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A fotografia como fonte primária na pesquisa em história da Enfermagem

Tânia Cristina Franco Santos1; Ieda de Alencar Barreira2; Jussara Sauthier3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1999; 3(1): 72 - 84

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Este artigo tem como objetivos descrever a evolução dos usos da fotografia como fonte de pesquisa, demonstrar um procedimento de análise fotográfica e discutir a contribuição da fotografia como método de pesquisa em enfermagem. O texto produzido se baseia no desenvolvimento de uma tese de doutorado. Os procedimentos de análise foram aplicados a uma foto selecionada como emblemática do objeto de estudo, ou seja, a luta simbólica pela persistência da liderança norte-americana após a implantação e consolidação do ensino de enfermagem moderna no Rio de Janeiro, mesmo após o término da Missão de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil, que aqui atuou, de 1921 a 1931, sob os auspícios da Fundação Rockfeller. Tal análise permitiu a apreensão dos aspectos expressivos, ambíguos e ideológicos, revelando, para além das disposições hierárquicas espaciais, os jogos de poder.

Palavras-chave: História da Enfermagem - Pesquisa em Enfermagem - Pesquisa Metodológica em Enfermagem

 

O Curso de Doutorado em Enfermagem da EEAN/UFRJ Criação, desenvolvimento e tendências

Suely de Souza Baptista1; Ivis Emilia de Oliveira Souza2; Jussara Sauthier3

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 1997; 1(1): 79 - 85

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Este trabalho visa a analisar o desenvolvimento do curso de doutorado em enfermagem da EEAN/ UFRJ, iniciado em 1989. Os seminários de avaliação dos cursos de pós-graduação e a adoção de um sistema contínuo e diversificado de avaliação dos alunos vêm contribuindo para este desenvolvimento. À ampliação gradativa do número de vagas somam-se medidas para a melhoria da qualidade do ensino, incluindo a estratégia de integração das disciplinas obrigatórias mediante a participação de mestrandos e doutorandos, a articulação da pós-graduação com a graduação, a criação de Núcleos de Pesquisa e de uma Secretaria de Apoio à Pesquisa e a redefinição da ocupação da área física. Observam-se reflexos dessas medidas no nível de qualidade, de bom para ótimo, das teses produzidas.

 

 

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