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Comportamento suicida e estratégias de prevenção sob a ótica de professores

Mara Dalila Leandro de Sousa Brito; Fernando José Guedes da Silva Júnior; Ana Paula Cardoso Costa; Jaqueline Carvalho e Silva Sales; Angélica Martins de Souza Gonçalves; Claudete Ferreira de Souza Monteiro

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2020; 24(4): -

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Educação em saúde e mulheres idosas: promoção de conquistas políticas, sociais e em saúde

Maria do Livramento Fortes FigueiredoI; Claudete Ferreira de Souza MonteiroII; Benevina Maria Vilar Teixeira NunesIII; Maria Helena Barros Araújo LuzIV

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2006; 10(3): 456 - 461

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Este estudo traz uma abordagem qualitativa sobre a Educação em Saúde e tem como objeto de estudo a descrição dos saberes e práticas adotados pelas mulheres idosas, sujeitos das ações de Educação em Saúde no Programa Terceira Idade em Ação (PTIA), pertencente ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Universitária para a Terceira Idade (NUPEUTI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A investigação teve como objetivos: conhecer saberes e práticas da mulher idosa decorrentes das ações de Educação em Saúde que possibilitem conquistas de autonomia e cidadania; discutir de que forma as integrantes da pesquisa vivenciam os saberes adquiridos por meio das ações de Educação em Saúde que favoreçam conquistas de autonomia e cidadania. Os dados foram agrupados em três categorias de análise. A primeira refere-se à participação da mulher idosa nas políticas públicas, revendo conceitos de cidadania; a segunda categoria abrange o social e a inserção da mulher idosa; e a terceira categoria ressalta a mulher idosa e as questões de saúde. O estudo mostra que a mulher idosa é capaz de aprender e agir, conquistando um novo lugar e significado para sociedade, exercendo plenamente sua cidadania.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Saúde da Mulher. Envelhecimento. Autonomia Pessoal

 

Oficinas Terapêuticas e as mudanças sociais em portadores de transtorno mental

Aline Raquel de Sousa Ibiapina; Claudete Ferreira de Souza Monteiro; Delmo de Carvalho Alencar; Márcia Astrês Fernandes; Antonio Alberto Ibiapina Costa Filho

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2017; 21(3): -

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Rede de saúde no atendimento ao usuário de álcool, crack e outras drogas

Danielle Souza Silva Varela; Isabela Maria Magalhães Sales; Fernanda Mendes Dantas e Silva; Claudete Ferreira de Souza Monteiro

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2016; 20(2): 296 - 302

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Representações sociais da biossegurança por profissionais de enfermagem de um serviço de emergência

Andréia Rodrigues Moura da Costa ValleI; Mageany Barbosa FeitosaII; Verônica Moura Diniz AraújoIII Maria Eliete Batista MouraIV; Ana Maria Ribeiro dos SantosV; Claudete Ferreira de Souza MonteiroVI

Escola Anna Nery Revista de Enfermagem 2008; 12(2): 304 - 309

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O estudo objetivou apreender as Representações Sociais da Biossegurança elaboradas por profissionais de Enfermagem e analisar como essas representações influenciam na prática e na qualidade da assistência. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com base na Teoria das Representações Sociais, realizada no serviço de emergência de um hospital público, com 60 profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados através da técnica de Associação Livre de Palavras, utilizando as palavrasestímulos: biossegurança e infecção hospitalar, processadas no software Tri Deux Mots, e fazendo Análise Fatorial de Correspondência. Os resultados mostraram que a biossegurança foi objetivada através das evocações descartex, anti-sepsia e imunização, enquanto a infecção hospitalar foi objetivada através das evocações doença e sujeira. Considera-se, finalmente, que a biossegurança ainda não foi incorporada como um conjunto de medidas necessárias ao controle da infecção hospitalar, especialmente do ponto de vista social e psicológico, predominando os aspectos epidemiológicos, biológicos e econômicos.

Palavras-chave: Enfermagem. Exposição a Agentes Biológicos. Infecção Hospitalar. Psicologia Social

 

 

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