Volume 4, Número 3, Set/Dez - 2000
É com imensa satisfação e um indisfarçável sentimento de vitória que o Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira / Nuphebras oferece à comunidade científica e intelectual o 1º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem.
Na Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), criada em 1923, segundo o modelo anglo-americano de enfermagem moderna, e que serviu de referência nacional até meados do século 20, o campo de conhecimento História da Enfermagem Brasileira constitui, desde 1971, um dos setores do Departamento de Enfermagem Fundamental. Por isto, este evento, que se realiza em prol da difusão desta importante linha de pesquisa no cenário da constituição da enfermagem como área de saber reconhecida e legitimada, é fruto de um esforço coletivo dos docentes do nosso departamento, apoiado por professores de outros Departamentos da Escola.
A renovação dos estudos históricos, ocorrida na década de 80, bem como o advento do curso de doutorado da Escola Anna Nery, em 1989, que ensejou a realização de várias teses relacionadas à História da Enfermagem. Isto criou um clima favorável à emergência de uma linha de pesquisa dessa natureza, institucionalizada mediante a criação do Nuphebras e do Centro de Documentação da EEAN. Pode-se considerar que o Nuphebras, nestes sete anos de funcionamento ininterrupto, atingiu a fase de consolidação, oferecendo regularmente disciplinas obrigatórias e eletivas nos cursos de graduação e de pós-graduação, desenvolvendo o processo de iniciação científica e a formação de pesquisadores, divulgando o conhecimento construído sobre a História da Enfermagem Brasileira. Também tem se empenhado de modo permanente em formar uma consciência profissional da decisiva importância dos estudos históricos para o desenvolvimento da enfermagem e da necessidade imperiosa da preservação dos documentos de várias naturezas para sua realização.
No momento o Nuphebras procura abrir-se mais ao intercâmbio nacional e internacional, tanto mediante acordos e convênios de cooperação quanto pela articulação entre grupos de pesquisa ou mesmo de pesquisadores individuais. Neste sentido, é por demais oportuno o oferecimento pelo Nuphebras de um programa de pós-doutorado em História da Enfermagem, atendendo assim à demanda de pesquisadores, nacionais e estrangeiros, interessados em estudos interdisciplinares sobre as circunstâncias do advento da enfermagem moderna em diferentes configurações históricas, a organização da carreira em distintas sociedades e as trajetórias das escolas de enfermagem em diversos países, bem como as relações entre enfermagem e movimentos sociais nacionais e ainda a questão crítica das fontes para a pesquisa em história da enfermagem.
Assim é que esperamos que estes días dedicados ao estudo, à reflexão e ao intercâmbio científico e cultural resultem em situações concretas de aproximação e cooperação, em especial entre os nove países que já têm sua presença confirmada: México, Costa Rica, Colômbia, Venezuela, Peru, Chile, Uruguai, Espanha e Brasil. Estará assim plenamente justificada a divisa desse colóquio latino-americano, ou seja,
ESTRECHANDO LAZOS POR LA HISTORIA DE LA ENFERMERÍA
Rio de Janeiro, 3 de agosto do ano 2000
Ieda de Alencar Barreira
p. Comissão Científica do Colóquio