A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Integração docente assistencial uma questão "não-resolvida"
Cristina Maria Loyola Miranda1; Vilma de Carvalho Elvira de Felice Souza2
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(3): 72 - 83
O artigo discute a diferença conceituai entre integração ensino-serviço e integração docente-assistencial na área da enfermagem da saúde e analisa algumas questões pertinentes ao tema: o papel histórico da Reforma universitária de 1968 para a realidade brasileira; a determinação dos atores sociais no processo de integração docente-assistencial; o questionamento acerca da resistência dos docentes em assumir a assistência; e como operar uma mudança competente que possa garantir a integração docente-assistencial. Finaliza avaliando a responsabilidade das enfermeiras docentes em repensar o papel das Escolas de Enfermagem, na atualidade, e o papel das próprias professoras de enfermagem, no plano da execução dos cuidados de enfermagem aos clientes.
Palavras-chave: Enfermagem; Integração Docente/Assistencial; Reforma Universitária