão no cotidiano de todas as participantes. Apóia-se nos conceitos de comunidade aprendente, saber cuidar, compartilhamento de saberes. O objeto constitui-se dos modos de aprender e sentir de mulheres participantes de um projeto de extensão em educação popular em saúde, desenvolvido entre 2004 e 2006 na ilha de Caratateua, Belém. Pesquisa qualitativa que entrevistou quinze mulheres em 2005 e utilizou o método do discurso do sujeito coletivo. Os discursos coletivos revelam intensa associação entre o cognitivo e o afetivo; indicam que as práticas educativas pautadas nos círculos de diálogos promovem repercussões no cotidiano de vida das participantes e apontam mudanças de comportamentos cuidativos no saber cuidar. Conclui-se que o projeto favoreceu não só travessias de saberes, mas uma (com) vivência de afetos, que definiu a permanência no projeto e marcou os modos de sentir e aprender para produzir saúde.
Palavras-chave: Atenção à Saúde. Educação em Saúde. Saúde da Mulher. Educação em Enfermagem
Elizabeth Teixeira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2007; 11(1): 155 - 159
O objetivo deste relato de experiência é socializar uma vivência em um projeto de extensão (Projeto Quartas Saudáveis), apoiado pela Universidade do Estado do Pará, desenvolvido no espaço do Instituto Saber Ser Amazônia Ribeirinha, com práticas educativas em grupo e com uma tecnologia sócio-educativa numa perspectiva freireana, com mulheres da ilha de Caratateua, Belém, PA, e apontar a necessidade de os (as) enfermeiros (as) ousarem na prática educativa, descobrindo as riquezas dos trabalhos com grupos em que se desenvolvem e/ou se aplicam tecnologias leves para produzir saúde. Destacam-se alguns pressupostos que orientam o projeto, a vivência da equipe com a Dinâmica Entre Nós, uma tecnologia sócio-educativa em construção, bem como reflexões sobre a vivência a partir de algumas falas das participantes.
Palavras-chave: Enfermagem. Prática de Grupo. Educação em Saúde
Ana Caroline Silva Caldas; Rosilda Silva Dias; Santana de Maria Alves de Sousa; Elizabeth Teixeira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2019; 23(1): -
Elizabeth Teixeira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2003; 7(2): 219 - 230
Travessias, redes e nós: complexidade do cuidar cotidiano de saúde entre ribeirinhos
Elizabeth Teixeira
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(2): 269 - 278