A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 3 resultados
Aderência de diabéticos ao tratamento medicamentoso com hipoglicemiantes orais
Márcio Flávio Moura de Araújo; Ticiana da Cunha Gonçalves; Marta Maria Coelho Damasceno; Joselany Áfio Caetano
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2010; 14(2): 361 - 367
Objetivou-se identificar a adesão de diabéticos de Sobral CE ao tratamento farmacológico com hipoglicemiantes orais. Investigaram-se 79 diabéticos de seis unidades básicas de saúde de Sobral CE mediante visitas domiciliárias durante o período de março a junho de 2007. Para coleta de dados utilizou-se um formulário estruturado e a aplicação do Teste de Morisky e Green adaptado. Um pouco mais da metade dos estudados, 54,5%, referiu não ter o cuidado de cumprir o horário de ingestão dos fármacos preestabelecido; a maioria não se esquece de tomar a medicação (66%). Ademais, 90% dos investigados apresentam sentimento de pesar ao deixar de tomar os hipoglicemiantes orais. Identificou-se que 54,4% e 45,5% eram menos aderentes e mais aderentes à terapia medicamentosa com hipoglicemiantes orais, respectivamente. A adesão à terapia farmacológica com hipoglicemiantes orais é fundamental para um bom controle glicêmico e a prevenção de complicações micro e macrovasculares.
Palavras-chave: Diabetes melito. Cooperação do Paciente. Hipoglicêmicos
Conhecimento em HIV/AIDS de 1998 a 2005: estudos publicados em períodicos de Enfermagem
Maria Alix Leite Araújo; Thelma Leite de Araújo; Marta Maria Coelho Damasceno
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(1): 126 - 131
A pesquisa em enfermagem contribui para o fortalecimento da profissão e para a elaboração de um corpo de conhecimentos especializados, específicos e atualizados, buscando torná-la de relevância social. Deve ser analisada visando refletir sobre o conhecimento de maneira a torná-lo mais adequado. Teve-se por objetivo analisar pesquisas publicadas em seis periódicos de enfermagem Qualis internacional no período de 1998 a 2005. Foram encontrados 40 estudos, realizados predominantemente na Região Sudeste, derivados de teses e dissertações e de autoria de docentes. A temática privilegiada foi a vivência e convivência dos portadores de HIV/AIDS. Conclui-se pela necessidade de expansão da abrangência das pesquisas, buscando atender as exigências da área.
Palavras-chave: Conhecimento. HIV/AIDS. Enfermagem
Ser diabético e vivenciar a amputação: a compreensão psico-fenomenológica
Maria Francilita Frota LoureiroI; Marta Maria Coelho DamascenoII; Lucia de Fatima da SilvaIII; Zuila Maria de Figueiredo CarvalhoIV
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2002; 6(3): 475 - 489