ISSN (on-line): 2177-9465
ISSN (impressa): 1414-8145
Escola Anna Nery Revista de Enfermagem Escola Anna Nery Revista de Enfermagem
COPE
ABEC
BVS
CNPQ
FAPERJ
SCIELO
REDALYC
MCTI
Ministério da Educação
CAPES

Volume 8, Número 3, Set/Dez - 2004

EDITORIAL

 

Um ano cheio de realizações...

 

 

Regina Célia Golnner Zeitoune

Professora Doutora e Adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Coordenadora de Extensão da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Membro do Conselho Deliberativo da Escola Anna Nery Revista de Enfermagem

 

 

Enfim, chegamos ao final de mais um ano de nossa Revista, um ano cheio de realizações. Experimentamos um novo projeto gráfico da Revista, que deu certo, pois os elogios foram muitos, confirmando sua aceitação. O estilo "Vancouver", já aceito pela comunidade, também foi implantado. E como tudo na vida, é uma questão de hábito, de costumes. A Comissão Editorial foi criada, o que contribuiu para a qualidade e eficácia da Revista em disponibilizar um periódico de qualidade para o leitor. A Revista teve aprovada a concessão de financiamento pelo CNPq, que, sem dúvida, foi essencial para garantir o encerramento de 2004 com a periodicidade assegurada. Logo, nosso agradecimento ao CNPq deve ficar registrado, destacando o mérito da Comissão Editorial composta pelas professoras doutoras Isaura Setenta Porto (Editor Chefe), Ana Beatriz Queiroz, Marluci Conceição Stipp e Rosane Harter Griep (Editores Associados) e professora mestre Lilian Felippe Duarte de Oliveira (Editor Assistente). Fica aqui o nosso muito obrigado a toda a equipe. Esses fatos foram de suma importância neste ano que se encerra.

E agora vamos àquilo que todo leitor espera também encontrar no Editorial da Revista. O que temos publicado neste volume? Temos artigos do tipo reflexão, pesquisa e relatos de experiência. Neles, há de se encontrar uma produção de conhecimento acerca de temáticas específicas, bem como, associados a esses artigos, a utilização de referenciais teóricos e teórico-metodológicos que vêm sendo utilizados nas pesquisas da área de enfermagem, mostrando-se adequados e necessários para dar conta de nossas inquietações apresentadas nos seus objetos de estudo. Assim, inicialmente, nos artigos de reflexão, há a Fenomenologia, a Relação de Ajuda e os significados do Cuidado Sensível como possibilidades de pesquisa e de concepções na prática de enfermagem. No que cabe aos resultados de pesquisa, há aqueles referentes à Pesquisa Histórica de Enfermagem (A atualização do habitus militar das enfermeiras do Exército; ao estágio da EEAN no Hospital de Isolamento São Sebastião); às questões relacionadas à mulher (conhecimento sobre a sífilis, a sexualidade pós mastectomia) e ao gênero (a saúde reprodutiva); à saúde do trabalhador de enfermagem e à globalização; ao cliente psiquiátrico (manifestação agressiva à internação e a percepção da vida sexual); e ao cliente alcoolista. Finalizando os artigos com resultados de pesquisa, ainda temos aqueles que tratam da enfermagem de Programa de Saúde da Família e da hanseníase; e o perfil de egressos de um Programa de Pós-Graduação. Nos relatos de experiência, foram abordadas as questões relacionadas à comunicação alternativa no cuidado de enfermagem para clientes laringectomizados e a apresentação de um artefato tecnológico produzido a partir da aproximação do cuidado de enfermagem.

Pois bem, prezados leitores, chegamos também ao final deste Editorial. Esperamos que tenham uma agradável e proveitosa leitura dos artigos e que possam utilizá-los como referencial para seus estudos, pesquisas e, sempre que possível, para sua prática de enfermagem, demonstrando o impacto social das pesquisas e desta Revista. Façam a sua divulgação, preparem seus manuscritos e os enviem para nós. Será com prazer que os incluiremos na Escola Anna Nery Revista de Enfermagem. A todos, um Feliz 2005!

© Copyright 2024 - Escola Anna Nery Revista de Enfermagem - Todos os Direitos Reservados
GN1