ISSN (on-line): 2177-9465
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A universidade "extendida": estratégias de ensino e apredizagem em enfermagem

Cristina Maria Douat Loyola; Rosane Mara Pontes de Oliveira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2005; 9(3): 429 - 433

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Reflexão sobre a prática de enfermagem que aproxima, teoricamente e de forma propositiva, as atividades de extensão ao ensino de graduação. O ensino de enfermagem é abordado a partir da prática de extensão universitária, a qual tem que estar assentada no processo ensino-aprendizagem e que representa um plus de refinamento universitário, na medida em que organiza um movimento de levar a universidade para fora do campus e de trazer a cidade para dentro da universidade. A extensão é um ensino vivo, no qual o aprendizado curricular fica exposto à incerteza do saber fazendo. Reflete-se a prática da enfermeira sob a proposta da extensão universitária, como uma possibilidade de levar conhecimento à comunidade e ao mesmo tempo aprender com ela.

Palavras-chave: Educação em Enfermagem. Relações comunidade-instituição. Ensino. Aprendizagem

 

Atividade física como uma estratégia terapêutica em saúde mental: revisão integrativa com implicação para o cuidado de enfermagem

Bruno da Silva Lourenço; Maria Angélica de Almeida Peres; Isaura Setenta Porto; Rosane Mara Pontes de Oliveira; Virginia Faria Damásio Dutra

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(3): -

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Brasil-Canadá: Lançando Sementes Através De Consulta Comunitária sobre o enfrentamento da violência contra a mulher

Margareth Santos Zanchetta; Sepali Guruge; Rosane Mara Pontes de Oliveira; Ingryd Cunha Ventura Felipe; Rafaella Queiroga Souto

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2020; 24(3): -

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Enfermagem psiquiátrica: discursando o ideal e praticando o real

Manoela Alves; Rosane Mara Pontes de Oliveira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(1): 64 - 70

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Estudo sobre a análise do cuidado da enfermeira no espaço da internação hospitalar, com ênfase na compreensão dos pressupostos teóricos contidos no ato de cuidar. Neste trabalho apresentamos às enfermeiras pressupostos teóricos que poderão auxiliar o ato de cuidar de pacientes mentalmente doentes. O estudo é de natureza qualitativa. Foi adotado o modelo teórico "O intuir empático" de Oliveira para nortear as discussões e a análise dos dados. Os temas oriundos das discussões guiaram o processo analítico e reflexivo. As enfermeiras concordam e aceitam os pressupostos teóricos do modelo de cuidar "O intuir empático" de Oliveira e acham que estes pressupostos são muito valiosos na ação de cuidado que elas exercem. No entanto, os dados demonstram uma lacuna na capacidade de agir eficientemente em uma situação real apoiando-se em conhecimentos teóricos e práticos. Há uma contradição entre o que as enfermeiras adotam como discurso e o que fazem realmente na prática hospitalar.

Palavras-chave: Assistência de Enfermagem. Enfermagem Psiquiátrica. Teoria de Enfermagem

 

Liderança em enfermagem psiquiátrica

Sabrina da Costa MachadoI; Marluci Andrade Conceição StippII; Rosane Mara Pontes de OliveiraIII; Marléa Chagas MoreiraIV; Lilian Marques SimõesV; Josete Luzia LeiteVI

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 730 - 734

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O processo de liderança em enfermagem psiquiátrica é uma temática que deve ser cuidadosamente abordada e amplamente discutida. Contudo, poucas são as fontes científicas acerca do assunto. Assim sendo, buscou-se através deste ensaio refletir a liderança e as suas várias formas de abordagem em psiquiatria ao longo dos tempos, sendo possível certificar sua evolução. A assistência de qualidade deve ser o objetivo único e primordial e a liderança na enfermagem psquiátrica deve estar baseada no reconhecimento das necessidades desta clientela e nas qualidades de sua equipe. Este muitas vezes constitui um desafio para os profissionais enfermeiros, permitindo um maior crescimento profissional. E é justamente o preparo do profissional que auxiliará no bom andamento do tratamento do paciente psiquiátrico, alcançando um resultado satisfatório

Palavras-chave: Liderança. Enfermagem. Enfermagem Psiquiátrica

 

Mediar a autonomia: um cuidado essencial em saúde mental

Virginia Faria Damásio Dutra; Hercules Rigoni Bossato; Rosane Mara Pontes de Oliveira

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(3): -

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O processo de transferência de conhecimento: uma questão sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica

Laís de Mello Santos; Rosane Mara Pontes de Oliveira; Virgínia Faria Damásio Dutra; Isaura Setenta Porto

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(3): -

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O sexo dos outros: percepção da enfermagem psiquiátrica sobre a vida sexual dos pacientes internados

Fernanda Oliveira da Silva CarneiroI; Cristina Maria Douat LoyolaII; Rosilene Pereira da SilvaIII; Rosane Mara Pontes de OliveiraIV

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2004; 8(3): 428 - 438

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Um entendimento linear sobre a teoria de Peplau e os Princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira

Taís Veronica Macedo CardosoI; Rosane Mara Pontes de OliveiraII; Cristina Maria Douat LoyolaIII

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(4): 718 - 724

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Trata de uma análise sobre os conceitos contidos na teoria de Hildegard Peplau, datados de 1952 e associá-los aos preceitos da Reforma Psiquiátrica Brasileira considerando a realidade social e histórica dessa associação. Partiu-se da análise sistemática do livro Interpersonal Relations in Nursing e dos conceitos nele existentes. O estudo foi realizado sob o enfoque da metanálise, que ajudou na compreensão dos conceitos estudados. A partir da análise das duas referências teóricas, compreendemos que os conceitos chaves de Hildegard Peplau ainda hoje são aplicáveis e capazes de orientar com excelência para um cuidado de enfermagem psiquiátrica que atenda aos preceitos organizadores da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Palavras-chave: Enfermagem Psiquiátrica. Relacionamento Interpessoal. Reforma Psiquiátrica

 

 

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