ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 2 resultados

A inserção de Waleska Paixão na enfermagem

Geralda Fortina dos Santos; Valda da Penha Caldeira; Sabrina Antonieta Moreira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(2): 268 - 274

Resumo Download

Este estudo apresenta dados históricos biográficos de Waleska Paixão (1903-1993), enfatizando diferentes momentos de sua vida pessoal e profissional. Descreve a sua inserção no campo da Enfermagem, analisando a sua trajetória de aluna, professora e diretora da Escola de Enfermagem Carlos Chagas e destacando as suas contribuições mais significativas na Associação Brasileira de Enfermagem. As fontes primárias fazem parte do acervo documental do Centro de Memória da Escola de Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais e de depoimento oral de Waleska Paixão arquivado na instituição. Os resultados demonstram que a vontade e o desejo de adquirir, produzir, compartilhar e divulgar conhecimentos fazem parte da têmpora de Waleska Paixão, que se fez e foi se constituindo como figura ímpar no ensino e na prática da enfermagem, mostrando o seu envolvimento com o campo da educação e da saúde e algumas de suas contribuições para o desenvolvimento da enfermagem brasileira.

Palavras-chave: História da Enfermagem. Biografia. Escolas de Enfermagem

 

História nas escolas de enfermagem da região sudeste: ensino, pesquisa e documentação histórica

Estelina Souto do Nascimento1; Geralda Fortina dos Santos2; Valda da Penha Caldeira3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2000; 4(3): 333 - 338

Resumo Download

O presente estudo fez parte dos trabalhos do Primeiro Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem realizado no Rio de Janeiro. Seu objetivo foi traçar um panorama do que se vem fazendo em História da Enfermagem no ensino e na pesquisa, bem como do cuidado dispensado à documentação histórica nas escolas de enfermagem da Região Sudeste. Foi enviado um questionário para 58 escolas, sendo obtidas 20 respostas. A maioria das escolas tem uma disciplina específica para o ensino da história da Enfermagem e preservam a documentação histórica em arquivo corrente. Quanto à pesquisa, a informação obtida mostra uma produção científica diversificada. Pode-se concluir que há necessidade de mais estudos sobre a História da Enfermagem, assim como da promoção de eventos e cursos sobre essa temática.

Palavras-chave: História - Pesquisa - Ensino

 

 

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1